sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 3

Deus como Redentor
(Gênesis 3, Levítico 5, Romanos 1 e 5)

Introdução: Imagine que você é um assaltante. Você fica animado por bater nas pessoas na cabeça e lucra em roubar o dinheiro. Imagine, além disso, duas alternativas. Primeira, que a polícia, se te pegar, simplesmente peça a você para se desculpar, e então deixa você ir. Ou, a segunda, que você tem um tio muito rico que acerta todas as coisas do próprio bolso quando você é pego. Como você veria o seu hábito de assaltar? Você não levaria o problema muito a sério, certo? Não precisamos imaginar que somos assaltantes, pois na verdade todos somos em certo sentido. Nossos pecados causam danos a outros e custam a eles dinheiro. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e pensar sobre nosso problema e nossa necessidade de um Redentor!

I. O Primeiro Assalto

A. Em Gênesis capítulo3 nós lemos a história de como Adão e Eva pecaram. Vamos acelerar a narrativa e ler Gênesis 3:9-13. Que tipo de atitude Adão e Eva têm em relação ao pecado deles? (Eles culpam outros).

B. Leia Gênesis 3:14-15. O que Deus quis dizer quando falou à serpente que sua cabeça seria ferida? (Deus não está falando apenas com uma cobra, Ele está falando com Satanás. Ele diz para Satanás que ele será vencido).

1. O que a vitória para Deus e a derrota para Satanás envolvem? (Satanás tinha acabado de ganhar a lealdade dos humanos. Tinha acabado de introduzir o pecado no mundo. O pecado deveria ser vencido e a lealdade dos humanos conquistada de volta).

II. A Propiciação pelo Assalto

A. Leia Levítico 5:5-6. Qual foi a abordagem de Deus ao lidar com o problema do pecado? (O pecado deve ser confessado, e um animal ser morto para fazer “propiciação pelo pecado”).

B. Leia Levítico 17:11. Isso explica a lógica do sistema de sacrifícios? (O pecado leva à morte. O resultado, a penalidade do pecado é a morte. Deus criou um sistema no qual outra vida poderia pagar a pena pelos nossos pecados).

C. Leia João 1:29. O que João Batista disse sobre Jesus? (Que Ele era o “Cordeiro de Deus” que “tira o pecado do mundo”).

1. Se você estivesse sentado lá, ouvindo João, o que iria concluir a respeito do sistema de sacrifícios e Jesus? (Que o sistema sacrifical apontava para Jesus. Era um tipo de profecia. Que assim como um cordeiro derrama seu sangue para expiar o pecado, Jesus derramaria Seu sangue para expiar nossos pecados).

III. O Resultado do Assalto

A. Leia Lucas 1:26-32. Isso compara como era para Jesus no Céu e como era para Ele quando veio para a Terra como o filho de Maria?

1. Diz tudo de que Jesus desistiu?

B. Leia Mateus 27:27-31, Atos 2:23-24 e Mateus 27:39-42. Do que Jesus desistiu?

C. Leia Romanos 5:6-8. O que Jesus estava fazendo quando morreu na cruz (algo vergonhoso para um Deus)? (Ele morreu por nossos pecados).

1. Você teria feito o que Jesus fez se fosse Ele?

2. Qual era o motivo de Jesus? (Não era que nós poderíamos fazer qualquer coisa por Ele. Nós não tínhamos “poder”. Não era que nós tivéssemos qualquer mérito. Nós éramos “pecadores”. Foi simplesmente por amor).

D. Leia Romanos 5:9. Como Deus poderia estar bravo conosco e nos amar ao mesmo tempo? (A ira de Deus é contra nossos pecados).

1. Em nossa última série, eu sugeri que medíssemos nossas ações ao dizer “Isso agradaria Deus? Isso agradaria meu cônjuge?” Como a ira de Deus se encaixa nisso?

2. Faz sentido para Deus ficar bravo com o pecado? (Lógico. O pecado corrompeu o céu. O pecado corrompeu a Criação de Deus na Terra. O pecado causou a Jesus uma grande quantidade de sacrifício e sofrimento. Deus deve odiar o pecado).

E. Leia Romanos 5:1-2. Que tipo de paz é essa? (Deus odeia o pecado. Quando somos justificados pela fé (que é quando a justiça de Jesus se torna nossa) isso toma conta do problema sério que Deus odeia).

F. Que tipo de atitude isso sugere que devemos ter diante do pecado? Que tipo de atitude diante de Deus? (Sabendo que o pecado teria nos matado se não fosse por Jesus, devemos levar isso a sério. O fato de termos evitado pagar a pena pelo pecado não faz dele menos importante. O fato de Jesus ter desistido de tudo, e morrido uma morte terrível por nós deveria nos fazer eternamente gratos para com Ele!).

IV. A Atitude do Assaltante

A. Leia Romanos 1:16. Quando Paulo escreve que não se envergonha do evangelho, o que isso diz a você? (Que há razão para se envergonhar. Se você tivesse uma esposa muito bela ou um marido lindo, você nunca diria “Eu não me envergonho de como meu cônjuge é fisicamente?” Não haveria razão para negar).

1. Que razão existe para se envergonhar do evangelho? (Note que Paulo diz em seguida, “é o poder de Deus”. Essa é nossa dica. Nosso Deus morreu. Ele foi crucificado pelo governo. Isso parece mostrar uma falta de poder da parte de Deus, e é um caso de vergonha).

2. Como a crucifixão mostra o poder de Deus? Que tipo de poder é esse? (O poder de Deus é amor. O poder de Deus é sacrifício próprio. Deus foi machucado a fim de que pudéssemos ser salvos. O que parece ser uma demonstração de falta de poder é, na verdade, prova do poder do amor de Deus).

B. Leia Romanos 1:17. Qual é a justiça de Deus que é revelada no evangelho – um evangelho que na superfície é vergonhoso? (O que é revelado é que Deus vence o pecado com amor. Essa justiça vence o pecado. Isso nos leva da condição de pecador para a de pessoa justa).

1. Como obtemos essa justiça? (Parece tão contrária aos métodos do mundo. Devemos aceitar isso pela fé).

C. Leia João 3:16-18. A essência do amor é o sacrifício próprio? (Sim).

1. Por que Deus teve que ser ferido? (Lembre-se de que o pecado causa a morte. A Bíblia nos diz que Deus voluntariamente aceitou ser “derrotado”, Ele voluntariamente aceitou morrer por nós porque nos amou. Isso mostra que Deus é altruísta. Que Ele nos preferiu à Sua reputação ou conforto).

V. A Ira de Deus

A. Leia Romanos 1:18-19. Deus está infeliz? (Ele tem ira!).

1. Deus tem razão para estar infeliz? (Pense nos textos bíblicos que acabamos de rever. Deus foi a distâncias incríveis para nos salvar. Ele sacrificou tudo para salvar aqueles que O tinham rejeitado).

a. Como você se sente quando aqueles a quem amava e se importava o rejeitam?

2. Contra quem é a ira de Deus? (Contra aqueles que são impiedosos e injustos).

3. Qual é a razão para a ira de Deus? (Essas pessoas suprimem a verdade).

B. Leia Romanos 1:20. Esses supressores da verdade têm desculpa? (Não. O poder e a natureza de Deus são óbvios desde a criação. Podemos ver que um Deus existe e podemos ver que um problema do pecado existe).

C. Leia Romanos 1:21-22. De que maneiras você pode suprimir a verdade de Deus? (Muitas maneiras, mas Paulo menciona duas. Ao negar ou distorcer o que Jesus fez por nós. Ao negar ou representar mal o amor de Deus. Ao não glorificar a Deus ou não agradecê-Lo).

1. Vamos voltar à questão da “vergonha”. Se ficarmos embaraçados sobre nosso Deus e nossa mensagem, somos injustos? (Nós suprimimos a verdade ao não glorificar a Deus e não sermos gratos pelo que Ele fez por nós na cruz).

D. Amigo, começamos admitindo que somos assaltantes. Visto que nunca precisamos pagar o preço, nós talvez não consideremos nossos caminhos maus seriamente. A história do evangelho nos ajuda a considerar nossos caminhos maus seriamente. Isso nos revela o grande amor altruísta de Deus e nossas maneiras egoístas. Você irá decidir hoje fazer o que agrada Deus? Mostrar sua compreensão de Seu sacrifício e Seu amor ao largar as coisas que causaram a Jesus uma morte dolorosa? Ao dar glória a Deus pelo que Ele fez por você?

VI. Próxima Semana: O Deus da Graça e do Juízo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

===============================
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: