quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Religião nos Relacionamentos - Lição 12

Apoiando os Líderes (I Samuel 8; Mateus 20; I Timóteo 3)

Introdução: Naturalmente pensamos que qualquer organização bem-sucedida tem uma liderança. Isto também é verdade com relação à igreja? Se sim, que tipo de líderes ela deveria ter? Os líderes da igreja deveriam tomar como modelo os líderes do mundo? Líderes da indústria? A igreja precisa de líderes, afinal de contas? Jesus não é o único líder de que precisamos? Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir o que a Bíblia nos ensina sobre a liderança na igreja.

I. Liderança Dentro e Fora da Igreja

A. Leia I Samuel 8:1-5. Pense no que você se lembra sobre a vida de Samuel. Que tipo de líder ele era? (Samuel era um grande líder.)

1. Você diria que Samuel era um líder típico? (Samuel era um profeta. Um profeta era um porta-voz de Deus. Portanto, ele não era um líder no sentido tradicional. Normalmente os líderes não são porta-vozes de outras pessoas.)

2. Note que o povo quer um novo líder. Que razões eles dão para buscarem uma nova liderança? (Samuel está velho. Seus filhos não são substitutos qualificados para ele, porque não seguiram a Deus.)

3. O que, precisamente, o povo está dizendo que quer em um novo líder? (Um rei, para dirigi-los)

a. Isto é uma conseqüência lógica das preocupações levantadas pelo povo no verso 5? (Eu não vejo a ligação lógica.)

B. Leia I Samuel 8:6-9. Por que Samuel estava triste por ouvir o povo pedir por um rei? (Ele pensou que esta era uma rejeição pessoal de sua liderança.)

1. O que Deus achou disto? (Ele achou que era uma rejeição pessoal dEle.)

2. O que havia de errado em pedir por um rei? A organização não é boa? (Estes versos destacam a diferença entre a liderança de Deus e os objetivos de liderança do mundo. Deus quer líderes que falem por Ele. O povo tinha se voltado repetidamente para os deuses de sua própria escolha.)

C. Leis I Samuel 8:10-18. O problema com os reis é que eles exigem pagamento por seus serviços?

1. O que você vê como o principal argumento que Deus oferece a Samuel contra ter um rei? (O rei irá agir pelo bem de seus próprios interesses. Deus age no interesse de Seu povo.)

D. Leis I Samuel 8:19-20. Qual é a razão que agora descobrimos, pela qual o povo queria um rei? (Eles queriam ser como o mundo! Isto realmente não tem nada a ver com Samuel.)

E. Existem lições nestes versos que poderíamos aplicar para a liderança atual da igreja? (Deus evita líderes humanos que colocam a si mesmos em primeiro lugar. O modelo dos líderes mundanos não é o modelo que Deus está procurando na igreja. Deus prefere líderes que falem por Ele. Nosso objetivo é fazer de Deus o nosso verdadeiro líder.)

F. Na semana passada nós estudamos o pedido feito pela mãe de Tiago e João, para torná-los os líderes mais importantes no reino de Jesus. Vamos ler novamente a parte da história que descreve a visão de Jesus sobre a liderança na igreja. Leia Mateus 20:25-28. Que tipo de líder Jesus está descrevendo? (Um líder servo.)

G. Você consegue traçar limites entre o argumento de Deus contra ter um líder em I Samuel 8 e a descrição de Jesus de um líder apropriado em Mateus 20? (Estes textos parecem encaixar-se perfeitamente. Em I Samuel 8 lemos sobre o que há de errado com líderes mundanos (usam o cargo em benefício próprio) e em Mateus 20 lemos o que existe de certo nos líderes espirituais (que eles servem aos outros). Comparando os dois, temos um quadro do que Deus tem em mente para os líderes na igreja. Os líderes da igreja não deveriam usar o cargo para benefício próprio, deveriam servir aos outros.)

1. Isto significa que os líderes da igreja não deveriam ser pagos pelo seu trabalho? (Leia Mateus 10 9-10. Quando Jesus enviou Seus discípulos, esperava que aqueles que fossem ajudados por eles, os apoiassem financeiramente. Veja também Lucas 10:7; I Coríntios 9:7-11)

II. Qualidades da Liderança

A. Até aqui estivemos olhando o tipo de atitude geral que precisamos nos líderes da igreja. Vamos nos voltar agora para algumas qualidades específicas. Leia I Timóteo 3:1-3. No passado eu pensava que deveria evitar de votar em mim mesmo para uma posição de liderança na igreja. O que I Timóteo 3:1 sugere acerca de querer ser um líder na igreja? (O texto sugere que este desejo é correto. Não há nada de errado com ele. É uma tarefa nobre.)

1. Todos os que desejam ser líderes na igreja estão qualificados para a liderança?

2. Vendo a lista de qualificações nos versos 2 e 3, que tipo de quadro você vê?

a. Você vê algumas qualificações que seriam questionáveis hoje em dia? Se sim, por que?

(1) O tempo deveria alterar a lista de qualificações de Deus?

b. Estes padrões são aplicados na escolha dos lidere da tua igreja?

c. Note que a posição de liderança aqui é de “bispo”, que literalmente significa “o visitante” ou “inspetor”. Isto se parece com uma descrição da liderança da igreja local?

(1) Se não, então os líderes da nossa igreja local devem se adaptar a todas estas exigências? (Este não era um líder local. Contudo, a resposta lógica é que quanto mais destas qualidades um líder local possuir, melhor será.)

B. Leia I Timóteo 3:4-5. Qual é a ligação entre ser um pai bom e bem-sucedido e ser um líder bem-sucedido na igreja?

1. Como você explica o fato de que Samuel era um grande líder de Israel, porém,, como aprendemos antes, (I Samuel 8:3) seus filhos não “andaram nos seus caminhos”? (Talvez a história de Samuel reforce este ponto: o povo não estaria tão ansioso para se voltar para um rei se os filhos de Samuel fossem líderes honestos, espirituais e competentes. Contudo, Deus minimiza esta questão, na Sua discussão sobre isto com Samuel. I Samuel 8:7-8.)

C. Leia I Timóteo 3:6. Qual é o problema em escolher recém-convertidos como líderes?

1. Se alguém é convertido há bastante tempo e ainda é cheio de soberba, deveria ser negada a esta pessoa uma posição de liderança?

D. Leia I Timóteo 3:7. Nossos líderes devem ter uma boa reputação fora da igreja. Por que? (Paulo parece dizer que aquilo que fazemos fora da igreja, o que fazemos nas nossas transações de negócios, são um indicador importante de se, no final, nós cairemos em desgraça, trazendo assim a desgraça para a igreja.)

E. Por Paulo não menciona que líderes deveriam ter o dom espiritual da liderança (Romanos 12:6-8)?

F. Leia I Timóteo 3:8-9. Pensamos nos diáconos como sendo líderes da igreja que cuidam de assuntos mais práticos. (Veja Atos 6:2-4) Porém, o termo grego traduzido por “diácono” em I Timóteo 3:8 é o mesmo termo usado em Mateus 20:26 (quem quiser tornar-se grande entre vocês deverá ser servo [diácono]). Como estas qualificações para o que parece ser uma liderança local se comparam com as qualificações para “bispo”? (Elas tem o mesmo “espírito”, mas são uma lista mais curta.)

G. Leia I Timóteo 3:11. Um bom líder deveria ser rejeitado por causa de sua esposa?

1. Que ponto prático você acha que Paulo está defendendo?

2. E se a esposa é a líder?

H. Leia I Timóteo 3:12. Existem aqui mais algumas qualificações para um líder da igreja local. Quando o texto se refere a “uma esposa”, quer dizer “uma esposa de cada vez”? Ou os líderes da igreja local deveriam ser casados apenas uma vez e com a mesma esposa?

I. Tito 1:7-8 estabelece qualificações para um bispo que são semelhantes àquelas listadas em I Timóteo 3. Leia Tito 1:9 para vermos um ponto que não foi listado em I Timóteo 3. Considerando a liderança da igreja, qual é a importância de os líderes refutarem aqueles que se opõe à sã doutrina? (As qualidades que estivemos vendo até agora parecem ser de “inteligência emocional” e espiritualidade. Tito acrescenta que nossos líderes da igreja devem ser capazes de defender aquilo em que crêem.)

III. Motivando a Liderança

A. Leia II Timóteo 4:1-2. Paulo está dando a Timóteo (um líder) uma palestra motivacional. O que deveria motivar os nossos líderes, de acordo com Paulo? (Líderes da igreja precisam ter em mente que Jesus está voltando! Ele vai executar o juízo sobre os ímpios e vai estabelecer o Seu reino. Este pensamento está no centro das mensagens escatológicas dos três anjos. O primeiro anjo declara que a hora do juízo chegou! Apocalipse 14:6-7.)

B. Leia II Timóteo 4:3-5. Paulo diz que chegará um tempo em que as pessoas se voltarão para “mestres de Bíblia” que só ensinam os mitos que as pessoas querem ouvir. Este tempo já chegou?

1. O que podemos fazer para se opor a isto? (Não apenas orar pelos nossos líderes e instrutores bíblicos, mas orarmos para que o Espírito Santo mova os corações daqueles que ouvem.)

C. Amigo, você gostaria de ser um líder na igreja? Acabamos de estudas as qualificações? Coloque teu coração neste objetivo e peça a Deus para criar estas qualidades na tua vida. Isto não apenas vai te preparar para se tornar um líder na igreja, mas te ajudará a dar um apoio positivo para os líderes atuais.

IV. Próxima Semana: Abraçando o Mundo

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: