quinta-feira, 24 de maio de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 9

Liberdade para Ministrar
(Lucas 9-10)

Introdução: Semana passada nós discutimos sobre a preparação para o evangelismo. Essa semana nós começamos a direcionar nosso pensamento para o evangelismo. Eu notei que quando tenho uma viagem para fazer é de muita ajuda ter um destino em mente. Quando nossa família costumava viajar de trailer, eu gostava de ter um destino meio bagunçado – assim poderíamos curtir cada dia e não sentir pressão pelo tempo. Não estou certo se o pensamento bagunçado é auxiliador quando se trata de objetivos no evangelismo. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver se podemos aguçar nossa visão sobre as direções de Deus para o evangelismo!

I. Ajustando o Compasso

A. Leia Lucas 9:46. Isso é como deveríamos abordar o ministério? Nosso destino é a grandeza?

B. Leia Lucas 9:47-48. A questão que Jesus está querendo fazer não é imediatamente óbvia para mim. Vamos trabalhar nisso. Se você fosse uma pessoa muito importante, quem você iria querer encontrar? (Outras pessoas muito importantes).

1. Quem Jesus diz que deveríamos dar as boas vindas? (Crianças. Representando aqueles que não têm importância na sociedade, política ou negócios. Uma criança não pode ajudar no teu avanço em nenhuma dessas áreas).

2. Vamos testar nossa última conclusão. A criança a quem Jesus está apontando é de nenhuma ajuda na sociedade, política ou negócios? (Essa criança é de grande ajuda).

a. Como? (Porque acolher a criança é acolher Jesus. Acolher Jesus é acolher Deus, o mais importante ser do universo).

3. Que lição a respeito do destino é para ser aprendida sobre evangelismo? (Ninguém é tão insignificante. Quando evangelizamos pessoas não importantes, ajudamos aqueles que são amigos de Deus).

4. Vamos rever nossos discípulos lutadores. Por que eles iriam querer ser o primeiro? (Seriam dados honra e acesso a eles).

a. Como Jesus responde? (Honra especial e acesso vêm de ajudar os amigos de Deus).

C. Leia Êxodo 18:13-14. Por que você acha que Moisés se sentou como juiz supremo? [Talvez fosse um toque do espírito dos discípulos. Mas, veja Números 12:3 (Moisés era o homem mais humilde na Terra)]

D. Leia Êxodo 18:15-16. Quão importante era o trabalho de Moisés?

E. Leia Êxodo 18:17-22. Provavelmente Moisés não estava fazendo todo esse trabalho por causa de orgulho, mas eu suspeito que muitos dos líderes da igreja atualmente têm o orgulho como parte de sua motivação. O que esse texto nos ensina? (Que precisamos ensinar os outros a dividir a carga. Se retemos a posição por causa da “glória”, precisamos dividir isso).

1. O que isso sugere sobre organização no evangelismo? (Parte do objetivo é ser organizado).

II. Avaliando a Ajuda

A. Leia Lucas 9:49. Esse homem é um evangelista? (Ele está avançando o Reino de Deus, porque realiza os milagres em nome de Jesus).

1. Qual é a preocupação dos discípulos? (Ele não foi escolhido para fazer parte do grupo – o grupo que esteve discutindo sobre quem era o maior).

B. Leia Lucas 9:50. O que isso nos ensina sobre o evangelismo atual? (Não seja crítico do trabalho dos outros. A menos que eles estejam “contra” o evangelho, não se oponha a eles).

C. Leia Mateus 7:15. Que aviso temos aqui sobre algumas pessoas que alegam estar no avanço do evangelho? (Algumas são falsas. Algumas são lobos ferozes).

D. Leia Mateus 7:16-20. Como isso nos ajuda a entender a afirmação de Jesus sobre aqueles que são “contra” o evangelho? (Podemos avaliar acuradamente aqueles que são “contra” o evangelho pelo fruto de seu trabalho).

1. Qual era o “fruto” do homem que era alvo dos discípulos? (Releia Lucas 9:49. Ele estava expulsando demônios!).

E. Que tema a respeito do destino encontramos até agora nesses textos? (Quando acolhemos os menos importantes, acolhemos Jesus. Quando tentamos fazer todo o trabalho sozinhos, não estamos compartilhando oportunidades. Quando alegamos ter o único ministério verdadeiro estamos nos opondo ao trabalho de Deus. Muitos estão produzindo bons frutos. Eu acho que o objetivo geral é não nos levarmos tão a sério. Em vez disso, focar no trabalho de evangelismo).

III. A Diretiva

A. Leia Lucas 10:1-3. Isso é ser liberado para ministrar?

1. Como eles decidiram sobre o destino? (Essas eram cidades que Jesus planejava visitar).

a. Como você seguiria essa diretiva hoje? (Primeiro, eu iria pedir ao Espírito Santo para me guiar onde Deus gostaria. Se eu não tivesse uma palavra clara do Espírito Santo, eu iria olhar para ver onde Deus está trabalhando).

2. Eles foram mandados orar pelo que? (Que Deus enviasse mais trabalhadores).

B. Leia Lucas 10:4. Alguns comentários me ensinaram que os cumprimentos daquela época eram longos e prolongados. Não o rápido “oi” que usamos na América. Então, Jesus nos diz que quando vamos à uma missão específica devemos focar no trabalho evangelístico, e não nos distrairmos.

1. E sobre a outra parte da diretiva: por que deveríamos ser totalmente despreparados? Não seria prudente levar dinheiro, cartões de crédito e um par de sapatos extra?

2. Se você não pudesse levar dinheiro ou cartões de crédito, qual seria a alternativa? (Você teria que depender de Deus. Você teria que depender de Deus influenciando outras pessoas para te ajudar).

C. Leia Lucas 10:5-7. A instrução de Jesus sobre não levar dinheiro está mais clara aqui? (O ponto principal é que você não deve pagar do seu próprio modo. As pessoas que se beneficiam de seu evangelismo devem pagar).

1. Você já disse que gostaria de ministrar, mas teria que esperar até poder bancar isso? (Essas pessoas, 72 para ser preciso, foram “designadas” por Jesus. Antes de sair correndo para que outros te sustentem, esteja certo de que Jesus te designou para isso).

2. Por que Jesus diz a eles para comerem e beberem de tudo o que os anfitriões derem? (Esse é um cuidado sobre moderação. Sim, é esperado que seu hospedeiro providencie cama e comida, mas você não deve ter um espírito de demanda).

3. Por que não mudar de casa em casa? (Sem dúvida isso iria gastar tempo. As pessoas que abriram suas casas para aqueles evangelistas foram abençoadas: “paz a esta casa”).

D. Leia Lucas 10:8-9. O que é importante sobre ser bem vindo? (Se você é bem vindo, você primeiro ajuda as pessoas e depois compartilha o evangelho com elas).

1. Você já evangelizou onde não é bem vindo? Se sim, por quê?

E. Leia Lucas 10:10-12. O que acontece com aquelas cidades que te rejeitam? (Coisas ruins!).

F. Agora mesmo estou ensinando uma turma de direito chamada “Religião no Lugar de Trabalho”. Estamos lendo decisões de cortes sobre cristãos assediando outros empregados. Os cristãos sem dúvida pensaram estar fazendo a vontade de Deus ao evangelizar. Mas, o alvo de seu testemunho não gostou e processou. Que lição essas testemunhas cristãs perderam? (Não devemos espancar as pessoas para tentar convertê-las. Se elas não dão “boas vindas” à nossa mensagem, precisamos parar. Cumprimos nossa responsabilidade para com Deus).

G. Leia Lucas 10:13-16. Por que podemos sentir paz mesmo quando não somos bem recebidos? (Jesus nos diz que as pessoas não estão nos rejeitando, mas rejeitando Deus).

H. Leia Lucas 10:17-20. Que tipo de atitude deveríamos ter sobre nossas vitórias no testemunho? (Não deveríamos sentir orgulho em bater as forças das trevas, mas sim nos regozijar por fazer a vontade de Deus como cidadãos do Seu Reino!).

I. Amigo, você está pronto para sair e compartilhar o evangelho? Por que não começar agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Uma Resposta de Amor

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: