terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 07

Esperança Contra a Depressão
(Salmos 42; Eclesiastes 9; Hebreus 11; Atos 14; I Reis 19)

Introdução: Na semana passada ouvi uma mensagem de inspiração que destacava que os seres humanos, e em especial os cristãos, são as mãos e pés de Deus, para realizar a Sua vontade na terra. Quando você fica doente, é a vontade de Deus que você vá a um médico. Se a nossa lição tivesse o título de “Esperança Contra Ossos Fraturados”, eu te diria para ir imediatamente consultar um médico, não estudar a Bíblia, para consertar o teu osso fraturado. A depressão (uma mente fraturada) é como um osso fraturado? Alguns pensam que sim. A mente é uma parte do corpo. Consertar uma mente fraturada, contudo, é infinitamente mais complexo do que consertar um osso fraturado. Se você tem uma “mente fraturada”, penso que deveria consultar um especialista – sob duas condições. Primeira, você deve se consultar somente com um verdadeiro cristão. Muitas coisas na psicologia e na psiquiatria estão em direta oposição com a Bíblia. Segunda, você deve ler {o livro} “Anatomia de Uma Epidemia” de Robert Whitaker. {N.T. – Não temos conhecimento se este livro está editado em Português}. Isto é o que os advogados chamam de “autorização responsável”. Whitaker argumenta que muitas das drogas psicotrópicas agem como se fosse jogada uma pedra em uma máquina finamente ajustada. Vamos explorar o que o Criador da nossa máquina finamente ajustada tem a dizer a respeito da depressão!

I. Alma Abatida

A. Leia Salmos 42:9-11. Que dois problemas esta pobre pessoa enfrenta? (Seus ossos doem e ela está deprimida.)

1. Na tua experiência, esses dois sintomas às vezes estão juntos? (Se você tem dor, é difícil ter alegria.)

2. Às vezes quando alguém está deprimido, nós dizemos “confie em Deus.” O que este texto nos ensina a respeito da depressão e confiança em Deus? (O autor destes versos chama Deus de “minha Rocha” e mesmo assim sofre com o desespero.)

a. O que o autor destes versos sugere como solução para o desespero? (No verso 11 ele diz “ponha a sua esperança em Deus” e o louvor virá.)

(1) Como este texto pode fazer sentido, se ele já confia em Deus, mas está sofrendo com desespero? (Como somos seres humanos, nós enfrentamos sofrimentos. Isto não muda o fato que confiar em Deus nos coloca no caminho da solução.)

B. Leia Eclesiastes 9:1-5. Você gostaria de convidar esta pessoa para uma festa?

1. É o rei Salomão quem está escrevendo. Quão sábio era o rei Salomão? (Leia I Reis 3:11-12. Deus disse que ninguém jamais seria tão sábio quanto Salomão.)

2. O que o rei Salomão escrevei em Eclesiastes 9:5 é verdade? (É claro que não. Jesus nos promete em João 6:38-40 que temos uma recompensa futura. Esta recompensa será a vida eterna.)

a. O que levou o rei Salomão a escrever o que escreveu? (Salomão sofria de depressão.)

C. O que aprendemos até aqui? Que uma pessoa sábia, que confia em Deus, pode sofrer de depressão! Se as pessoas sábias e confiantes sofrem de depressão, o que podemos esperar? Vamos voltar a isto em seguida.

II. Jesus e a Doença

A. Não encontramos em lugar algum da Bíblia uma prescrição para curara a depressão. Isto significa que a Bíblia é irrelevante para curar a depressão?

B. Leia Mateus 8:16-17. A doença e a enfermidade eram parte da missão de Jesus? (Foi profetizado que Ele “tomou sobre s” as nossas enfermidades. (Isaías 53:4))

1. Como Ele fez isso? (Neste texto, Jesus expulsou maus espíritos e curou doenças.)

C. Qual é a atitude de Jesus com relação às doenças? (Leia Mateus 12:15. Jesus nos mostrou que Ele quer que fiquemos livres de todas as doenças.)

D. Leia Lucas 11:9-10. Se Jesus quer que fiquemos livres da depressão, e Ele tem o poder de curar todas as doenças, e Ele prometeu que nos daria o que pedimos, então a resposta para a depressão é simplesmente pedir?

III. Paulo e a Doença

A. Leia Atos 14:8-10. Qual era a chave para a cura deste homem? (Fé para ser curado.)

B. Leia II Coríntios 12:7-10. A Bíblia não explica a natureza do “espinho” de Paulo. Talvez seja depressão. Paulo pediu para que o espinho fosse retirado? (Sim! Ele implorou.)

1. E a promessa de Jesus de nos dar o que pedirmos? Por que ela não funcionou aqui?

C. Em Atos 14:9-10 lemos que Paulo curou o homem que tinha fé. O que a situação de Paulo diz a respeito da fé e a cura? (Obviamente, Paulo ainda sofria com seu “espinho”, embora houvesse pedido e tivesse grande fé.)

D. Veja novamente II Coríntios 12:7-10. Para que propósito positivo a depressão pode servir? (Paulo nos diz que as dificuldades na vida ajudam a reforçar a nossa fé. Ele também sugere que este espinho o ajudava a lidar com seu orgulho.)

1. Qual era a atitude de Paulo com relação ao espinho que ele orou que fosse retirado? (Ele disse que se regozijava nele.)

2. Parece razoável para você se regozijar na depressão?

E. Sabemos que Deus nos ama. Sabemos que Jesus eliminou as doenças mentais que encontrou. Sabemos que Deus prometeu nos ajudar quando pedimos. Mas vemos Paulo sofrendo com este “espinho” e sabemos que nós sofremos. Como podemos reconciliar estas duas idéias aparentemente opostas? (Se o objetivo da nossa vida é dar glória a Deus, Paulo sugere em II Coríntios 12:9 que a nossa depressão permite que o poder de Deus repouse sobre nós. Podemos usá-lo para mostrar como Deus pode operar através da nossa fraqueza.)

IV. Fé e a Doença

A. Hebreus 11 relata histórias gloriosas de fé e vitória sobre problemas sufocantes. Também discute um outro assunto. Leia Hebreus 11:36-39. Qual é o relacionamento entre a fé e evitar o sofrimento? (Quando se trata da vida aqui na terra, a resposta pode ser “nenhum”.)

1. Note a referência a uma promessa. Que promessa é essa? (A promessa de Deus a eles.)

B. Leia Hebreus 11:40. Qual é a resposta da fé ao sofrimento e o que parece ser uma promessa rompida? (O céu. Deus, que odeia as doenças e enfermidades, cumprirá Sua promessa de “aperfeiçoar” todas as coisas. Neste meio tempo, deveríamos considerar a nossa depressão como um veículo para dar glória a Deus.)

C. O que aprendemos acerca da depressão até aqui? (Que pessoas boas, pessoas de fé sofrem de depressão. Nosso Deus é contrário ao sofrimento, Ele o curou quando andou aqui na terra. Mas vemos que o sofrimento pode ser uma ferramenta para aperfeiçoar o nosso testemunho cristão e nossa caminhada cristã. Deus não curará todo o sofrimento, a não ser no céu.)

D. Isto parece sem sentido para você? Depressão pode ser uma coisa boa? (A depressão é um problema muito disseminado. Se você lida de maneira positiva com a tua depressão, por causa da fé que você tem, pense no que você tem a oferecer para todos aqueles que sofrem da mesma aflição?)

V. Saul e a Depressão

A. Leia I Samuel 15:26-29 e I Samuel 15:35. O pecado do rei Saul fez com que Deus o rejeitasse como rei. Como este pecado afetou Samuel? (Deixou Samuel deprimido.)

1. O que isto nos ensina acerca da fonte da depressão? (Às vezes as más decisões de outras pessoas criam depressão.)

B. Leia I Samuel 16:23. Saul sofria de depressão? O que o ajudava a lidar com isso? (Nossos pecados podem causar depressão. A separação de Deus, como no caso de Saul, permitiu que um mau espírito entrasse nele. Porém, a música ajudava Saul com a depressão.)

VI. Elias e a Depressão

A. Lembre-se que Elias estava no centro da gloriosa derrota dos profetas de Baal. Não pode haver vitória mais impressionante do que esta. Vamos ler I reis 19:2-4. O que o nosso herói está fazendo? (Ele está deprimido. Ele quer morrer.)

B. Leia I Reis 19:5-6. Sono excessivo está ligado à depressão. Que tratamento angelical para depressão nós encontramos? (O anjo disse a Elias que se levantasse e comesse. Precisamos decidir seguir em frente, mesmo se nos sentimos deprimidos.)

1. Elias seguiu em frente? (Não. Ele voltou a dormir.)

C. Leia I Reis 19:7-10. Que remédio angelical vemos aqui? (Ele coloca Elias para andar novamente e dá a ele um objetivo.)

1. A depressão de Elais melhorou? (Ele não está pedindo para morrer.)

2. O que vemos nesses versos que pode nos ajudar com a depressão? (Elias caminhou muito. Exercício físico é uma ferramenta importante para combater a depressão.)

D. Leia I Reis 19:11-13. Que remédio para a depressão vemos aqui? (Deus levou Elias a observar que Deus pode fazer grandes coisas por meios invisíveis. Deus está acima de todos os poderes na terra.)

1. Que pergunta Deus faz? (Note que esta é a segunda vez que Deus pergunta isso (I Reis 19:9): “O que você está fazendo aqui?”)

2. O que isto nos ensina acerca da depressão? (Quando a depressão ataca, precisamos relembrar do poder de Deus em nossa vida. Então precisamos tomar uma decisão de seguir em frente e realizar o que Deus nos designou.)

E. Amigo, se você sofre com a depressão, vai tentar esta abordagem? Vai decidir que vai seguir em frente em meio à fraqueza, para que a glória de Deus possa ser demonstrada através de você? Exercício físico e boa alimentação são passos simples que podemos dar para ajudar {na cura}. Se você está usando drogas, leia “Anatomia de uma Epidemia” e tome uma decisão responsável. Deus nos ama, ele compreende a nossa mente e, em Seu tempo, Ele curará a nossa depressão.

VII. Próxima Semana: Poder de Recuperação

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: