sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Lição 03 - Os Últimos Cinco Reis de Israel

(2 Crônicas 34-36, Jeremias 22, 2 Reis 24) 
Introdução: Aprendemos que Jeremias passou quarenta anos advertindo Judá da destruição iminente. Durante aqueles quarenta anos, cinco reis governaram Judá. Todos eles foram maus? Por que eles ignorariam as advertências enviadas por Deus? Que lições podemos aprender a partir delas? Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e descobrir!

I. Josias

A. Leia 2 Crônicas 34:1-2. “Davi” refere-se aqui, ao rei Davi. Ele era o pai de Josias? (Leia 2 Reis 21:25-26. Na verdade, o pai de Josias era o rei Amom.)

1. Leia 2 Reis 21:19-24. Que tipo de rei foi Amom? (Tão mau que seus próprios oficiais o assassinaram.)

a. Josias teve um avô piedoso? (Não. Esses versículos dizem que Manasses, seu avô, também era mau.)

2. Então, por que nos foi dito que o rei Davi era o predecessor de Josias? (“Predecessor” quer dizer antepassado. Josias “andou nos caminhos” do seu antepassado, o rei Davi. Quer dizer que ele era um bom garoto.)

B. Leia 2 Crônicas 34:3-5. Nesta semana, li que ISIS destruiu o templo de Bêl, que tinha milhares de anos.  Isto foi uma boa coisa? (Josias destruiu ídolos que eram adorados na época. Não foi uma destruição de arquitetura antiga.){Refere-se à destruição do templo de Baalshamin, em Palmira, na Síria, cidade classificada como patrimônio da humanidade.}

1. Hoje, o que poderíamos fazer, que seria semelhante ao trabalho de Josias? (Não somos reis, então, destruir a propriedade de outras pessoas apresenta um problema moral. Mas, dentro de nossa própria família, devemos trabalhar para limitar a influência do mal.)

C. Leia 2 Crônicas 34:8. O que podemos fazer que seja semelhante ao trabalho de reparação, executado por Josias? (Podemos fazer com que nossa igreja esteja em bom estado de conservação. Mais importante que isto, podemos incentivar nossa família a adorar a Deus.)

D. Leia 2 Crônicas 34:14-15. Enquanto trabalhava na reparação do templo, o Sumo Sacerdote Hilquias encontrou o “Livro da Lei do Senhor” que “havia sido dada por meio de Moisés”. O que esta nova realidade teve a ver com a adoração de ídolos? (Não ler a Bíblia e esquecer a palavra de Deus nos afasta de Deus e de depender dEle.)

1. Você pode imaginar como essa descoberta pode mudar a vida do povo de Deus?

2. Você pode pensar em algum evento paralelo, na sua vida? (Ler uma Bíblia que não pode ser compreendida é como o problema de ter que decifrar os “livros escondidos da Bíblia”. {“Hidden Bible” - Trata-se de um quebra-cabeças bíblico, montado em pequenos parágrafos, em que o participante precisa encontrar o nome de livros ou passagens da Bíblia, escondidos no texto.} Encontre uma versão da Bíblia que você pode ler e entender facilmente e você vai descobrir a palavra de Deus!)

E. Leia 2 Crônicas 34:29-32. Qual foi o resultado do trabalho de Josias? (A palavra de Deus, a partir daquele momento, foi conhecida por todas as pessoas no reino. Sob sua liderança, o povo se comprometeu a seguir a Deus.)

F. Leia 2 Crônicas 35:20-21. O que você acha da afirmação do faraó Neco, de que Deus estava ao seu lado?

G. Leia 2 Crônicas 35:22. O que isso sugere sobre a validade do que foi dito pelo faraó Neco?

H. Leia 2 Crônicas 35:23-24. Que trágico e prematuro fim, para o reinado de um grande homem de Deus. Que lição você descobriu aqui? (Precisamos ter certeza de que seguimos a vontade de Deus. Alguns comentaristas acham que Josias estava fazendo a coisa certa. Não tenho certeza de que temos provas suficientes para decidir.)

I. Leia 2 Crônicas 35:25-26. Seja qual for o mérito da última decisão fatal de Josias, vemos que ele foi pranteado como um homem devotado a Deus. Lembre-se que quando começamos a analisar Josias, aprendemos que ele andou nos caminhos do rei Davi. O que aprendemos, agora, que nos ajuda a compreender essa verdade? (Davi nem sempre tomou as decisões certas. Ainda assim, Deus celebrou sua devoção a Ele.) 

II. Jeoacaz e Jeoaquim

A. Leia 2 Crônicas 36:1-3. Jeoacaz reinou por três meses. Como as ações de seu pai, Josias, que foi um grande homem, afetaram sua vida? (A última decisão de Josias fez com que seu filho, proclamado rei publicamente, perdesse seu trono.)

B. Leia 2 Crônicas 36:4. Por que Neco mudou o nome de Eliaquim para Jeoaquim? (Para mostrar sua autoridade sobre o novo rei de Judá e Jerusalém.)

1. Por que você acha que Neco colocou Jeoaquim no trono? (Aparentemente, ele o achou mais submisso do que Jeoacaz, que havia sido escolhido pelo povo.)

C. Leia 2 Crônicas 36:5-6. Que tipo de rei foi Jeoaquim? (Mau.)

1. O que aconteceu com ele? (Foi preso por Nabucodonosor.)

2. Em quem você acha que Jeoaquim confiou para salvar seu reino? (Leia 2 Reis 24:7. Parece que foi no Egito! Confiar no homem, ao invés de confiar em Deus, é uma idéia tola. Veja, também,  2 Reis 24:1.)

III. Joaquim

A. Leia 2 Reis 24:6 e 2 Reis 24:8-9. Por quanto tempo esse rei reinou? (Por três meses!)

1. Que tipo de rei foi Joaquim? (Nos seus três meses - ele foi um outro cara mau!)

2. Esse foi, realmente, um teste justo para um jovem de 18 anos?

B. Leia 2 Reis 24:10-12. Como terminou o reinado de Joaquim? (Judá foi invadida pelos babilônios.)

C. Leia 2 Reis 24:13-17. Qual a extensão desse desastre para Judá?

1. Lembre-se que eu pedi para você considerar se três meses é tempo suficiente para dizer que Joaquim era um garoto mau? Quem foi levado para a Babilônia naquela hora? (O primeiro capítulo do livro de Daniel revela que ele e seus amigos foram presos. Daniel e seus amigos, imediatamente, se posicionaram ao lado de Deus.)

D. Leia Jeremias 22:1-5. O que esses reis maus poderiam ter feito para mudar a situação a favor de Judá?

1. Vamos nos concentrar em Jeremias 22:3. Qual era a natureza da falha do sistema de justiça, em Judá? (Os fracos, os oprimidos, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas eram vítimas de violência e injustiça. Quando a lei falha, os mais vulneráveis sofrem.)


a. Que outro problema encontramos em Jeremias 22:3? (Pessoas inocentes eram assassinadas.)

2. Vamos contemplar isto. Como Deus puniu, com imparcialidade, esse tipo de falha? (Deus enviou nações mais fortes para saquear Judá. Os líderes de Judá experimentaram o mesmo tipo de situações que eles inflingiam aos mais fracos.)

3. Uma das perguntas que fiz na introdução foi por que aqueles reis não mudaram? Que razões eles teriam para permitir um sistema judicial corrupto? (Sem dúvida, eles beneficiavam alguém ou pensavam que se beneficiariam dele.)

E. Leia Jeremias 22:8-9. Como relacionar isto com os danos causados aos oprimidos? (Isto contraria a aliança de Deus. Contraria a lei Mosaica. Quando você adora um deus fabricado por você, seu bom senso quanto a valores fica distorcido.)

IV. Zedequias

A. Releia 2 Reis 24:16-17 e leia 2 Crônicas 36:11-12. Que tipo de rei era Zedequias? (Mais uma vez, um rei mau.)

B. Leia 2 Crônicas 36:13. Se você tivesse que descrever Zedequias com uma única palavra, qual seria esta palavra? (Rebelde. Ele não aceitou a palavra de Deus, enviada através de Jeremias, e se rebelou contra Nabucodonosor.)

1. Coloque-se no lugar de Zedequias. Como você explica isso? (Desconfio que ele pensava que Deus não estava ajudando, que Jeremias era desequilibrado e que Nabucodonosor era o inimigo. Ele e o povo fariam o que quisessem, porque as coisas não poderiam piorar.)

2. Além de rebelde, como acrescentar outras características a esse tipo de pensamento? (Ele era arrogante e nada prático. Ao ignorar a palavra de Deus, enviada por Jeremias, ele criou todo tipo de dor. Nabucodonosor o esmagou como se esmaga um mosquito.)

C. Leia 2 Crônicas 36:15-19. Qual foi o resultado de toda essa rebelião contra Deus? (Destruição total.)

D. Leia 2 Crônicas 36:21. Do que a terra descansou? (Do mal.)

E. Amigo, considere sua atitude. Você é rebelde ou é uma pessoa que quer escutar a Deus e fazer Sua vontade? Por que não decidir, agora mesmo, a buscar e seguir a vontade de Deus?

V. Na próxima semana: “Repreensão e Represália”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: