sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lição 11 - Nossa Mensagem Profética

(Apocalipse 14) 


Introdução: Você lembra de ter recebido alguma notícia especial ou de ter ouvido uma história específica, que outras pessoas não conheciam? Quão emocionante foi compartilhá-la com os outros?  Nosso estudo, esta semana, é a respeito de uma mensagem muito especial, que nós temos que compartilhar com as outras pessoas. A mensagem tem a ver com adoração, fé e o juízo final. Vamos percorrer nosso estudo bíblico para aprender mais sobre esta grande notícia!

I. O Primeiro Anjo

A. Leia Apocalipse 14:6. Qual é o público para a mensagem deste anjo? (Todo o mundo, em todo o lugar.)

1. O que você acredita ser o "evangelho eterno"? (Nosso Deus tornou-Se como homem e viveu conosco. Nosso Deus, chamado Jesus, viveu uma vida perfeita, morreu por nossos pecados e ressuscitou, para retornar ao céu. Aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor, através do batismo. Sua vida torna-Se nossa vida, Sua morte é nossa morte e Sua ressurreição é a promessa de nossa ressurreição, para a vida eterna.)

B. Vamos ver se nossa visão sobre o evangelho é a mesma da mensagem dada pelo anjo. Leia Apocalipse 14:7. Que é a importância da expressão “em alta voz”?  (Supõe-se que é para ser ouvida.)

1. Vamos começar com a visão de que “temer a Deus” significa, exatamente, o que ela quer dizer, porque introduz a idéia de que a hora do juízo chegou. No que se refere ao juízo, como você explica a parte desta mensagem que diz que devemos “dar-Lhe glória” ? (Isso é o evangelho - damos glória a Deus porque Ele tomou nosso lugar no julgamento. Quando Ele morreu, simbolicamente, nós morremos. Quando Ele ressuscitou, simbolicamente, nós ressuscitamos. Você deixaria de louvar a alguém que morreu por você?)

2. Como você deveria conciliar a instrução de “temer a Deus” com a instrução de “glorificá-Lo”? Como trabalhar juntas, estas instruções? (Se você quer enfrentar o julgamento sem Jesus a interceder por você, então, você deve temer porque você morrerá. A notícia fantástica é que temos uma maneira de evitar a morte eterna.)

3. Observe a última frase. É-nos dito para adorar o Criador. Por que isto tem algo a ver com o julgamento ou com o evangelho? (Meus estudos bíblicos me ensinaram que Deus, de forma consistente,  fixa Sua autoridade no fato de que Ele é nosso Criador. O Único que tem autoridade, pode julgar. O Único com autoridade pode mudar o Estado de direito. Deus nos diz que Ele tem autoridade para fazer tudo isto!)

4. Vamos voltar um minuto e olhar para as ações. Isto revelou que um anjo, voando, daria esta mensagem. Nunca vi um anjo, em meu bairro, gritando esta mensagem. O que você pensa que significa esta referência ao “anjo” ?  (O comentário de Adam Clarke {teólogo britânico, 1760(62)-1832} sugere que isto poderia referir-se a um grupo especial de cristãos, cujo objetivo é promover esta mensagem do evangelho.) 

5. Voltemos a um segundo minuto e consideremos a mensagem. O que está no centro da mensagem angélica? (Temer a Deus e adorá-Lo.)

a. O temor não é algo que você pode, simplesmente, ranger os dentes e pronto. Na prática, o que estamos sendo convidados a fazer? (Acho que somos convidados a "obedecer". Se temer significa terror ou respeitar, o resultado deveria ser uma mudança em nossas ações. Assim, obediência e adoração estão ligadas, nesta mensagem angélica.)

II. O Segundo Anjo

A. Leia Apocalipse 14:8 e Isaías 21:8-9. O que você acha que significa Babilônia? (No Antigo Testamento, a Babilônia de Nabucodonosor era inimiga do povo de Deus. Se você ler 1 Pedro 5:13, parece que Pedro se refere ao império romano como “Babilônia.”  Por quê? Por que ele, também, era  inimigo do povo de Deus. Alguns dos comentários mais antigos, como as Notas de Barnes {EUA, 1798-1870, teólogo} e Mattew Henry {Inglaterra,1662-1714, comentarista bíblico, pastor presbiteriano}, apontam tanto para a Roma pagã como para a Roma papal, como Babilônia porque, sem dúvida, ambas perseguiam poderes.  Meu ponto de vista é que a característica constante da Babilônia é o poder por trás dele - que é satanás. Mas, o homem, a "frente" institucional muda com o tempo, para satanás.)

1. Atualmente, o que você vê como a mais importante "frente" institucional para satanás?  Vamos ver mais algumas características da Babilônia para formarmos nossa opinião.

B. Veja, novamente, Apocalipse 14:8. Que atividade ajuda a identificar Babilônia? ( Ela faz as nações “beberem  do vinho da fúria da sua prostituição”.)

1. O que você acha que significa “prostituição” neste contexto? (Infidelidade a Deus.)

2. Por que referir-se a isto como “vinho da fúria”?  Por que referir-se a isto como “bebida?” (“Fúria” significa perder o sentido lógico das coisas. Este poder estimula opiniões contra Deus, que nos causam a perda de nossas perspectivas lógicas das coisas.)

3. Em sua experiência, o que teve mais influência para causar a perda de uma perspectiva correta sobre Deus? E para fazer com que você queira ser infiel a Ele? (Todos os candidatos a Babilônia que temos analisado, provavelmente, têm pouca ou nenhuma influência em nossa vida, hoje.  Meu voto para a influência institucional mais negativa, na minha vida, é a mídia de entretenimento. Você já assistiu um filme, ou leu um livro, onde você se encontra querendo vencer um assassino ou um adúltero? Sinto como se o  "vinho" da infidelidade a Deus estivesse sendo derramado sobre mim.)

a. O que está errado com minha sugestão de que a mídia pagã é o atual candidato a "Babilônia"? (Duas coisas. Primeira, Apocalipse 14:8 diz que ela  “fez todas as nações beberem.” Eu leio e assisto, voluntariamente. Segunda, parece estranho chamar a mídia pagã, como a "grande" Babilônia. Precisamos explorar mais isto, com o próximo anjo.)

C. Qual é a boa notícia de Apocalipse 14:8, sobre o trabalho dos agentes institucionais de satanás para nos tornarem infiéis a Deus? (Eles estão caídos, derrotados!)

III. O Terceiro Anjo

A. Leia Apocalipse 14:9. Vamos parar por aqui. Qual é o foco da polêmica? (Adoração!)

1. Pense na mensagem do primeiro anjo. Qual era? (Adoração!)

2. O que devemos concluir? (A mensagem dos três anjos diz respeito a adoração. Você vai adorar o Criador ou a Babilônia.)

3. Isto ajuda a esclarecer o que se entende por “Grande Babilônia”? (Sim. Este é um poder institucional que foca na adoração.)

B. Agora vamos ler o restante de frase. Leia Apocalipse 14:9-10. Que tipo de problemas os agentes de satanás, a “besta e sua imagem”, estão criando? (O problema é a adoração e o recebimento de “sua marca.”)

C. O contexto é muito importante aqui. Apocalipse 12:7-9 revela que o "dragão" é satanás. Se você ler Apocalipse 13, verá que o dragão dá poder a, no mínimo, um par de bestas. Leia Apocalipse 13:12-17. Qual é o maior problema com esta trindade: o dragão e as duas bestas? (Coerção, quando se trata de adoração! Aqueles que se recusam a adorar a primeira besta serão mortos. Todo mundo é forçado a receber uma marca da besta na mão direita ou na fronte.) {Coerção: induzir, pressionar, obrigar alguém a fazer alguma coisa, através da intimidação ou ameaça.}

1. Qual é a marca da besta? (A realidade é que a marca na testa (pensamento) ou na mão (obras) sugere que alguns irão concordar com a adoração à besta e alguns, simplesmente, consentirão, mesmo que discordem.)

D. Vamos voltar para a mensagem do terceiro anjo, em Apocalipse 14:9-10 e relê-la. Que tipo de problema os santos enfrentarão? (A besta os matará se eles não aceitarem a marca, e Deus os matará se eles o fizerem.)

1. Isto parece injusto? (Não. Deus está, simplesmente, nos alertando de que, em algum momento, teremos que fazer uma escolha, quanto a quem iremos adorar.  Você pode fazer a escolha errada, concordando com satanás, ou apenas indo junto com ele. Qualquer uma é fatal.)

IV. Adoração

A. Vamos nos concentrar na questão da adoração. Mais uma vez, qual é a base para Deus reivindicar a adoração? Apocalipse 14:7 diz que Ele é nosso Criador. Leia Êxodo 20:8-11. Qual é a instrução especial para adorar a Deus, que é a chave para  Ele ser nosso Criador? (O sábado!)

1. O que isto sugere e que é o ponto ao qual a adoração a Deus ou a adoração a satanás muda de direção? (O sábado -  memorial semanal da Criação.)

2. O que é mais importante? (Lembre-se que toda a questão do julgamento refere-se a justificação pela fé. Se o seu culto de sábado não é motivado pelo desejo de louvar a Deus, para você se salvar e derrotar satanás, você perdeu a mira.)

B. Leia Apocalipse 14:12. Espere um minuto! Isto nos diz que guardar os mandamentos é o padrão para o julgamento? (Não! Mas, diz que aqueles que depositam sua fé em Jesus, aqueles que O adoram, têm a santidade como seu objeivo. O Estado de direito é o padrão de Deus.)

C. Amigo, você gostaria de estar no lado direito da adoração? Você gostaria de compartilhar este aviso do fim dos tempos? Empenhe-se, agora mesmo, a adorar a Deus, a cada sábado, e a confiar em Sua justiça sem igual, para sua salvação!

V. Próxima semana: O Conflito Cósmico sobre o Caráter de Deus.
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: