quarta-feira, 8 de julho de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 02

Experimentando a Palavra da Vida (I João 1; João 14; Gênesis 1)

Introdução: Estou na Califórnia! Depois de muitos anos de visitas à Califórnia, aprendi que um certo (grande) segmento da população da Califórnia é muito preocupada com a aparência jovem. Este grupo resiste à ordem natural da vida, na qual o envelhecimento é desejável, porque traz sabedoria e dignidade. Em vez disso, todos querem parecer eternamente jovens. Por que isso? Penso que grande parte da razão é que juventude é igual a uma vida vibrante. Envelhecimento é igual a morte. Juventude e vida são estimulantes e atrativos. Morte é, digamos, chata. Nossa lição desta semana sugere outra rota para a vida (e juventude). Você é alguém que quer ser eternamente jovem? Você deseja a alegria da vida? Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir mais sobre o caminho para a vida e juventude eternas!

I. Testemunho da Vida

A. Vamos ler I João 1:2. Na semana passada discutimos a afirmação de João de que Jesus é “a Palavra” da vida. Agora João enfatiza a segunda parte da frase: “a Vida”. O que há de importante em chamar Jesus de “a Vida”, quando já O chamamos de “a Palavra”?

1. Você já ouviu alguém falar sobre um assunto e concluiu que a pessoa não sabe o que está falando? (João nos diz que Jesus não apenas nos dá instruções sobre a vida (“Palavra”), mas Jesus é vida.)

2. De que maneiras Jesus é “Vida”? (Na semana passada aprendemos que Jesus é o nosso Criador, o que O torna o autor da vida. João testifica que Jesus ressuscitou e está vivo. Isto nos mostra que Jesus tem vida agora. A ressurreição mostra um poder de “vida”, mesmo quando a morte ocorreu.)

B. Quando João escreve em I João 1:2 que “a Vida se manifestou”, que ponto ele está enfatizando? (Ele usa a expressão {equivalente a} “manifestar-se” duas vezes. Você falaria (acerca de outra pessoa) que ela “se manifestou”? (Não. Deus se manifesta aos seres humanos. João nos diz que Deus se tornou humano e então Deus entrou em contato com outros seres humanos. “[A] vida eterna, que estava com o Pai ... nos foi manifestada.” O foco está em Deus descendo e se revelando aos seres humanos.)

1. O que João nos ensina sobre o relacionamento de Jesus com o Pai do Céu? (João não é ambíguo a respeito disso. Ele afirma que Jesus estava com o Deus eterno e então fez Seu aparecimento como ser humano. Jesus tinha a Sua origem no céu. Ou você acredita nisso ou não. Você não pode, do ponto de vista lógico – como algumas religiões e algumas pessoas – acreditar que Jesus foi simplesmente um sábio rabino ou um homem bom. Acreditar assim faz de Jesus e Seus associados mais íntimos uns mentirosos repugnantes. Ou você dá este salto de fé ou não. Não há meio termo aqui.)

C. Leia I João 1:3. Que afirmações adicionais João faz sobre Jesus? (Ele nos diz que além da origem de Jesus ser celestial, Jesus é o “Filho” de Deus. Ele pinta um quadro do Deus do Universo, chamando um aspecto de “Pai” e outro aspecto de “Filho”.)

1. Este é um assunto radical. Leia Deuteronômio 6:4. Este era um dos textos bíblicos mais importantes, na opinião dos contemporâneos judaicos de João. Como você encaixa isto com o quadro de João, com Jesus sendo o Filho de Deus? Como Jesus pode ser Deus quando existe apenas um Deus?

a. Medite um pouco sobre Deuteronômio 6:4. Por que você escreveria isto, a menos que o teu Deus tivesse múltiplos aspectos? (Penso que este texto reforça a idéia da Trindade, a idéia de que Jesus e o Pai são um Deus.)

2. Leia Gênesis 1:1-2. A palavra hebraica para “Deus” no verso 1 é uma palavra que está no plural. O que isto nos ensina sobre a Trindade? (Tanto no seu evangelho quanto nas epístolas, João começa de forma parecida com Gênesis. É no começo do Gênesis que vemos Deus nos apresentando a idéia da Trindade, incluindo uma apresentação ao Espírito Santo. João explica que esta Trindade inclui Jesus como o Filho e o Criador.)

II. Testemunho da Alegria

A. Veja novamente I João 1:3. Por que João diz que está dando seu testemunho acerca de Jesus? Qual é a sua motivação? (Para que os seus leitores possam ter comunhão com João.)

1. João está morto. Por que nos preocuparmos com isso? Que tipo de comunhão João tem? (João diz que a sua comunhão é muito especial. A comunhão de João é “com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo”.)

B. Note a substância do testemunho de João em I João 1:3. Ele faz uma ligação entre “comunhão” e o que havíamos visto e ouvido. Como isto nos ajuda a ter comunhão com Deus Pai e com Deus Filho, Jesus? (Se não entendermos a natureza de Deus e que Jesus é Deus, não podemos ter comunhão com Deus.)

1. O que é comunhão, afinal de contas, para que a desejemos? (Comunhão é conhecer alguém, passar tempo com alguém. João diz, “Veja, eu passei algum tempo com Jesus. Eu O conheço. Se você passar algum tempo com esta mensagem, estará ‘passando tempo’ com Jesus e vai conhecê-Lo.”)

a. Você está animado com o estudo desta livro? Ter uma oportunidade de conhecer Jesus e ter comunhão com Deus?

C. Leia João 14:7-9. Jesus diz que se O conhecemos, conhecemos ao Pai. João está explicando melhor a declaração de Jesus? (Jesus é Deus e uma testemunha em primeira mão das coisas do céu. João é uma testemunha em primeira mão de Jesus. Temos uma linha áurea sólida de informação.)

D. Leia I João 1:4. Este verso não deveria dizer que João está escrevendo para que a tua alegria seja completa, em vez de a alegria de João ser completa? Ele já faz parte deste clube especial de comunhão. Ele está nos convidando para ingressarmos neste clube muito especial de comunhão!

1. Imagine aluem dizendo a você que gostaria de te levar até a Casa Branca e (de graça!) te apresentar ao Presidente dos Estados Unidos. Não seria óbvio que o propósito seria tornar o teu dia especial, em vez de tornar o dia do Presidente especial?

2. Agora, vamos aumentar isso um milhão de vezes e dizer que você está sendo levado para o “clube” do Criador e Senhor do universo. Isto é para o teu benefício ou para benefício dEle?

3. Por que João escreveu isso ao contrário, do ponto de vista lógico? (Este texto está dizendo uma coisa muito incomum e especial: Deus quer ter comunhão com você. Deus se alegra em ter comunhão conosco!)

E. Leia João 15:15. Que relacionamento Deus quer ter conosco? Que Vida Eterna tem em mente para nós? (Jesus nos chama de “Amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.”. O próximo verso continua dizendo que Jesus nos escolheu, mós não O escolhemos. Ele quer que entremos na Sala Oval {o escritório do Presidente dos EUA}!)

1. Como você se sente sendo um amigo de Deus?

2. Você poderia ter mais alegria na tua vida?

3. O pecado tem os seus prazeres, de outra forma ninguém jamais pecaria. Se você tem experiência com pecados sérios, consegue dar testemunho que a obediência a Deus traz alegria real e duradoura?

a. Considere a experiência do Governador da Carolina do Norte. Se ele pudesse reescrever a sua história dos últimos anos, o que você acha que ele faria? (Para os leitores que não sabem, o Governador tem sido profundamente constrangido, pode ter perdido a sua família e perdeu seu potencial para ser o Vice-Presidente dos Estados Unidos (somente para mencionar três, dentre muitos outros problemas) porque envolveu-se em uma relação extra-conjugal com uma mulher da Argentina.) Você acha que ele tem alegria agora?

F. Em I João 1:4 João inclui a si próprio na expressão “nossa alegria”. Quando apresentamos outros a este círculo de amizade com Deus, isso nos dá alegria?

G. Amigo, você gostaria de ser um amigo de Deus? Gostaria de entrar para o mais poderoso círculo de amigos do universo? Gostaria de ter alegria duradoura? Em caso afirmativo, vamos continuar na próxima semana em nossa jornada para lermos e compreendermos a mensagem de João para nós.

III. Próxima Semana: Andando na Luz – Abandonando o Pecado

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: