quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 12

A Vida Pelos Amigos (João 18-19)

Introdução: Esta semana voltamos o nosso estudo para as últimas horas da vida de Jesus na terra. Era a última oportunidade de Satanás para ganhar a batalha entre o bem e o mal. Todas as forças de seus esforços demoníacos foram dirigidas para Jesus. A forma como Jesus suportou estas forças nos encoraja e nos guia ao lidarmos com os problemas de nossas vidas. Mais importante, contemplarmos o que Jesus sofreu por nós revela Seu incrível amor e cuidado A Paixão de Cristo está nos cinemas dos Estados Unidos neste momento. Se você ainda não viu este filme, deveria faze-lo como parte de seu estudo desta semana. Enquanto isso, vamos nos voltar para a Bíblia para vermos como João relata esta história!

I. Amigos

A. Quando está sob pressão extrema, para quem você se volta?

1. Qual é a importância dos amigos em tempos de dificuldades?

B. Leia João 18:1-3. Teu “amigo” te encontra em um lugar escuro. Ele tem consigo soldados, que carregam luzes e armas. Ele pode estar pensando em te prender. Talvez ele te leve à morte. Como você reagiria?

1. O que você acha de amigos que traem a tua confiança por dinheiro?

2. E se esta traição puder resultar na tua morte?

3. Faz alguma diferença se você já não confiava muito no traidor?

C. Vamos voltar o relógio algumas horas. Leia Mateus 26:36-38. O que Jesus estava pedindo para os seus amigos?

D. Leia Mateus 26:39-41. Como você reagiria a esta situação se fosse Jesus?

1. O que a afirmação de Jesus “O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”, nos fala de Sua atitude a respeito de ter sido abandonado por Seus amigos? (Ele os está desculpando.)’

E. Jesus então se afasta para orar uma segunda vez. Vamos ler Mateus 26:42-43. Como você reagiria se os teus amigos te abandonasse duas vezes na hora de tua maior necessidade?

F. Leia Mateus 26:44-45. Pela terceira vez os amigos mais íntimos de Jesus o abandonam. Se fosse Jesus, você abandonaria a “missão” neste ponto?

1. Quem não está abandonando Jesus? (Ele continua voltando a orar ao Seu Pai no Céu.)

2. O verso 44 nos diz que Jesus orou a mesma coisa que orou no verso 42. Vamos Ver novamente esta oração. Jesus está olhando para o Seu futuro nas próximas horas?

3. Que tipo de atitude Jesus está tendo?

G. Leia João 18:4-5. Jesus é traído por Judas. Seus amigos mais chegados são incapazes ou não querem apoiá-Lo. Em benefício de Quem Jesus está para ser morto?

1. Quando os teus amigos se voltam contra você ou simplesmente parecem não se importar, você os ajuda?

a. Qual é a tua atitude com relação aos discípulos de Jesus neste momento?

(1) Você é como eles quando outras pessoas na nossa igreja estão sofrendo problemas terríveis? É mais fácil simplesmente dormir?

2. Por que João para nós no verso 4 que Jesus sabia “tudo o que lhe ia acontecer”? (Porque João quer que saibamos que Jesus não estava sendo enganado. Ele tomou uma decisão consciente de sofrer por nós. Jesus não queria sofrer. Mesmo assim Ele prosseguiu, apesar do que estava acontecendo com Seus “amigos”.)

H. Leia João 18:7-8. Quem está em primeiro lugar na mente de Jesus? (Aqueles seus auxiliares “preguiçosos, dorminhocos e inúteis”. Seu primeiro pensamento é salva-los!)

1. Que nota você daria para a coragem de Jesus? (Ele disse, “peguem a Mim, deixem eles irem embora”.)

I. Leis João 18:10-11. Pedro acorda! Por que Pedro, que estava dormindo no jardim, parte para o ataque agora?

1. Esta entrada tardia de Pedro na cena estava ajudando a Jesus? (Não. Nossa lição aponta que João 18:36 mostra que Pedro poderia ter, na verdade, criado um problema para Jesus.)

2. Compare o que Jesus disse para Pedro no verso 11 com a Sua oração em Mateus 26:42. O que aconteceu? (Agora Jesus entende que o cálice não poderá ser afastado dEle. Ele decidiu prosseguir com o plano de Deus,)

J. Leis João 18:15-16. Coloque-se no lugar de Pedro. O que ele está tentando fazer? Ele está tentando ajudar a Jesus?

1. Pedro deveria ter fugido correndo? Por que ficar por ali?

2. Temos um discípulo anônimo que tem amigos em altas posições. Por que o Sumo Sacerdote, que desprezava a Jesus, deixaria entrar um de Seus discípulos? (Duas possibilidades. Uma é que o Sumo Sacerdote queria que o discípulo de Jesus visse o que estava acontecendo e assim reconhecesse Jesus como sendo uma fraude. Outra é que esta pessoa era poderosa o suficiente para ser autorizada a entrar, a despeito do ponto de vista do Sumo Sacerdote.)

3. Sob quais circunstancias este discípulo poderia ser conhecido do Sumo Sacerdote? (Acredita-se comumente que o discípulo anônimo era João. Porém, Jesus tinha discípulos poderosos em Nicodemos e José de Arimatéia. Estes eram homens que tinham autoridade pessoal suficiente para poderem entrar.)

K. Leia João 18:17, 25-27. Por que Pedro, que anteriormente estava querendo lutar, agora nega a Jesus? (Quando Pedro pensou que eles estavam juntos na luta, sacou a sua espada. Quando ele ficou sozinho, desabou sob a pressão. Compare Pedro com Jesus nestes fatos. Nosso objetivo é ficar em pé mesmo quando nossos amigos nos abandonam.)

1. Note que existe um parente do homem a quem Pedro cortou uma orelha. Por que não dizer, “Ei, eu cortei a orelha do teu primo, mas de você eu vou cortar a garganta!” (O problema é que Pedro não estava achando que Jesus fosse se entregar. Agora que Jesus permitiu ser capturado, a vida de Pedro virou de cabeça para baixo. Ele não tinha mais o seu “grupo de apoio”)

2. Que tipo de atitude você acha que Jesus teve acerca da negação de Pedro? (Jesus tinha predito isso em João 13:37-38. Penso que Jesus compreende a Pedro, mas Pedro não está entendendo Jesus.)

II. Inimigos

A. Leia João 18:19-22. Que argumento legal Jesus está usando? (Meu entendimento é que a lei judaica é bastante similar à lei americana a este respeito: não se exige que uma pessoa acusada de um crime testifique contra si mesma. Jesus está fazendo uma objeção legal!)

1. O que Jesus recebe por ter feito uma objeção legal apropriada?

2. Alguma vez você já levou um tapa no rosto de alguém que era inferior em termos físicos ou em status social?

3. Se sim, qual foi a tua reação?

4. O que existe de especial em ser espancado no rosto? (Levar um tapa no rosto é especialmente perturbador e insultuoso.)

B. Leia João 18:23. Jesus cria que havia sido espancado injustamente?

C. Jesus é enviado a Pilatos, o governador romano. Leia João 18:38-40. Devido à determinação de Pilatos com respeito às acusações criminais, o que deveria ter acontecido com Jesus? (Pilatos disse que Jesus era inocente. Ele deveria ter sido libertado.)

1. Que tipo de pessoa era Barrabás? (Ele era um inimigo de Roma. Ele tinha tomado parte em uma rebelião.)

2. Quais seriam os teus sentimentos neste ponto se você fosse Jesus? (Você é julgado como sendo inocente. Você foi abusado no tribunal. E agora eles libertam um inimigo real do estado em vez de você.)

D. Leia João 19:1-3. O que você acha de especial neste abuso? (João nota que Jesus é espancado novamente no rosto. A coroa de espinhos não apenas causa dor, mas quando capa de púrpura é colocada, podemos ver que as pessoas estavam caçoando de Jesus.)

1. Alguma vez você já foi caçoado por alguém que era inferior em termos físicos ou em status social?

a. Se sim, qual foi a tua reação?

2. E se você for caçoado por ser estúpido, quando na verdade é muito mais esperto do que a pessoa que está caçoando de você? (Esta é a situação de Jesus. Eles estavam zombando de Seu status de “rei”, quando na verdade Ele é “O Rei”. Ele poderia tê-los destruído num instante.)

3. Como você se sente quando está fazendo um favor para as pessoas que estão zombando de você?

E. Leia João 19:16-18. Qual é a tua reação quando as pessoas que você está tentando ajudar te ferem fisicamente?

F. Vamos montar o quadro. Jesus é o Criador. Os seres humanos são nada comparados a Ele. Seus amigos o abandonaram, Seus inimigos Lhe batem no rosto, caçoam dEle e então O matam – tudo porque Ele está lhes prestando um favor. As pessoas que Jesus está ajudando são dignas desta ajuda?

1. Se os papéis fossem invertidos e você fosse Jesus, você continuaria passando por isso?

G. Amigo, se você é tentado, às vezes, a pensar que Jesus não está sendo justo com você, considere o que acabamos de estudar. O amor de Jesus, a Sua fidelidade e determinação estão além de nossa imaginação. Você responderá com amor Àquele que te amou primeiro?

III. Próxima Semana: O Poder da Ressurreição

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: