sábado, 25 de outubro de 2014

Lição 5 - O Amor e a Lei


(Tiago 2:1-13) 


Introdução: Várias vezes, em eventos relacionados com a igreja, lembro de conversas que me chocaram. Um par de vezes, lembro de ter falado com membros da igreja, os quais eu não conhecia bem, que me agradeceram por ter conversado com eles. Por que eles deveriam me agradecer, eu perguntava? Porque eles sentiam que havia diferença entre nós, na classe. Certa vez, um amigo me disse que estava surpreso por eu ser seu amigo, por causa das diferenças, em nosso trabalho.  Em outra ocasião, um médico, que estava na igreja, observou que nós dois estávamos vestindo terno e sugeriu que aqueles que não usavam, tinham menos valor. Salientei que, como nós usamos ternos para trabalhar, esta deveria ser a razão principal pela qual nós os usamos na igreja.  Não era uma questão de valor. Existem outros exemplos que eu poderia enumerar. Cada vez que alguém sugere que minha educação ou meu trabalho tornam-me mais digno do que outra pessoa, fico surpreso e ofendido. Em nosso estudo de hoje, vemos que Tiago falou sobre isto mas, o que ele disse (pelo menos, superficialmente) me ofende, também. Vamos mergulhar na Bíblia e manter uma honesta discussão sobre as questões de "classe"!

I. Favoritismo

A. Leia Tiago 2:1-4. O que você acha: todos aqueles que vêm para a igreja merecem um   lugar apropriado para sentar? (Sim, claro.)

1. Você pode pensar em alguma razão, com base na riqueza, para discriminar aquelas pessoas que visitam sua igreja? (Se eu pudesse convencer uma pessoa muito rica a tornar-e um membro, poderia ser uma benção financeira para a igreja. Uma pessoa muito pobre poderia tornar-se um passivo financeiro da igreja.)

2. Tiago chamou isto “discriminação” e “critério errado”. Até que ponto se faz discriminação, ao usar o bom senso e, até que ponto há uso de critérios errados? (Maltratar pessoas pobres é errado. Reconhecer a vantagem que uma pessoa pode trazer para sua igreja é usar bom senso.)

3. Vamos deixar de lado, por um momento, o dinheiro e as discussões em classe. Você trabalharia, mais intensamente, para convencer um grande cantor ou um importante professor da Escola Sabatina, para juntar-se a sua igreja, alguém que iria apenas aquecer o banco? (Isso reflete o aspecto do bom senso.)

B. Leia Tiago 2:5. Se discriminar, baseando-se na riqueza, é errado, isto não seria uma discriminação, da parte de Deus, a favor dos pobres?

1. Observe que Tiago estava fazendo uma pergunta. Acho que ele estava sendo retórico, mas vamos considerá-la uma questão real. Como você responderia? (Minha resposta é “não”, Deus não escolheu os pobres para serem ricos em fé. Considere os vários heróis do Antigo Testamento: Moisés, Abraão, Jó, o rei Davi, Daniel - nenhum deles era pobre.)

2. Leia Hebreus 11:32-39. O que isto sugere sobre sucesso, riqueza e fé? (Todas essas pessoas tinham fé - mesmo que suas vidas tivessem sido muito diferente. O que foi salientado, aqui, é que dinheiro e sucesso, na terra, não estão relacionados com a fé.)

3. Examine Deuteronômio 28. Qual é a mensagem, aqui, acerca da obediência e da riqueza? (Este é um capítulo ao qual, frequentemente, me refiro. Ele fala sobre obediência a Deus e prosperidade. Desobedeça a Deus e sua vida será um desastre. De modo particular, ele diz que desobediência traz pobreza.)

4. Isso quer dizer que temos, aparentemente, três mensagens diferentes: Tiago diz que Deus favorece os pobres que têm fé; Hebreus diz que a fé não tem relação com sucesso, na terra; e, Deuteronômio diz que a obediência (fé) traz riqueza. Como conciliar estas três mensagens bíblicas?

C. Leia Provérbios 10:15 e Provérbios 4:6. O que estes textos declaram sobre riqueza e sabedoria? (Elas protegem as pessoas que as possui.)

1. Um livro popular,"The Bell Curve" {"A Curva do Sino"} associam maior inteligência com educação de qualidade e, educação de qualidade, com renda mais elevada. Tenho consciência que sabedoria e inteligência não são a mesma coisa, mas acredito que tanto os textos da Bíblia, quanto os deste livro, tendem a provar um ponto sobre os ricos - eles são protegidos pelo seu dinheiro e sua inteligência. Como você relacionaria esta idéia com Tiago 2:5? (As pessoas que não têm dinheiro ou não são dotados de maior inteligência para protegê-los, estão mais propensas a se voltar para Deus, para ampará-las. Aquelas que podem confiar no dinheiro e na inteligência para resolver seus problemas, estão menos propensas a se voltar para Deus.){O livro "The Bell Curve", foi escrito por Charles Murray e Richard Herrnstein, que, valendo-se de testes de QI, defenderam a idéia de que a inteligência é o elemento mais importante para o sucesso das pessoas e que as pessoas da raça negra são menos inteligentes. (Wikipedia)}

D. Veja, novamente, Tiago 2:5. Se Tiago deve ser compreendido de forma compatível com Hebreus e Deuteronômio, seria justo dizer que "escolheu" significa que as pessoas pobres estão mais suscetíveis a recorrer a Deus, por fé, a fim de solucionar seus problemas? 

E. Leia Tiago 2:6. Vamos voltar para o problema original - fazer uma pessoa pobre sentar-se no chão, enquanto ao rico é dado um lugar agradável. Se você exercesse discriminação, com bom senso, baseando-se nos rendimentos, o que você concluiria acerca das pessoas pobres? (Que elas estão mais suscetíveis a serem cheias de fé - e, portanto, são as pessoas que você quereria ter em sua igreja.)

1. Leia Mateus 28:19-20 e Apocalipse 3:15-17. Se você aceitou Mateus 28, como um mandato em sua vida, que tipo de lugar apropriado você deveria dar aos ricos, na igreja? (Bons assentos, mais perto {do preletor}, porque eles precisam ser convertidos e aprender a confiar mais na fé.)

II. Luta de Classes

A. Leia Tiago 2:6-7. Se alguém lhe fizesse as três perguntas de Tiago, você diria que a pessoa estava mostrando favoritismo para com os pobres? Esta pessoa não parece estar sendo preconceituosa contra os ricos?

1. Note que as perguntas de Tiago estavam baseadas em afirmações concretas - os ricos exploram vocês. Se isto não fosse verdade, Tiago teria um argumento convincente? (Tiago estava escrevendo, provavelmente, para as pessoas que ficaram pobres, então. Ele poderia estar sendo atraído para o preconceito mas, se o que ele disse veio apenas de preconceito, duvido que acreditassem nele. Isto deve ter refletido o contexto da época.)

2. E quanto ao seu contexto, os ricos oprimem os pobres ou os pobres oprimem os ricos? (Vivo numa democracia. Uma vez que temos mais pessoas pobres do que ricas, os ricos ficam em desvantagem, em votos. Quando Deus estava no comando de Israel, Ele criou um imposto básico de 10% (um dízimo) sobre a renda, independentemente da quantidade do rendimento. Levítico 27:30. Aonde eu vivo, os ricos pagam mais, porque eles ganham mais, mas eles, também, pagam uma porcentagem maior de sua renda. Em um ponto, os ricos foram tributados com uma taxa marginal de 90% da renda. (Esta foi, entretanto, revogada.) O que isto sugere sobre a opressão, na minha cultura?

3. Felizmente, não houve luta, durante esta discussão da Bíblia! Vamos voltar para a preocupação inicial em Tiago, sobre preconceito. Nosso ponto de vista sobre riqueza deveria nos levar a tratar mal as pessoas, quando elas vêm a igreja? Se você acha que os ricos ou os pobres estão tirando vantagem de você, como você deveria tratar estas pessoas? (Não devemos insultar ninguém, ou tratá-los inadequadamente.)

B. Veja, novamente, Tiago 2:7. Isto é verdade em sua cultura, que o rico difama o nome de Jesus? (Se existe uma relação inversa entre dinheiro e confiança em Deus, então isso, provavelmente, é verdade.)

1. Onde queremos assentar aqueles que caluniam Jesus? (Aos que se mostram sérios ao virem à igreja, certamente, queremos dar-lhes bons lugares, para que eles possam ouvir a mensagem do evangelho.)

a. Você acha que Tiago discordaria do que sugeri? (Espero que não! Tiago condenou o insulto aos pobres. Concordo. Tiago não disse nada sobre como devemos acomodar aqueles que tem mais necessidade de ter seus corações convertidos.)

III. Transgressores Universais

A. Leia Tiago 2:8. Espere um minuto!  O que Tiago disse é uma regra universal da lei? (Amar aos outros como amamos a nós mesmos.)

1. Como aplicar esta regra a nossa discussão sobre luta de classes? (Preconceito não é permitido, de modo algum. Nenhum preconceito contra os pobres. Nenhum preconceito contra os ricos. Nenhum preconceito contra os intermediários. Tratamos a todos como gostaríamos de ser tratados.)

B. Leia Tiago 2:9-11. Tiago estava dizendo que demonstrar favoritismo pelos ricos é o mesmo que matar os pobres e, demonstrar favoritismo pelos pobres é o mesmo que matar os ricos?

1. Neste momento, você se sente agradecido pela graça? (Leia Romanos 3:19-24. Tiago salientou algo muito importante: se você violar qualquer ponto da lei, quebra-la-á inteiramente. A lei coloca, diante de nós,  o propósito de deixarmos os preconceitos para trás, e tratarmos as outras pessoas com amor. Mas, graças a Deus, por sermos salvos pela fé em Jesus.)

C. Leia Tiago 2:12-13. Você será julgado pela lei? (Não, de acordo com o texto que acabamos de ler em Romanos, se você confia na justiça de Jesus.)

1. Qual era, então, o ponto para Tiago? (Aqueles que não são salvos pela graça, serão julgados pela lei de Deus. Não faria sentido viver de acordo com a lei de Deus? A lei de Deus serve para nosso beneficio, por consequência, ela  dá liberdade para nós e para todos os que são salvos pela graça.)

D. Amigo, esta lição, na verdade, trata de demonstrar favoritismo. Isto é um problema, em sua vida? Se você disser “não”, duvido de suas palavras. Por que não é honesto, agora mesmo, pedindo que o Espírito Santo ajude você a demonstrar amor igual para todos aqueles que estão a sua volta?

IV. Próxima semana: Fé que Opera

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: