sábado, 19 de dezembro de 2015

Lição 13 – Lições de Jeremias

(Jeremias 2, 5, 7, 23, 29 e 31) 

Introdução: O que aprendemos em nosso estudo sobre Jeremias? Esta é a última lição desta série e, assim como cada experiência na vida, precisamos contemplar o que podemos aprender dela.  Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e fixar, em nossas mentes, o que temos aprendido!

I. Lições Sobre Deus

A. Leia Jeremias 5:22. Muitas pessoas dizem que Deus não vai executar o juízo contra os seres humanos. O que parece ser correto, baseado naquilo que você tem estudado em Jeremias?

1. Observe a forma muito interessante como Deus descreveu as razões pelas quais devemos temê-lO. Ele falou em matar as pessoas? Ele falou sobre execução de um julgamento? (Não.)

a. O que a discussão sobre os limites dos oceanos tem a ver com o temor a Deus? De todas as razões que Deus poderia ter dado, por que Ele escolheu essa? (Deus disse, essencialmente: “Eu estabeleci os limites na vida. Existem leis universais que foram criadas por Mim. Mesmo as forças mais poderosas não podem superar os Meus limites.” O ponto, para Deus, é que meros seres humanos deveriam submeter-se aos Seus limites.)

B. Leia Jeremias 5:23-25. Que outras razões Deus deu para que O temessem? (Ele retém as bençãos para os que têm “coração obstinado e rebelde”.)

C. Que limites Judá ultrapassou, no tempo de Jeremias? (Eles confiaram em ídolos e no Egito. Eles adoraram objetos feitos por eles mesmos e dependeram de outras pessoas, ao invés de depender de Deus.)

D. Que bençãos Judá perdeu? (Eles perderam sua liberdade, suas propriedades, sua nação e seu templo. Muitos deles perderam a vida e viram morrer a quem amavam.)

E. Leia Jeremias 31:3-4. Que outra característica de Deus tornou-se clara, a partir de nosso estudo em Jeremias? (Deus continuou perseguindo Seu povo. Eles O insultaram, rejeitaram-nO e O ignoraram, mas Deus continuou a advertí-los sobre a iminente destruição. Depois de ocorrer a destruição, Deus prometeu edificá-los, novamente. Isto é surpreendente! Por que não desistir daquele povo e escolher outro? Isso mostra a longanimidade e natureza amorosa de Deus, quando se trata de nós.)

II. Lições Sobre Nós

A. Leia Jeremias 2:13. Como Deus resumiu os problemas com Seu povo? (Eles O abandonaram e dependeram de si mesmos.)

1. Havia, realmente, dois pecados ou era apenas um? (Se considerarmos que você abandona a Deus, automaticamente, parece que você passa a depender de si próprio. Mas, torna-se mais claro que são dois pecados, quando você entende que pode ter a pretensão de seguir a Deus e, ao mesmo tempo, depender de suas próprias obras.)

2. Deus usou água, “água viva” como ilustração. O que você acha que é mais importante sobre essa ilustração? (A água nos permite viver. Literalmente, deixamos nossa vida escoar, quando dependemos de nós mesmos.)

B. Leia Jeremias 7:1-4. Qual era o obstáculo para a correção? (As pessoas achavam que eram, intrinsecamente, boas porque tinham o templo de Deus em sua cidade.)

1. Na atualidade, o que seria equivalente a isso?

C. Leia Jeremias 7:5-7. Qual era o problema do relacionamento com as outras pessoas? (Eles faziam mal aos outros.)

1. Vamos olhar para isso com mais severidade. Muitas pessoas dizem que os governos deveriam forçar os ricos a sustentar os pobres. Os cristãos, frequentemente, debatem até que ponto eles devem ajudar, pessoalmente, os pobres. O que Deus estava pedindo aqui? (Não prejudiquem os pobres. Isso não era um pedido para dar dinheiro para eles mas, sim, para parar de oprimí-los.)

2. Você já contemplou a forma como os Dez Mandamentos foram escritos, onde a maior parte deles trata dos nossos relacionamentos com outras pessoas? Leia Êxodo 20:13-17. Estes são direitos “negativos”? {n.t. Direitos negativos são todos os direitos e garantias fundamentais, com o objetivo da abstenção do Estado ou de terceiros de violá-las. Ex: O direito a fumar (qualquer substância), em si, é um direito negativo.}

          a. Algumas pessoas cismam com o fato de que os Dez Mandamentos  continuam nos dizendo “não”. Mas, como olhar para isto, se você se colocar no lugar de seu “semelhante”? (Seu semelhante pode desfrutar a vida de modo que ele não precise se preocupar em ser morto por você, ou ter seu cônjuge e suas posses roubados, ou ser falsamente acusado de algum crime, ou viver pensando em como você poderia privá-lo de suas coisas.)

b. Como fazer sua vida crescer, se a exigência mais básica da obediência a Deus é não prejudicar as outras pessoas?

D. Releia Jeremias 7:6. Observe como Deus ordenou que as pessoas se relacionassem com Ele. Isso também é um direito negativo? (Aqui tem um “não”. Não seguir outros deuses.)

1. O que Deus acrescentou acerca de não seguir outros deuses? (Seguir outros deuses causa nossa ruína.)

2. Você vê a coerência, aqui? Se olharmos as regras de Deus, no sentido de sermos “o semelhante”, o objetivo consistente de Deus é evitar fazer o mal. A adoração a outros deuses nos prejudica. Ter semelhantes que violam os Dez Mandamentos nos prejudica. Deus quer que vivamos livres do mal e do medo daquilo que nos causa prejuízo.)

3. Não quero que os leitores pensem que suas obrigações diante dos outros termina com o não fazer-lhes mal. Não temos tempo, aqui, para discutirmos as exigências positivas de Deus, mas acho que precisamos começar com abster-nos de causar danos ao nosso semelhante.

E. Vamos nos deter e considerar o panorama para o povo de Deus. Jeremias estava, constantemente, advertindo-os sobre alguns prejuízos sérios que viriam em sua direção. Se a regra mais básica de Deus era “não causar danos”, então por que Deus enviou a ruína sobre eles? (Leia Jeremias 7:9-10. O povo de Deus estava prejudicando os outros, seriamente, e Deus lhes disse que eles não estariam seguros se continuassem desse jeito.)

1. Você já reparou que as coisas ruins que acontecem na vida são, muitas vezes, parecidas com coisas desagradáveis que se faz para os outros?

III. Lições Sobre a Cura

A. Leia Jeremias 29:13-14. Se você se sente culpado, com base no que acabamos de examinar, qual é a solução? (Deus disse que se decidirmos buscá-lO, é fácil encontrá-lO!)

1. Como deveremos fazer a busca? (“De todo o coração.”)

B. Leia Jeremias 9:23-24. Que tipo de atitude transformadora devemos buscar? (Que nos gloriemos em Deus e, não, em nós mesmos.) 

1. Note a interseção com a adoração de ídolos. Deus disse que não nos gloriemos na sabedoria, na força ou no dinheiro. Seria isso ídolos? 

a. Se você respondeu “sim”, qual é a diferença entre um ídolo e um bem? {Ou patrimônio? Ou alguma habilidade?} Qual é a diferença entre um ídolo e uma ferramenta? {Ou o trabalho? Ou instrumento?} (Deus nos encoraja a adquirir sabedoria e Ele nos abençoa com força física e dinheiro. Deus nunca abençoou o povo e seus ídolos, da época de Jeremias . A questão importante é quem (ou o que) você adora? A quem (ou ao que) você credita seu sucesso? Acho que isso foi o que Deus quis dizer com “glorie-se em compreender-Me e conhecer-Me”.)

C. Leia Jeremias 9:25-26. O que significa um “coração circuncidado”? (Gênesis 17  nos ensina que a circuncisão era um sinal entre Abraão, juntamente com os seus descendentes de uma relação especial, e o grande Deus do céu. Um coração circuncidado, uma atitude circuncidada reflete, na vida diária, esse vínculo especial com nosso grande e amoroso Pai no céu.)

D. Leia Jeremias 23:3-4. Se você está lendo isso, provavelmente você é um “pastor” ou um pastor em potencial. Anteriormente, examinamos os direitos negativos. Qual é o objetivo positivo para um pastor? (Ensinar as pessoas a confiar em Deus para que elas “não mais tenham medo ou pavor e nenhuma delas falte”.)

E. Amigo, você gostaria de viver sem medo ou pavor? Você gostaria que aqueles que você conhece e ama vivessem para sempre, no céu, com você? Esta é a oferta de Deus para todos nós. Dependa dEle, confie nEle, obedeça-O e Ele terá um relacionamento especial com você!

IV. Na próxima semana, começaremos uma nova série intitulada “Rebelião e Redenção”.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************


Nenhum comentário: