sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 13

Quando Tudo Se Fizer Novo
(Apocalipse 19-22)

Introdução: Vamos continuar nossa exploração da semana passada sobre nossa “aposentadoria” no Céu – um lugar glorioso onde teremos tempo e recursos ilimitados. Temos nosso ingresso e sabemos que devemos tomar cuidado em não aparecer no lugar errado. Estamos vivendo uma vida que está refletindo o amor de Deus por nós e antecipando nossa vida no Céu. Agora Jesus vem! Vamos mergulhar em nossas Bíblias e aprender mais dos detalhes do que acontece a seguir!

I. Ressurreição

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:16-18. O que está sendo descrito aqui? (A Segunda Vinda de Jesus)

1. Esse texto não menciona aqueles que não vão para o Céu. Por quê? Todos irão para o Céu?

B. Leia Apocalipse 20:5. Quantas ressurreições têm aqui? (Mais de uma! Esses textos nos dizem que existem duas ressurreições. A Segunda Vinda de Jesus representa a primeira ressurreição – a dos justos. A segunda é a ressurreição dos ímpios. Dica: você quer ser parte da primeira ressurreição!)

C. Leia Apocalipse 19:11-16, Apocalipse 14:14-20 e Apocalipse 6:15-17. É por isso que você esperando? Semana passada nós discutimos a grande alegria de ter a experiência de ser tomado nos ares para encontrar Jesus. Sobre o que estamos lendo nesses textos? (Na Segunda Vinda, Jesus reúne os justos, tanto vivos quanto mortos, e então destrói os ímpios que estão vivos)

D. Leia Apocalipse 19:17-21. O que acontece com os inimigos de Deus na Segunda Vinda? (Essa é mais uma evidência de que são destruídos)

1. Você está feliz por ver isso? (Quantos livros e filmes já vimos nos quais os “bonzinhos” são perseguidos e ameaçados pelos “caras maus”, e então subitamente o herói chega para salvar os bonzinhos e se livrar dos caras maus? Isso sugere que os justos estão em sérios problemas imediatamente antes da Segunda Vinda. Jesus, nosso Herói, vem com o Calvário e nos salva! Que alegria! Que alívio!)

2. Ao mesmo tempo, isso me parece estranho. Se Jesus está vindo como um ladrão na noite (1 Tessalonicenses 5:2, 2 Pedro 3:10), como Jesus tem um exército inimigo esperando para ataca-Lo? (E se esse exército estiver realmente reunido para destruir os santos na Terra, e nosso Senhor vem para nos salvar? O problema é que o texto diz que eles estão “reunidos para guerrearem contra [Jesus].” Apocalipse 12:17 nos diz que o dragão está guerreando contra os santos. Guerrear contra os seguidores de Deus pode ser considerado como guerrear contra Jesus)

II. Primeira Parada: Céu

A. Leia Apocalipse 20:1-3. Qual é o prazo para a sentença de Satanás? (Mil anos!)

1. A quem Satanás tem para enganar? (Ninguém. Todos os ímpios estão mortos)

B. Leia Apocalipse 20:4-5. Para onde os justos foram? (Para o Céu. Temos uma “figura geral” aqui de que na Segunda Vinda, os justos são levados para o Céu e os ímpios são mortos)

C. Leia Apocalipse 20:11-14. Qual é a base para o julgamento? Varia com base se você está salvo ou não? (Isso é muito importante. Aqueles que estão perdidos são julgados pelas suas obras. Aqueles que estão salvos têm os seus nomes escritos no Livro da Vida. Isso é graça! Quando você se arrepende e confia em Jesus, seu nome é escrito no Livro da Vida. Se você confia em suas próprias obras para a salvação, você será julgado por elas!)

1. O que os justos estão fazendo no Céu? (Leia 1 Coríntios 6:2. Os versos de Apocalipse, juntamente com o comentário de Paulo aqui, sugerem que os justos gastarão pelo menos parte de seus mil anos examinando o julgamento feito sobre os perdidos)

a. Por que Deus faria isso? (Deus é transparente em Seu julgamento. Deus quer que estejamos confortáveis com Sua decisão. Ele quer que saibamos que Ele é mais que justo. Imagine se uma pessoa amada por nós está perdida. Deus quer que concordemos com Ele no julgamento)

(1) Que outras razões você pode pensar para que nos seja permitido confirmar o julgamento de Deus? (A vida eterna precisa ser livre do pecado. Precisamos estar para sempre convencidos do erro do pecado)

III. Segunda Parada: Terra Renovada

A. Leia Apocalipse 21:1-4. Depois dos mil anos, para onde os justos vão? (A Nova Jerusalém desce para a Terra. Essa deve ser uma mudança fácil, porque eles estão mudando meu condomínio Cidade Nova Jerusalém (New Jerusalem City) ao mesmo tempo! Eu não preciso empacotar, mas talvez eu tenha que remover alguns quadros da parede)

B. Leia Apocalipse 20:5 e Apocalipse 20:7-9. Olhe cuidadosamente para Apocalipse 20:9. Que cidade é essa? (A segunda ressurreição dos ímpios ocorre depois dos mil anos. Os ímpios são levantados para a vida. Satanás é solto. Eles cercam a Nova Jerusalém em uma última tentativa desesperada para ganhar a batalha entre o bem e o mal)

1. Vamos pensar seriamente sobre isso. Primeiro, o que isso nos diz sobre Satanás? Ele teve mil anos para meditar em seus pecados. O que ele deveria ter concluído? (Isso mostra que Satanás é um caso impossível. Ele é o opositor mais insensível de Jesus)

2. Os ímpios já estão mortos. Por que Jesus os levantaria para a vida apenas para mata-los depois? (Considere novamente os santos que têm amigos e família que não foram salvos. Primeiramente vimos que Jesus permite que os santos revisem o registro, e tirem suas próprias conclusões sobre Seu julgamento. Imagine o quanto esse julgamento é reforçado quando os amigos e a família que estão perdidos tentam atacar a Nova Jerusalém? Eles tentam atacar os santos)

3. O que isso diz sobre os perdidos? O que isso diz sobre nosso Senhor? (Isso mostra que nosso Senhor é mais do que justo. Ele Se importa com nossa opinião de Sua justiça)

C. Leia Apocalipse 20:10. Qual é o destino definitivo de Satanás?

1. Como a rebelião em Apocalipse 10:9 atua para os ímpios? (Fogo desce do Céu e os destrói)

D. Leia Apocalipse 21:1. Qual é a característica mais notável da Terra renovada? (Não tem mar)

1. Por que eliminar o mar? (O oceano recobre 71% da superfície da Terra. Eu acho que os continentes irão expandir para cobrir o lugar onde o oceano costumava ser. Isso permitirá uma população maior)

E. Leia Apocalipse 21:2-3. Por que nos mudar de voltar para esse velho (novo) globo? Por que Deus move Seu trono para a Terra? (Essa é a cena da grande vitória de Deus sobre o pecado. Aqui é o epicentro da batalha)

1. Reconheceremos lugares na Terra? (Acho que sim. Se Deus fosse mudar tudo, por que mencionaria apenas o destino do mar? Por que chamar de Nova Terra – usando parte do antigo nome? Assim como seremos novos e melhorados, mas reconhecíveis (ver Mateus 8:11, 1 Coríntios 13:12), acho que a Terra será nova, melhorada e ainda reconhecível)

F. Leia Apocalipse 21:3-4. O que Deus faz por nós? (Ele enxuga nossas lágrimas!)

1. Quando coisas ruins acontecem conosco na Terra, Deus Se importa? (Seu plano é levar todo pranto, choro e dor! Esse é o objetivo de Deus)

G. Leia Apocalipse 22:1-5. O que isso sugere sobre a vida na Terra renovada? (Gênesis 1:26 nos diz que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. A conclusão lógica é que nosso novo corpo na nova Terra tem similaridades de “imagem e semelhança” ao nosso corpo atual na Terra velha. Veremos árvores, rios, colheitas, frutos, folhas e luz na Nova Jerusalém. Pense sobre como os primeiros tipos de telefones à manivela são similares aos nossos atuais smart phones. Um usuário do telefone à manivela ficaria impressionado com um smart phone, mas não levaria muito tempo para entender as similaridades. Eu acho que isso ilustra, de modo grosseiro, a natureza da Nova Terra)

H. Amigo, e você? Você gostaria de levar a eternidade em uma Terra vastamente melhorada? Você gostaria de estar livre de todas as preocupações sobre família e amigos? Eu acho que a escolha é clara. Temos um inimigo que, mesmo depois de mil anos de meditação, quer destruir Deus e quer nos destruir. Aqueles que seguem a Satanás têm o mesmo objetivo. A escolha é óbvia. Por que não fazê-la agora?

IV. Próxima Semana: Começamos um estudo sobre a importância de nossa crença na criação. Esse é um estudo incrivelmente importante, então venha junto!

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: