quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 11

O Espírito – Substituto à Altura (João 14-15)

Introdução: Minha esposa dá aulas aos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola cristã. Por volta do último ano, muitos alunos deixaram a escola por causa de separação em seus lares. Em cada caso a criança fica ansiosa acerca do futuro. Assim como todos nós, elas gostam do conforto das coisas serem “as mesmas” e temem as mudanças. Não querem que um dos pais saia de casa. João 13 termina com Jesus dizendo aos Seus discípulos que Ele está partindo. Eles querem ir junto, querem que a comunhão continue. Mas Jesus diz “não”. Vamos entrar nessa conversa e considerar como Jesus lida com a ansiedade. Quais são Suas instruções para um futuro imediato sem Ele?

I. Corações Perturbados

A. O que Jesus diz aos Seus discípulos para acalmar a sua ansiedade acerca da separação? (Primeiro Ele pede que confiem nEle. Então Ele diz que a separação será limitada. Ele vai preparar um lugar para eles e então virá para buscá-los.)

1. Se Jesus vai voltar para buscá-los, por que eles precisariam (verso 4) conhecer o caminho para chegar lá?

B. Leia João 14:5 como uma pessoa que se manifesta quando não entende uma coisa. Regularmente Tomé parece se encontrar incerto acerca do futuro e ele se manifesta. O que você acha da lógica da pergunta de Tomé?

1. Lembre o que aprendemos a respeito de Tomé a partir de João 11:9-11 e 16? O que João 14:5 acrescenta ao quadro que temos de Tomé? (Quando Jesus disse que iria “andar de dia” para Betânia, Tomé não compreendeu o aspecto espiritual da afirmação de Jesus. Só viu o lado prático. Ele está fazendo a mesma coisa em João 14:5. Tomé é o homem que opera em um nível prático.)

C. Leia João 14:6. O que você imagina que Tomé pensou desta resposta?

1. Como isto responde a pergunta “que caminho seguiremos?” (Jesus não está indo para um lugar que você pode encontrar em um mapa. Você não pode chegar lá andando. Ao contrário, os discípulos tinham uma jornada espiritual à sua frente. Isto explica minha pergunta acerca do porque os discípulos precisariam saber aonde ir, se Jesus estava vindo para buscá-los. Jesus vai tomas conta da “geografia” da jornada, os discípulos precisam tomas conta de sua “preparação” pessoal para a jornada. Jesus vai cuidar da viagem física.)

II. A Preparação para a Jornada

A. Leia João 14:7. Qual é a chave para chegarmos a Deus? (Jesus quer que O “conheçamos”. O estudo regular da Bíblia é um elemento chave para isso.)

B. Leia João 14:12-14. O que vem com a fé em Jesus? (Se cremos em Jesus, então faremos as Suas obras.)

1. Jesus parece dizer que fará qualquer coisa por nós. Porém você vê alguma limitação nesta promessa do verso 13? (Parece que o objetivo destes pedidos deveria ser trazer “glória ao Pai”.)

a. Quantos dos teus pedidos nas tuas orações tem como objetivo primário trazer glória para você mesmo?

2. Se você tem um pedido numa oração que glorificará a Deus, pare e pense por um momento sobre o que Jesus te prometeu.

C. Leia João 14:15-17. Qual é o resultado de amar a Jesus? (Obedecer aos mandamentos de Deus.)

D. Vamos rever o “roteiro” que Jesus deu para a jornada espiritual dos Seus discípulos. Em João 14:6 Jesus explica que Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. O verso 12 diz que se temos fé em Jesus, faremos o que Ele tem feito. O verso 15 revela que se amamos a Jesus, então a nossa reação natural é obedecê-Lo. Ter um relacionamento com Jesus é o primeiro passo, mas o segundo passo é claramente identificado: obediência.

1. O oposto é verdadeiro, ou seja: se não obedecemos a Jesus não temos fé nEle e nem O amamos?

E. Jesus fala (nos versos 15-17) de obediência e então fala de mandar um Conselheiro.

1. Os dois conceitos estão ligados? Se estão, como?

2. O que Jesus vai fazer para ajudar os discípulos em sua jornada que começa com um relacionamento? (Ele vai nos enviar um “substituto”- o Espírito Santo.)

3. Note que o Espírito Santo é chamado de “o Espírito da verdade”. Por que Jesus chama o Espírito Santo de “o Espírito da verdade”? (Para te ajudar a responder a isto, leia João 16:7-11. O trabalho essencial do Espírito Santo é nos ajudar a compreender e enfrentar a verdade de Deus. Como você pode obedecer, como pode fazer as obras de Jesus, sem entender “a verdade” acerca da tua tarefa?)

4. Você já teve raiva da reação do “mundo” com relação a Jesus? Já esteve preocupado a respeito das atitudes pecaminosos dos “líderes” do mundo?

a. Deveríamos ter este sentimento? (Em João 14:17 Jesus nos fala que deveríamos esperar que “o mundo” seja ignorante acerca destas verdades espirituais. Eles não vêem, conhecem ou aceitam o “Espírito da verdade”. Por que então você deveria esperar que eles compreendessem a verdade? )

b. Com muita freqüência “o mundo” tem uma atitude como se os cristãos fossem idiotas e ignorantes. É isso o que Jesus diz? (Jesus nos ensina que a situação é exatamente oposta. O mundo é ignorante das verdades espirituais. Sem o Espírito Santo eles não têm as ferramentas para compreenderem.)

(1) Qual é, então, a atitude apropriada que devemos ter com relação ao mundo?

F. Leia João 14:26-27. O que o Espírito Santo faz por nós mas não faz pelo mundo? (Nos ensina e nos lembra do que Jesus disse.)

1. Por que o Espírito Santo está sendo enviado em nome de Jesus? (Jesus quer que Seus discípulos tenham uma noção bem clara que o Espírito Santo é o Seu “substituto”, Seu “representante”.)

a. Qual é o resultado que Jesus espera? (Ele quer que Seus discípulos fiquem em paz.)

b. Considere a oferta de Jesus: Um Conselheiro que vai te ajudar a compreender a Deus e te dar paz. Esta é uma oferta feita apenas para os “da casa”. Você aceitou a oferta?

c. Jesus diz que o Seu dom do Espírito Santo não é o tipo de dom que o mundo oferece. Como ele é diferente?

III. A Videira e os Ramos

A. Leia João 15:1-2. Quando Jesus diz que Ele é a videira, o que Ele quer dizer? (Ele é a fonte do nosso poder espiritual.)

1. Como Jesus pode ser a videira, quando diz que está sendo substituído pelo Espírito Santo? (leia João 14:19-20. Embora Jesus diga que está sendo “substituído” pelo Espírito Santo, ambos são parte da Trindade, a Divindade. É desta forma que Jesus pode dizer que Ele está “no” Seu Pai e que nós estamos “nEle”. Esta conexão com Jesus, através do Espírito Santo é a fonte de nosso poder. Veja João 16:7-11, 14-15.)

2. Note o trabalho do Pai agricultor em João 15:2. Parece que estamos para sermos ou “cortados” ou “podados”. Isto parece ser doloroso. É assim?

B. Acrescente o verso 3 a João 15:2. Estar “limpo” é a mesma coisa que estar “podado”? (Neste caso, sim.)

1. O que “limpou” os discípulos? (As palavras de Jesus. Isto me dá esperança. Minha primeira reação é que a poda seria, sem dúvida, dolorosa. Porém, se a palavra de Jesus pode nos “podar”, então o estudo da Bíblia mais a convicção do Espírito Santo pode nos “podar”, sem que precisemos passar por uma experiência dolorosa.)

C. Leia João 15:4-5, 7-8. Para que podemos esperar se permanecermos conectados em Jesus?

D. Amigo, você está na jornada espiritual de chegar mais perto de Jesus? Ele é o caminho e a verdade na tua vida? Ele te convida a se tornar um com Ele. A estar ligado a Ele assim como um ramo está ligado à videira. O resultado será visto na tua vida!

IV. Próxima Semana: A Vida Pelos Amigos

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: