quinta-feira, 28 de junho de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 1

O Evangelho chega a Tessalônica
(1 Tessalonicenses 2, Atos 16 e 17)

Introdução: Como você reage quando alguém traz uma ideia nova para você? E quando alguém sugere que você deve fazer mudanças em sua vida? E se alguém te alertar sobre algo terrível em seu futuro se você não mudar? Nós começamos nosso estudo de 1 e 2 Tessalonicenses: as cartas de Paulo aos crentes em Tessalônica. Nessas cartas traz uma mensagem e ele está preocupado de que o povo não irá acreditar. Quando um advogado quer testar a verdade do que uma testemunha diz, o advogado faz perguntas de percepção e motivação. Paulo, soando como um advogado discute por que os tessalonicenses devem acreditar nele. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Razões

A. Leia 1 Tessalonicenses 1:1. Quem está escrevendo essa carta à igreja dos tessalonicenses? (Paulo, Silas e Timóteo. Pelo resto dessa lição eu irei me referir a eles coletivamente como “Paulo”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:1-4. Com o que Paulo está preocupado? (Com os membros da igreja duvidarem dele).

1. Que preocupações Paulo levanta? (Que sua mensagem está errada ou que suas razões são impuras. Ele diz que não está tentando enganá-los).

2. Por que Paulo escreveria esse tipo de coisa? (Alguns deveriam estar questionando as razões de Paulo e a precisão de sua teologia. Sua defesa mostra a natureza dos ataques feitos contra ele).

3. Vamos voltar às questões que fiz na introdução: quando alguém tenta te convencer a concordar com ele, você considera suas razões? (Eu sim – especialmente se eu não conheço bem a pessoa. Mas, isso pode ser resultado do meu treinamento legal).

a. Pense sobre isso um minuto. Todos conhecemos pessoas que são erradas por não serem muito espertas, suas emoções sobrepujam sua lógica, ou são ignorantes sobre essas questões. Como você compara esses tipos de pessoas com aqueles que estão tentando te enganar? (Nós temos a mais baixa opinião sobre trapaceiros! As outras pessoas são apenas erradas, mas enganadores são maus).

4. O que Paulo diz sobre suas razões? (Sua razão é obedecer a Deus).

II. Razões Esclarecidas

A. Releia 1 Tessalonicenses 2:2. Paulo se refere a um evento ocorrido em Filipos. Por quê? (Essa é parte do argumento de Paulo sobre suas razões. Vamos explorar o que aconteceu em Filipos).

B. Leia Atos 16:9-10. Que direção Paulo está seguindo aqui? (Ele acredita que Deus os está dirigindo para a Macedônia).

C. Leia Atos 16:11-12. Como isso se encaixa na direção de Deus? (Filipos é a cidade líder no distrito da Macedônia).

D. Leia Atos 16:13-15. Se você fosse Paulo, isso confirmaria as instruções de Deus para você ir à Macedônia? (Você conhece as pessoas certas e elas te oferecem estadia. Tudo está dando certo!).

E. Leia Atos 16:16-18. Como você explica que um demônio daria essa mensagem? Não aprendemos no semestre passado que podemos discernir espíritos pelas suas mensagens?

1. Por que você acha que Paulo estava perturbado? Todo dia era gritaria? Um demônio estava tratando sua publicidade?

F. Leia Atos 16:19-23. Que tipo de justiça eles tinham em Filipos?

1. Se você fosse Paulo, você começaria a duvidar de sua visão?

2. Paulo fez algo de errado?

G. Leia Atos 16:24-28. Suponha que você é Paulo, essa é sua história e você está escrevendo no Facebook o que aconteceu com você nos últimos dois dias. Qual seria o tom da sua anotação? (Um desastre atrás do outro! Primeiro assédio, depois surras injustas, então a prisão e depois um terremoto. Se algum de seus amigos clicasse “curtir” você teria vontade de socar ele).

H. Leia Atos 16:29-34. Agora, o que você diz sobre a visão? Como isso muda a sua entrada no Facebook?

I. Leia Atos 16:37-40. Apenas uma nota de rodapé aqui. O que Paulo acreditava sobre os cristãos afirmando seus direitos legais?

1. Quem está encorajando quem? Quem foi açoitado? (Paulo foi açoitado e ele está encorajando).

J. Leia Atos 17:1. Isso nos leva de volta à Tessalônica. Como você acha que Paulo se sentiu? (Ele provavelmente ainda estava sofrendo da surra!).

1. Se você conhecesse esse histórico, o que você diria sobre as razões de Paulo? Ele é um trapaceiro? Há razão para dizer que ele motivado por qualquer outra coisa além da vontade de Deus? (Paulo sabia que compartilhar a palavra de Deus era perigoso. Ele poderia perder sua saúde ou sua liberdade).

K. Leia 1 Tessalonicenses 2:2. Qual é a recepção do evangelho em Tessalônica? (“Forte oposição”. Nessa nova cidade, Paulo sabia que estava correndo perigo).

III. A Mensagem

A. Já que vimos que Paulo tinha apenas razões puras, vamos olhar para sua mensagem. Leia Atos 17:2-3. Qual é a mensagem de Paulo para aqueles em Tessalônica? (O evangelho!).

1. Por que você acha que Paulo foi primeiro aos judeus? (O Antigo Testamento prediz Jesus. Se eles acreditavam na Torá, então eles deveriam acreditar em Jesus).

2. Paulo estava indo á igreja no sábado simplesmente porque era quando a sinagoga se reunia? (Não. O texto diz que adorar aos sábados era “costume” de Paulo. Era sua prática regular).

B. Note que Atos 17:3 diz que Paulo explicou a eles por que o Messias iria sofrer. Leia Jeremias 23:5-8 e Isaías 9:4-7. Esses versos se referem a Jesus? (Sim.).

1. Que tipo de Messias você acha que o povo iria preferir – Um que sofresse ou Um que triunfasse?

2. Você pode ver os obstáculos que Paulo teve que vencer? Ele estava pregando de um Messias que foi assassinado pelos romanos!

C. Revise Isaías 53 e leia Isaías 53:5. Como Paulo deveria fazer seu argumento? Como você acha que ele explicou essas aparentemente contraditórias figuras de Jesus?

D. Leia Atos 17:4. Quem são esses “gregos tementes a Deus”? (Leia 1 Tessalonicenses 1:9. Esses são gentios que “tornaram para Deus, deixando os ídolos”. Alguns comentários sugerem que eles aceitaram os ensinamentos do Antigo Testamento, se reuniam aos sábados com os judeus, mas não eram totalmente convertidos ao judaísmo).

E. Leia Atos 17:5. Isso deveria ser familiar para Paulo. Por que os judeus são ciumentos? (Duas coisas. Primeira, esses judeus estão provavelmente esperando que esses gregos se convertam totalmente ao judaísmo. Agora, Paulo os convenceu de algo a mais. Segunda, Paulo argumenta que o Antigo Testamento predisse Jesus. Jesus é o cumprimento do serviço do santuário e de outras profecias. Esses judeus rejeitam isso e acham que Paulo está começando uma nova religião que está tirando pessoas da sua religião. Podemos ver por que Paulo está preocupado se as pessoas acreditam em sua mensagem).

F. Leia Atos 17:6-8. Os oponentes de Paulo encurralaram uma quadrilha de maus elementos para começar um tumulto, e então tiveram o governo envolvido ao seu lado. O que isso nos ensina sobre a força de nossos argumentos religiosos? (Recorrer à violência a ao braço forte do governo mostra que nossas tentativas de persuadir pela lógica e razão falharam. Eles usam a força e o terror para proteger suas visões religiosas).

G. Olhe novamente para Atos 17:7. O que você acha que esses judeus acreditavam sobre o Messias – sofredor ou triunfante? (Eles indubitavelmente acreditavam que o Messias seria triunfante).

a. O que isso diz sobre seu argumento aqui? (Puramente insincero. Eles estavam acusando Paulo de coisas que esperavam que fossem acontecer!).

H. Amigo, e você? Você acredita nos livros que Paulo escreveu no Novo Testamento porque são “parte da Bíblia”, ou você tem uma confiança pessoal independente neles por causa do que Paulo sofreu para entregar sua mensagem de Deus? Se você não está certo sobre a verdade do evangelho, você irá aceita-lo agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Preservando Relacionamentos

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: