sexta-feira, 22 de julho de 2016

Lição 05 - Como o Evangelho Transforma a Comunidade

(Lucas 4, Mateus 10 e 13) 
Introdução: Li, recentemente, um artigo sugerindo que as igrejas locais devem descobrir as necessidades da comunidade (nesse caso, um problema referente ao abuso de drogas), para depois se concentrarem na ajuda à comunidade e seus problemas, ao invés de ficarem focadas no culto semanal. De vez em quando, escuto algumas opiniões de que uma igreja local deveria fazer a diferença na comunidade, de maneira prática. No entanto, aquele artigo foi além e pareceu sugerir que a luta contra o abuso das drogas na comunidade é mais importante do que o culto semanal. Como sempre, precisamos ver o que a Bíblia diz sobre a melhor maneira alcançar a comunidade. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. Dinâmica na Igreja

A. Leia Lucas 4:14-15. Quem estava conduzindo Jesus? (O texto diz, especificamente, que o Espírito Santo estava trabalhando em Jesus com poder.)

1. Jesus estava na comunidade fazendo serviço comunitário? (Aqui diz que Jesus estava ensinando nas sinagogas. Ele ia para o lugar de adoração.)

B. Leia Lucas 4:16. Qual era o costume de Jesus, com respeito ao culto semanal? (Ele comparecia no culto semanal, toda a semana. A idéia de que o culto semanal não tem importância é incoerente com a prática de Jesus.)

C. Leia Atos 14:1. Qual era a prática de Paulo e de Barnabé, nas suas atividades missionárias? (Falar, a cada semana, para aqueles que se reuniam para adorar.) 

D. Leia Lucas 4:17-19. O que Isaías profetizou sobre a obra de Jesus? (Que Ele iria evangelizar os pobres, pregar liberdade aos cativos, restaurar a vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor.)

1. Você acha que Isaías se referiu às pessoas pobres financeiramente, aos detentos e aos cegos de verdade? (Não. As boas novas se referem ao evangelho. Quer dizer, ir às pessoas pobres por não conhecerem o evangelho, acorrentadas ao pecado e cegas pelas coisas do mundo.)

2. Como a descrição sobre as tarefas de Jesus se aplica à idéia de que devemos abandonar o serviço da igreja, para ajudar a resolver o problema do abuso de drogas na comunidade? O artigo que mencionei na introdução pareceu argumentar que, lutar contra o abuso das drogas, chamaria a atenção para o evangelho. Isso seria um retrocesso. É o evangelho que liberta as pessoas de seus vícios. Além disso, o que os membros da igreja sabem sobre tratamento da dependência de drogas? Felizmente, os membros da igreja conhecem o evangelho!)

E. Leia Lucas 4:20-21. O que Jesus estava dizendo para aqueles que apareceram no culto? (Que Ele era o Messias!)

1. Essa é, ainda, a nossa mensagem básica sobre o evangelho?

II. Dinâmica Fora da igreja

A. Leia Mateus 10:5-11. Aqui, temos uma ilustração de como ir à comunidade, para compartilhar o evangelho. Observe um par de coisas estranhas. Primeiro, Jesus não deu nenhum dinheiro ou qualquer outro recurso físico para Seus discípulos. Segundo, Ele lhes disse para ficar na casa de “alguém digno de recebê-los”. Que lição Jesus estava ensinando para eles (e para nós)? (Aqueles que ouvem o evangelho devem pagar para isso. Os discípulos deveriam ficar na casa de uma pessoa que os quisesse lá.)

1. Como comparar isso com a iniciativa de sua igreja para alcançar a comunidade?

2. Em muitos dos programas evangelísticos que tenho auxiliado, não colhemos ofertas dos visitantes. Ao invés disso, damos Bíblias e outros presentes. É assim que devemos fazer as coisas?

B. Leia Mateus 10:12-15. Quando você tem uma dinâmica evangelística para a comunidade, você importuna as pessoas para irem às reuniões e, quando elas chegam, você continua o apelo para elas irem à igreja? Isso está coerente com o que Jesus descreveu?

C. Depois das ler as instruções de Jesus, se você fosse fazer um modelo de programa evangelístico, como você o prepararia? (Você procuraria apenas aqueles que estivessem dispostos a ouvir e iria fazê-los pagar pelo programa. A igreja não aplicaria nenhum recurso financeiro no esforço e ninguém iria perseguir ouvintes que não estivessem dispostos.)

1. Como você acha que isso iria funcionar? (Provavelmente, você iria dizer: “Isso não vai funcionar! Ninguém vai vir.”)

2. Vamos ler Mateus 10:16. Jesus sugeriu que essa abordagem seria “prudente”! Como você pode dizer que ela não iria funcionar? 

D. Vamos voltar e ver se está faltando alguma coisa. Releia Mateus 10:8. O que essas atividades proporcionam? (O motivo para ir e ouvir! Ao colocar o  artigo que mencionei na introdução, eu quis destacar a idéia de que, perseguir os dependentes químicos e ajudá-los, seria dar a eles (e as outras pessoas) um motivo para ouvir o evangelho. Se alguém curasse doentes, ressuscitasse mortos, curasse doenças terríveis e expulsasse demônios, você iria querer saber mais, certo?)

1. Como podemos fazer com que nossas reuniões evangelísticas se tornem atraentes? Iremos nos ater à idéia de subornar pessoas, para levá-las às reuniões e depois persegui-las, já que não estaremos curando os enfermos ou ressuscitando os mortos? 

E. Releia Mateus 10:7. Qual foi a mensagem específica, dada por Jesus, para que fosse divulgada? (Que “o Reino dos céus está próximo”.)

1. Nos dias de hoje, esta seria a mesma mensagem? Ou seria melhor pregar que Jesus está voltando?

F. Leia Lucas 10:27. Qual foi a razão pela qual Jesus disse para que Seus discípulos curassem os doentes, ressuscitassem os mortos, curassem doenças e expulsassem demônios? (Amor.)

1. Releia Mateus 10:14-15. Perseguimos ou corremos atrás de alguém,  por amor? Por que Jesus disse: “dêem-lhes uma chance e, então, sigam em frente”? (Não tenho nenhuma dúvida de que ajudar as pessoas na comunidade e ir atrás delas com o evangelho reflete o amor. Mas, sabemos que as boas intenções podem não dar bons resultados. Sugiro que o evangelho seja uma notícia grande e valiosa. Perseguir e incomodar as pessoas com ele, degrada as boas novas. Faz parecer que é algo com pouco valor. Então, precisamos importunar e subornar, para tentar levá-las a aceitar essa informação. Isto não seria astuto.)

G. Espero que essas questões estejam fazendo você refletir com mais clareza, sobre a dinâmica na comunidade. Se você considerar as instruções de Jesus como um padrão para divulgação nos dias atuais, e você não ressuscitar mortos ou curar doentes, como seria possível seguir esse padrão? (Devemos dar às pessoas uma razão para que elas queiram vir. Pagá-las ou persegui-las não é a resposta certa. Por que não orar para que Deus lhe envie Seu Espírito para, de modo idêntico, realizar milagres em sua congregação ou mostrar para você o que irá atrair sua comunidade (tanto pagã, quanto cristã).

III. Procedimentos para o Evangelho

A. Leia Mateus 13:1-9. O que você acha que significa isto?

B. Leia Mateus 13:18-23. O que Jesus quis dizer?

1. Veja, novamente, Mateus 13:19. O que foi semeado? (“A Palavra do Reino!” Essa foi uma parábola sobre evangelismo. Uma parábola sobre como alcançar a comunidade.)

2. Estude a interpretação de Jesus e me diga aonde você gostaria de concentrar sua mensagem evangelística? (Queremos nos concentrar em compartilhar o evangelho com aqueles que “ouvem e compreendem a palavra”).

3. Se você olhar para as categorias dos ouvintes da comunidade, verá que apenas um não entendeu a palavra. O restante ouviu e entendeu mas faltou-lhes “raiz”, ou enfrentaram dificuldades e preocupações, ou foram enganados por sua riqueza. Que parte você, o agricultor do evangelho, pode controlar? (Apenas tornar compreensível o evangelho. Para tal, dar (ou vender?), para seus ouvintes, uma Bíblia mais fácil de entender!)

4. Se nós, como agricultores do evangelho, podemos apenas controlar se tornamos mais fácil a compreensão de nossa mensagem, o que isso nos diz sobre a estratégia que devemos usar, ao compartilharmos o evangelho com as pessoas que não têm “raízes”, ou que têm outros problemas para as distraírem? (Precisamos fazer a mesma coisa que faz o agricultor e compartilhar nossa mensagem com todos, porque o único fator que podemos controlar é se o tornamos fácil de compreender.)

C. Amigo, qual a sua dinâmica na comunidade? De que modo sua igreja está fazendo evangelismo? Você vai re-examinar o que está fazendo e pedir que o Espírito Santo o oriente, para que você siga a abordagem bíblica de compartilhar as boas novas do evangelho?

IV. Na próxima semana: “Jesus Se Misturava Com as Pessoas”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: