sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Lição 12 - Morte e Ressurreição


(João 11) 
Introdução: Em 1 Coríntios 15:26, temos a promessa de que, na Segunda Vinda de Jesus, “o último inimigo a ser destruído é a morte”. Esta é uma boa notícia e o assunto do nosso estudo bíblico, nesta semana. Você acha significativo que a morte seja o “último” inimigo a ser destruído? Você não gostaria que fosse o primeiro? Quantas vezes na vida temos ficado tristes com Deus, por causa da morte de um amigo ou de um membro da família? O que dizer para aquelas pessoas que sentem raiva?  Se você acredita, assim como eu, que Deus está no comando do Universo, como explicarmos as tragédias humanas? Ainda devemos tentar? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!

I. Lázaro

A. Leia João 11:1-3. Coloque-se no lugar de Marta e Maria. Por que você escreveria “aquele a quem amas” está doente?

1. Você acha que é verdade que Jesus tinha um relacionamento especial com  Lázaro? (Foi dito aqui, que Maria derramou perfume nos pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Em outro lugar, nos foi falado que estas irmãs abriram sua casa para Jesus e os discípulos (Lucas 10:38-39). O objetivo seria conseguir que Jesus viesse e curasse Lázaro.)

B. Leia João 11:4. Como Jesus via a enfermidade de Lázaro? (Ele disse que a doença não acabaria em morte. Pelo contrário, era para a glória de Deus.)

C. Leia João 11:5-6.  A informação que as irmãs enviaram a Jesus foi precisa - que Jesus amava Lázaro? (Sim. Isto confirma o que elas disseram.)

1. Se um amigo que você ama precisa de ajuda, por que se demorar dois dias? (Jesus sabia o que iria acontecer. Entretanto, como veremos, este atraso foi, extremamente, perturbador para a irmãs.)

D. Leia João 11:7-8. Os discípulos compreendiam o relacionamento entre Lázaro, suas irmãs e Jesus. Eles achavam que ajudar Lázaro era uma boa idéia? (Não. Eles achavam perigoso, para Jesus, voltar para a Judéia.)

E. Leia João 11:9-10. Esta resposta foi estranha? Os discípulos falaram sobre perigo e Jesus, sobre as condições do caminho. Será que eles ouviram mal uns aos outros? (Jesus estava fazendo uma declaração muito importante sobre a morte. Você tem um tempo previsto para viver. Se você andar na luz, durante sua vida, você não “tropeçará” e terá suas “doze horas”.  Jesus disse aos Seus discípulos que, embora fosse perigoso, Ele não morreria antes do Seu tempo designado.)

F. Leia João 11:11-13. Qual era a relação entre os discípulos e Lázaro. Jesus disse que Lázaro era um amigo para todos eles.)

1. Observe como Jesus se referiu à morte. O que Jesus falou, dizia respeito ao estado de consciência de Lázaro? (Ele disse que a morte é como um sono. Isto apoia a idéia de que não estamos conscientes, na morte.)

2. Por que os discípulos sugeriram que Lázaro estava melhorando? (Eles ainda estavam preocupados com o perigo de irem até lá.)

G. Leia João 11:14-16. Jesus e Seus discípulos estavam na mesma página - eles estavam olhando as coisas da mesma maneira? (Não. Os discípulos estavam pensando que aquilo era um perigo desnecessário. Eles estavam pensando em si próprios. Jesus estava pensando que Ele estava prestes a mostrar, para os discípulos e o mundo, que Ele tem poder sobre a morte.)

1. Observe como os discípulos e Jesus falaram sobre a morte de forma diferente. Anteriormente, em João 11:4, Jesus disse que “essa doença não acabará em morte”. Como conciliar estas declarações, aparentemente, contraditórias? (Jesus não vê a morte daqueles que ressuscitarão, como uma verdadeira “morte”. Ele a vê como um sono.)

H. Leia João 11:17-21. Que mensagem Marta estava dando para Jesus? (Elas mandaram dizer que precisavam de ajuda. Jesus os amava e Ele, certamente, viria e curaria Lázaro. Jesus curou todo o tipo de pessoa que Ele não conhecia, por que Ele não conseguiria curar alguém que amava? Marta estava descontente com  Jesus.)

1. Você acha que Lázaro e suas irmãs discutiram esta questão antes dele morrer? (Sem dúvida, elas confortaram Lázaro, dizendo-lhe que Jesus estava vindo. Aquele que havia curado a muitos, o Amigo que os amava, certamente, chegaria e o salvaria da morte. Mas, então, Lázaro morreu.)

2. Que mensagem Maria estava dando para Jesus? (Ela se recusou, mesmo, a cumprimentar Jesus! Meu palpite é que Maria estava com raiva e queria que Jesus soubesse. Ele as decepcionou e agora seu irmão estava morto.)

I. Leia João 11:22. O que Marta estava dizendo? (Ela estava decepcionada com Jesus mas, ainda tinha fé nEle. Maria estava com raiva e desolada.)

1. O que você acha que Marta tinha em mente quando disse para Jesus, "Deus te dará tudo o que pedires"? 

J. Leia João 11:23-24. Qual era o entendimento de Marta sobre a morte? (A morte é "ressuscitar na ressurreição, no último dia".)

K. Leia João 11:25-27. Vamos examinar a declaração de Jesus. O que você acha que Ele quis dizer, ao afirmar que Ele é “a ressurreição e a vida”? (Jesus disse, primeiro, que Ele tem o poder para ressuscitar. Na sequência, Ele disse que tem o poder para dar vida, para aqueles que Ele ressuscitar.)

1. Como você entende a declaração de Jesus sobre "não morrer eternamente", uma vez que Ele falou, precisamente, que morremos? (Veja isto como uma sequência. Nós morremos e Jesus nos ressuscita para a vida. Aqueles que vivem e crêem em Jesus, consequentemente, nunca morrerão. A vida ressuscitada em Jesus é a vida eterna. Isto é coerente com a declaração anterior de Jesus, de que a doença de Lázaro “não acabará em morte”, em João 11:4. Jesus nos ensinou que a primeira morte é, na realidade, um sono. Amigos e familiares não morrem, apenas adormecem. Se eles aceitaram Jesus, como sua ressurreição e vida, eles  ressurgirão para a vida eterna.)

L. Leia João 11:28-29. O fato de Maria ter-se levantado, rapidamente, sugere que ela não estava zangada com Jesus, por Ele ter deixado seu irmão morrer? (As emoções acerca da morte são, frequentemente, instáveis. Jesus perguntou sobre ela. Isto mostrou que Ele se importava, e isto pode ter sido o que se fazia necessário para mudar a atitude dela.)

M. Leia João 11:32. Maria estava acusando Jesus? Se você fosse Jesus, o que você diria? (Maria estava culpando Jesus. Ela prostrou-se aos Seus pés. Ele tinha o poder e não havia ido, quando foi avisado que Lázaro precisava de ajuda.)

N. Leia João 11:33-35. Se Jesus sabia o que ele tinha em mente, por que Ele iria  chorar? (Jesus nos ama. Embora Ele vá derrotar a morte, Ele fica triste, quando estamos tristes. Ele fica triste, quando nós achamos que Ele nos decepciona.)

O. Leia João 11:36-37. Ao ver que Jesus chorou, um grupo disse que Jesus amava  Lázaro. Qual foi a resposta do outro grupo? (Se Jesus amava Lázaro, por que o deixou morrer?  Mostrou que Jesus não amava Lázaro.)

1. Este é o debate que você vê, em todo funeral, quando uma pessoa "tão jovem", morre? (Sim! E, esta história responde a pergunta. Jesus permite que as pessoas durmam, mesmo que Ele as ame.)

P. Leia João 11:38-39. Marta foi a única pessoa que sugeriu que Jesus poderia ter feito alguma coisa. O que aconteceu com sua crença?

Q. Leia João 11:40-42. O que Jesus quis que a multidão soubesse? (Que Deus é o poder por trás do milagre. Que Deus enviou Jesus. A glória pertence a Deus.)

R. Leia João 11:43-44. Agora, coloque-se no lugar de Marta e Maria. Importa Jesus ter Se atrasado? Importa que Ele não tenha respondido seu chamado, quando Ele era mais necessário? (Não! Tudo estava certo, então. Tudo estava certo e isto aconteceu “para a glória de Deus, para que o Filho seja glorificado por meio dela”. João 11:4.)

S. Leia João 11:45. Como Deus é glorificado? (Muitos colocam sua fé em Jesus! Ainda hoje isto nos transmite fé em Deus e nos ajuda a entender Sua sabedoria, no meio da tragédia.)

T. Leia João 11:46-48 e João 11:53. Qual foi a outra consequência de Jesus ter ressuscitado Lázaro para a vida? (Jesus selou Seu próprio destino. Coloque estes dois fatos juntos, quando você experimentar a perda de um ente querido.  Ao invés de culpar Jesus, ou de ficar bravo com Ele, considere que Sua morte e ressurreição permitirão a ressurreição, do "sono", para seu ente querido. Ele morreu para que você possa viver. Ele nos amou o suficiente para morrer por nós!)

U. Amigo, podemos ver nesta história que precisamos confiar em Jesus, com a nossa própria vida e as vidas daqueles que amamos. Temos um tempo exato que nos  é dado, se andarmos na luz. Depois disto, se colocarmos nossa fé em Jesus, dormiremos até Jesus nos despertar para a vida eterna! Você vai confiar em Jesus?

II. Próxima semana: "A Segunda Vinda de Jesus"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: