sexta-feira, 20 de março de 2015

Lição 13 - As Mulheres e o Vinho

(Provérbios 31) 
Introdução: “Mulheres e Vinho” soa como música, certo? As mulheres, pensando que isto pode estar seguindo por um caminho que as levará a não serem vistas com bons olhos, perguntam: "Por que não, Os Homens e a Cerveja"? O Livro de Provérbios nos tem dado conselhos positivos para que nossas vidas melhorem e isto, nesta última lição desta série, não será diferente. Não só estudaremos as mensagens positivas de Deus para as mulheres mas partiremos da sabedoria de uma mulher. Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. A Sabedoria da Mãe de Lemuel!

A. Leia Provérbios 31:1. Quem é a fonte desta sabedoria? (A mãe de Lemuel!)

B. Leia Provérbios 31:2-3. Por que, no versículo dois, a mãe de Lemuel fez aquele relato? (Ela o lembrava quão próximo eles eram - ela era sua mãe, que lhe deu à luz e fez votos por ele. Seu nome significa “consagrado a Deus”, sugerindo que ela o dedicou a Deus.)

1. Que advertências a mãe de Lemuel lhe deu, em Provérbios 31:3? (Para ele não gastar sua “força” com mulheres e seu “vigor” com “aquelas que destroem reis”.)

a. Por que a referência à “força” e  “vigor"? (Acho que a idéia era não dedicar tempo demais com mulheres ou coisas (ou pessoas) que fossem arruiná-lo como governante. Muitos acham que “Lemuel” era, na verdade, Salomão. Uma vez que Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas (1 Reis 11:3), podemos entender  a preocupação com sua força e vigor.)

C. Leia Provérbios 31:4-5. Por que somente reis e governantes são mencionados e não, outras pessoas? (A preocupação é que eles perderiam de vista o “estado de direito”. Em vez de governar pelo que a lei requeria, o rei a esqueceria e faria apenas o que ele decidisse como apropriado, quando não estivesse raciocinando claramente.)

1. Você já fez algo inapropriado, quando não conseguiu raciocinar claramente?

D. Leia Provérbios 23:20-21. A que problema esses versículos se referem, quanto a beber e comer demais? (“À sonolência”. Mais uma vez, vemos que o problema está no perder a clareza dos pensamentos, no momento em que é importante fazer as coisas de modo certo.)

E. Leia Provérbios 31:6-7. Para quem a mãe de Lemuel achava que era uma boa idéia dar cerveja e vinho? (Para os que estavam morrendo e para os que estavam tristes.)

1. Por que isto seria uma boa idéia? (O rei não poderia esquecer as regras mas, para alguns, seria melhor esquecê-las.)

a. Este conselho parece ser sensato? Entendo o conselho para aliviar a dor da morte mas, ajuda dar bebida alcoólica a quem está triste ou deprimido? (Dificilmente, parece ser uma solução útil, a longo prazo.)

F. Leia Provérbios 31:8-9. Ao considerar os versículos que acabamos de ler em Provérbios 31, você acha que a principal preocupação é com a bebida e com gastar muito tempo com mulheres? (O foco parece estar no fazer o que é certo. O que se espera dos reis é que eles mantenham o estado de direito, independente do estado da pessoa que está sendo julgada. Pessoas não instruídas ou que não se pronunciam com clareza, os pobres e os que não podem ajudar o rei, são tipos de pessoas que têm tanto direito à justiça, quanto qualquer outra pessoa.)

II. A Mulher para Encontrar

A. Leia Provérbios 31:10. Acho que na primeira linha, “uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar!” é uma questão retórica. Qual deveria ser a suposta resposta? (Essas mulheres são raras - como rubis.)

B. Leia Provérbios 31:11. Quando o versículo expressa que para o marido de uma “esposa rubi” “nunca falta coisa alguma”, quer dizer que a esposa rubi ganha um monte de dinheiro? (Não. Se você tem uma boa esposa, você tem tudo o que precisa.)

C. Leia Provérbios 31:12. Como você sabe que tem uma esposa rubi? (Ela só faz o bem ao seu marido e, nunca, o mal.)

1. Supõe-se que esposas rubis sejam raras. Quão difícil é fazer o bem e não o mal, para seu esposo?

2. Qual você acha que é a chave para ser capaz de realizar isto? (Viver pela direção do Espírito Santo é o primeiro requisito. Mas, parece-me que o altruísmo é a meta.)

D. Leia Provérbios 31:13–15. Esposas rubis acordam cedo? (Sim!)

1. O que você acha da comparação de uma esposa rubi com um "navio mercante"? (A marinha mercante trouxe grande riqueza e diversidade de bens. Parece ser um grande elogio comparar uma boa esposa a esta revolução comercial.)

E. Leia Provérbios 31:16. Do ponto de vista histórico, esta é uma declaração surpreendente. Note que às mulheres, frequentemente, tem sido negado o direito à imóveis próprios. O que diz o versículo sobre qual seria a meta para uma esposa? (Ter sua própria opinião nos negócios (“considera um campo”), possuir seu próprio dinheiro e bens (“compra-o com o que ganha”), envolver-se em negócios (“ela planta uma vinha”).)

F. Leia Provérbios 31:17-18. O que o texto diz sobre a imagem das mulheres frágeis e dependentes? (Diz que o oposto é, justamente, o ideal.)

1. Em que outro negócio esta esposa rubi está comprometida? (Ele administra bem seu comércio lucrativo.)

2. O que o texto diz, acerca da livre iniciativa, na visão bíblica? (Ele elogia e recomenda que as mulheres façam parte dela.)

G. Leia Provérbios 31:19 e Provérbios 31:22 e 24. “Roca”(versículo 19) não faz parte do meu vocabulário. Os comentaristas não deixam claro o que isto significa, exatamente, mas a maioria acredita que deve ser algum tipo de dispositivo para tecelagem. Os versículos 22 e 24 dão suporte a esta idéia.)

1. Veja, novamente, Provérbios 31:22. O que você acha destas roupas? (Não são roupas comuns. São finas e valiosas e sugerem riqueza.)

2. Leia 1 Pedro 3:3-4. A descrição da esposa rubi, em Provérbios 31, está diferente da descrição de Pedro, sobre como deve ser uma esposa cristã? (Os dois textos devem ser lidos em conjunto. Pedro disse que a verdadeira beleza provém do caráter e das ações. Lido, de forma consistente, com Provérbios 31, Pedro não estava dizendo que jóias, roupas finas e cabelos, cuidadosamente, elaborados, era proibido. Ele estava apenas dizendo que eles não deveriam ser a fonte da verdadeira beleza feminina.)

H. Leia Provérbios 31:20. Qual é a atitude da mulher, com relação aos pobres? (Ela os ajuda.)

1. O que você acha que significa a referência aos “braços” e às “mãos”? (“Braços abertos” parece refletir uma atitude acolhedora para com os pobres e ter simpatia por eles. “Mãos” nos explica que suas duas mãos ajudam os necessitados. Sua atitude é apoiada pelas ações de suas "duas mãos"!)

I. Leia Provérbios 31:23. O que seu marido tem a ver com isto? Quer dizer que esposas rubis são bem casadas? (Ela tem algo a ver com seu sucesso.)

J. Leia Provérbios 31:25. Ela acha graça do futuro? (Observe suas atitudes: força, dignidade e sem preocupações quanto ao futuro.)

1. Uma vez que nenhum ser humano pode prever o futuro, esta mulher está sendo tola, imprudente? (A última metade de Mateus 6 contém instruções para não termos preocupações quanto ao futuro. Deus cuidará de nós. No entanto, Provérbios 31 acrescenta um ponto essencial: nós precisamos ser diligentes, hoje. Deus não está dizendo: “seja preguiçoso e não se preocupe”. Ele diz: “trabalhe e confie em Mim.”)

K. Leia Provérbios 31:28-29. Mães, que tipo de postura vocês querem que seus filhos e maridos tenham, com relação a vocês? (Seguindo esta fórmula, você vai conseguir excelentes críticas de sua família.)

L. Leia Provérbios 31:30. Homens, como vocês irão encontrar uma esposa rubi? Quais são as considerações? (Beleza, formosura e seu relacionamento com Deus.)

1. Qual é a mais importante? (O relacionamento da mulher com Deus. A formosura, muitas vezes, deixa de existir com a idade. Algumas mulheres são simpáticas, apenas, quando estão namorando. Mas, um relacionamento com Deus pode ser um atributo eterno.)

M. Leia Provérbios 31:31. Como os maridos deveriam tratar suas esposas rubis? (Com recompensas e elogios!)

N. Amigo, considere a atitude afirmativa de Deus acerca das mulheres neste capítulo. Em primeiro lugar, Deus nos diz que elas são uma fonte de práticos conselhos. Em segundo lugar, Ele nos diz que elas deveriam ser autorizadas a usar suas extraordinárias habilidades para abençoar aqueles que as rodeiam.

III. Na próxima semana: Vamos começar a estudar o Evangelho de Lucas.  

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: