quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 6

Deus, o Legislador
(Êxodo 19 e 20, Mateus 22, Isaías 48)

Introdução: Nosso estudo anterior foi o livro de Gálatas, e isso nos deu uma atitude de “lei versus graça”. Tal atitude fará com que nos desviemos a menos que abramos nossos olhos para o quadro maior. Olhe ao redor do mundo os países que são governados pela lei e compare-os com os países governados por qualquer coisa que o governante decida no momento. Países sujeitos à “regra da lei” são mais prósperos e mais livres. Liberdade religiosa, nossa mais importante liberdade, apenas existe nesses países que estão sob a regra da lei. Se tua ideia de “graça” é que você pode fazer o que achar melhor no momento, então você não entendeu mesmo a questão da lei de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia para aprendermos mais sobre a lei de Deus.

I. A Oferta

A. Leia Êxodo 19:3-6. O que Deus está oferecendo? (Ele está oferecendo um contrato. Se o povo “guardasse a Sua aliança”, eles seriam especiais para Deus).

1. O que você acha que Deus tinha em mente quando falou que o povo seria um “reino de sacerdotes”? (O que sacerdotes fazem? Eles representam seu deus. Nosso Deus nos oferece um relacionamento especial se O obedecermos).

2. Por que o povo iria querer aceitar essa oferta? (Como Deus lhes mostrou, Ele era completamente capaz de cuidar de todos os problemas que eles enfrentavam).

B. Leia Êxodo 19:7-8. O povo aceitou a oferta de Deus?

II. O Resumo Executivo

A. Leia Mateus 22:37-40. Quando Jesus disse que a “Lei e os Profetas” “dependem” desses dois mandamentos, o que Ele queria dizer? (Eles são a base e a essência da lei).

1. Note nossa obrigação com Deus. Que parte de nós Deus requer? (Tudo).

2. Quando Jesus se refere a “coração”, “alma” e “entendimento”, o que você acha que Ele quer dizer? São três coisas diferentes?

3. De que forma o segundo mandamento (ame o próximo) difere em termos de devoção do primeiro (ame Deus)? (Não nos foi dito para amarmos nosso próximo completamente, apenas como amamos a nós mesmos).

a. Quanto você ama a si mesmo?

b. É certo amar a si mesmo? (Aparentemente!).

B. Você acha que Jesus está introduzindo uma nova maneira de olhar para a lei? (Leia Deuteronômio 10:12. Jesus não está introduzindo algo novo).

III. Dez Mandamentos – Amor a Deus

A. Leia Êxodo 19:16-19. Note que isso é muito diferente do que Jesus anunciou como base da lei em Mateus 22. Por que Deus aterrorizou o povo? [Ele queria enfatizar a importância da lei. Ele também queria (se você ler os versos seguintes) manter o povo afastado, para que eles não tentassem vê-Lo e morressem].

B. Leia Êxodo 20:1-2. O que Deus adicionaria ao Seu resumo hoje? (Eu sou o Senhor teu Deis que te salvou da morte eterna).

1. É uma afirmação mais forte que a original?

C. Leia Êxodo 20:3. O que isso sugere sobre nosso Legislador? (Que Ele requer nossa primeira lealdade).

D. Leia Êxodo 20:4-6. Por que esse segundo mandamento é necessário dado o primeiro mandamento? (É sobre a dignidade de Deus. Deus não deseja ser reduzido a um “objeto” – principalmente, não a algo que Ele tenha criado ou algo criado por uma de Suas criaturas).

1. Estou distorcendo as palavras de Deus? Ele diz que é “zeloso” e eu sugeri que isso era Sua dignidade. São coisas diferentes? (Deus é zeloso sobre Sua posição – Sua dignidade).

2. O que resulta de dar a Deus o que é dEle? (Bênçãos! Bênçãos até mesmo sobre nossos filhos).

E. Como você resumiria esses dois primeiros mandamentos? (Eles refletem nosso estudo da semana passada – mostram que Deus é santo, separado, único).

F. Leia Êxodo 20:7. Qual é a primeira coisa que te vêm à mente quando você lê esse mandamento? (Jurar).

1. Qual você acha que é o problema fundamental ao qual Deus está endereçando? Quão sério é jurar para esse problema fundamental? (Novamente, é a dignidade, a glória de Deus, que é a questão fundamental).

2. Seria violar esse mandamento você afirmar ser um cristão e fazer coisas que dariam a Deus uma má reputação? (Isso, eu acho, é um problema muito mais significativo do que jurar. As pessoas pensam que jurar não tem importância porque aqueles que juram geralmente não são pessoas que afirmam ser representantes de Deus. São aqueles que afirmam serem Seus representantes, e fazem coisas más, que fazem uso impróprio de Seu nome).

IV. Dez Mandamentos – A Transição

A. Leia Êxodo 20:8-11. Esse quarto mandamento é sobre amar Deus ou sobre amar nossos colegas humanos? [Honra a Deus por ser nosso Criador, mas todos os humanos (incluindo nossos empregados) desfrutam desse descanso semanal].

V. Dez Mandamentos – Amor ao Próximo

A. Leia Êxodo 20:12. Por que honrar nossos pais tem algo a ver com a duração de nossas vidas? Deus está dizendo que nos irá “apagar” por desonrar nossos pais? (Pais geralmente possuem sabedoria. Se aprendermos deles nossas vidas serão melhores e mais longas. Amar nossos pais, como amar nosso cônjuge, é uma forma de amar a nós mesmos).

B. Leia Êxodo 20:13-16. Qual é a linha comum a todos esses mandamentos? (Leia Romanos 13:8-10. Amor pelos outros. Quando tomamos dos outros aquilo que é deles por direito, mostramos egoísmo e falta de amor).

1. O que Jesus fez por nós? (Morreu em nosso lugar. Ele entregou Sua vida por nós).

a. Como esses mandamentos refletem o que Jesus fez por nós? (A essência do evangelho é nos dar em prol de alguém. As ações descritas nesses mandamentos tiram de outros para nosso benefício. Elas são o oposto do evangelho).

C. Leia Êxodo 20:17. Como isso se relaciona aos quatro mandamentos que acabamos de estudar? (Essa é a parte da atitude nos mandamentos anteriores. Se você evitar desejar as coisas do seu próximo, se você se contentar com suas próprias coisas, então você não tomará nada do seu próximo).

1. Como o amor ao próximo se encaixa nesse último mandamento?

2. Esses princípios bíblicos deveriam ter algo a ver com as políticas nacionais de impostos?

3. Se você disse sim, com os Estados Unidos entrando nos meses finais da eleição presidencial, há uma grande discussão acerca de impor mais impostos sobre os ricos. Essa é uma violação do décimo mandamento? Trata-se de inveja e cobiça?

VI. Os Dez Mandamentos da Graça

A. Leia Isaías 48:17. É uma descrição dos Dez Mandamentos? (É parte da direção de Deus “no caminho em que você deve ir”).

B. Leia Isaías 48:18-19. Qual é o resultado de obedecer a lei de Deus? (Paz. Justiça. Reputação. Família. São todas coisas que queremos. Deus nos ensina que Sua lei não é dada para nos fazer tropeçar. Não é dada para nos condenar. Deus nos deu Sua lei porque nos ama e sabe melhor que tipo de atitude e ações será uma benção em nossa vida).

VII. Próxima Semana: Senhor do Sábado

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: