quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Religião nos Relacionamentos - Lição 11

Irmãos e Irmãs na Fé (I Coríntios 12, Gálatas 3, Mateus 20)

Introdução: Como lidamos com as diferenças entre os membros da igreja? Lembro-me de ser membro de uma comissão de constituição e legislação da igreja e me disseram que nosso trabalho era decidir sobre as qualificações dos membros de um comitê administrativo. As sugestões eram que precisávamos de um certo número de pessoas que moravam em várias regiões geográficas, precisávamos de um certo número de homens e mulheres, precisávamos de um certo número de pessoas de uma determinada raça, precisávamos de um certo número de pessoas que eram funcionários da igreja e um certo número de pessoas que não eram. Isto me fez coçar a cabeça e me perguntar qual o nosso objetivo. Nosso objetivo era ajuntar um grupo de pessoas diferentes? Ou era ajuntar um grupo de pessoas que sabiam algo sobre a tarefa a ser cumprida – que era a administração? Qual deveria ser o nosso objetivo? A Bíblia fala alguma coisa sobre a questão da diversidade? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. A Linguagem do Corpo

A. Leia I Coríntios 12:4-6. Qual é o elemento comum em toda a nossa obra espiritual? (Deus. Deus está por trás de todos os nossos esforços espirituais genuínos.)

B. Leia I Coríntios 12:7. Se alguém dissesse que o Espírito Santo estava lhe dando uma inspiração pessoal para descobrir ouro, o que você diria? (Você deveria levantar algumas questões. Os “dons do Espírito” são dados para o bem comum da igreja. Devem ser uma benção para todos.)

C. Leia I Coríntios 12:8-11. Quem é o responsável por dar estes vários dons à igreja? (Deus. Deus é o responsável por decidir quem recebe qual dom.)

1. Vamos voltar à minha tarefa na comissão de encontrar pessoas de um gênero, raça, idade, vínculo empregatício ou localização geográfica específicos para servir em um comitê. Como isto se encaixa com o que acabamos de ler sobre os dons espirituais? (O que estes versos que acabamos de ler descrevem é muito diferente dos critérios que me foram dados.)

a. Deveríamos estas selecionando pessoas com base em seus dons espirituais, e não nestes outros critérios?

b. Estes dois conjuntos de critérios são mutuamente exclusivos?

2. Leia I Coríntios 12:12-13. Qual é a importância de raça, status social e situação empregatícia na determinação da composição da igreja? (Considerações sobre raça, status social e situação empregatícia são irrelevantes para este texto.)

a. Veja novamente o verso 12. Qual é o objetivo de todos estes diferentes dons espirituais? (Unidade. Um corpo.)

D. Leia Gálatas 3:26-29. De tempos em tempos vejo o slogan “Busque a diversidade”. Certamente esta era a minha tarefa naquela comissão. Este slogan é consistente ou inconsistente com este texto? (Diversidade com unidade na igreja é um resultado, e não um objetivo. Há quase 30 anos atrás fui “fritado” em uma igreja porque lancei o voto decisivo em favor de um homem de pele escura para que ele fosse o Primeiro Ancião. Eu votei desta forma porque fui fortemente impressionado pelo Espírito Santo. Naqueles dias a pressão era no sentido oposto – para escolher anciãos que tivessem uma pele clara. Há tantos anos atrás, recusei-me a votar com base na cor da pele; e ainda me sinto relutante a faze-lo hoje.)

1. Se você pretende escolher pessoas de uma certa raça, gênero ou status para assumir cargos na igreja, então você está discriminando com base nestes critérios? (Penso que sim. Gálatas 3:28 nos ensina que estas distinções não deveriam fazer qualquer diferença na igreja. Nosso slogan deveria ser “busquem a todos”. Se você busca e dá boas vindas a todos, sem referencia a raça, gênero ou status, então você tem a diversidade. Minha igreja local é bastante diversa. Embora eu saiba que isto é parcialmente uma conseqüência de sua localização, gosto de pensar que é primeiramente porque existe um consenso entre nossos membros para que aceitemos a todos, porque não discriminamos contra qualquer pessoa.)

E. Vamos voltar para I Coríntios 12. Leia I Coríntios 12:14-16. Que problema espiritual você acha que existe entre este pé e este ouvido? (Ou eles estão tendo ciúmes dos dons espirituais dados a outros, ou estão envergonhados de seu próprio dom. )

1. Você tem pés ou ouvidos na tua igreja?

2. Como podemos curar a doença dos “pés e ouvidos”? (Leia I Coríntios 12:17-20. Paulo dá duas razões pelas quais pés e ouvidos deveriam vencer esta antipatia pelos seus dons: teu dom é importante e teu dom foi dado a você por Deus.)

F. Leia I Coríntios 12:21-22. Agora temos o problema que os outros dizem às mãos e aos pés que eles não são necessários. Qual é a causa desta doença do corpo? (Isto é orgulho. Pessoas que tem certos dons espirituais se enchem de orgulho pela sua posição.)

1. O que a Bíblia diz sobre os dons “mais fracos”? (Eles são indispensáveis.)

G. Leia I Coríntios 12:23-25. O que Paulo está ensinando aqui? Como podemos dar “especial honra” aos membros que “são indecorosos”? (Quando estou pregando, as pessoas que operam o sistema de som e que projetam as imagens no computador são “indispensáveis” para o sermão. Se eu fizer um bom trabalho, sou automaticamente “honrado”, mas eles não são. Paulo parece estar dizendo, “Certifique-se de que eles sejam honrados também”.)

1. Vamos rever a questão da “diversidade”, por um momento. De tempos em tempos me dizem que a liderança deveria tomar decisões tendo em vista uma idade, gênero ou raça, para mostrar a importância de um grupo específico na igreja. Os versos 23-25 falam desta questão? (O tema geral de I Coríntios 12 é evitar tomar decisões baseadas em outros critérios além dos dons espirituais. Mas os versos 23-25 parecem acrescentar uma nova consideração. Se alguma parte do corpo se sente “indecorosa”, este texto sugere que um “decoro especial” pode ser apropriado.)

II. O Poder do Corpo

A. Leia Mateus 20:20-21. Quando está buscando uma promoção no trabalho, você gostaria de uma ajuda da “mamãe”?

1. O que esta “mamãe” está pedindo de Jesus? (Para dar aos seus dois filhos as duas posições principais em Seu reino vindouro.)

2. Por que uma mãe pediria isto?

B. Leia Mateus 20:22. Quem são “eles” que respondem a Jesus? (Os filhos! A história revela agora que os “garotos” (Tiago e João – Marcos 1:19) estavam em volta enquanto a “mamãe” fazia o pedido por eles.)

1. Se você fosse Jesus, como reagiria ao fato de os rapazes fazerem com que a “mamãe” pedisse a promoção deles?

2. Jesus diz que os principais líderes no Seu reino deveriam ser bons bebedores. Sobre o que Jesus está falando? (Em Mateus 26 lemos sobre a luta de Jesus na noite anterior à Sua crucifixão. Em Mateus 26:39-42 Jesus pede que o “cálice” seja afastado dEle se isto for possível. O cálice é o sofrimento e a morte de Jesus.)

a. Será que a “mamãe” e os rapazes entenderam o que era o “cálice”, do qual estavam tão dispostos a tomar?

C. Leis Mateus 20:23. Quem é o responsável por escolher os líderes no reino de Jesus?

1. Isto também é verdade na tua igreja? (Este texto nos mostra o problema. A mãe e os rapazes queriam a liderança. Jesus diz que o Pai no céu escolherá os líderes. Isto se encaixa perfeitamente com a nossa discussão anterior sobre como Deus também decide sobre os nossos dons espirituais.)

D. Leia Mateus 20:24. Como o restante dos discípulos reagiu a esta “busca pelo poder” por parte de Tiago, João e sua mãe? Parte de sua reação seria devido ao fato de que eles não pensaram nisso antes? (Todos eles demonstraram a mesma atitude – eles queriam a liderança. Eles queriam a honra.)

1. Esta é a tua atitude?

E. Leia Mateus 20:25-28. Qual é o papel apropriado de um líder?

1. Isto deveria esfriar o nosso desejo de liderar?

2. Que lição este texto nos ensina sobre a escolha de nossos líderes? (Este texto reforça a lição que aprendemos antes: líderes deveriam ser escolhidos com base nos dons espirituais. Não se trata de poder, mas de serviço. Líderes verdadeiros usam seus dons para servir. Não deveríamos estar “enfeitando” nossos cargos de liderança com base em gênero, raça, idade, localização, etc. A igreja não é um tipo de vitrine de poder, ela é um lugar de serviço.)

F. Amigo, examine a tua atitude. Você busca uma posição de liderança porque quer poder e honra? Você acha que está capacitado para liderar por causa do teu emprego, tua raça ou teu gênero? Você fica chateado quando perde o “poder”? A Bíblia nos ensina que a liderança e os “cargos” dizem respeito aos dons espirituais e sua utilização para a edificação da igreja. Neste edifício, todas as posições são importantes e todas devem refletir a escolha de Deus.

III. Próxima Semana: Apoiando os Líderes

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: