sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lição 07 - Como Lidar Com as Contendas


(Provérbios 17 e 18) 
Introdução: Existem muitas razões que tornam a internet uma ferramenta formidável. Uma delas é  facilitar o contato com muitos amigos e conhecidos. No entanto, com esse maior contato veio um sério problema de falta de civilidade. Através da internet, as pessoas sentem-se à vontade para falar coisas negativas, que  jamais diriam diante de você, se tivessem algum refinamento. A maior parte dentre nós tem um “filtro”, que é usado para nos abster de falar o que estamos pensando - coisas que prejudicariam as outras pessoas. Você já conheceu pessoas que parecem não ter um filtro?  Pessoas que parecem ser bem sucedidas em confrontações violentas e em dramas - especialmente cara a cara? A maioria de nós quer melhorar nosso "filtro", então, vamos mergulhar em nosso estudo na Bíblia e obter a sabedoria para fazer isto!

I. As Contendas

A. Leia Provérbios 17:14. Você já viu fotos do rompimento de uma represa? Pareceu-lhe como um processo que poderia ser controlado? (Não! As coisas parecem (e ficam) fora de controle.)

1. Por que o início de uma discussão se parece com isto? (A extensão do problema e os danos causados são difíceis de controlar.)

2. Além dos prejuízos com a própria represa, que outros problemas surgem por causa do seu rompimento? (As pessoas e propriedades à jusante ficam prejudicadas.){"Propriedades à jusante": que ficam no local para onde se dirige a água corrente de um curso d'água}

a. Uma discussão é como isto? (Sim, outras pessoas são arrastadas para a briga. Às vezes, pessoas que estão fora da discussão ficam prejudicadas por causa dela.)

3. Com a finalidade de evitar brigas, que conselho a Bíblia nos dá? (Resolva a questão, rapidamente.)

B. Leia Provérbios 18:19. Depois de você ter começado uma briga e ter ofendido alguém, qual é a dificuldade para corrigir o dano causado? (A parte ofendida levanta grandes paredes entre vocês dois. Será muito difícil romper aquelas paredes. Assim, a melhor coisa a fazer, em primeiro lugar, é evitar ofender alguém.)

C. Leia Provérbios 17:19. Você conhece alguém que gosta de discutir? Como a Bíblia chama esse tipo de atitude? (Pecado.)

1. Quando comecei a ler a última metade desse versículo, imediatamente, pensei que era uma referência às pessoas que estão afastadas. As pessoas que criam barreiras entre elas e os outros "procuram" a própria ruína. Você acha que é isso mesmo que significa?

2. Por que alguém "amaria" uma desavença? (Além de ter um transtorno de personalidade, parece ser uma pessoa que ama discutir.  Seria semelhante a um homem forte que gosta de se envolver em brigas com os outros , para que ele possa mostrar sua força. Aquele que gosta de brigar pensa que é inteligente e astuto.)

a. Uma pessoa assim "procuraria" a própria destruição? (Definir-se como o melhor faz de você um alvo, uma "porta alta")

D. Leia Provérbios 17:1. Qual é o valor da paz e da tranquilidade?  Quão importante é evitar uma briga? (É ainda melhor do que fazer uma festa!)

1. No meu entendimento, a maioria dos casamentos terminam por causa de disputas por dinheiro. Isso sugere que, na maior parte dos lares, existe tanto o “pão seco” quanto as brigas? (Isto, é claro, seria ruim. No entanto, acho que o ponto na  Bíblia é que, mesmo que você não tenha um monte de coisas, é mais agradável levar uma vida tranquila.)

E. Leia Provérbios 17:9. Qual é a única forma pela qual podemos promover a paz no trabalho e em casa? (Não precisamos apontar todos os erros que cometem aqueles que estão a nossa volta. Corrigir tranquilamente o problema, fará com que a pessoa que errou goste de você ainda mais.)

1. Leia Provérbios 17:10. Corrigir, serenamente, um problema é incompatível com a idéia de repreensão? (Não. Você pode repreender um homem de entendimento e, cuidadosamente, corrigir o problema.)

a. E se você estiver lidando com um tolo? (Uma vez que o tolo não aprende facilmente, parece ser uma perda de tempo corrigir, discretamente, seu problema.)

F. Leia Provérbios 17:13. Estávamos, apenas, discutindo sobre alguém que tenta corrigir problemas. E quanto a pessoa que tenta criar problemas? Que tipo de vida esta pessoa deveria esperar? (O mal nunca deixará sua casa.)

G. Leia Provérbios 17:17. O que devemos fazer quando encontrarmos alguém em apuros? (Se mostrarmos amor, se tentarmos ajudar, então, seremos um “amigo” e “irmão”.) 

H. Leia Provérbios 17:22. Que medidas preventivas podemos tomar contra os problemas? (Estar bem disposto torna aqueles que estão a sua volta mais bem dispostos. Estar infeliz tem efeito negativo sobre você e naqueles que estão ao seu redor.)

I. Leia Provérbios 18:21. Se você concorda, explique por que você acha que a língua tem poder sobre a vida e a morte?

1. Observe a frase “os que gostam de usá-la.” Gostam do quê? (Acho que isso quer dizer “aqueles que gostam do poder da língua”.)

2. O que significa “gostar” do poder da língua? (Revisamos uma série de Provérbios que nos ensinaram a evitar entrar em brigas. Se “amamos” o que a língua pode fazer, somos estudantes do seu poder. Isto quer dizer que estudamos estes Provérbios e usamos nossas línguas para evitar contendas ou  para evitar ofender alguém. Como alternativa, usamos nossas línguas para criar amor e paz.)

II. Águas Profundas

A. Leia Provérbios 18:4. Quando você pensa em “águas profundas”, o que vem à mente? (Perigo. Mistério.)

1. Leia Provérbios 20:5 e Salmos 69:2. O que estes textos sugerem é o significado de "águas profundas"? (Complicado. Fatal.)

2. Então, como as palavras de uma pessoa são como "águas profundas"? (Nem sempre estamos certos do que elas significam. Às vezes, as palavras de uma pessoa são mais complexas do que parecem.)

3. O que há de positivo num ribeiro borbulhante? (Ele não é profundo nem complexo mas, bastante refrescante.)

a. O que isso sugere sobre a compreensão da sabedoria de Provérbios? (Os pontos estabelecidos não são tão complexos. As pessoas podem ser complicadas mas, as instruções de Deus não são.)

B. Leia Provérbios 18:8. O que mais vai “fundo”? (A fofoca.)

1. O que quer dizer os “petiscos deliciosos” de um caluniador descem até o “íntimo do homem”? (Duas coisas. Você lembra delas. Se você é a pessoa que escuta a fofoca ou, a vítima da fofoca, o dano continua.)

C. Leia Provérbios 18:2 e Provérbios 18:6-7. Você pode corrigir, sendo tolo? (Se não fosse possível, suponho que não teríamos um aviso sobre isso. O primeiro passo de um tolo deveria ser ouvir mais, na tentativa de entender e, falar menos. Se você fizer isso, pode evitar todos os tipos de problemas.)

III. A Clareza no Dinheiro 

A. Leia Provérbios 18:9. Qual é a dimensão de um problema, causado pela preguiça? A sociedade deve tolerar a preguiça muito menos do que recompensá-la? (Se o preguiçoso é semelhante aquele que destrói uma propriedade então, ele deveria ser penalizado e, não, recompensado.)

1. Falamos antes sobre gentileza. Qual seria um tipo de abordagem para curar a preguiça? 

B. Leia Provérbios 18:10-11. Ter dinheiro é como viver dentro de uma cidade murada? (Sim. O dinheiro protege você de todos os tipos de problemas.)

1. O dinheiro é uma parede intransponível? (Não. A proteção é imperfeita.)

2. O que é uma parede intransponível? (A confiança em Deus.  Ele é uma torre forte para a qual podemos correr e ficar seguros.)

3. Os ricos estão mais suscetíveis de devoção a Deus? Vários provérbios ensinam que a sabedoria traz dinheiro. Mas, esse texto é uma advertência. Os ricos, falsamente, acham que seu dinheiro os protege, mas somente Deus é a proteção segura. Não se afaste de Deus, para confiar no dinheiro.)

C. Leia Provérbios 18:16. A Bíblia está endossando o suborno?

1. Existe, aqui, uma lição sobre evangelismo? (Em vez de dizer ao nosso semelhante que ele precisa obedecer melhor a Deus, deveríamos mostrar-lhe bondade. Ajudar alguém é uma ótima forma de receber autorização para entrar no coração dessa pessoa.)

D. Leia Provérbios 18:22. Que outro tipo de riqueza podemos desfrutar? (Uma boa esposa!)

E. Amigo, uma vez que a língua tem tanto poder, por que não decidir, hoje, que você irá tornar-se um estudante para aprender a utilizá-la melhor?

IV. Na próxima semana: "Palavras de Sabedoria"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: