domingo, 23 de fevereiro de 2014

Lição 09 – Discipulando Poderosos

(Romanos 13, Atos 4, Mateus 26)

Introdução: Governo é bom? Deus nos diz que é. Se isto é verdade, por que o governo faz tanto mal? A autoridade governamental matou Jesus! Como os cristãos deveriam se relacionar com quem está no poder? Vamos correr para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Os Cristãos e o Governo

A. Leia Romanos 13:1. Será que Deus elegeu Ronald Reagan para presidente? Será que Deus elegeu Barack Obama para presidente? Se você tem dificuldade em dizer "sim", para ambas as questões, o que você acha que esses textos significam? (São dois presidentes dos Estados Unidos, com pontos de vista diferentes, quanto ao papel do governo.)

1. O que podemos pensar de autoridades como Hitler e Stalin que mataram milhares (milhões?) de seus próprios cidadãos. A Coréia do Norte, atualmente, está assassinando seus cidadãos. Iria Deus estabelecê-los? (Acho que esse texto diz que Deus, geralmente, estabelece autoridade governamental.)

B. Leia Romanos 13:2. A igreja na Alemanha foi condenada por não ir de encontro ao assassinato de milhões de judeus, durante o reinado de Hitler. Como você entenderia e aplicaria esse texto?

1. Jamais teríamos tido a Revolução Americana se esse texto tivesse sido seguido. Esse movimento foi contrário à Bíblia?

2. Se você disser que "Deus apóia algumas autoridades e outras, não", você topa com Romanos 13:1, que diz que Deus estabelece toda autoridade. Existe outra forma de olhar para esses versículos?

C. Leia Romanos 13:3-5. Veremos o julgamento de Jesus no final dessa lição. É correto dizer que " os governantes não devem ser temidos, por aqueles que praticam o bem"? Paulo sabia o que acontecera com Jesus. Jesus estava certo, mas enfrentou o terror! (Duas coisas. Primeiro, o contexto. Era importante para os membros da igreja primitiva não serem vistos como inimigos de Roma. Essa mensagem ajudou quanto a esse respeito. Segundo, acho que Paulo estava falando de modo geral, aqui. Sabemos que isso nem sempre é, literalmente, verdadeiro, por causa do que aconteceu com Jesus. Entretanto, é, geralmente, verdade.)

1. Paulo estava escrevendo sobre questões práticas? (Não. Ele disse que estava escrevendo, por causa das considerações de ordem práticas (punição) e "também, por questão de consciência".)

D. Leia Romanos 13:6-7. Os cristãos pagavam impostos mesmo que não concordassem com a política governamental? (Sim.)

1. Os cristãos estavam, supostamente, mostrando respeito a Nancy Pelosi? (Ou preencha o nome de algum outro politico controverso em seu país.) (Sim. Há alguns anos eu havia lido esse texto, e ele convenceu-me a parar de me referir a um líder político de modo depreciativo.) { Nancy Patricia D'Alesandro Pelosi é uma política dos Estados Unidos da América, membro do Partido Democrata. Foi a primeira mulher a aceder a tão elevado posto e, em 2006, foi classificada como a 48ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a revista Forbes.}

E. Leia Romanos 13:8-10. Por que dívidas e amor são parte dessa linha de ensino? Como eles se encaixam com pagamento de impostos e evitam revolução? (Tudo isso trata das obrigações dos cristãos. Estes têm obrigação de pagar suas contas; obrigação de evitar prejudicar o próximo; obrigação de ser bons cidadãos. Todas essas obrigações decorrem da obrigação de amar.)

1. Espere um minuto! Se o fundamento básico, a partir do qual todas estas outras regras surgem, é a regra do amor, o que dizer dos judeus que viviam sob o comando de Hitler e os que viviam sob o governo de Stalin? (Se a regra básica é o amor, então os cristãos deveriam defender os judeus e fazer resistência aos assassinatos de Stalin.)

II. Os Discípulos e o Governo

A. Leia Atos 4:1-3. Acabamos de ler Romanos 13:3 que diz que aqueles que agem corretamente, não devem temer o governo. Aqui, isto é verdade? (Não. Pedro e João estavam pregando o evangelho.)

B. Leia Atos 4:4. Se Pedro e João estavam fazendo o que era correto, o que isto nos ensina? (Suas palavras converteram pecadores!)

C. Leia Atos 4:5-12. Romanos 13:7 diz para dar respeito e honra para aqueles a quem é devido. Estes são líderes legítimos? Pedro está lhes mostrando respeito e honra?

1. Há respeito em dizer: "Fomos presos por termos sido gentis e por termos curado um aleijado?" "Você reivindica o poder para nos prender, mas você matou o Messias!"

D. Leia Atos 4:13-14. Pedro havia escolhido uma estratégia vencedora? (Sim! Seus adversários não sabiam o que dizer em resposta, então, decidiram se reagrupar.)

1. Como isto nos capacita a entender Romanos 13? (Estamos dentro das regras do amor, ao resistirmos o governo, quando ele se opõe a pregarmos o evangelho.)

2. Precisamos parar um minuto aqui. Quando usamos o termo "opor-se ao governo", isto tem o mesmo significado numa democracia, como acontecia num Estado totalitário – como Roma? (Absolutamente, não. A autoridade está nas mãos dos eleitores, numa democracia. Portanto, resistir, de acordo com as leis, é parte do apoio ao funcionamento legítimo do governo.)

E. Leia Atos 4:15-17. Os governantes estavam reunidos para traçar uma estratégia. Qual era o objetivo? ("Impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo." Parar a divulgação do evangelho.)

F. Leia Atos 4:18-20 e leia Romanos 13:5. Pedro e João perguntaram se eles deveriam obedecer a Deus ou aos homens. Como eles puderam criar esta distinção, uma vez que Deus disse para obedecer aqueles que estão em posição de autoridade? Se um governante dá uma ordem, você a segue! (Aparentemente,não.)

G. Leia Atos 4:25-26. Aqui está uma visão diferente dos governantes e do governo que lemos em Romanos 13:1. Atos diz que o governo conspirava contra a obra de Deus, enquanto Romanos diz que "toda autoridade foi estabelecida por Ele". Qual é?

H. Leia Atos 4:27-28. O que isto diz sobre o poder e a vontade de Deus e as más ações dos governantes? (Que o maior ato de maldade – o assassinato e a tortura de Jesus – era o que Deus havia "decidido de antemão que acontecesse".)

1. Será que Deus está por trás do mal, feito por governantes como Hitler e Stalin? (Não. Neste caso, Deus decidiu que Ele morreria por nossos pecados. Satanás e seus aliados humanos decidiram tornar Sua morte dolorosa.)

2. Você consegue ver uma paralelo entre a discussão, em Romanos, sobre Deus e a autoridade terrena e esta discussão a respeito de Deus e a morte de Seu Filho? (Eu acho que sim. A vontade de Deus é que existam autoridades na terra. Era vontade de Deus, uma vez que nós pecamos, morrer em nosso lugar. O fato de que Deus tenha uma vontade geral, para que algo seja feito, não significa que Deus aprova o mal que é feito através do exercício do livre arbítrio do homem.)

I. Leia Atos 4:29-30. Os discípulos estão orando para que Deus lhes permita desobedecer as autoridades? (Sim.)

J. Qual, então, deveria ser a regra para os cristãos, sobre o mal feito pelas autoridades? (Não devemos ser parte dele. Mas, observe que poderemos ser punidos por estarmos sendo desobedientes: "considera as ameaças deles e capacita os teus servos." Por favor, Deus, ajuda-nos a sermos capazes de sofrer a punição, por fazermos a Tua vontade.)

III. Jesus e o Governo

A. Leia Mateus 26:59-62. Evidentemente, o governo não foi nada bom aqui. Jesus deveria ter respondido? Não é a mais alta autoridade pedindo-Lhe para responder? (Leia Deuteronômio 19:15. A Bíblia tem um tipo de regra contra a auto-incriminação. Você não pode ser punido com seu depoimento, somente. Portanto, esta foi uma pergunta imprópria.)

B. Leia Mateus 26:63. Jesus invocou a "Quinta Emenda"? (Sim! Para aqueles que não são Americanos, a Quinta Emenda da Constituição dos EUA protege os cidadãos contra a auto-incriminação.)

C. Leia Mateus 26:63-66. O sumo sacerdote estava violando a lei? (Sim. Ele não deveria ter exigido, em nome de Deus, que Jesus Se incriminasse e ele sabia que o testemunho de Jesus, por si só, não era suficiente para uma condenação.)

1. O que isso nos ensina sobre como lidar com autoridades? (Autoridade nem sempre é boa e nem sempre é justa.)

2. Quando somos confrontados com a autoridade de um governo injusto, em última análise, no que devemos confiar? (Leia Daniel 2:44. Deus controla reis e reinos. Ele acabará destruindo todos esses reinos terrestres.)

D. Releia Atos 4:27-28. No que podemos apoiar nossa confiança? (Mesmo que coisas desleais nos aconteçam, sabemos que Deus está no commando e que, no final, Sua vontade deve prevalecer.)

E. Amigo, qual é sua atitude para com o governo? Se ele é hostil, por que não reconhecer, hoje, que Deus estabelece a autoridade humana. Embora possa não agir de forma adequada, Deus exorta-nos a obedecer o governo, a menos que uma questão moral esteja envolvida.

IV. Próxima semana: Fazendo Discípulos de Todas as Nações.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita


Nenhum comentário: