quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Religião nos Relacionamentos - Lição 08

As Outras Ovelhas de Cristo (João 10, Marcos 9, I Coríntios 3)

Introdução: Por que temos tantas denominações cristãs? Já que estamos no assunto, porque existem tantas religiões diferentes no mundo? Este é o plano de Deus? Será que uma denominação possui todas as doutrinas certas? Toda a verdade? Se uma pessoa é cristã, existe alguma razão para tentar convertê-la para uma outra denominação cristã? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que a Bíblia diz a respeito das “outras ovelhas” e sua educação!

I. Ovelhas sem Aprisco

A. Leia João 10:1-3. Como podemos distinguir o verdadeiro pastor do ladrão e assaltante? (O verdadeiro pastor entra pela porta.)

B. Leia João 10:4. Como as ovelhas distinguem o verdadeiro pastor do ladrão? (Pela sua voz.)

1. Esta á uma boa informação. Mas ela levanta uma pergunta natural: quem é o beneficiário dos primeiros três versos de João? Quem é que tem algo a aprender aqui? A que audiência os três primeiros versos se dirigem? (Obviamente, não são as ovelhas. Estas tomam a decisão sobre as boas intenções do pastor com base em sua voz. A pessoa que deve aprender alguma coisa aqui, não é uma ovelha. É um estranho, que quer distinguir o verdadeiro pastor, do ladrão de ovelhas.)

2. Quem, além das ovelhas, iria querer saber alguma coisa sobre pastores? Não somos todos nós ovelhas ou, pelo menos, ovelhas em potencial?

C. Leia João 10:6. Parece que os discípulos também tiveram problemas com esta questão. Aprendemos que as ovelhas conhecem o pastor pela sua voz. Como podemos saber quem são suas ovelhas? (Se você não conhece a voz do pastor, então você não é uma ovelha deste aprisco. Todos nós somos ovelhas ou ovelhas potenciais – e este é o ponto. Existem ovelhas que pertencem ao aprisco e ovelhas que não pertencem. Se você é uma ovelha de fora do aprisco, procurando por um pastor verdadeiro, deveria prestar atenção a como a pessoa que diz ser o “pastor” entra no aprisco. Os primeiros três versos de João 10 são uma lição para as ovelhas que atualmente estão “fora” do aprisco.)

D. Vamos continuar lendo. Leia João 10:7-9. Jesus nos diz que Ele é a porta do aprisco. O que Jesus está nos ensinando sobre todas as outras ovelhas em potencial? (Jesus está nos dizendo que se um líder religioso não coloca a sua confiança em Jesus, então este é um falso mestre, um falso pastor.)

1. O que este texto nos fala sobre todas as outras religiões do mundo? (Uma religião que não depende de Jesus é uma religião falsa.)

a. É tão simples assim?

2. O que este texto nos fala acerca de líderes religiosos que parecem ser motivados por dinheiro ou celebridade? (A menos que sejam motivados por Jesus, são falsos pastores.)

E. Leia João 10:10-11. Qual é o objetivo dos falsos pastores? Como estes se comparam com os objetivos de Jesus? (Eles vêm para matar. Jesus veio para morrer.)

1. Você conhece religiões que matariam as suas ovelhas? (A mais proeminente hoje em dia é aquele tipo de islamismo que mata outras pessoas por motivos religiosos. Nos Estados Unidos é proeminente o humanismo, que promove o aborto. A essência do cristianismo é estar disposto a dar a vida em benefício dos outros. Algumas vertentes do islamismo promovem o ato de dar a vida para matar os outros. O aborto é tirar a vida de outro para benefício de si mesmo. É o oposto completo do cristianismo – que ensina que você dá a vida para beneficiar os outros.)

F. Considerando o que Jesus está ensinando nestes versos, pode haver mais de uma religião verdadeira? (Jesus diz que existe uma porta verdadeira (que é Jesus) e portanto, é lógico dizermos que existe apenas um aprisco verdadeiro – o cristianismo.)

II. Ovelhas no Aprisco

A. Leia João 10:16. Quem são estas “outras ovelhas”? São cristãos? Seriam membros de outras denominações cristãs? (Quando Cristo diz “outras ovelhas”, Ele parece estar falando daqueles que seriam convertidos ao cristianismo. Ele não parece estar se referindo a outras denominações cristãs.)

B. Olhe novamente a segunda metade do verso 16. O que você acha que Jesus diria hoje, acerca de todas essas diferentes denominações cristãs?

C. Leia Marcos 9:38-40. O que este texto sugere que seria a atitude de Jesus acerca das muitas diferentes denominações cristãs de hoje? (Os discípulos parecem estar dizendo, “Este não é parte da nossa denominação – diga a ele que pare”. Na superfície, a idéia de “um rebanho” parece ser oposta a todas as essas diferentes denominações cristãs. Porém, o que Jesus diz em Marcos 9 nos ensina que se a outra pessoa vem através da porta que é Jesus e confia em Seu nome, não temos razão para reclamar. Parece que Jesus está confortável com vários grupos, todos trabalhando em o Seu nome.)

III. Educação Superior Para as Ovelhas do Aprisco?

A. Se todas estas denominações não parecem ser problema para Jesus e se o “teste final” para pertencer ao “aprisco” é entrar através de Jesus, que razão temos para tentar converter alguém de uma denominação cristã para outra? Isto seria apenas um desperdício inútil de recursos, que deveriam, em vez disso, ser usados para converter aqueles que ainda não são cristãos?

B. Para testar o teu pensamento sobre o assunto, vamos começar com a maior divisão entre os cristãos: Católicos e Protestantes. Em um nível teológico muito simples, esta divisão surgiu com base na compreensão protestante da justificação pela fé somente, revelada em versos como Romanos 1:17. Leia Romanos 1:17. É um desperdício de tempo tentar converter o pensamento de outros cristãos sobre este assunto?

1. Alguns poderiam argumentar que a justificação pela fé é a “questão da porta”. Com isso, quero dizer que se você tenta entrar no aprisco baseado nas tuas próprias obras, ao invés de vir através da porta da fé na justiça de Jesus, você não faz parte do aprisco. Você concorda com esta forma de pensar?

a. Se você diz que “sim”, existem outras questões que você acha que sejam “questão da porta”, ou seja, questões que determinam de você é realmente um cristão?

b. Se você não consegue pensar em qualquer outra “questão da porta”, então concordaria que, se você é um protestante, só deveria estar tentando converter aqueles que não crêem na justificação pela fé somente?

C. Leia I Coríntios 3:10-11. O que Paulo quer dizer quando fala que lançou “o alicerce”, que é Jesus Cristo? (Paulo está nos dizendo que ele está ensinando às “ovelhas” em potencial acerca da “questão da porta”: vir para a salvação apenas através da crença em Jesus.)

D. Leis I Coríntios 3:12-13. O que significa “construir” sobre o alicerce? (Deve significar ensinamento bíblico que vai além do ensino básico de vir para a salvação apenas através de Jesus.)

1. O que você acha que é o ensino do tipo “palha”, em oposição ao ensino do tipo “ouro” (Ensinar as verdades bíblicas, ao contrário de ensinar doutrinas falsas ou doutrinas irrelevantes.)

2. Paulo diz que a qualidade de nossos ensinamentos será revelada pelo fogo no “Dia”.

a. O que é “o Dia”? (II Pedro 3:8-10 – O momento da Segunda Vinda de Jesus.)

b. O que é o fogo? (Números 31:22 nos ensina que o fogo é uma forma de teste e de purificação.)

E. Leia I Coríntios 3:14-15. Se um professor de Bíblia constrói com palha ou madeira – ensina doutrinas falsas ou irrelevantes – ele será salvo? (Parece que a resposta é “sim”.)

1. O que é queimado? Os alunos ou as doutrinas ou alguma outra coisa?

a. Se você respondeu “os alunos que aceitaram as doutrinas de palha são queimados”, isto significa que a salvação exige crer em alguma coisa, além da fé em Jesus?

b. Como você explica que os maus professores se salvam e seus alunos não? (O texto bíblico, por si mesmo, não está claro para mim, mas deve se referir às doutrinas sendo queimadas, e não os estudantes se queimando. Se não fosse assim, entraríamos em conflito teológico com textos como Atos 16:30-31, Romanos 10:13 e Atos 2:21, com respeito ao que é necessário para a salvação.)

2. Qual é a vantagem de ter uma doutrina correta? (Ela te ajuda a permanecer em pé em tempos de angústia. Se o teu templo é construído sobre o alicerce de Jesus com doutrinas de ouro, então você será capaz de suportar o teste do fogo. )

F. Leia Provérbios 2:1-5. O que este texto ensina acerca dos benefícios do estudo contínuo da Bíblia? (Se estudamos a Palavra de Deus, e oramos por entendimento, Ele nos ajudará a compreender melhor e Ele e a Sua vontade. Precisamos garimpar continuamente por doutrinas de ouro. Nós as encontraremos e então compartilharemos essas doutrinas.)

G. Amigo, uma vez que você se arrependeu e aceitou a Jesus como teu Salvador, está salvo. Mas este é apenas o começo da tua caminhada com Deus. Embora alguns possam argumentar que “doutrinas” sejam irrelevantes e que levam à divisão, creio que aqueles que amam verdadeiramente a Deus irão querer aumentar continuamente seu conhecimento e sua compreensão de Sua vontade. Educar “as ovelhas” com doutrinas do tipo ouro é parte do plano de Deus para nós. Você vai se comprometer a nunca parar de estudar a Palavra de Deus para obter uma compreensão maior?

IV. Próxima Semana: Como se Relacionar Com os Não-Cristãos

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: