domingo, 4 de janeiro de 2009

O Dom Profético - Lição 02

O Dom Profético (Êxodo 3 e 7; Atos 7; Números 12; Lucas 1)

Introdução: Por que os Dez Mandamentos são a única mensagem de Deus escrita diretamente na pedra (Deuteronômio 10:1-4)? Se Deus desejada dar regras precisas, você poderia pensar que Ele sempre daria aos profetas as instruções escritas em pedra. Será que o fato que Deus se comunica conosco de muitas maneiras, sendo que algumas delas não são confiáveis, nos diz alguma coisa acerca da natureza das mensagens de Deus? Poderia ser que os profetas são parte da mensagem? Em caso afirmativo, qual, exatamente, é o papel de um profeta? Eles são pessoas perfeitas? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Moisés, Arão e Miriam: Profetas do Antigo Testamento

A. Leia Êxodo 3:1-3. O que você sabe sobre o contexto histórico de Moisés? (Leia Atos 7:20-22. Moisés era alguém especial. No momento de seu nascimento, Deus interveio para salvar a sua vida. Então, Deus dirigiu as circunstâncias para que Moisés fosse criado e educado na casa de Faraó.)

1. Tendo em vista o que conhecemos sobre os objetivos de Deus para o Seu povo, o que você acha que Deus tinha em mente para Moisés? (Logicamente, Moisés se tornaria o Faraó e então libertaria os hebreus.)

B. Leia Atos 7:23-25. Moisés pensava que estava fazendo a vontade de Deus? Moisés estava fazendo a vontade de Deus? (Se Moisés foi criado para ser aquele que salvaria o seu povo, esta “intervenção” fazia perfeito sentido.)

C. Leia Atos 7:26-29. Quem falhou, Moisés ou os hebreus?

D. Vamos voltar para a sarça em chamas. Moisés caminha até ela e Deus fala com ele. Leia Êxodo 3:9-11. A pergunta de Atos 7:27 ainda estava ecoando na mente de Moisés, quarenta anos mais tarde? Moisés desafiou a Deus exatamente com o mesmo desafio apresentado a Moisés quando ele matou o egípcio, para iniciar a libertação dos hebreus.)

1. Qual é a resposta de Deus para isto? (Leia Êxodo 3:12. Deus dia a Moisés que este seria um projeto conjunto.)

a. Esta idéia de “projeto conjunto” é uma das razões pelas quais Deus dá aos profetas mensagens verbais, em vez de dar-lhes instruções escritas em pedra?

2. Além da passagem de quarenta anos e de um sério declínio em sua situação ocupacional, como a situação de Moisés é diferente agora daquilo que era quando ele matou o egípcio? (Moisés havia aprendido duas coisas: Primeiro, os hebreus não eram confiáveis no que tinha a ver com a sua libertação. Segundo, avançar à frente de Deus era uma má idéia. Desta vez Deus está autorizando especificamente os detalhes da missão de resgate.)

E. Devido ao atraso de quarenta anos em seus objetivos de vida, você poderia esperar que Moisés dissesse: “Chegou a hora! Vamos fazer isso! Vamos deitar a rolar!” Ele faz isso? (Leia Êxodo 6:30. Não. Moisés tenta declinar da missão.)

1. Deus está pedido para que Moisés seja um profeta? (Deus está pedindo que Moisés fale por Ele. Atos 7:37-38 confirma que Moisés era um profeta.)

F. O que você diria acerca das qualificações de Moisés para ser um profeta? Se você estivesse na “comissão de nomeações de profetas”, como avaliaria Moisés neste ponto de sua vida? (Foram dadas a ele oportunidades maravilhosas na sua juventude. Por ser impulsivo ele desperdiçou sua oportunidade de fazer grandes coisas para Deus e Seu povo. Ele tinha um problema com o controle da ira. Tinha um problema moral (havia matado alguém). Não havia feito muita coisa de sua vida desde que fugira do Egito. Agora, ele tem um problema de confiança, se não uma incapacidade real para falar claramente e bem.)

G. Êxodo 7:1-2. Que papel está sendo dado a Moisés aqui? Quem é o profeta? (Deus diz que Arão é o profeta e que Moisés recebe a “autoridade [de Deus] perante o faraó”)

1. Este é um vislumbre extraordinariamente interessante acerca da obra de um profeta. Que papel Arão desempenha? Qual é p propósito de fazer parte do canal de comunicação? (Leia Êxodo 4:14-16 para o contexto a este respeito. Arão é um bom orador. Deus diz que dará a mensagem a Moisés, que então a passará a Arão. Arão agirá como o porta-voz de Moisés.)

a. Arão tem um papel independente nisto? (Sim e não. Moisés deve “colocar as palavras em sua boca”, mas uma vez que Arão foi escolhido para este cargo por causa de sua eloqüência, Arão escolherá a maneira como as palavras serão apresentadas.)

b. O que isto nos ensina sobre a idéia do “projeto conjunto”? (Deus admite outro ser humano, com talentos que certamente são necessários, no projeto. A substituição é, por assim dizer, removida duas vezes.)

(1) Por que Deus simplesmente não curou a capacidade de falar de Moisés – ou disse a Moisés para parar de choramingar e fazer o que deve ser feito?

H. Arão é uma pessoa perfeita? (Não. Não apenas existe a questão do Bezerro de Ouro (Êxodo 32), há também o problema de ciúmes de Arão para com Moisés.)

I. Vamos ler a respeito deste ciúme, porque ele lança mais luz sobre o dom profético. Leia Números 12:1-2. Que ponto Arão e Moisés estão levantando? O que a esposa de Moisés tem a ver com isso? (Você já reclamou de um pastor por causa da esposa dele? Arão e Miriam pensavam que Moisés havia mostrado falta de capacidade de julgamento em seu casamento. Moisés não apenas não se casara com uma hebréia, mas também se casara com alguém de uma família cuja história era manchada. Você se lembra que Cam teve problemas com seu pai Noé (Gênesis 9:20-24). Cam era o pai de Cuxe (Gênesis 10:6), de quem os etíopes (cuxitas) descendiam. O próprio Deus se refere aos etíopes de maneira pejorativa (Amós 9:7). O casamento de Moisés não foi pecaminoso. Além disso, Moisés não estava proibido de casar-se com uma etíope (Êxodo 34:11-16).

J. Leia Números 12:3. Por que este ponto está sendo destacado aqui? (Moisés não estava respondendo a esta crítica. Provavelmente Moisés pensou “Vocês acham que eu poderia ter feito um casamento melhor? E daí? Por que isso é importante?”)

K. Leia Números 12:4-8. Esta crítica importou para Deus? (Sim!)

1. Vamos ao ponto importante: Como a comunicação típica de Deus com os profetas diferia de Sua comunicação com Moisés? (Era menos pessoal. Também parece ser menos clara.)

2. Com base na afirmação de Deus aqui, o profeta normal age como um “escriba” ou um “repetidor palavra por palavra” de Deus? (Parece que não.)

3. Considere a lógica do que Deus acaba de dizer: quanto melhor o caráter do profeta, mais claramente Deus fala. Não deveria ser exatamente o contrário? Os mais imperfeitos deveriam receber uma tábua de pedra e os mais perfeitos um enigma, certo?

a. Penso que Deus está nos dizendo algo muito importante sobre profetas aqui – o que é? (A qualidade da mensagem varia com a qualidade do mensageiro! Este fato faz desta união mais do que um “projeto conjunto”. Agora o ouvinte está envolvido em decifrar a mensagem.)

L. Note que em Números 12:1-2 tanto Arão quanto Miriã afirmam ser profetas. Sabemos que isso é verdade com relação a Arão, mas também poderia ser verdade com relação a uma mulher? (Sim. Veja Êxodo 15:20-21. Miriã era uma profetiza.)

1. Em Êxodo vemos que Miriã está liderando as mulheres em um evento de louvor e adoração. Uma profetiza está limitada a falar para mulheres? (Não. Leia II Reis 22:14-16. Uma profetiza fala a mensagem de Deus a um grupo de homens que incluía o Sumo Sacerdote!)

II. Zacarias: Profeta do Novo Testamento

A. Leia Lucas 1:8-13. Zacarias estava pedindo um filho a Deus? (Sim.)

B. Leia Lucas 1:18-20. Gabriel está ofendido? Se sim, por que? (Sim, Gabriel está ofendido porque Zacarias não acredita nele. Gabriel lista as suas credenciais (estar na presença de Deus, por exemplo) para melhorar a sua credibilidade.)

C. Dê uma olhada no restante da história encontrada em Lucas 1:57-80, mas leia Lucas 1:67. Como é possível que o descrente Zacarias, que ofendeu Gabriel ao questionar a sua honestidade, possa ser um profeta? (Alguma coisa deve ter acontecido a ele, porque ele estava criando João Batista.)

D. Leia Joel 2:28-29. Quão disseminado será o dom profético no período de tempo “depois desses dias”? (Todos os tipos de pessoas serão profetas – o dom será disseminado.)

1. Por que Deus mudaria a Sua abordagem?

2. O que este texto sugere sobre a qualidade do caráter destes profetas? (Geralmente, quando a quantidade aumenta, a qualidade diminui.)

a. Com muitos profetas, a exatidão da mensagem aumenta ou diminui?

E. Amigo, não está claro que a mensagem de Deus para os seres humanos tem uma ênfase em Sua parceria conosco? Você vai escolher hoje ser um parceiro de Deus? Vai convidá-Lo a dividir a Sua mensagem com você?

III. Próxima Semana: Dons Espirituais e Profecia

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: