sábado, 7 de maio de 2016

Lição 07 - Senhor de Judeus e Gentios

(Mateus 14 e 15) 
Introdução: Existe uma crença comum de que os homens não compreendem as mulheres. Esta idéia pode ter começado pelas mulheres! Existem pessoas que você não consegue entender? E aquelas que você entende, você consegue entendê-las o tempo todo? Entender Deus é uma das razões para se estudar a Bíblia. Acho que um dos motivos pelo qual Mateus escreveu o material que estudaremos na lição desta semana é ensinar-nos a confiar em Deus, mesmo que não se consiga entender Suas decisões. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!  

I. A Morte de João Batista

A. Leia Mateus 14:6-11. Qual foi a causa da morte de João? (O show de ousadia, a imaturidade e a preocupação para não ser humilhado de Herodes. As maquinações de Herodias e a raiva por ter sido repreendida por João, por causa de sua união imprópria (veja Mateus 14:3-5). Tudo isso amarrado a uma dança lasciva, da filha de Herodias.)

1. Se você amasse João, se tivesse sido seu discípulo, sua morte teria sido um golpe terrível. O que as circunstâncias acrescentariam em sua reação?

B. Leia Mateus 14:12. Por que os discípulos de João foram até Jesus?

1. Será que eles achavam que Jesus deveria ter ido em auxílio de João? (Discutimos, há duas semanas, que João Batista, provavelmente, mandou perguntar por que Jesus não fora ajudá-lo.)

C. Leia Mateus 14:13. Por que Jesus procurou ficar algum tempo sozinho, depois de ter ouvido a notícia sobre a morte de João? (Ele foi afetado negativamente, por causa da notícia. Talvez Ele estivesse pensando que o episódio confirmava que Ele iria morrer nas mãos dos romanos. Talvez fosse apenas tristeza, porque seu primo estava morto.)

D. Leia Mateus 14:14. Você teria feito isso se fosse Jesus? (Imagino que eu estaria cuidando do meu próprio sofrimento e emoções. Mas, vemos que Jesus estava mais preocupado em ajudar os outros.)

II. Alimentação 

A. Leia Mateus 14:15-17. Essa é a resposta que você daria?

1. Releia Mateus 14:14. De acordo com esse contexto, era essa a resposta que os discípulos deveriam ter dado? (Eles não estavam considerando o panorama geral. Eles não estava confiando no poder de Jesus. Eles confiaram naquilo que eles possuíam.)

B. Leia Mateus 14:18-21. Qual foi a importância da participação dos discípulos nesse milagre?

1. Você precisa ter uma fé perfeita para se envolver num milagre? (Obviamente não. Está claro que essa é uma grande notícia.)

2. Releia Mateus 14:16-17. Jesus estava esperando os discípulos para realizar esse milagre?

3. Como Jesus realizou esse milagre - alimentou 15.000 pessoas, com cinco pães e dois peixes? (Veja, novamente, Mateus 14:19. Ele olhou para o céu, deu graças e começou a partir o pão.)

C. Leia Mateus 14:22. Isso é estranho - “Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco”. Por que eles não queriam ir? (Leia João 6:14-16. Aqui temos a resposta. O relato paralelo de João revela que as pessoas, vendo o grande milagre, decidiram fazer, de Jesus, seu rei. Não há dúvida que os discípulos disseram: “Uau, vamos fazer isso! Seremos assistentes de Jesus no novo reino!”)

III. A Tempestade

A. Leia Mateus 14:23-24. Será que o problema dos discípulos com o vento refletia suas atitudes - eles, simplesmente, não estavam fazendo progresso na vida? 

B. Leia Mateus 14:25. O que é a “quarta vigília da noite”? (De acordo com o Comentário de Adam Clark, fica entre 3 e 6 horas da manhã.)

1. O que isso diz a você sobre o tamanho da dificuldade que os discípulos tiveram com o vento? (Desde o jantar eles haviam progredido muito pouco.)

2. O que você acha do humor dos discípulos? (Eles estavam descontentes por não terem conseguido fazer com que Jesus se tornasse seu rei. Eles estavam frustrados com a tempestade.)

3. Por que Jesus andou sobre as águas para vê-los? 

C. Leia Mateus 14:26. Você acha que Jesus esperava essa reação? (Eu duvido. Ele foi confortá-los e, não, assustá-los.)

D. Leia Mateus 14:27-31. Você diria que Pedro teve “pouca fé”?

1. Comparando a quem? Aos discípulos no barco?  

2. Por que Mateus incluiu essa história, entre tantas outras? (A morte de João pareceu derrota para as pessoas que não pertenciam ao grupo. Os discípulos de Jesus foram desencorajados. Mateus contou essas histórias para ter argumentos contra o desânimo. Ele nos mostrou que Jesus tinha poder para fazer milagres, habilidade para convencer aqueles que queriam torná-lo rei e autoridade sobre a gravidade e condições atmosféricas. Acho que o ponto é que Jesus escolheu quando intervir, e não lhe faltou autoridade para intervir.)

E. Leia Mateus 14:32. Por que não andar pela praia? (Jesus estava focado naqueles que estavam no barco.)

F. Leia Mateus 14:33. Naquele momento, os discípulos mostraram fé. Jesus tinha ido até eles e mudou totalmente seu humor. Será que Jesus vai fazer isso por você? Será que Ele irá até você, no momento em que você estiver desanimado e frustrado, para lhe mostrar Seu poder?

1. Muitas pessoas negam que Jesus é Deus. Dizem que Ele foi apenas um “bom homem”. O que isso diz sobre essa pessoas? (Elas não sabem nada sobre a Bíblia. A Bíblia faz uma afirmação muito clara de que Jesus é Deus.)

G. Leia Mateus 14:34-36. Jesus estava decidindo quem deveria ou não ser curado? (Não.)

1. Por que não? (Começamos o capítulo com Jesus decidindo se deveria ajudar João. Terminamos com a cura para, todos aqueles que vão até Jesus.)

IV. Tradição

A. Leia Mateus 15:1-6. Esse é um outro exemplo em que parece que Jesus respondeu a uma acusação de transgressão, dizendo: “Vocês, também, são transgressores!” Era isso o que, realmente, Jesus estava dizendo? (O líderes religiosos alegaram a violação de sua “tradição”. Jesus respondeu dizendo que sua tradição era uma coisa suspeita. A palavra de Deus foi anulada em, pelo menos, alguns aspectos.)

B. Leia Mateus 15:7-9. O que Isaías profetizou a respeito dos problemas com o povo de Deus? (Que eles seguiam as regras ensinadas pelos homens, ao invés de seguir as regras de Deus. Eles não tinham o “coração” honrado.)

1. Francamente, acho que os discípulos deviam lavar as mãos antes de comer. Por que tanta resistência por parte de Jesus? (Esse é um ponto importante. Há uma abundância de boas idéias. A questão é se estamos focados nas “boas idéias” ou nas exigências de Deus.)

C. Leia Mateus 15:10-11. Jesus mudou de assunto? (Não. Ele chamou a multidão para fazê-la entender sua mensagem acerca da controvérsia da lavagem das mãos.)

1. Qual foi a mensagem de Jesus? (O que saiu da boca dos líderes religiosos eram críticas e, isso era bem pior do que não lavar as mãos.)

D. Leia Mateus 15:12. Você fica ofendido com a idéia de que aquilo que entra em sua boca não o torna impuro? 

E. Leia Mateus 15:13-20. Como você entende a mensagem de Jesus - Ele estava falando apenas sobre o lavar das mãos? (Parece que Sua mensagem era mais profunda. As coisas que comemos e bebemos são como o lavar das mãos, uma questão de viver melhor. Elas refletem boas idéias. No entanto, aquilo que falamos reflete o que pensamos e, na mente encontramos a verdadeira batalha sobre o pecado.) 

V. Os Gentios

A. Leia Mateus 15:22-27. Como você explica Jesus ter comparado aquela pobre mulher com um “cachorro”? (Leia Mateus 15:28. Jesus a testou.)

B. Releia Mateus 14:36. Isso foi apropriado? Todos os que tocavam Jesus foram curados. Para ter sucesso, aquela mulher suportou insultos, para que seu filho fosse curado. O que estava acontecendo? (Acho que isso aconteceu para beneficio dos discípulos (veja Mateus 15:23). Jesus quis mostrar que os gentios podiam ter grande fé. Aprenda uma lição com isso, para aqueles momentos em que Deus parece resistir em ajudá-lo.)

C. Amigo, vemos que Jesus tomou decisões, para ajudar e curar que, às vezes, são difíceis de entender. Você vai decidir hoje, pelo poder do Espírito Santo, a confiar  somente em Deus?

VI. Na próxima semana: “Pedro e a Rocha”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: