sábado, 25 de junho de 2016

Lição 01 – A Restauração de Todas as Coisas

(Gênesis 1 e 3, Gálatas 3, 1 Coríntios 12, Marcos 2) 
Introdução: Deus está sob ataque! Sua integridade e autoridade como Criador, Autor e Redentor têm sido destruída pouco a pouco, desde o início, por satanás. E o ataque continua nos dias de hoje. A questão para cada ser humano é: “Que papel você deseja desempenhar na disputa entre o bem e o mal”? Nosso estudo bíblico, nesta semana, vai nos ajudar a entender melhor essas questões. Vamos estudar profundamente e aprender mais!

I. Perdendo a Semelhança com Deus

A. Leia Gênesis 1:26-27. Suponha que você nunca tenha lido esses versículos. O que você aprende a partir deles? (Nós existimos porque Deus nos criou. Deus criou os seres humanos para governarem sobre o restante da criação e, Ele os criou a Sua imagem. Deus criou os seres humanos como macho e fêmea – e isso reflete Sua imagem.)

1. Uma vez que nossa lição vai tratar de “restauração”, quanto das informações que você aprendeu nesses versículos têm sido obscurecidas, quando não destruídas, por satanás? (Uma idéia popular é que o homem não foi criado mas, sim, evoluiu. Ou seja, o homem não começou com uma “imagem” e, muito menos, com uma semelhança com Deus. A concepção popular é que o homem serve a criação e, não, o contrário. E mais, a identidade macho/fêmea não é importante.)

2. Há décadas atrás, ocorreu-me fazer uma “auto-análise”, com o sentido de avaliar minha influência. Não gostei do resultado. Como você se sairia numa auto-avaliação sobre o plano original de Deus? Seu prestígio está moldado ao lado daqueles que destroem o plano original de Deus?

B. Leia Gênesis 3:1-5. Qual foi a essência da tentação de Eva? (Desacreditar Deus.)

1. Considere aquelas pessoas que aceitam a teoria da evolução, o ambientalismo radical e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Como compará-las a Eva? (Obviamente nelas não existe o crer em Deus ou elas acham que o plano de Deus não é importante.)

2. Releia Gênesis 1:27. Hoje essas questões são irrelevantes? (Deus disse que elas revelam Sua imagem. Apagar a imagem de Deus da face da Terra é o oposto do que, supostamente, os cristãos estão fazendo.)

C. Releia Gênesis 3:4-5. Nós acreditamos que Deus não muda. Isso também é verdadeiro no que diz respeito a satanás? Hoje, satanás emprega as mesmas táticas que ele usou contra Eva - desacreditar Deus?

1. O que você e eu devemos fazer a respeito? Devemos ficar em silêncio? 

a. Se você estivesse presente no momento em que a serpente estava tentando Eva, você teria ficado em silêncio?

D. Leia Gênesis 3:22-24 e 1 João 2:1-2. Como Deus trata aqueles que não acreditam nEle? (Deus expulsou o homem do Éden, para que ele não pudesse comer o fruto da árvore da vida. Mas, Deus colocou em ação, também, o Seu plano de salvação, para todos aqueles que pecaram por não terem acreditado nEle.)

II. Conquistando a Semelhança de Deus

A. Leia Gálatas 3:6-7. O que é essencial para ser justo? (Acreditar em Deus. Eva duvidou de Deus.)

B. Leia Gálatas 3:10-12. Gálatas adverte contra o quê? (Que não se confie na lei para ser salvo.)

1. Leia Levítico 18:5. Note que Paulo citou esses versículos de Levítico. O que isso quer dizer? (A lei representa um porção de coisas boas. A obediência à lei nos ajuda a ter uma vida mais agradável, trazendo honra para Deus e para nós. Mas, obedecer a lei não nos traz salvação.)

C. Leia Gálatas 3:13-14. O que nos redime da maldição da lei? O que nos dá salvação? (Jesus. A fé em Sua vida, morte e ressurreição, em nosso favor.)

D. Leia Gálatas 3:21-25. Qual é a relação entre a lei e a fé em Jesus? (A lei é boa e nos dá instruções para termos uma vida melhor. No entanto, somos pecadores e a tentativa de obedecer a lei nos ensina que não conseguimos obedecê-la com perfeição. A fé em Jesus é o único caminho para a salvação.)

E. Vamos contemplar isso por um instante. Como você compararia o pecado de Eva com o pecado em Gálatas? (Existem dois extremos encontrados na igreja, hoje. Os assim chamados seguidores de Cristo que não acreditam no que Deus disse sobre a criação,  em nossa relação com a criação, e o papel do gênero, na sexualidade humana. Num outro extremo, estão os assim chamados cristãos que não entendem que o papel da lei é melhorar nossa vida e, não, provar o nosso direito à salvação. Ambos os grupos fracassam por não conseguirem colocar Jesus, em suas vidas, no Seu devido lugar.) 

III. O Papel da Igreja na Restauração 

A. Leia I Coríntios 12:12-13. Temos examinado dois extremos - duvidar de Deus e confiar na lei para salvação. Que tipo de proteção nós temos, a partir desses erros? (Precisamos fazer parte do corpo de Cristo - que é a igreja.)

1. Por que isso é uma proteção contra o erro? (Leia 1 Coríntios 12:7-10. Assim como é errado acreditar que podemos ser salvos por nossas próprias obras, também é errado acreditar que podemos fazer o trabalho de Deus, por nossa própria conta.)

B. Leia 1 Coríntios 12:11. Qual é o fator unificador na igreja? (O Espírito Santo. Uma vez mais voltamos à questão de acreditar em Deus. Jesus nos disse que Deus enviaria o Espírito Santo para nos orientar (João 14:26).)

C. Leia 1 Coríntios 12:14-20. De que maneira o Espírito Santo escolheu operar através da igreja? (Cada um de nós, individualmente, é um membro cooperador no maior corpo, que é a igreja. Esse é um esforço de grupo e, não, individual.)

1. Você já reparou que pessoas que ficam de fora, em algum dos extremos, estão, geralmente, trabalhando sozinhas ou com um pequeno grupo? (O benefício de um grupo maior é que ele ajuda a evitar o erro.)

IV. Um Esforço de Grupo

A. Leia Marcos 2:1-3. Quantos homens carregaram o paralítico? 

B. Leia Marcos 2:4. Quantos homens decidiram carregar o paralítico para o telhado e cavar um buraco para colocá-lo perto de Jesus?

C. Leia Marcos 2:5. Quem eram “eles” na frase “vendo a fé que eles tinham”? (Aparentemente, cinco homens.)

D. Vamos contemplar a parte da história que lemos até agora. Como você reagiria se fosse Jesus tentando ensinar um grupo e um outro grupo estivesse abrindo um buraco no teto, bem acima de você? (Eu teria ficado muito aborrecido com a distração, mas Jesus viu além e chamou aquela ação de “fé”.)

1. O paralítico poderia ter feito tudo aquilo sozinho? (Logicamente, não.)

2. Qual você acha que seria o número mínimo de pessoas para colocar aquele sujeito na frente de Jesus? Esse é um cálculo que precisamos fazer quando tivermos algum objetivo missionário? 

E. Leia Marcos 2:5. Você acha que era isso que aqueles cinco homens queriam ouvir? 

1. Se você fosse um daqueles cinco e tivesse que relatar seu dia, você diria que ele foi cheio de frustração? Primeiro a multidão, depois, subir no telhado, em seguida, cavar um grande buraco e, então, chegar diante de Jesus para lhe ajudar. E, depois de tudo isso, Jesus disse a coisa errada! 

F. Leia Marcos 2:6-7. Vamos supor que aqueles cinco eram representantes de um trabalho coordenado pela igreja. As coisas sempre funcionam do jeito que o grupo da igreja tem em mente?

1. Por que Jesus não disse, imediatamente, o óbvio: “Levanta-te e anda”? (Jesus tinha a imagem toda na mente. Não era apenas o paralítico. Havia, também, os líderes religiosos e todos os que estavam assistindo.)

G. Leia Marcos 2:8-12. O que foi realizado por intermédio daquele grupo de cinco homens, naquela missão de fé? (Primeiro, o paralítico foi curado. Segundo, seus pecados foram perdoados. Terceiro, Jesus demonstrou, para todo aquele grupo, que Ele era Deus, e que tinha autoridade para perdoar pecados e curar! Foi um grande dia!)

H. Amigo, você já descobriu se o seu prestígio não é o que deveria ser? Se for assim, por que não se decidir, hoje, a confiar em Deus e, com a orientação do Espírito Santo, encontrar um grupo para fazer progredir o Reino de Deus?

V. Na próxima semana: “A Restauração do Domínio”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: