terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 02

Amor (Deuteronômio 6; Mateus 22; I Coríntios 13)

Introdução: Uma certa canção diz que “o amor está à nossa volta”. Se isto é verdade, parece maravilhoso, certo? Imagine um mundo no qual cada pessoa demonstrasse uma atitude de amor para com você. O amor é uma alta prioridade no Reino de Deus. Mas o que isso quer dizer e como podemos demonstrar amor são questões difíceis. Não que sejam difíceis porque Deus não seja perfeitamente claro sobre o assunto, mas são difíceis por causa de nossos corações egoístas. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais acerca da ligação entre o poder do Espírito Santo em nós e o amor!

I. Amor a Deus

A. Leia Deuteronômio 6:4-6. Você ama a Deus?

1. É a mesma coisa que amar o teu cônjuge? Teus filhos? Teu cachorro? Sorvete?

2. Note que o texto diz para amar “de todo o seu coração” e “de toda a sua alma” e “de todas as suas forças”. Estas são instruções diferentes? Em caso afirmativo, o que isto diz acerca da natureza do amor? (Elas são diferentes. O comentário “Barnes’ Notes” sugere que “coração” se refere ao nosso entendimento, “alma” se refere à nossa vontade e “força” se refere à nossa energia.)

a. Vamos dividir isso, para compreendermos melhor a ordem de Deus. O que você acha que quer dizer, do ponto de vista prático, amar a Deus com o teu entendimento? (Sei que Deus me criou e morreu por mim, e tenho gratidão e afeição por Ele por causa deste sacrifício.)

(1) Você tem este tipo de amor com relação a Deus?

b. O que quer dizer amar a Deus com toda a tua energia? (Quer dizer que gasto meu tempo e esforço no avançamento do reino de Deus.)

(1) Você tem este tipo de amor com relação a Deus?

c. O que quer dizer, do ponto de vista prático, amar a Deus com a tua vontade? (Quer dizer o desejo natural do meu coração.)

(1) Você tem este tipo de amor com relação a Deus?

(a) Esta é a mais difícil dessas três perguntas “você tem este tipo de amor”? (Sim. Você pode amar intelectualmente, e pode gastar tempo e esforço, mas o desejo não é algo que você possa controlar.)

II. Amor aos Seres Humanos

A. Leia Mateus 22:37-40. O amor a Deus é comparado com o amor por aqueles que conhecemos (Deus diz “segundo é semelhante a ele”). Como você se sairia respondendo à série de perguntas que acabei de fazer acerca de Deus, se elas foram aplicadas ao teu próximo?

1. Você tem um amor intelectual, físico (no sentido de devotar tempo e esforço) e emocional com relação àqueles que você conhece?

a. Agora pense a respeito da pessoa mais irritante que você conhece. O que você acha de aplicar essas perguntas para esta pessoa?

B. Leia Mateus 7:12. Se eu fizer isso, estou satisfazendo todos os três níveis da minha obrigação de amor aos outros? (Em caso afirmativo, me sinto muito melhor, porque eu estava lutando com a última pergunta. Não tenho que gostar de alguém para tratá-lo de maneira justa.)

C. Leia novamente Mateus 22:39. Este texto é diferente de Mateus 7:12?

1. Ambos os textos utilizam o padrão “O que eu faria por mim mesmo”?

III. O Momento do Espírito Santo

A. Vamos dar uma aplicação prática a isto. A cada semana eu mando estes comentários para uma lista de mais de vinte pessoas que concordaram em traduzi-los para outro idioma. Eu não pago a nenhum deles, mas eu também não sou pago para escrever esses comentários. Posso dizer que eu amo meus tradutores, em vez de dizer que estou roubando o tempo deles, porque nenhum de nós é pago?

1. Tenho ouvido alguns de meus tradutores dizerem que precisam de um computador novo (ou melhor). Acabei de comprar um computador novo para a minha casa. Nunca comprei (ou ajudei a comprar) um computador para um tradutor. Isto não é uma prova de que eu não os amo como amo a mim mesmo? E esses tradutores são mais do que maus “próximos”, eles são colaboradores! (Seria difícil, se toda vez que eu precisasse de um computador novo, tivesse que comprar vinte computadores.)

2. Vamos usar Bill Gates como ponto de comparação. Ele teria condições de comprar um computador novo para mim? É claro, ele teria condições de me comprar um carro novo, uma casa ou um avião. Como eu amo a mim mesmo, mas não espero que Bill Gates compre para mim qualquer coisa que eu possa precisar, posso agora dizer que amo outras pessoas assim como a mim mesmo, quando deixo de comprar para elas coisas que elas precisam?

a. O fato de eu não esperar qualquer coisa da parte de Bill Gates me deixa livre, com relação aos outros esperarem coisas da minha parte?

3. A partir dos textos que estudamos, sabemos que Deus espera que O amemos assim como amamos outros seres humanos. Se o amor a Deus deve ser igual ao nosso amor por nós mesmos, por que Deus, historicamente, exige apenas dez por cento (Malaquias 3:8-10), enquanto podemos ficar com os outros noventa por cento?

a. Uma divisão em partes iguais não seria mais representativa de amar a Deus assim como amamos a nós mesmo? Se eu colocar o meu próximo nesta equação, isto significaria que todos podem pegar um terço das minhas coisas?

B. Quando faço a mim mesmo a série de perguntas que acabamos de discutir, tomo consciência de que tenho tanto um problema de atitude acerca do amor quanto uma preocupação de que nem mesmo compreendo exatamente o que Deus tem em mente (embora a regra “como a si mesmo” seja perfeitamente clara). Leia Gálatas 5:22-23. Qual é a cura para as nossas atitudes erradas acerca do amor? (Ter o Espírito Santo em nossa vida. O amor é o primeiro fruto do Espírito.)

1. Se o amor é o resultado de o Espírito Santo habitar em nós, isto esclarece a nossa preocupação acerca de não ter um desejo natural de amar os outros, incluindo a preocupação acerca do amor natural por Deus? (Isto nos mostra aonde podemos ir para obter algo que não podemos obter através de muito esforço ou determinação.)

C. Leia I Coríntios 13:1-3. Jesus e Paulo concordam acerca da importância do amor? (Jesus diz que tudo depende dele e Paulo diz que outras boas obras e poderes espirituais não importam sem ele.)

D. Leia I Coríntios 13:4. Considere cada um destes traços de caráter e verifique se eles existem na tua vida.

1. Eles existem mesmo quando você está dirigindo o teu carro?

E. Leia I Coríntios 13:5. Considere cada um destes traços de caráter e verifique se eles existem na tua vida. (Se você é como eu, provavelmente dirá “não na maior parte deles” para os traços {apresentados} no verso 4, mas foi um pouco melhor com os traços mencionados no verso 5.)

F. Leia I Coríntios 16:6-7. Sou um otimista e minha família brinca comigo por causa do uso freqüente que faço da expressão “espero que não”, quando alguém diz alguma coisa negativa. E você? Você é esperançoso? (Depois de admitir todas essas coisas más acerca de mim mesmo, quero mencionar algo de bom!)

1. E a questão de “se alegrar” com a injustiça? Existem coisas más que todos nós detestamos, mas existe alguma coisa má que você gosta? Algo de mau que tira vantagem dos outros? Ou que cause dano aos outros?

G. Esta não é uma semana de “espancar a si mesmo”, mas se você é honesto, desde o início deste estudo sobre o amor podemos ver que quando usamos a definição de Deus para o amor, ficamos muito abaixo do padrão que Deus estabeleceu para nós. De fato, não está completamente claro (ou na queremos que esteja claro) o que Ele exige.

1. O Espírito Santo é uma saída completa desta situação?

2. Ou este alto padrão é simplesmente a motivação para declarar “Sou salvo unicamente pela graça”? (Leia I Coríntios 14:1. O fato de que somos salvos pela graça não nos dá um passe livre da obrigação com relação ao amor. Paulo é o mais ferrenho advogado da justificação unicamente pela fé, mas ele instrui a cada um de nós a seguirmos “o caminho do amor”.)

3. O que a utilização da expressão “sigam” sugere para nós acerca da obra do Espírito Santo em nossa vida no que diz respeito ao amor? (Esta é uma obra gradual. Atingir o objetivo de amor que Deus estabeleceu diante de nós é um processo que resulta do poder do Espírito Santo exercitando o “fruto” em nossa vida.)

H. Amigo, você está em baixa no que se refere ao amor? Por que não pedir ao Espírito Santo que venha ao teu coração hoje e te dê uma mente que compreenda o objetivo de amor de Deus para nós e um coração que se empenhe em direção a este objetivo?

IV. Próxima Semana: Alegria

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: