sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Adoração - Lição 13

Adoração no Livro do Apocalipse
(Apocalipse 4; 13 e 14)

Introdução: O Apocalipse é um livro impressionante! Ele não apenas nos fala de igrejas, seres, criaturas e batalhas, mas nos fala de uma vitória final. Não sei sobre você, mas quando eu ganho alguma coisa na vida, me sinto bem. Deus me dá as minhas vitórias e saber isso me faz sentir vontade de louvá-Lo! Imagina quanta vontade de louvar sentiremos quando Deus nos der a vitória final sobre o pecado, a morte e a tristeza! Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver como aqueles que estão no céu desfrutam desta adoração de vitória!

I. Adoração no Trono

A. Leia Apocalipse 4:1. Pense a respeito do ambiente. Uma porta aberta, uma voz “como trombeta”, fazendo um convite para ver um filme acerca do futuro. Você aceitaria?

B. Leia Apocalipse 4:2. Quem tornou possível este filme? (O Espírito Santo!)

1. Este é um dom que você gostaria de receber?

2. João é quem está vendo o filme (a visão). O que existe depois da porta? (Um “trono no céu e nele estava assentado alguém”.)

3. Por que João diz que “alguém” estava sentado no trono? É alguém da limpeza, que estava polindo o trono? (parece que este é um relato momento a momento daquilo que João viu. Provavelmente é Deus quem está assentado no trono, mas João não sabe disso ainda, então ele não diz. Isto acrescenta credibilidade ao relato.)

C. Leia Apocalipse 4:3-4. Por que Deus tem vinte e quatro anciãos sentados em tronos na sala do trono de Deus? (Este fato reafirma que Deus quer viver com Seu povo. Ele quer que participemos com Ele em Seu governo. Os seres humanos precisam de conselheiros, mas o Criador do Universo não precisa. Ainda assim, Ele escolhe nos ter ao Seu lado, governando com Ele.)

D. Leia Apocalipse 4:5. Sempre me interesso por relatos bíblicos que incluem “trovões” {ou sons fortes}. Nenhum ser humano do tempo de João jamais viu um motor de qualquer tipo. Eles não sabiam coisa alguma sobre a eletricidade. Que tipo de fonte de energia você acha que Deus tem debaixo do Seu capô?

1. Note que a fonte de energia destas lâmpadas é o Espírito Santo.

E. Leia Apocalipse 4:6. Que tipo de vista Deus gosta? (Uma vista com água! Isto me dá confiança de que vistas com água farão parte {do panorama do} céu.)

F. Agora chegamos à parte da adoração. Leia Apocalipse 4:6-8. Estes são alguns seres de aparência muito interessante. Por que você acha que eles têm todos esses olhos? (Eles não perdem nada!)

1. Por que todas essas asas? (Eles podem se mover rapidamente.)

2. Considere a aparência geral das quatro criaturas: leão, boi, homem e águia. O que isto sugere? (O leão é corajoso, o boi é forte e fiel, o homem é inteligente e a águia é rápida e nobre.)

3. Como as declarações destes seres descrevem a Deus? (Três vezes eles dizem que Ele á santo e então eles dão três períodos de tempo. Deus era santo naquele tempo, é santo agora e será santo amanhã.)

4. Considere toda esta informação como tinta em uma tela. Que quadro você pode ver? (Uma vez que eles estão descrevendo a Deus com suas vozes, por que não concluir que estão descrevendo a Deus {também} com a sua aparência: Vê tudo, é rápido para resolver qualquer problema, é corajoso, forte, fiel, inteligente e nobre.)

5. O que este texto nos ensina a respeito da adoração no céu? (Eu pesquisei alguns comentários que sugerem que as criaturas representavam os quatro evangelhos, quatro padrões das tribos de Israel, ou as quatro forças da natureza. Parece mias lógico que todos eles representam atributos de Deus. Adoração é completamente acerca de Deus, não acerca de nós. Todos os aspectos da adoração deveriam ser direcionados para darmos glória a Deus.)

a. Toda vez que você canta um hino ou uma canção de louvor, pense sobre isto: esta canção é mais a respeito de mim mesmo do que um louvor a Deus?

b. Se os corpos dos seres representam atributos de Deus, o que isto nos sugere a respeito da adoração? (Adoração não é apenas aquilo que dizemos, mas como vivemos.)

G. Leia Apocalipse 4:9-11. Na sala do trono do céu, qual é a base para os vinte e quatro anciãos darem louvor a Deus? (Que Ele é o Criador (“porque criaste todas as coisas”). Tudo foi criado pela vontade de Deus e tudo continua a existir pela vontade de Deus.)

1. Onde isto coloca aqueles que negam a criação e promovem a teoria da evolução? (Eles estão atacando o próprio fundamento da autoridade de Deus e a base lógica de dar a Deus “a glória, a honra e o poder”. Não é um debate educado entre amigos, mas é um debate que estabelece os limites entre aqueles que promovem a adoração a Deus e aqueles que pervertem a adoração a Deus.)

II. A Adoração à Besta

A. Leia Apocalipse 13:1-4. A besta também possui características animalescas. Qual é a base para a adoração à besta? (Poder. “Quem pode guerrear contra ela?” O dragão deu autoridade à besta.)

1. Pense sobre isto um minuto. Qual é a diferença entre a base para a adoração a Deus e a adoração à besta? (A adoração a Deus é baseada em Seu caráter (santo) e naquilo que Ele tem feito e está fazendo (a criação e manutenção do universo). A adoração à besta é baseada exclusivamente no poder.)

B. Leia Apocalipse 13:5-7. Se estivesse escolhendo entre a verdadeira e a falsa adoração, que sinais você procuraria? (Ataques ao nome de Deus, ao céu, aos anjos, e aos seguidores de Deus.)

1. Onde você ouve sobre este tipo de coisas hoje em dia?

2. É fácil confundir estes dois tipos de adoração? (Algumas pessoas querem argumentar que estas coisas são complicadas. Qual complicado isto pode ser? Ou você adora o Deus Criador ou você ataca a Ele, o céu, os anjos, ou Seus seguidores. Ou a tua adoração é baseada no caráter e nas bênçãos de Deus ou é baseada na coerção (poder). Não me parece tão complicado!)

III. O Chamado Final à Adoração

A. Leia Apocalipse 14:6-7. Qual é a primeira mensagem do convite final àqueles que estão na terra para a adoração? (O “evangelho eterno”.)

1. Qual é o primeiro componente deste apelo? (“Temam a Deus e glorifiquem-no”.)

a. O que isto significa? (É um apelo à obediência e ao louvor.)

(1) Estas duas coisas estão ligadas?  (Nós trazemos glória a Deus ao seguir os Seus caminhos.)

2. Qual é o segundo componente deste apelo? (“Chegou a hora do seu juízo”.)

a. O que isto quer dizer? (É um apelo ao arrependimento porque o momento (“a hora”) do julgamento de Deus é agora.)

3. Qual é o terceiro componente deste apelo? (Adorem a Deus porque Ele é o Criador.)

B. Leia Apocalipse 14:8. Qual é a segunda mensagem do convite final à adoração? (O teu inimigo está derrotado. Os cristãos deveriam dar a mensagem do evangelho com ousadia, porque a “Grande Babilônia” caiu!)

C. Leia Apocalipse 14:9-11. Qual é a terceira mensagem do convite final à adoração? (É uma advertência. O tempo de decidir é agora. Há muita coisa em jogo – a vida eterna ou a ira não diluída de Deus.)

D. Leia Apocalipse 14:12. Se você lê regularmente estas lições, conhece a respeito destas questões. Você já ouviu a mensagem dos três anjos. Se você fez a escolha certa, qual é o conselho final do anjo para nós? (Continue a ser fiel. Persevere com paciência.)

1. O que constitui uma perseverança fiel e paciente? (Justificação pela fé (“permanecem fiéis a Jesus”) e uma atitude de obediência.)

E. Amigo, e você? Já aceitou o apelo para escolher a Jesus como o teu Mestre? Já se arrependeu dos teus pecados e aceitou o sacrifício de Jesus em teu favor? Vive uma vida que dá glória a Deus? Levanta a voz em louvor ao teu Criador? Tem uma atitude de obediência humilde à vontade de Deus? Se não, por que não tomar esta decisão hoje? O juízo chegou. O mal foi derrotado. Deus está trazendo os capítulos finais da história deste mundo a um final.

IV. Próxima Semana: Iniciaremos um maravilhoso estudo do Evangelho em Gálatas!

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: