sábado, 6 de outubro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 2

Deus e a Revelação
(Salmos 19, 2 Pedro 1, Hebreus 1 e 11)

Introdução: Semana passada, aprendemos sobre a guerra que está acontecendo entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás. Os cristãos estão alinhados com Deus nesse conflito. Ele é nosso Comandante. Você já ouviu de comandantes que não têm comandos? Se Deus está ativamente executando uma guerra contra Satanás, é necessário ou auxiliador se comunicar com as tropas? Certamente a resposta deve ser “sim”. Como, então, Deus Se comunica? É pela Bíblia? Pelo Corão? Os ensinamentos do budismo ou hinduísmo? Poderia ser “todas as alternativas”? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre Deus e a revelação!

I. Natureza

A. Leia Salmos 19:1-2. Essa manhã eu li um artigo sobre como o telescópio Hubble recentemente revelou mais do universo. O que está sendo comunicado aos humanos quando olhamos para o espaço? (Que o poder e o conhecimento de Deus estão além da compreensão. Que Deus acredita em regras e ordem. Que as estrelas e os planetas não estão se chocando aleatoriamente. O universo está expandindo na velocidade correta para não colapsar ou explodir).

1. A evolução depende do acaso e da seleção natural. O que o universo nos ensina sobre o acaso? (Parece impossível que a ordem do universo seja resultado do acaso).

2. O que isso nos diz sobre nossa vida diária? (Isso sugere uma vida de ordem. Sugere que o acaso é um fator pequeno na vida).

3. O que o universo de Deus nos ensina sobre Seu conhecimento de nossas vidas? (Se Deus pode rastrear todas as coisas no Céu, então Ele parece capaz de nos rastrear. Entretanto, as coisas no Céu parecem ter uma direção “automática”. Isso sugere que Deus pode ter regras “automáticas” para minha vida. Que se eu fizer certas coisas, outros resultados virão naturalmente).

B. Leia Hebreus 1:1-3. Vamos primeiro focar nos versos 2 e 3. Quem formou o universo pela palavra? (Jesus).

1. Como Jesus sustenta Sua criação? Eu acabei de mencionar regras “automáticas”. O que isso sugere? (Isso nos diz que a “palavra poderosa” de Jesus sustenta tudo. Isso omite um monte de detalhes, mas sugere que “automático” não significa falta de envolvimento constante, pessoal).

2. Leia Lucas 12:6-7. O que Jesus diz sobre Seu nível de envolvimento em nossas vidas?

C. Olhe novamente para Hebreus 1:1. Quantas das religiões do mundo endossam essa afirmação? (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo aceitam o Velho Testamento como inspirado por Deus).

1. Se concordamos que os profetas do Velho Testamento falaram por Deus, como você provaria que Hebreus 1:2 também é uma comunicação de Deus? [A resposta foca na resposta do Velho Testamento para o pecado – a morte substitutiva do cordeiro (ou outro animal). Isso é graça, não obras. Somente o Cristianismo aceita a graça hoje e explica o serviço do santuário como uma predição de Jesus. O Judaísmo não pratica mais sacrifícios animais. É uma religião de obras, assim como o Islamismo e toda religião ocidental].

2. O que os Céus nos ensinam sobre a verdadeira revelação de Deus? (Olhe novamente para Hebreus 1:3. Eu acredito que os Céus são um argumento para o monoteísmo. A majestade e a ordem dos Céus falam de um poder único, não poderes múltiplos competindo. Esse texto apoia essa ideia ao dizer que o poder sustentador de Jesus nos Céus é o “resplendor” da glória de Deus. Isso reflete a natureza de Deus).

II. Profetas

A. Olhe novamente para Hebreus 1:1-3. Como nosso Comandante Se comunicou conosco no passado? (Pelos profetas).

1. Os profetas são do passado? O texto diz que “nestes últimos dias” Deus falou por meio de Seu filho, em lugar dos profetas. Isso significa que os profetas agora estão excluídos?

B. Leia 2 Pedro 1:16-18. Como Deus falou com Seu povo por meio de Jesus? (Os seguidores de Jesus não apenas observaram Suas ações, mas nesse caso ouviram a voz de Deus Pai).

C. Leia 2 Pedro 1:19. Como a vinda de Jesus impactou as mensagens dos profetas? (Eles são uma fonte adicional de comunicação de Deus para a qual deveríamos “prestar atenção”).

D. Leia 2 Pedro 1:20-21. Como os profetas receberam suas comunicações de Deus? (O Espírito Santo os inspirou).

E. Leia João 15:26 e João 16:7-15. Quem é o “Consolador”? (O Espírito Santo).

1. Lembra que perguntei anteriormente se os profetas são “coisa do passado”? Pedro diz que Jesus é a fonte de informação de Deus do “último dia”, e parece sugerir que os profetas não são. Como João deixa isso claro? (A divindade é sempre a fonte das comunicações de Deus com os humanos. Jesus nos diz que ainda Se comunica conosco pelo Espírito Santo mesmo depois de ter retornado aos Céus).

2. O Espírito Santo atua de forma diferente nos últimos dias? Especificamente, o que Jesus quer dizer em João 16:13 quando diz que o Espírito Santo nos “guiará a toda a verdade”? Isso é uma referência aos discípulos, ou Jesus está falando sobre todos os cristãos?

F. Leia Joel 2:28-29. O que isso nos diz sobre a natureza da profecia depois que Jesus retornou ao Céu? [Mudou. Em vez de falar por meio de poucos profetas, particularmente aqueles cujos escritos se tornaram parte da Bíblia (2 Pedro 1:20), Jesus fala diretamente a um grande número de seguidores Seus por meio do Espírito Santo].

1. Por quê? (Leia Marcos 15:38-39, Hebreus 4:16 e 1 Pedro 2:9. Depois da vitória de Jesus sobre o pecado, nosso relacionamento com Deus mudou fundamentalmente. Em vez de termos intermediários humanos, podemos ousadamente e diretamente abordar Jesus).

G. Leia 1 Coríntios 12:7-11 e 1 Coríntios 14:1. Todos têm o dom de profecia agora? (Não. O dom deve estar disseminado, mas não é universal).

H. Se você concorda com as conclusões a que chegamos até agora, isso significa que Deus fala conosco hoje por meio do Espírito Santo. Ele fala para uma base abrangente de indivíduos. Isso é bom ou ruim? Construção preocupante ou de fé?

1. E se você estiver preocupado de que alguém que afirma ser profeta tomou a mensagem de Deus errada deliberadamente ou acidentalmente? (Leia 1 Tessalonicenses 5:19-21 e 1 João 4:1-3. Temos que testar o que os profetas dizem que receberam de Deus).

a. Que tipo de teste deveríamos usar? (1 João 4 dá um teste geral, que se um profeta reconhece Deus, essa pessoa tem o Espírito de Deus. Desde que temos uma extraordinária quantidade de revelação de Deus, eu também testaria novas afirmações pelas revelações antigas).

III. Fé

A. Até agora, eu venho argumentando para uma interpretação lógica das mensagens que nos vêm dos Céus e da Bíblia. Leia Hebreus 11:1-3. Nosso entendimento da mensagem de Deus nos Céus é uma questão de mera lógica e observação? (Hebreus diz que isso envolve fé).

B. Leia Hebreus 11:4. Nosso entendimento da mensagem sobre Jesus contida no sistema do santuário do Velho Testamento é uma questão de ,era lógica? (Isso sugere que essa questão também envolve fé).

C. Leia Hebreus 11:5-6. Que papel a fé desempenha na crença da existência de Deus? (Sem fé é impossível acreditar. Eu acho que a evidência para Deus é esmagadora. Logicamente, os sinais apontam para Jesus como Deus. Mas, não devemos nos tornar tão arrogantes com a lógica a ponto de negligenciarmos a importância da simples fé).

D. Amigo, você acredita que Deus quer Se comunicar com você? Você está aberto para as mensagens de Deus hoje, você está procurando pelo Seu Espírito Santo? Se não, por que não orar hoje para que o Espírito Santo aumente seu entendimento da vontade de Deus para sua vida?

IV. Próxima Semana: Homem, Criatura de Deus

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: