quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Religião nos Relacionamentos - Lição 09

Como se Relacionar com os Não-Cristãos (Atos 4)

Introdução: “Todos os caminhos levam ao céu.” Isto é verdade? A cultura moderna rejeita a idéia da verdade absoluta. Em vez disso, a idéia é que a opinião de cada pessoa é igualmente válida e igualmente verdadeira. Qualquer tipo de espiritualidade é bom. Quando a cantora Madonna forma um “círculo de oração” antes de sua apresentação e ora para si mesma, a cultura popular nota que ela é verdadeiramente uma pessoa “espiritual”. O que a Bíblia diz sobre o caminho para o céu? Vamos mergulhar no Livro de Deus e descobrir o que o mapa oficial tem a dizer!

I. Quantos Caminhos?

A. Leia Atos 4:1-4. O que você acha que estava perturbando mais os saduceus: que Pedro e João estavam pregando a ressurreição dos mortos ou que milhares creram neles?

B. Leia Atos 4:5-7. Você acha que os dirigentes judaicos queriam realmente saber a resposta para a pergunta deles?

1. Para compreender de forma completa esta questão, precisamos voltar até Atos 3:1-7 e ler a história da cura. Leia Atos 3:1-7. Este é o fato que deu início à cadeia de eventos que levou à prisão de Pedro e João.

2. Leia Atos 3:11-16. Pedro tinha explicado à multidão em nome de quem estava sendo realizada esta cura? (Sim. Os versos 6 e 16 deixam este assunto bastante claro.)

a. Como você classificaria as afirmações de Pedro, em uma escala diplomática? Ele está cuidando para não ferir sentimentos?

3. Vamos voltar à minha pergunta anterior sobre se a pergunta que os líderes judaicos fizeram em Atos 4:7 era genuína. O que você acha? (Depois de vermos o contexto, parece que a pergunta não era sincera. Trata-se simplesmente de uma tentativa de intimidar os discípulos a abandonar a história que eles contaram à multidão.)

C. Leia Atos 4:8-12. Hoje em dia ouvimos uma porção de coisas sobre “tolerância”. Em seu Sermão do Monte, Jesus nos disse para (Mateus 5:43-44) “amarmos os nossos inimigos”. Isto é a mesma coisa que tolerá-los? (A “sabedoria” do mundo me faz balançar a cabeça. Quem quer ser meramente “tolerado”? Sim, este é o mantra da atualidade. O que o mundo realmente quer dizer com “tolerância” é estar disposto a aceitar como verdade o que uma outra pessoa acredita.)

1. Quando você considera o discurso de Pedro em Atos 4:8-12, ele te soa como se fosse tolerante?

a. Ele soa amoroso? (Sim. Dizer a verdade às pessoas quando seu destino eterno está em jogo é um ato de amor.)

2. Quantos caminhos legítimos para o céu são identificados por Pedro no verso 12? (Um. “Não há salvação em nenhum outro [além de Jesus].”)

D. Na semana passada passamos bastante tempo estudando João 10. Leia João 10:7-9. Quantos caminhos legítimos para o céu foram identificados por Jesus? (Um. Jesus diz que Ele é a “porta”.)

E. Leia João 14:6. Novamente, vemos Jesus descrevendo o caminho para a verdade e para a vida eterna. Quantos caminhos Jesus descreve? (Um.)

F. Leia Mateus 7:13-14. Encontramos aqui uma outra discussão sobre o “sistema rodoviário” para a vida. Quantas estradas levam para a vida eterna?

1. A grande maioria das pessoas está na estrada certa?

2. E você? Está entre “os poucos” que estão no caminho para a vida?

II. Como Descrever o Único Caminho?

A. Enquanto você pensa no que Pedro disse para os líderes judaicos em Atos 4:8-12, poderia me dizer por que ele não disse, “Entendo que estamos na mesma atividade de salvar almas. Aplaudo seus esforços e quero que saibam quanto aprecio o que vocês fizeram no passado. Estamos ajudando a esclarecer algumas de suas doutrinas. Embora compreendamos que isto pode causar algum desconforto momentâneo, estou certo de que todos nós poderemos trabalhas confortavelmente juntos em direção ao nosso objetivo mútuo de ajudar as pessoas.” Há algo errado em dizer isto?

1. Pedro não possuía uma reputação por ser impulsivo e falar sem pensar?

2. A impulsividade de Pedro é o problema aqui? (Note Atos 4:8. As palavras de Pedro estão sendo dirigidas por Deus. O Espírito Santo escolheu estas palavras!)

3. Volte um minuto e reveja o que Pedro disse para a população comum em Atos 3:13-15. A natureza da abordagem de Pedro para levar as pessoas para o caminho certo está bem clara?

a. Esta é a abordagem que você usaria?

B. Acabo de voltar de uma viagem de férias ao Sul. Em um painel destacado ao longo da rodovia no (eu acho) Tennessee, lembro de ter visto esta frase: “O Sábado é o verdadeiro Dia do Senhor. O Domingo é a Marca da Besta.” Pensei, “Quantas pessoas serão persuadidas através disto?” Pedro concordaria com um painel controvertido como este?

C. Vamos pular um pouco para baixo na nossa história e ler Atos 4:23-26. Que tipo de reação o mundo tem com relação ao evangelho? (O mundo é hostil ao evangelho.)

1. Se o mundo é hostil de qualquer maneira, deveríamos responder com hostilidade? Deveríamos falar claramente?

2. Há duas semanas atrás mencionei a discussão sobre o Imposto do Templo – se Jesus, o Filho de Deus, deveria pagar os impostos que iram para o sustento do Templo. A questão real desta história era “Quem é Jesus – um mero mestre ou o Filho de Deus?” Leia Mateus 17:27 para descobrir um dos objetivos de Jesus ao lidar com uma questão difícil. Qual é a prioridade mais alta para Jesus? (Não ofender aqueles que não criam nEle.)

D. Baseado no que estudamos até agora, como você descreveria a melhor forma de abordagem aos não-crentes? (Ser claro acerca da verdade, mas tentar evitar ofende-los.)

E. Como deveríamos nos aproximar de religiões com crenças opostas à nossa? Deveríamos cumprimentá-los? Por exemplo, a nossa lição (terça-feira) diz que “devemos ter grande respeito por Maomé, que insistiu [no monoteísmo].” Você concorda?

1. Vamos ver alguns fatos sobre Maomé. Ele nasceu no ano de 570 A.D. – centenas de anos depois que todos os livros do Novo Testamento haviam sido escritos. Isto significa que tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos estavam disponíveis a ele. Maomé considerou-se como sendo o último da linhagem bíblica dos profetas. “Inicialmente, Maomé assumiu como certo o apoio dos judeus e dos cristãos e não via razão para entrar em ofensiva contra eles. Porém, com o passar de poucos anos, quando as discrepâncias entre as suas revelações e as Escrituras judaico-cristãs começaram a se tornar amplamente conhecidas, judeus e cristãos passaram a duvidar que Maomé fosse realmente um verdadeiro profeta de Deus.” (L. Spargamino, Religion of Peace or Refuge of Terror?, p. 18) Foi neste ponto que o relacionamento de Maomé com os cristãos e judeus começou a se deteriorar.

a. Ou Maomé é um verdadeiro profeta ou não é. Se ele não é, deveríamos “ter grande respeito” por ele?

b. Se Maomé não é um verdadeiro profeta, e ele está levando milhões de pessoas para longe do caminho e da “porta” que nos permitem entrar na vida eterna, deveríamos respeitá-lo?

c. É possível que Maomé seja um verdadeiro profeta? (O Alcorão ensina “Advirtam aqueles que dizem que Deus tem um filho nascido.” Suratra 18:4-5. “Deus é o único Deus, não é possível que ele tivesse um filho” Suratra 4:172. Falando da crucifixão de Jesus, Maomé escreve: “Eles não o mataram, nem o crucificaram, mas pensaram que o haviam matado” Suratra 4:156-158. Uma vez que Maomé nega a “única porta”, isto impede que ele seja um verdadeiro profeta.)

2. Se cremos que Maomé é um falso profeta, como podemos levar isto aos muçulmanos sem ofende-los? Como podemos levar qualquer cristão para o “único caminho”? Vamos discutir isto em seguida.

III. Como Levar Outros ao Caminho

A. Até aqui estamos sendo bem claros em descrever o “único caminho”. Jesus acrescenta que deveríamos evitar ofender as pessoas. Vamos ler Atos 16:1-5. Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado? (“Por causa dos judeus”.)

1. Qual foi o resultado desta decisão e do trabalho conjunto de Paulo e Timóteo? (Judeus foram convertidos ao cristianismo.)

B. Leia Gálatas 5:2-6. Como você pode conciliar o fato de Paulo ter feito Timóteo se circuncidar quando ele disse aos Gálatas que Cristo “de nada lhes servirá” se eles se permitissem ser circuncidados?

1. Paulo tem um duplo padrão?

C. Leia I Coríntios 9:19-23. Pedro e Paulo seriam capazes de planejar juntos uma reunião evangelística? Paulo seria um “Maria-vai-com-as-outras”, em comparação com Pedro? Como Paulo ensina que deveríamos nos aproximar daqueles que tem crenças que nós achamos erradas? (Temos que ser cuidadosos aqui, porque o Espírito Santo inspirou estes dois homens. A explicação de Paulo para o seu “duplo padrão” se encontra aqui. Ele tem um padrão moral e um padrão de pragmatismo. Ele não compromete suas crenças morais, mas se envolve em todo tipo de “compromisso” para ganhar outros para Cristo. Timóteo foi circuncidado embora Paulo soubesse que isto não era exigido por Deus. Paulo fez isso para que os judeus fossem mais receptivos a Timóteo.)

1. Como você aplicaria este conselho hoje? Como poderíamos falar claramente, e ainda assim, não ofender? Quais “compromissos” deveríamos fazer para alcançar os descrentes?

a. Estes compromissos deveriam ter algo a ver com o nosso culto de adoração?

b. Que compromissos você sugeriria para ganhar os muçulmanos para Cristo? (Sugeriria que você respeita o falso profeta deles?)

E. Amigo, existe apenas um caminho estreito e um pequeno portão que leva à vida eterna. Precisamos ser claros ao descrever isto, mas evitar insultos desnecessários. Precisamos saber o que comprometer e o que não comprometer. Isto exige sabedoria do alto. Você vai orar para que o Espírito Santo te guie no conhecimento de como trazer outros para uma familiaridade salvadora com Jesus?

IV. Próxima Semana: Amar os Inimigos?

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: