A Verdadeira Grandeza (João 13)
Introdução: Qual é a importância da tua imagem? Quando compramos nossa primeira casa, lembro-me do meu vizinho dizendo, “Se você é um advogado, porque está morando aqui?” Que impulso para a minha antiga “imagem”! Mais tarde parei de comprar carros novos e, em vez deles, comprei uma casa maior. Parecia que o Senhor me dirigia naquelas grandes (mas de aparência não muito boa) negociações de carros. Estes carros me economizaram muito dinheiro, mas todas as vezes que eu tinha que dirigir para me encontrar com pessoas que eu não conhecia muito bem, esperava que ninguém visse meu carro. Ele era tão ruim que certa vez um membro da igreja que era, basicamente, um sem-teto, me perguntou “Por que você anda por aí com um carro de 200 dólares?” A imagem que me preocupava era que eu dirigia carros feios porque era um advogado incompetente e isto era tudo o que eu podia comprar! Jesus tem para nós hoje uma lição sobre o assunto “imagem”. Vamos mergulhar no nosso estudo!
I. Atitudes e Imagens
A. Leia João 13:1-3. Se você fosse um rei, e estivesse voltando em triunfo para o teu reino, como você se sentiria?
1. Se sentiria bem? Confiante? Orgulhoso?
2. Se Deus te colocasse como responsável por todas as coisas no céu e na terra, como isto afetaria a tua auto-imagem?
3. Você ficaria feliz em deixar esta terra e seus humanos inferiores para trás?
4. O verso 2 nos diz que Judas já estava no processo de trair a Jesus. Se você fosse Jesus e tivesse todo o poder, como reagiria a esta traição?
a. Qual seria a tua atitude com relação a Judas?
B. Leia Mateus 26:14-16. O sujeito desta frase é Jesus. Coloque-se no lugar de Judas. Se Jesus se tornar rei, que posição você espera ter no Seu reino? (Aprendemos na semana passada, a partir de João 12:6, que Judas guardava o dinheiro dos discípulos. O papel lógico que Judas teria no reino de Jesus seria o de tesoureiro.)
1. Judas trocaria a oportunidade de ser o tesoureiro de uma nação por trinta moedas de prata? (Do ponto de vista lógico, isto não faz sentido. Há duas explicações razoáveis para a traição de Judas. Primeira, Judas decidiu que Jesus nunca se declararia como Rei. Ele tinha desperdiçado o tempo dele com Jesus. Segunda, e mais provável, Judas tinha visto o poder de Jesus e sabia que as autoridades não eram páreo para Ele. Creio que Judas pensou que seu pequeno plano forçaria Jesus para tomar a iniciativa de Se tornar rei. Jesus se tornaria rei e Judas se tornaria o tesoureiro. Judas ganharia algum dinheiro com a trama, para ser recompensado por sua criatividade e inteligência. Um plano no qual “todos ganham”.)
C. Vamos continuar a nossa leitura de João 13:4-5. Lembre-se que o verso 3 nos diz que Jesus tinha todo o poder. O verso 4 começa dizendo “assim”. As ações vos versos 4 e 5 seguem de forma lógica o verso 3?
1. Como o lavar os pés dos discípulos se encaixa no espírito triunfante de Jesus?
2. Como isto se encaixa com a “promoção” de Jesus (verso 3) a ter todas as coisas debaixo de Seu poder? (Está completamente deslocado em relação a Seu triunfo, do ponto de vista humano.)
D. A nossa lição tem o título de “A Verdadeira Grandeza”. Jesus está caminhando em direção a Seu destino e Judas está caminhando em direção a seu destino. Se assumirmos que a minha explicação preferida para as ações de Judas está correta, compare a estratégia de ambos para chegar à grandeza.
1. E você? Como você busca a grandeza e o avançamento da obra na tua igreja?
2. A tua atitude na vida é que você é mais inteligente do que os outros e consegue o que quer manipulando a todos? É mais esperto do que o teu chefe?
a. Quando você busca o avançamento da obra, faz isso servindo aos outros ou fazendo com que os outros te sirvam?
E. Como o fato de você lavar os pés dos companheiros acrescentaria à tua imagem de sucesso?
F. Jesus explica isto para nós. Leia João 13:12-17. Por muitos anos me incomodava o fato de minha igreja incluir o “lava-pés” na Comunhão. Por que arruinar uma bela cerimônia com este negócio de lava-pés?
1. Jesus não disse quando deveríamos lavar os pés. Simplesmente ocorreu que Ele fez isso antes da Ceia do Senhor (Comunhão). Por que deveríamos ajuntar os dois? (A Comunhão nos relembra o sacrifício final que Jesus fez por nós. O lava-pés nos lembra da nossa obrigação de servir e nos sacrificarmos pelos outros. Esta é uma ligação lógica muito estreita.)
2. O verso 13 sugere que lavar os pés dos outros é inconsistente com o fato de Jesus ser “Mestre” e “Senhor”? (Não. Jesus aceita a Sua autoridade e poder. Ele simplesmente nos dá um exemplo de como usarmos a autoridade e o poder.)
3. Note que o verso 17 diz que você será feliz se servir aos outros. Isto é uma benção que Deus manda como pagamento pelo teu serviço?
a. Ou o serviço aos outros é uma benção em si mesmo?
G. Olhe novamente em João 13:1 por um instante. Servir aos outros é mostrar a eles que você os “ama até o fim”?
1. Ou será que seguir o modelo de Jesus de ser um servo-líder é principalmente um grande incômodo ou a causa de sentimento de culpa? (Nossa lição (terça-feira) aponta que qualquer pessoa que tenha poder e dinheiro pode usá-los para benefício próprio. O verdadeiro teste de caráter é ter poder e dinheiro e decidir usá-los para o benefício de outros. Considere a tua vida. Em que lado da linha a tua vida está?)
II. A Lavagem Completa x O Retoque
A. Vamos voltar um pouco e acompanhar o diálogo com Pedro. Leia João 13:6-8a. O que você acha da atitude de Pedro? (Eu dou notas altas para ele. Ele não assumiu a lavagem dos pés dos outros discípulos, mas pelo manos não iria permitir que Jesus lavasse seus pés. Pedro sacrificaria seus pés limpos pela honra e posição de seu Mestre.)
B. Leia João 13:8b-9. O que mudou a idéia de Pedro acerca de ter os pés lavados?
1. Jesus foi encorajado pela resposta de Pedro? (Jesus deve ter gostado de Pedro. Primeiro, Pedro se levanta pela dignidade de Jesus. Então, quando aprende que a menos que seja lavado, não pode estar com Jesus, ele diz “lave tudo!” Pedro ama ao seu Senhor.)
C. Leia João 13:1-11. Jesus está falando do banho real ou está falando de banhos espirituais? (João 11:55 revela que na Páscoa as pessoas deveriam se purificar cerimonialmente. Isto envolvia um banho real, mas o objetivo era espiritual. Sem dúvida, os discípulos de Jesus já haviam tomado seu banho cerimonial.)
1. Se Pedro já está cerimonialmente limpo, por que ele “não teria parte” com Jesus, se não permitisse que Jesus lavasse seus pés? (Nós nos tornamos parte do reino de Jesus através de crença, do arrependimento e do batismo. O ato de lavar os pés não é normalmente considerado como um pré-requisito para a salvação. Porém, Jesus está ensinando a Pedro uma importante lição acerca da humildade e do serviço aos outros. Jesus está dizendo que a menos que aprendamos esta lição a respeito de servir aos outros, não compreendemos realmente o evangelho. Além disso, se Pedro não permitisse que Jesus lavasse seus pés, como poderia permitir que Jesus morresse por ele?)
2. Leia João 13:34-35. Qual é a importância desta lição de humildade e serviço para o evangelho? (Jesus deu a Si mesmo por nós. O verdadeiro amor se dá pelos outros. Este tipo de amor é um sinal para aqueles que estão fora da igreja. Ele nos torna únicos.)
D. Leia João 17:20-23. Esta é a oração de Jesus pelos Seus discípulos. O que Jesus pede em favor de Seus discípulos?
1. Você vê a oração de Jesus sendo respondida entre os cristãos da atualidade?
2. Se não, o que esta oração sugere que seja o problema? (A chave para a unidade parece ser o Espírito de Jesus (verso 23) em nós. Uma falta de unidade sugere que nem todos que se dizem cristãos convidaram Jesus para entrar em suas vidas.)
a. Se você não tem unidade na igreja, para onde deveria olhar em primeiro lugar para resolver o problema?
E. Amigo, a mente de Jesus faz parte da tua vida? A tua atitude é de serviço? Você já decidiu que o caminho para a verdadeira grandeza envolve o sacrifício pelos outros? Ou você está mais preocupado com a “imagem”? Você está passando por conflitos na igreja porque tem uma atitude que é inconsistente com o ato de Jesus de lavar os pés de Seus discípulos? Jesus te chama hoje a te arrepender destes pecados, convida-Lo a entrar no teu coração e mudar a tua atitude.
III. Próxima Semana: O Espírito – Substituto à Altura
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário