quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 08

O Bom Pastor (João 9-10)

Introdução: Você já se sentiu frustrado porque podia ver claramente alguma coisa que os outros não podiam? Os capítulos 7 e 8 de João nos mostram a frustração experimentada por Jesus. Jesus enfrentou dúvidas, mesmo por parte de Sua própria família, acerca de Sua divindade. Líderes espirituais hostis desafiaram diretamente a alegação de Jesus de ser o Messias. Todos eles pareciam ser incapazes de ver a verdade. Continuamos o nosso estudo de João através da história de um homem que não podia ver nada mais além da verdade. Vamos pular para dentro do nosso estudo de João!

I. O Homem Cego

A. Leia João 9:1-2. O que há de errado com esta pergunta? (Ela presume que alguém tenha pecado. A pergunta é “quem pecou” em vez de “será que alguém pecou?”)

1. É justo presumir que o pecado causa doença?

2. Releia João 5:14. Lembre do nosso estudo sobre o homem que foi curado no tanque de Betesda. Por que Jesus lhe disse “não volte a pecar” depois de ter realizado a cura?

3. Se este homem em João 9 era cego de nascença, por que os discípulos presumiram que ele poderia ser responsável por algum pecado? (O “The New Bible Commentary” diz que alguns rabis ensinavam que era possível pecar antes de nascer.)

B. Leia João 9:3. O que Jesus diz a respeito de pecado causar doença? (Ele diz claramente que a doença não é causada necessariamente por pecados específicos. É claro, todos os problemas físicos (influindo o maior problema físico de todos, a morte) são causados pelos pecados de Adão e Eva. Veja Romanos 5:12-14.)

1. Que explicação Jesus dá para este homem ser cego de nascença? (Ele era cego de nascença para que a glória de Deus pudesse ser demonstrada.)

a. Pense um pouco sobre isso. Será que isto significa que coisas terríveis podem acontecer em nossa vida apenas para ensinar uma lição espiritual a outras pessoas? Apenas para dar a Deus oportunidade de fazer alguma boa obra? (O “The Bible Exposition Commentary” nos lembra que o original grego não possuía pontuação. Portanto este texto poderia ser traduzido, “Nem este homem nem seus pais pecaram. Mas, para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele, precisamos realizar a obra daquele que me enviou enquanto é dia.” Embora este comentário possa estar correto, creio que precisamos aceitar o fato de que somos parte da criação de Deus e não temos o direito de reclamar com Ele sobre como fomos criados. Veja Romanos 9:20-21. Um carro pode reclamar com a General Motors porque não tem ar condicionado? Nossa vida diz respeito a Deus e não a nós.)

2. Jesus está prestes a curar este homem. Isto mostra que ele não é um pecador? (João está nos ensinando sobre a visão espiritual. A lição parece ser que não podemos emitir juízos a respeito dos pecados dos outros baseados na aparência exterior.)

C. Leia João 9:4-5. Que lição você encontra neste texto para a ta vida?

1. Você é “luz” para os outros? Você é o tipo de pessoa que ajuda aos que estão ao redor a compreender as verdades espirituais?

D. Leia João 9:6-7. Por que Jesus usa o barro e a saliva para curar? Em Mateus 9:27-30 ele apenas tocou. Em Marcos 8:22-26, Ele usa a saliva e o toque. Se você tem uma técnica que funciona, por que não usá-la todas as vezes? (Este é o ponto. Não existe uma técnica que funciona. É o poder de Deus que realiza a cura, não uma fórmula mágica ou uma técnica que funciona.)

1. Se a técnica não é importante, se a técnica obscurece a lição espiritual, então por que Jesus usou qualquer uma dessas técnicas? (O comentário de William Barclay sobre este texto de João nos diz que a saliva era comumente usada para curar problemas físicos. Barclay sugere que, usando os “procedimentos médicos” da época, Jesus ganhou a confiança de Seu paciente. Neste contexto, considere Marcos 6:13.)

2. Quando este homem cego foi realmente capaz de ver? (Não foi quando a lama e a saliva foram aplicadas por Jesus. Foi quando ele se limpou da lama. Ele foi para casa vendo. Mas ele não saiu dali vendo.)

a. Este é um ponto importante? (Sim. O homem exerceu a sua fé e obedeceu. Apenas neste momento ele foi curado.)

II. O Debate

A. Leia João 9:8-10. Por que essas pessoas não reconheceram o homem que havia sido curado? (Porque sua cegueira era uma característica definidora para alguns que o conheciam. Não sendo mais cego, alguns de seus vizinhos não o reconheceram.)

1. O que este texto nos diz acerca destes vizinhos? (Obviamente, eles não conheciam muito bem o cego. Tinham um conhecimento superficial dele, baseado no que havia de errado com ele.)

a. Quando existe uma pessoa doente ou inválida na tua igreja, você se concentra na invalidez ou na doença? Ou se concentra em quem esta pessoa é?

b. E os membros em geral da tua igreja? Você tende a se concentrar no que há de errado com eles?

c. Considere os paralelos entre a reação inicial dos discípulos a este homem cego e a forma como os seus vizinhos o viam.

B. Leia João 9:11-12. Note que, agora que ele podia ver, os vizinhos tiveram um novo foco. Que foco era este? (O milagre levou os vizinhos a moverem sua atenção para Jesus.)

C. Leia João 9:13-16. Em que estava a atenção dos fariseus? (Uma grande coisa havia sido feita na vida deste homem. Seus vizinhos estavam concentrados em quem fizera isto. Os fariseus estavam concentrados em se a lei havia sido quebrada ou não. Apenas Jesus parecia estar preocupado com o homem.)

1. Como os fariseus eram comparáveis a alguns dos vizinhos do homem cego? (Alguns dos fariseus se concentraram em o que havia de errado, não no que havia de certo com o milagre.)

D. Leia João 9:24-34. Vamos nos concentrar nos versos 30-34. Quem é cego? (João quer que notemos que o homem que havia sido cego agora pode ver claramente a situação. Porém, os líderes espirituais “iluminados” estão cegos para a situação.)

1. Considere os argumentos levantados tanto pelo cego quanto pelos fariseus. O cego argumenta que os milagres demonstram a divindade de Jesus. Os fariseus dizem que se Jesus tinha pecado ou se este cego era pecador eram os fatores mais importantes sobre os quais basear sua decisão. O que você acha da lógica de cada lado?

a. Leia Apocalipse 13:11-14. Aqui João nos mostra que “sinais miraculosos” podem ser enganosos. Os fariseus têm a abordagem certa? Eles estão dizendo. “Esqueça os sinais, veja a mensagem subjacente.”

(1) Se você diz que “sim”, então o que você acha que João está tentando nos ensinar com a história do homem cego?

E. Leia João 9:39-41. Quando eu era garoto e um perigo se aproximava, eu apenas fechava meus olhos. É esta a lição aqui? (João quer que abramos os nossos olhos para o caráter de Jesus. Se não podemos ver Seu caráter, e aceita-Lo como Senhor, Não poderemos sobreviver ao juízo.)

III. O Bom Pastor

A. Leia João 10:1-6. Baseado neste texto e na tua imaginação, faça uma lista dos perigos enfrentados pelas ovelhas. (Ladrões, animais perigosos, desgarrar-se, fome.)

1. Por quanto tempo o pastor está disponível? Qual é o turno de trabalho do pastor? (O pastor trabalha dia e noite.)

2. Quão perigoso é o trabalho do pastor?

B. Leia João 10:11-13. Por que é apropriado que Jesus Se compare a um bom pastor?

C. Leia João 10:4-5 e 14. Que luz este texto lança sobre a nossa discussão anterior sobre tentar definir se os operadores de milagres são impostores ou são enviados por Deus? (Reconhecemos a voz do nosso mestre. Se o mundo é o nosso mestre, se a televisão e a filosofia do mundo são o que você ouve, então que esperança você tem de reconhecer a voz de Jesus? Por outro lado, se você toma tempo para estudar a Bíblia, se o teu objetivo é andar com Deus, então você reconhecerá a voz do Bom Pastor. Tanto Jesus quanto os impostores do tempo do fim fazem milagres. Os seguidores de Jesus reconhecerão a Sua voz.)

D. Tenho ouvido pessoas dizerem que serão capazes de dizer a diferença entre a Segunda Vinda de Jesus e a falsificação descrita em Apocalipse 13, porque os pés de Jesus não tocarão o chão quando Ele voltar. Esta “regra” ou qualquer coisa parecida com isto um guia seguro? (Confiar em um único ponto técnico é precisamente o erro demonstrado pelos fariseus. Eles disseram “Ele transgrediu o Sábado, não precisamos de mais evidências.” Jesus nos ensina que conheceremos a Sua voz, que O conheceremos. Isto está muito longe de testes baseados em algum fato obscuro ou em uma conclusão teológica.)

E. Amigo, Jesus te convida a abrir teus olhos e aprender dEle. Tornar-se Seu amigo através do estudo da Bíblia e de andar nos Seus caminhos. Aprender a visão que Deus tem das coisas. Então, quando Ele vier, você vai conhecê-Lo. Melhor ainda, Ele vai te conhecer e vai te levar para morar para sempre com Ele!

IV. Próxima Semana: Aproxima-se a Cruz

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: