quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 13

Conservando a Igreja Fiel
(2 Tessalonicenses 2:13-3:18)

Introdução: “Amor duro” é um termo que esteve por aí muito tempo. Todo pai deve entender o que isso significa – algumas vezes você tem que ser maduro e disciplinar seu filho. Você faz isso porque ama seu filho, não porque ama disciplinar. Mas, quando se trata de dois adultos, o lado da disciplina parece ser mais difícil de entender. Que direito eu tenho de te disciplinar? Que direito você tem de me disciplinar? O amor não requer que eu sempre te ajude, não importa o que aconteça? Essas são questões difíceis, e Paulo lida com elas em suas palavras finais aos tessalonicenses. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Chamados

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:13. Deus te escolheu para ser salvo?

1. Existem pessoas que Deus não escolheu para serem salvas?

a. Se Deus escolheu todo mundo, então por que Paulo escreve que Deus escolheu os tessalonicenses?

B. Leia Mateus 22:1-10. O que essa história sobre o Reino de Deus nos ensina sobre aqueles que são chamados? (Deus procura qualquer pessoa para ir ao Seu banquete. Na parábola, quando o rei diz a seus servos para convidar “todos os que encontrarem”, isso representa o evangelho indo aos gentios. É assim que os tessalonicenses foram “escolhidos”).

C. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 2:13. Falamos de ser justificados somente pela graça. Que papel desempenhamos na santificação – a ideia de progressivamente viver uma vida mais santa? (Paulo diz que o Espírito Santo nos santifica).

D. Leia 2 Tessalonicenses 2:14-15. Não temos nenhum papel nisso? (Temos um papel. Paulo escreve sobre a fé na verdade e permanecermos firmes nas tradições).

1. Por que a fé na verdade é tão importante? Noite passada mesmo eu ouvi um famoso anfitrião da televisão americana falar sobre os “muitos caminhos para o Céu”. (Meu principal problema com o pecado está nas áreas em que eu continuamente debato a vontade de Deus. Eu não quero admitir que algo é pecado, pois daí teria que abandonar isso. Temos que ter uma estrela guia de fé na verdade. Devemos primeiro reter o que é certo antes de segurar firme nisso).

E. Leia 2 Tessalonicenses 2:16-17. Quantos de nós precisamos de encorajamento? (Todos).

1. Qual é a fonte de nosso encorajamento? (Deus morreu por nós. Ele morreu por nós para que pudéssemos viver com Ele no futuro).

2. Qual é o resultado desse encorajamento? (É nos dado força para vivermos vidas melhores).

II. O Maligno

A. Leia 2 Tessalonicenses 3:1-2. O que ameaça as nossas vidas? (Homens maus e perversos que não aceitam o evangelho).

1. Pelo que devemos orar? (Para que o evangelho se espalhe e seja aceito).

2. Como isso está conectado com o problema das pessoas más? (As pessoas que são um problema em nossas vidas são provavelmente aquelas que não são convertidas. Convertê-las resolve o problema).

B. Leia 2 Tessalonicenses 3:3. O que Deus faz para nos proteger do pecado? (Duas coisas. Ele nos fortalece e nos protege de Satanás).

1. Se Deus nos protegesse totalmente, por que precisaríamos de fortalecimento?

C. Leia 2 Tessalonicenses 3:4-5. Se nossas vidas em Cristo tiverem a direção apropriada, que direção será essa? (O amor de Deus e a perseverança de Cristo).

1. Essas duas coisas estão conectadas? Se sim, como?

III. Os Ociosos

A. Leia 2 Tessalonicenses 3:6. Como devemos tratar os ociosos e os desobedientes? (Devemos nos afastar deles).

1. Vou assumir que Paulo não esqueceu o que acabou de escrever. Ele acabou de escrever que devemos crescer em amor e perseverança. Como isso é condizente com se afastar dos ociosos e desobedientes? (Essa é a mensagem do “amor duro”).

2. Se devemos nos afastar deles, o que significa aquilo de que devemos ajuda-los?

B. Vamos pular e ler 2 Tessalonicenses 3:14-15. Qual é o objetivo de nos afastarmos dos membros da igreja ociosos e desobedientes? (A ideia é que isso é um avido. Os ociosos e desobedientes não são nossos inimigos. Em vez disso, são pessoas que precisam ser alertadas e disciplinadas pela nossa ausência).

C. Leia 2 Tessalonicenses 3:7-8. O que Paulo demonstrou para a igreja? (Diligência. Não ser pesado. Pagar pela comida).

D. Leia 2 Tessalonicenses 3:9. Por que Paulo não pegou comida dos tessalonicenses? Ele estava trabalhando para eles. (Ele estava autorizado a ser sustentado por eles pelo su trabalho do evangelho, mas demonstrou diligência).

1. Isso deveria ser um modelo para o governo, para encorajar a diligência?

2. Se a resposta é sim, então o governo deveria impor impostos mais altos para aqueles que se recusam a trabalhar? (Os governos geralmente fazem o contrário, eles colocam os maiores níveis de impostos sobre aqueles que são mais bem sucedidos em seu trabalho).

E. Leia 2 Tessalonicenses 3:10. O que devemos fazer com pessoas que nos abordam e imploram por dinheiro para comida? Como você deve, como a sua igreja deve responder aos ociosos pobres? (A Bíblia é clara de que devemos encorajar, na verdade requerer, o trabalho daqueles que são auxiliados).

1. Como você pode dizer se uma pessoa pobre é diligente ou não? [Aqui está a raiz do problema. Você teria que conhecer a pessoa para estar certo. É fácil (e provavelmente errado) apenas dar dinheiro a alguém sem conhecer a sua situação. Não somos requeridos a conhecer alguém antes de podermos fazer um julgamento correto?]

2. Na noite depois que escrevi a série de questões anterior, um homem jovem se aproximou de mim em um restaurante e me perguntou se eu era um padre. (Eu frequentemente só uso preto, então sua pergunta não era ridícula). Brincando, eu respondi “Por que, você tem algo a confessar?” Eu disse a ele que não era padre. Conversamos um pouco e eu pude dizer que ele era socialmente desajeitado. Depois, eu caminhei para fora do restaurante bem atrás dele. Ele me pediu uma quantia bem pequena de dinheiro para comida. O que eu deveria ter feito? (Eu fico constrangido em dizer que estava correndo para um encontro, então dei a ele algum dinheiro. Depois, eu pensei “como posso ser tão estúpido?” Existiam maneiras muito melhores de lidar com isso, em vez de simplesmente dar dinheiro. Tínhamos acabado de sair de um restaurante!).

F. Leia 2 Tessalonicenses 3:11-12. Qual é o problema de se encorajar a ociosidade? (O trabalho é uma das bênçãos na vida. Ele te mantém longe de problemas. Ele te permite ajudar os outros. Deus deseja que sejamos diligentes em nosso trabalho, não deseja que fiquemos sentados fofocando da vida dos outros).

G. Leia 2 Tessalonicenses 3:13. Como podemos nos queimar fazendo o que é certo? (Fazer o bem aos outros é uma alegria. Entretanto, precisamos trabalhar de forma inteligente com aqueles em necessidade).

H. Leia 2 Tessalonicenses 3:16-18. Por que uma pessoa fisicamente capacitada iria querer deixar de trabalhar? (Eles pensam que é a forma mais deleitosa de vida. Uma vida de lazer).

1. O que Paulo indica que deveria ser o objetivo chefe de nossa vida? (A paz dada por Deus).

I. Amigo, você já considerou fazer de seu objetivo uma vida de paz? Paulo nos ensina que caminhar para a santidade e trabalhar para abençoar os outros são o caminho para a paz. Você irá se comprometer a começar a caminhar nessa direção hoje?

IV. Próxima Semana: Começamos um novo estudo intitulado “Crescendo em Cristo”

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: