Deixando o Passado (João 5)
Introdução: Freqüentemente as pessoas me pedem que ore por elas, para que sejam curadas ou recebam ajuda. Algumas pelas quais orei foram curadas. Outras não foram. Com base em que Deus escolhe a quem curar? João 5 nos dá alguns vislumbres sobre este assunto e o poder de Deus. Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que podemos aprender!
I. Alegria Inesperada
A. Leia João 5:1. Jesus está de volta a Jerusalém. Por que Ele voltou a Jerusalém? (Para um festival religioso. Não sabemos qual.)
B. Leia João 5:2. O que eram estas “entradas”? (Eram pórticos ou plataformas. Aposto como era um lugar muito bonito. Uma piscina cercada por pórticos cria uma imagem muito bela em minha mente.)
C. Leia João 5:3. Do ponto de vista prático, este era um lugar bonito? Você gostaria de ficar ao lado desta piscina? (Não. Se você estivesse passeando à procura de lugares bonitos, iria preferir evitar este lugar, porque ele estava cheio de pessoas sofrendo. Imagine alguém passeando em um hospital, só para se divertir.)
D. Você deve notar que a NVI, juntamente com algumas outras versões, omite a última parte do verso 3 e todo o verso 4 que se encontra nas versões Almeida e outras versões. Esta omissão ocorre porque os manuscritos mais antigos e mais confiáveis não contêm este trecho. Como você explicaria João 5:7 sem a explicação do verso 4? (Provavelmente por este motivo alguns escribas acrescentaram este trecho – para explicar a tradição de Betesda.)
1. De vez em quando as pessoas me atacam com o argumento que a NVI “deixou de fora partes da Bíblia!” Considere a teologia do que foi “deixado de fora”. É consistente com o caráter de Deus curar apenas os mais ágeis entre os inválidos?
E. Leia João 5:5-7. Coloque-se no lugar deste homem.
1. Que esperança ele tem para o futuro? (Se puder entrar na água antes de todos os outros quando ela é “agitada” (verso 7), ele crê que pode ser curado. Porém, suas chances de chegar lá primeiro são nulas.)
2. Que tipo de estrutura de apoio ele tem? (Nenhum.)
3. Que tipo de atitude mental ele tem?
a. Quando você está doente, gosta de ficar de prosa com outras pessoas doentes?
F. Vamos nos concentrar na pergunta de Jesus no verso 6. À primeira vista, a pergunta parece bem tola para mim. Assumindo que Jesus não faz perguntas tolas, e perguntas tolas não ficam registradas na Bíblia, como você explica esta pergunta? (Jesus queria que a atenção deste homem se concentrasse em ser curado.)
1. O verso 7 é uma resposta à pergunta de Jesus? (Não. Jesus perguntou o que o homem queria. O homem respondeu com o que era possível.)
G. Leia João 5:8-9a. Este texto fecha alguns pontos que ficaram soltos na nossa discussão até agora. Vamos analisar esses pontos.
1. Vemos Deus em ação aqui. Jesus pegou o mais ágil para ser curado? (Não. A sugestão do verso 4 (o trecho omitido) é contradita pelas ações de Jesus nos versos 8-9. Jesus foi até a pessoa mais desesperançada para cura-la. O fato de que alguns escribas estavam bem intencionados ao acrescentar uma nota ao manuscrito não é razão para que aceitemos “teologia de segunda”. Algo estava acontecendo naquela tanque, mas é duvidoso que fosse Deus quem estava agindo.)
2. Jesus perguntou ao homem o que ele queria e ele respondeu com o que era possível. O que era possível? (O possível estava além da imaginação.)
a. Você é como este homem? Jesus te oferece grandes coisas e você responde com a tua visão limitada do que é possível?
3. A fé não é necessária para a cura? (Em Mateus 9:22 ouvimos Jesus dizendo à mulher que Ele havia curado, a tua fé te salvou”.)
a. Que tipo de fé nós vemos neste homem?
II. A Violação do Sábado?
A. Leia João 5:9b-10, 16-18. O homem tinha estado doente por 38 anos. Curá-lo não era exatamente uma emergência nacional. Por que Jesus curou-o no Sábado? Por que Jesus disse a ele para carregar a sua maca no Sábado? (É claro, nada disso era necessário no Sábado. Jesus devia estar querendo enfatizar algum ponto acerca do Sábado.)
1. Que ponto é esse? O que Jesus está querendo ensinar em João 5:17? (No mínimo, Jesus está nos ensinando que os líderes judaicos não tinham uma visão correta do Sábado. Fazer o bem aos Sábados era perfeitamente consistente com o espírito do dia. Jesus diz que Seu Pai e Ele estão sempre trabalhando no Sábado. O fato de que isto é uma “coisa de Deus” não explica por que o homem curado estava carregando a sua maca. A lição para nós vai além do que é apropriado para Deus.)
a. Compare Gênesis 2:2-3 com João 5:17. Deus o Pai não guarda o Sábado? Ele guardou o Sábado antes, e depois desistiu? (Na verdade, Deus não guarda o Sábado – pelo menos em um certo nível. Deus ainda nos dá vida, mantém os planetas em órbita, comanda o universo e cuida de nós sete dias por semana. Se estamos doentes ou feridos, nossos corpos continuam a ser curados através do poder de Deus aos Sábados. O que Jesus fez, de acordo com George MacDonald, foi realizar instantaneamente no Sábado o que o Seu Pai está sempre fazendo em um ritmo mias lento. Penso que a lição em comparar Gênesis 2 com João 5 é o ponto enfatizado em Marcos 2:27: o Sábado foi feito por causa do homem.)
B. Por que Jesus curou apenas uma pessoa dentre todo este grupo de pessoas inválidas? Ele poderia aproveitar a oportunidade e fazer um grande trabalho no Sábado! Por que perder a chance? (O livro de Ellen G. White, “O Desejado de Todas as Nações” (pág. 201) sugere que curar a todos no Sábado teria inflamado tanto os líderes judeus que a obra de Jesus teria sido abreviada.)
1. Se isto é verdade, o que este fato nos ensina acerca de Deus? O que ensina a respeito de nós mesmos? (Deus é pragmático. Ele considera a “grande cena” e toma decisões com base nela. Talvez a lição mais importante seja te libertar da visão de que tudo “gira ao teu redor”. Alguns podem dizer, “Curar as pessoas é a coisa mais importante”. Mas isto não é verdade. Os planos e propósitos de Deus são a coisa mais importante. “Tudo” tem a ver com os planos de Deus e não conosco.)
III. Pare de Pecar!
A. Leia João 5:11-14. O que este texto sugere que seria a fonte dos problemas de saúde deste homem? (Suas ações.)
1. Jesus diz a ele “pare de pecar”. Uma vez que todos nós pecamos, o que você acha que Jesus queria dizer?
a. Se você diz que este homem estava envolvido em algum pecado específico, o qual causou a sua invalidez, como explicar as palavras de Jesus em João 9:1-3 e Lucas 13:1-5? (A resposta mais óbvia é que nossos pecados às vezes causam doenças e outras vezes não. William Barclay sugere em seu comentário sobre João (pág. 183) que os judeus criam que uma pessoa não poderia ser curada sem antes ter seus pecados perdoados. Jesus queria que este homem soubesse que sua cura não “resolvia” o problema do pecado. Jesus o advertiu para ter certeza de que ele entenderia que o seu problema com o pecado não havia sido resolvido e que ele deveria encarar seriamente este problema do pecado.)
IV. Completamente Deus
A. Lia novamente João 5:16-18. Lemos sobre pessoas pouco informadas que dizem “Creio que Jesus foi um homem muito bom”. Ou “creio que Jesus foi um profeta”. O que as pessoas que estavam ouvindo a Jesus entenderam que Ele estava dizendo sobre seu status? (Eles entenderam que Ele estava dizendo que era igual a Deus.)
1. Se Jesus não é completamente Deus e completamente homem, o que Ele é? (Esta é uma daquelas verdades nuas e cruas. Se você não acredita que Jesus é Deus, então ou não está prestando atenção ao que Ele diz ou deve acreditar que Ele era um mentiroso ou um doente mental. É uma coisa ou outra. Ou Ele estava certo ou era um maluco. Apenas os ignorantes ficam no meio termo com relação a isto.)
B. Leia João 5:21-25. O que é prometido para aqueles que ouvem as palavras de Jesus e crêem que Deus o Pai deu a Jesus o poder da vida eterna? (É prometida a eles a vida eterna.)
C. Amigo, é isto o que fazemos a cada semana. Através do estudo da Bíblia, nós “ouvimos” as palavras de Jesus. O próximo passo para a vida eterna é crer. Você vai crer e assim passar da morte para a vida?
V. Próxima Semana: Vendo o Sagrado no Comum
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário