sábado, 24 de janeiro de 2015

Lição 05 - As Bênçãos dos Justos


(Provérbios 10, 11-13) 
Introdução: Você conhece alguém cuja vida está fora de controle? Para dizer a verdade, parece que algumas vezes você fica à beira de perder o controle de sua vida? Todos nós precisamos de uma ajudazinha. Normalmente, oramos para que Deus nos ajude com nossos problemas. Mas, alguma vez você levou em consideração que Deus já nos ajudou? Em Provérbios, Deus nos dá conselhos, para vivermos melhor. O que você acha das pessoas que têm preguiça de ler instruções, mas dizem aos outros o que eles devem fazer? Vamos mergulhar no nosso estudo sobre as instruções de Deus, para vivermos melhor!

I. Filhos e Pais

A. Leia Provérbios 10:1. Por que Salomão mencionaria a mãe com o filho tolo e, o pai, com o filho sábio? (O pai fica orgulhoso por seu filho ser bem sucedido. A mãe é, especialmente, a única que sofre quando seu filho toma decisões ruins.)

B. Leia Provérbios 10:2-6. Temos uma série de provérbios que falam sobre a conexão entre dinheiro e justiça. Que virtudes encontramos associadas à riqueza? (Uma conexão com Deus, diligência e, trabalho, enquanto a oportunidade se apresenta.)

1. Se olharmos apenas o contexto, qual deles parece ser o mais importante? ( A "justiça”, o aspecto religioso das coisas, é mencionada com mais frequência do que as outras virtudes.)

C. Veja Provérbios 10:2-6, novamente. Que defeitos do caráter estão associados à pobreza? (Desonestidade, ganância, preguiça, dormir quando se deveria estar trabalhando, violência.)

1. Se você olhar apenas o contexto, qual defeito de caráter parece ser o mais importante? (A palavra "ímpio" aparece duas vezes como, também, foram mencionados, duas vezes, uma forma de preguiça e o comportamento ilegal. Mesmo quando a palavra ímpio é mencionada, geralmente, ela define alguma falha específica da ação da pessoa. Assim, parece que os fatores mais importantes que levam à pobreza são as ações específicas (ou falta de ações).)

D. O que isto ensina para nós, como pais? Se nós (pais) quisermos ter orgulho de nossos filhos e nós (mães) quisermos evitar sofrer, por causa de nossos filhos, o que devemos lhes ensinar? (Precisamos ensinar-lhes sobre o amor de Deus e o dever de serem diligentes.)

II. A Boca dos Insensatos

A. Leia Provérbios 10:8-10.  Alguém já disse que você fala demais? Dizem isto porque querem que você fique em silêncio, para que eles possam falar mais?

1. O texto se refere à “boca dos insensatos” duas vezes. Nesses versículos, qual é o problema com o falar? (No versículo 8, o problema é o insensato que fala, quando deveria estar ouvindo instruções. No versículo 10, o insensato fala, quando deveria estar prestando mais atenção à pessoa que está lhe dando sinais de que ele tem a intenção de causar danos.)

B. Vamos escorregar até Provérbios 10:19. Quem fala demais traz problemas para si mesmo? Por que a Bíblia sugeriria que "muitas palavras" indicam um problema de caráter? (Se você quer ser, sempre, o centro das atenções, isto demonstra uma falha de caráter: a vaidade.)

C. Leia Provérbios 10:11-14. Temos várias afirmações, boas e más, sobre o uso de nossas bocas.  Por que a boca do justo é uma “fonte de vida”? (Você já foi abençoado pelas palavras de outra pessoa? Se você já foi abençoado, poderá entender como as palavras podem dar vida.)

1. As palavras dão vida apenas para o ouvinte? (Observe que falar palavras de amor “cobre” ações erradas. Isso nos ensina que aqueles que falam palavras edificantes, também, se beneficiam de suas próprias palavras.)

2. O que acontece com a "boca do insensato”, que fala com impiedade? (O insensato sofre violência e ruína, ele cria dissensões e, é punido por causa disto.)

D. Leia Provérbios 10:21. As boas palavras são como alimento? (Elas devem ser. A idéia é que palavras e conselhos positivos levam uma vida melhor, para aqueles que a escutam. Isto é semelhante a afirmação anterior, de que as palavras, usadas corretamente, são “fonte de vida”. O “insensato” não ouve e morre por causa disso.) {Pv 10:21...os insensatos morrem por falta de juízo.}

E. Leia Provérbios 11:12. E quanto a tirar sarro de alguém, ou fazê-lo sofrer por assédio moral (“bullying")? (Você não fará isto, se tiver bom senso e entendimento.)

F. Leia Provérbios 11:22. A beleza é uma grande vantagem na vida. O que pode danificar a beleza? (Falta de discrição no falar. Ela destrói sua beleza porque, acima de tudo, a parte "porca" de você é o que os outros irão ver.)

III. Integridade

A. Leia Provérbios 11:1-4. Observe que, das quatro afirmações, três têm a ver com integridade. Provérbios 11:2 está fora de lugar? Ou, será que ele, também, tem algo a ver com integridade? (O orgulho é, geralmente, uma forma falsa de olhar para si mesmo. Se todos soubessem tudo sobre você, talvez você fosse menos orgulhoso e mais humilde.)

B. Leia Provérbios 11:6-7. Quais são os dois problemas com a riqueza ilícita? (Seus maus desejos aprisionam você. Pior, a morte acaba com toda a esperança e prazer dos ímpios. Para os ímpios, as coisas não acabam como eles planejam.)

C. Leia Provérbios 11:13. Isso quer dizer que os segredos são coisas boas? Pessoas íntegras guardam segredo? (Aparentemente, existem situações em que, manter algo confidencial, é a coisa certa a fazer.)

D. Leia Provérbios 11:16-17. Que outro tipo de integridade podemos mostrar com nossas palavras? (Ser gentil com os outros, no que nós dissermos. A amabilidade resulta em bênçãos no nosso caminho. Nossa bondade é devolvida com crescente respeito. Por outro lado, quem é cruel e implacável busca problemas e, se houver riquezas, ela será apenas temporária.)

E. Leia Provérbios 12:20-22. Você conhece alguém que mente para criar problemas? Qual é o resultado deste tipo de comportamento?

1. O que você deve fazer, diante deste tipo de mau comportamento? (Nós devemos promover a paz.)

IV. Generosidade

A. Leia Provérbios 11:24-25. A visão que o mundo tem sobre doar é que, quando você dá alguma coisa, você a perde. O que a Bíblia nos diz quanto a sermos generosos com nosso tempo e dinheiro? (Que teremos ainda mais!)

1. Você já tentou isso? (Recentemente, surgiu uma situação incomum e, minha esposa e eu demos dinheiro para ajudar. Pouco tempo depois, recebi o dinheiro, quase na mesma proporção que eu havia dado. Lembro de ter pensado: “eu deveria continuar com isso, doar este novo dinheiro e ver até aonde isso vai". Mas, temo que o egoísmo tenha interferido.)

B. Leia Provérbios 11:27. Você já ouviu alguém dizer: “Ninguém é simpático naquela igreja”? “Todos são maus, comigo”? De acordo com esse versículo, qual é a fonte do problema? (Se você for amável, as pessoas serão amáveis com você. Se você estiver procurando inimizade, você a encontrará. Eu pratico isto (ser simpático) o tempo todo, quando estou viajando, e acho que sou abençoado, de diversas formas práticas.)

C. Leia Provérbios 11:31. Aonde os justos encontrarão sua recompensa? (Nós olhamos para o céu, mas esse versículo nos ensina que os justos têm uma recompensa aqui.)

1. Será que o ímpio e o pecador têm o que merecem? (Sim. Eles recebem o que merecem nesta vida.)

D. Leia Provérbios 12:23. Isso significa que devemos ser mesquinhos com nosso conhecimento? Se nós pudermos ajudar os outros, devemos ser prudentes e reter nosso conhecimento?

1. Leia Provérbios 12:15-16 e Provérbios 13:3. Esses versículos esclarecem a concepção de manter nosso conhecimento para nós mesmos? (Eu não acho que Deus tenha sugerido que devemos abster-nos de ajudar os outros, com nosso conhecimento. Em outros contextos, Ele recomendou generosidade. Acho que o conselho é para que não nos gabarmos do que sabemos mas, ao contrário, devemos, também, ser ouvintes. É um conselho para aqueles que falam sem pensar. Às vezes, o que sabemos irá prejudicar outras pessoas.) 

E. Amigo, você notou que grande parte dos conselhos para se ter uma vida melhor, que estudamos esta semana, têm a ver com o que falamos? Por que não pedir que o Espírito Santo coloque em sua mente, no momento certo, esses conselhos de Provérbios?

V. Na próxima semana: "O Que Você Vai Receber, Não é o Que Você Está Vendo"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: