Aproxima-se a Cruz (João 11-12)
Introdução: Esta semana eu participei da Convenção Nacional dos Radialistas Religiosos. Enquanto estava lá, fui convidado para uma sessão de pré-estréia do filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson. Este é um filme acerca das últimas horas da vida de Jesus na terra. Você deveria vê-lo quando for apresentado ao público em geral – não porque assisti-lo seja uma coisa alegre – mas porque ele revela, como nenhuma outra coisa que eu jamais tenha visto, o tremendo sacrifício que Jesus fez por nossos pecados. Nesta semana o nosso estudo sobre João são os eventos que precipitaram a determinação dos líderes judaicos de que Jesus deveria ser morto. Vamos pular para dentro do nosso estudo.
I. Lázaro Amado
A. Leia João 11:1-3. Por que as irmãs mandaram esta mensagem para Jesus?
1. Por que elas acharam ser necessário acrescentar “aquele a quem amas” está doente? Você acha que Jesus conhecia vários Lázaros e esta frase era para fins de identificação?
2. Por que não dizer apenas “Lázaro está doente”? Jesus deveria saber Seus próprios sentimentos por Lázaro. (As irmãs queriam que Jesus viesse e curasse a Lázaro. Elas acrescentaram o comentário do “amor” para incentivar a ação de Jesus.)
B. Leia João 11:4-5. Agora também temos João nos dizendo que Jesus ama a Lázaro! Por que João está insistindo nestas afirmações a respeito do amor de Jesus por Lázaro?
II. Lázaro Ignorado
A. Leia João 11:6-8. Considere os dois fatos que aprendemos a partir destes versos. Primeiro, Jesus atrasa a Sua vinda para ajudar a Lázaro, embora Ele o ame. Segundo, os discípulos pensam que ir à cidade de Lázaro é uma idéia muito ruim porque Jesus poderia ser morto lá. Baseando a tua decisão apenas nestes dois fatos, a que conclusão você chegaria sobre o porque Jesus estava arrastando os pés por dois dias? (Uma luta estava acontecendo em Sua mente sobre se Ele deveria ir ajudar a Lázaro ou ficar em segurança.)
1. Se você estivesse no lugar de Jesus, o que faria?
B. Leia João 11:9-10. Isto parece bizarro. Os discípulos estão falando de apedrejamento e Jesus responde com condições de luminosidade. Jesus está dizendo que Ele deveria ir durante o dia, para que evitar que tropeçasse nas pedras que eram atiradas nEle?
1. Se não, o que a luz tem a ver com a preocupação dos discípulos em serem mortos? (Jesus está dizendo algo muito profundo e importante para a nossa vida. Todos tem um período limitado de tempo aqui na terra para ajudar no avançamento do reino de Deus. Este período de tempo é a nosso “dia”. Uma vez que Deus está no controle deste período de “dia” Jesus diz que nós (Ele), não podemos ser mortos (tropeçar) enquanto existe a luz do dia. Aprendemos que Jesus não está Se atrasando por medo de morrer. Ele tinha alguma outra razão – a qual exploraremos em seguida.)
C. Leia João 11:11-15. Como conseqüência de Jesus estar arrastando os pés, Lázaro morreu. Que razão Jesus dá para não ter Se apressado a ajudar Seu amigo?
1. Leia João 11:4 novamente. Que razão Jesus dá aqui para deixar Lázaro morrer?
2. Presuma, por um minuto, que Lázaro é o teu irmão. O que você diria acerca destas razões para deixar o teu irmão morrer?
a. Você suspeitaria que Jesus atrasou a Sua vinda porque temia pela Sua vida? (Acho interessante que Jesus tenha acrescentado este assunto na história. Sempre teremos razões para impingir a Deus as falhas humanas de caráter.)
D. Leia João 11:16. Tomé tem fé? Ele tem entendimento? (Tomé é devoto, não tem muita visão. Eu daria a ele uma nota baixa no item fé. Ele parece estar mais resignado do que confiante.)
E. Leia João 11:17-20. Lembra que Maria é aquela que gasta tempo com Jesus e que Maria é a que cuida das coisas? (Veja Lucas 10:38-42) Por que os papéis tradicionais foram invertidos? Por que marta vem cumprimentar Jesus e Maria não vem? (Você consegue ver o tipo de personalidade de Maria? Ela tem uma grande amplitude de temperamento. Ela se regozijou em passar o tempo com Jesus e agora está perturbada pelo fato de Ele não ter vindo para ajudá-la. Penso que ela O está “punindo”.)
F. Leia João 11:21. Esta é uma afirmação verdadeira? (Sim. Sem dúvida Jesus poderia ter curado a Lázaro. Esta tragédia era perfeitamente evitável.)
1. Este comentário é uma acusação? (Sim)
2. Quantas vezes na tua vida você já fez a mesma acusação a Deus? “Jesus, você tinha o poder e não fez nada. Você poderia ter evitado a tragédia.” São estes os nossos pensamentos? Você tem se sentido ignorado por Deus? Abandonado sozinho? Abandonado sem esperança?
G. Vamos pular adiante alguns versos e ler João 11:28-29, 32. Jesus pediu para ver Maria e ela não pôde resistir a vir. Quais são as emoções dela agora?
1. Note que Maria e Marta têm exatamente a mesma pergunta para Jesus. O que você acha que elas discutiram antes e depois da morte de Lázaro? (Aposto que este ara o assunto número um da conversa delas. “Ele virá logo?” “Quando Ele vem?” “Ele chegará a tempo?” “Por que Ele não chegou a tempo?” “Como Ele pôde não vir?”)
III. Lázaro Ressuscitado
A. Vamos voltar e continuar com a nossa conversa com Jesus. Leia João 11:22-27. Que solução Marta arranjou para o atraso de Jesus? Quais possíveis respostas ela considerou para este problema?
1. Uma resposta seria que Jesus não é digno de confiança. Que Ele não é quem diz ser. Esta é uma das respostas de Maria?
2. Considere o conflito entre o que Marta podia ver (que seu irmão havia morrido) e a afirmação de Jesus no verso 26 de que se você crer, nunca vai morrer. Se você fosse Marta, teria exclamado, “Espere um pouco, como Você explica que Lázaro morreu, já que ele cria?”
3. Contraste as afirmações dos estranhos em João 11:33-37. Qual é a resposta para a pergunta do verso 37? (A reação destes estranhos, que tem uma mente lógica, as afirmações de Marta e Maria de que Jesus poderia ter evitado esta tragédia chegando a tempo, revelam o incrível teste à fé destas duas mulheres. A afirmação da fé de Marta nesta situação é verdadeiramente notável. Ela é firme em sua convicção da divindade de Jesus. Sabe que a ressurreição é a resposta final para a morte. Crê que Jesus tem o poder para ressuscitar seu irmão mesmo agora.)
a. Amigo, você, em tempos de tragédia, tem encontrado as mesmas respostas que Marta? A tia fé é tão forte quanto a dela?
B. Leia João 11:38-40. Como você explica a objeção de marta, em vista de sua extraordinária confissão de fé anterior? (Às vezes, mesmo aqueles com uma grande fé tropeçam na realidade da tragédia.)
1. Esperar até que Lázaro morra é uma coisa, mas porque Jesus esperou até que ele tivesse começado a se decompor? (Este fato matou qualquer argumento de que um truque ou um engano estivesse envolvido. Lázaro estava morto.)
C. Leia João 11:41-44. Quem forneceu o poder para o milagre?
1. Jesus não moveu a pedra, nem as faixas tumulares como parte do Seu milagre. Por que?
2. Nesta semana alguém repetiu para mim a antiga afirmação, “Deus não faz por nós aquilo que podemos fazer por nós mesmos.” Este princípio é biblicamente correto?
D. Eu joguei sobre você repetidamente todas as razões pelas quais Marta e Maria duvidariam de Jesus. Todas as razões pelas quais elas estariam perturbadas por Seu atraso. O atraso de Jesus faz alguma diferença agora para Marta e Maria?
1. Amigo, você é capaz de manter o “final do jogo” em mente através de momentos de grande tragédia? Consegue olhar adiante, para o tempo quando “o atraso” não importará mais?
IV. A Reação
A. Leia João 11:45. Que reação ao milagre encontramos neste texto?
B. Leia João 11:46-50, 53. Que reação ao milagre encontramos neste texto?
1. Os líderes judaicos duvidavam da autenticidade deste milagre?
2. O que motivou a reação deles?
C. Leia João 12:1-3. Que reação ao milagre encontramos neste texto?
1. Leia João 12:4-8. Qual foi a extensão do sacrifício de Maria? (Determine o quanto você ganha em um ano e decida se estaria disposto a medir o teu amor por Jesus por esta quantia.)
D. Como você analisa as diferentes reações do povo judeu, dos líderes judaicos e de Maria ao milagre da ressurreição de Lázaro?
E. Amigo, é natural se perguntar porque Deus não intervém em uma tragédia. É natural ter a reação inicial de Maria – estar desapontada com Jesus. Mas assim como Jesus ressuscitou a Lázaro, assim também Jesus ressuscitará você e aos teus amados, se você se arrepender, crer e confiar nEle. Você vai confiar nEle hoje?
V. Próxima Semana: A Verdadeira Grandeza
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário