segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Lição 09 - O Jugo de Jeremias

(Jeremias 16, 27 e 28) 
Introdução: Quando você não tem certeza da vontade de Deus, o que você faz? Você ora, certo? Pesquisa, para ver se a Bíblia lhe dá uma direção, correto? Você examina a si próprio, para o caso de suas preferências pessoais não interferirem na sua busca em fazer vontade de Deus? “Estou disposto a fazer a vontade de Deus, desde que a vontade de Deus seja fazer o que eu quero fazer!” Tenho certeza de que, no passado, isso foi um problema em minha vida. Enquanto Deus é flexível, quanto ao rumo que nossa vida pode tomar, nossa maior benção está em seguir o caminho que Ele tem em mente. Nossa lição desta semana demonstra que se quisermos entender, realmente, a vontade de Deus, nós podemos. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. Solteiro

A. Leia Jeremias 16:1-4. Por que Deus disse para Jeremias não casar nem ter filhos? (Por que eles morreriam de doenças graves, ou pela espada ou pela fome.)

1. Lembro de questionar sobre o tipo de vida que meus filhos enfrentariam. Agora, pergunto que tipo de vida meus netos enfrentarão. Se você soubesse que o futuro seria terrível, você se casaria?

a. Se você fosse Jeremias, consideraria isso como um outro fardo colocado, por Deus, sobre você ou como compaixão mostrada por Ele, para você? (Existem estudos que tratam sobre perda de dinheiro e de bens materiais. As pessoas lamentam duas vezes a perda de alguma coisa, e prefeririam não tê-las. Não tenho certeza como traduzir isso para os filhos mas, eu preferiria não tê-los, a vê-los morrer terrivelmente.)

B. Leia Jeremias 16:14-15. Em meio a essas más notícias, que esperança Deus deu ao povo? (Que Ele restauraria sua terra.)

1. Por que Deus fez isso? Por que mandar essa mensagem de esperança? (Ela mostrou que Deus ainda os amava.)

C. Leia Jeremias 16:16-18. Deus disse que lhes retribuiria em “dobro”. O que você acha que significa isso? (Deus disse que o castigo seria pior do que o pecado. Talvez Deus estivesse ciente da atitude mental deles por terem perdido seus pertences. Assim, Ele diz que você se lamentará do que tem feito, porque a perda vai fazer você se sentir duas vezes pior.)

1. Esse “retribuir-lhes em dobro” faz abrir-se um portal para refletir sobre Deus. Deus disse que estava ciente da proporcionalidade do pecado e do castigo. Isso é algo que um juiz (humano) leva em conta? (Sim. Acho que o objetivo é fazer com que o castigo para um crime seja proporcional ao crime em si.)

2. Cristãos que entendem a Bíblia percebem que eles são salvos pela graça e, não, por suas obras. (Romanos 8:1-4.) Isto quer dizer que uma “pessoa boa”, que faz coisas boas, estará perdida e morrerá, eternamente, se não aceitar o sacrifício de Jesus em seu favor. O que muitos cristãos acreditam sobre qual será o destino dos que estão perdidos? (Que eles viverão sofrendo, eternamente, no inferno.)

a. Isso faz algum sentido para um Deus que considera o princípio da proporcionalidade? Você tem uma pessoa “boa”, que resistiu aos estímulos do Espírito Santo e essa pessoa queima por toda a eternidade? (Isto parece, totalmente, desproporcional.)

II. Duelo de Profetas

A. Leia Jeremias 28:1-4. Essa foi uma mensagem de esperança? (Absolutamente!)

B. Leia Jeremias 28:5-9. Como reagiríamos a uma profecia que nos diz que coisas boas irão acontecer?

1. Havia um duplo padrão, aqui? Se for assim, por que? (Jeremias disse que se você profetizar prosperidade, você será testado se aquilo que profetizou virá mesmo ser verdade. Acho que todos os profetas são provados pela verdade daquilo que eles profetizam. O ponto para Jeremias parece ser que se você profetizar aquilo que você não quer que aconteça, você terá o anel da verdade. Se você profetizar o que você e seus espectadores querem que aconteça, é mais provável que você esteja inventando.)

C. Leia Jeremias 27:1-2 e Jeremias 27:12-15. O que isso nos diz sobre a ressonância entre as mensagens de Jeremias e de Hananias? (Elas estavam em conflito direto.)

1. Que exemplo prático Deus deu para auxiliar Jeremias a passar Sua mensagem? (Na verdade, um jugo. Jeremias estava usando um jugo.){Jugo é uma peça de madeira utilizada para unir dois bois; canga.}

2. Coloque-se no lugar dos espectadores. O que você pensaria de um sujeito  usando um jugo? (Uma parte de mim acharia que ele deveria estar mentalmente desequilibrado. Outra parte acharia que ele deveria estar muito preocupado por causa da mensagem, caso contrário, ele não estaria sofrendo por vestir um jugo.)

D. Leia Jeremias 28:10-11. Hananias estava usando, naquele momento, um exemplo prático. O que deu a Hananias o direito de destruir um pertence de Jeremias? O que deu a ele o direito de interferir na mensagem de Jeremias?

1. O que isso nos diz sobre Hananias? (Ele não era a favor da liberdade de expressão! Certamente ele tornou as coisas muitos difíceis para os espectadores. Quem estaria falando a verdade sobre a mensagem de Deus?)

2. O que Jeremias fez, depois que Hananias quebrou o jugo que ele havia feito? (“Jeremias se retirou.”)

a. É isso que você teria feito? Aquele cara estava mentindo sobre a mensagem de Deus, mentindo sobre a mensagem de Deus para você, colocando vidas em perigo. (Eu teria sentido vontade de esmurrar Hananias ou, no mínimo, teria gritado com ele. Mas Deus nos diz que devemos deixar a vingança em Suas mãos.)

E. Leia Jeremias 28:12-16. Como Deus reagiu a um comportamento tão agressivo, de uma pessoa que inventava mensagens? (Leia Jeremias 28:17. Hananias morreu.)

1. O que você acha: Hananias estava apenas mentindo e sabia disso? Ou Hananias enganava a si mesmo, quanto a estar compartilhando a vontade de Deus? (Leia Jeremias 28:15. Jeremias chamou Hananias de “mentiroso”. Isso sugere que Hananias sabia que suas afirmações eram falsas mas, já vi pessoas acreditarem em suas próprias mentiras.)

2. Por que Deus não disse, pessoalmente, para Hananias parar de proclamar mentiras e, ao invés disso, enviar aquelas mensagens através de Jeremias? (Isso mostra que Hananias não tinha conexão com Deus.)

3. Deus ainda “tira da face da terra” aqueles que pregam rebelião contra Ele? (Sim, eu acho que sim. Lembro de um cômico terrível que, regularmente, atacava Deus. Ele gostava de zombar de Deus. Na época, eu o ouvia dizer coisas que eu perguntava por quanto tempo Deus permitiria aquilo. Poucos anos mais tarde, li que aquele jovem cômico havia morrido.)

F. Se nos colocássemos entre os espectadores que ouviam Jeremias e Hananias, ficaríamos preocupados, pois estaríamos sendo enganados. Havia possibilidade do povo saber quem estava mentindo e quem falava a verdade? (Já temos a dica de Jeremias de que, se um profeta diz o que queremos ouvir (e o que queremos dizer), devemos ser cautelosos.)

1. Leia 2 Timoteo 4:3-4 e 2 Tessalonicenses 2:9-12. De quem é a culpa quando as pessoas acreditam em mentiras? (Delas mesmas. Elas querem acreditar em mentiras. A mensagem de Jeremias não era, simplesmente, que a destruição chegaria, mas que ela viria por causa do passado de pecado do povo. Pecados que envolviam, entre outras coisas, adoração de falsos deuses. Aquelas pessoas já haviam decidido negligenciar a vontade de Deus e Hananias  estava, apenas, facilitando sua contínua rebelião contra a vontade de Deus.)

2. Leia 2 Tessalonicenses 2:13-15. Note que Paulo disse para as pessoas que elas haviam se apegado às tradições {que lhe foram ensinadas}e que  elas deveriam continuar a fazer isso. Que outro fator importante Paulo mencionou? (A “obra de santificação do Espírito”. Nunca devemos perder de vista o poder do Espírito Santo, pois ele nos revela a verdade.)

G. Leia 1 João 4:1. Isso descreve o problema apresentado por Hananias? (Exatamente.)

H. Leia 1 João 4:2-3. João nos deixou um teste para usarmos com a finalidade de separar falsos profetas. Será que esse teste funcionou com Hananias? (João escreveu, especificamente, sobre confessar Jesus. Mas acho que a teoria por trás do teste ainda funciona. Se Hananias reconheceu e seguiu falsos deuses, junto com o verdadeiro Deus, então, ele foi reprovado na teoria por trás do teste.)

I. Leia Romanos 12:2. Que outro teste Paulo sugeriu? (Se sua mente for transformada e renovada pelo Espírito Santo, você será capaz de dizer qual é a vontade de Deus.)

J. Amigo, Deus quer que nós compreendamos Sua vontade. Uma parte do Seu amor por nós é que Ele está do nosso lado. Se buscarmos a Sua vontade, com sinceridade, nós a encontraremos. Por que não pedir para o Espírito Santo remover todas as barreiras, agora mesmo, para compreensão da vontade de Deus?

III. Na próxima semana: “A Destruição de Jerusalém”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: