Vendo o Sagrado no Comum (João 6)
Introdução: Uma das bênçãos do estudo da Bíblia é que a Bíblia não é como os outros livros. Ela é como uma cebola, os ensinamentos de Jesus têm várias camadas. O pão é um alimento simples. Mas Jesus, ao partilhar o pão, tem uma lição multifacetada para Seus ouvintes e para nós. Vamos pular para dentro do nosso estudo desta semana e consumir nosso pão, na forma de lições!
I. Alimentando uma Grande Multidão
A. Leia João 6:1-4. Qual é a opinião da multidão acerca de Jesus? (Parece que eles estão, no mínimo, curiosos acerca deste curandeiro.)
1. O texto nos informe de dois fatos com relação à geografia e ao tempo. Qual a importância deles? (Jesus está de volta à Galiléia, onde cresceu, e os líderes locais não são hostis a Ele. Mais tarde compreenderemos a importância da observação de que a Páscoa estava perto.)
B. Leia João 6:5-8. Jesus está testando Seus discípulos. Você acha que Felipe passou no teste? (Felipe deu a Jesus uma resposta teórica. Porém Jesus havia indicado a direção da teoria, perguntando a ele acerca de comprar pão.)
1. Você acha que André passou no teste? André deu a Jesus uma resposta prática. Ele realmente trouxe alguma comida.)
2. Qual dos dois ganhou a melhor nota no teste? (Um tinha a teoria, outro tinha as obras. Nenhum deles deu a resposta correta, a resposta que Jesus tinha em mente.)
3. Sabendo o que você sabe, qual você acha que seria a resposta correta para o teste?
C. Leia João 6:10-13. Que resposta Felipe e André deveriam ter dado a Jesus? (Por que comprar pão? Deus dá a força para que as plantas germinem e cresçam. É fácil para Ele criar pão.)
1. Que lição você encontra no fato de que sobraram doze cestos? (Isto demonstra a influência da parceria humana. Se Jesus tivesse 14 discípulos, provavelmente haveria 14 cestos de sobras. Recolher as sobras também demonstra que Jesus não gosta de desperdício.)
a. Que lição você encontra no fato de haver sobras? (Jesus provê o suficiente para nós.)
2. Já que Jesus estava criando comida, por que não criar caviar? Que tal alguma coisa mais interessante do que pão e peixe? (Isto era o que o povo comia normalmente. Isto nos dá um vislumbre sobre nosso relacionamento com Deus. Ele fornece o que é adequado para nossa manutenção, não necessariamente o que é luxuoso.)
3. Nossa lição tem uma pergunta fabulosa que eu não gostaria de deixar passar. Por que Jesus também não distribuiu a comida de forma miraculosa? Como Ele a estava milagrosamente criando, por que não completar o milagre com um sistema de entrega sobrenatural? (Novamente, isto reforça a importância da parceria humana na obra de Deus.)
4. De que milagre você está participando hoje? Como você está sendo parceiro de Deus na tua vida?
D. Leia João 6:14-15. Que lição o povo aprendeu deste milagre? (Eles queriam coroar Jesus como rei. A boa notícia é que eles estão compreendendo a mensagem de que Ele é o Messias.)
1. Era esta a lição que Jesus tinha em mente? (Como veremos no próximo texto, Jesus queria que eles se concentrassem nas coisas espirituais, não nas materiais.)
2. O que eles não compreenderam na lição de Jesus? (Eles estavam aguardando um Messias que lhes traria sucesso na luta contra os romanos. Estavam olhando para baixo, e não para cima.)
E. Jesus era muito popular nesta época. A pretensão das pessoas em coroá-Lo rei era uma tentação? Seria uma tentação para você?
II. Lições do Pão
A. Vamos pular para baixo no texto, porque quero continuar no assunto do pão. Leia João 6:25-27. Por que as pessoas estavam seguindo Jesus. (Porque Ele lhes deu comida.)
1. Qual é a porcentagem de cristãos que você conhece que seguem a Jesus por causa das bênçãos materiais?
2. Você O seguiria mesmo que pareça que não é abençoado?
3. Se Jesus não queria que as pessoas O seguissem por causa das bênçãos materiais, porque Ele as alimentou? (Ele as alimentou porque queria suscitar em suas mentes uma lição espiritual – o “Pão da Vida”.)
4. Note que Jesus diz a eles para que “trabalhem... pela comida que permanece para a vida eterna”. A salvação é uma questão de obras? Se não é, o que Jesus quis dizer?
B. Leia João 6:28-29. As pessoas creram que precisavam fazer alguma coisa para se salvar? (Sim. Eles só queriam saber que obra era necessária. Era só falar o trabalho para que eles pudessem fazê-lo.)
1. Qual é a obra que Jesus requer de nós? (Crermos nEle.)
a. Isto é um trabalho? (Salvação é a tarefa de Deus. Nossa “trabalho” é crer.)
C. Leia João 6:30-33. Lendo este diálogo, você acha que Jesus e o povo se entenderam entre si?
1. Me parece que as pessoas pensaram, “OK, minha tarefa é acreditar. Por que eu deveria acreditar?”O que você diria em resposta, se fosse Jesus?
2. Por que Jesus não disse: “Seus tolos. Vocês não estavam prestando atenção nos versos 10-13? Acabei de realizar um milagre com o pão para vocês! Vocês comeram!” (Ele queria desviar a atenção deles para longe da comida.)
3. O povo colocou Moisés e o maná na discussão. O milagre de Jesus alimentar 5.000 pessoas é semelhante ao milagre do maná? (Penso que é este o argumento que as pessoas estavam levantando. O maná vinha a cada dia (exceto aos sábados). Jesus, porém, os alimentou apenas uma vez.)
4. Jesus fez mais ou menos do que Moisés? O quer dizer a resposta de Jesus sobre o pão da vida? (Jesus indica que o mesmo poder que proveu o maná, proveu a Ele. O maná dá vida temporal. Jesus dá a vida eterna. Ele pode ter alimentado a multidão com pão de verdade apenas uma vez, mas o pão dá vida e Ele está oferecendo a vida eterna.)
a. Por que Jesus chama a Si mesmo de pão? Qual é o interesse de um pedaço de pão? Por que Jesus, entre todas as coisas iria querer se comparar com pão? (A chave é o verso 33. O pão dá vida. Jesus diz, “Eu sou o pão do céu porque eu dou a vida a vocês.”)
D. Leia João 6:34-35. Quando Jesus diz que aquele que vem a Ele nunca terá fome ou sede, está falando em termos espirituais, materiais ou ambos?
E. Lembre que eu disse que voltaríamos a João 6:4, que diz, “Estava próxima a festa judaica da Páscoa”. Agora, diga-me por que você acha que João colocou esta observação no início deste capítulo? (Esta discussão sobre o pão é parte do tema da comunhão. Lembre (Lucas 22:13-20) que Jesus e Seus discípulos estavam celebrando a páscoa quando Jesus usou a cerimônia para instituir a Ceia do Senhor (Comunhão).)
1. Leia I Coríntios 11:23-26. Como você conecta, de forma lógica, Páscoa, Pão e Comunhão? (1 - Páscoa: Na luta contra a escravidão egípcia, a Páscoa celebrava a proteção do primogênito do anjo da morte. Um cordeiro era morto e comido. Os umbrais da porta pintados com o sangue do cordeiro eram um sinal para que o anjo passasse sem causar mal ao primogênito (Êxodo 12). A Páscoa era um símbolo do sacrifício futuro de Jesus na luta contra a escravidão do pecado e da morte. 2 - Pão: Jesus nos ensinou em João 6 que Ele nos dá a vida, assim como o pão nos dá vida. 3 - Comunhão: Coloque a Páscoa e o Pão juntos e você tem a Comunhão, que nos lembra do sacrifício de Jesus em nosso lugar. A Comunhão representa uma fusão entre o conceito da Páscoa de que o sangue de Jesus nos protege da morte eterna e a idéia de que o corpo quebrantado de Jesus (ilustrado pelo pão quebrado) nos dá a vida eterna.)
III. O Fardo de Crer
A. Leia João 6:41-42. O que estava impedindo estas pessoas de crer em Jesus? (O fato de elas conhecerem Jesus quando Ele estava crescendo causou neles a dúvida de que Ele tivesse vindo do céu. Esta é uma continuidade do problema de olhar as coisas práticas e não as espirituais.)
B. Leia João 6:53-54,60. Por que os discípulos pensariam que esta lição de Jesus era dura? (Eles simplesmente não compreenderam o que Jesus queria dizer naquele momento. Mesmo agora, temos que pensar sobre o significado deste texto.)
C. Leia João 6:61-65. Qual é a solução para compreendermos estas duras lições da Bíblia? (Estes ensinamentos difíceis de Jesus só podem ser compreendidos com o auxílio de Deus. Ele nos “habilita” a compreender.)
D. Leia João 6:66. Por que “muitos” dos discípulos de Jesus o abandonaram? (Duas razões: Primeiro, eles queriam coroá-Lo rei. Queriam que Ele os suprisse com bênçãos materiais. Queriam um paraíso aqui na terra. Jesus havia deixado claro que Ele tinha objetivos espirituais, não materiais. Segundo, eles não O entenderam e não queriam fazer nenhum esforço para isto.)
E. Amigo, e você? Segue a Jesus porque espera bênçãos materiais? Ou O segue porque Ele é Deus? As coisas precisam ser óbvias para você ou está disposto a fazer o esforço de “descascar a cebola”, para estudar os ensinos de Jesus? Convido você a segui-Lo hoje porque Ele é Deus e a gastar tempo para estudar as Suas palavras.
IV. Próxima Semana: O Bom Pastor
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário