terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Dom Profético - Lição 03

Dons Espirituais e Profecia (Efésios 4; Romanos 12; I Coríntios 12 e 14)

Introdução: Você já considerou que “profecia” é um dom espiritual, tanto quanto o dom de ensinar? Vemos todos os tipos de professores, bons e ruins. Será que somente professores bons e grandes profetas tem o dom espiritual? Ou o dom é dado em quantidades diferentes? Às vezes uma pessoa com um grande dom tem consciência disso e deseja fazer as coisas à sua maneira. É assim que a igreja deveria operar? Se o Espírito Santo está falando a eles, não deveríamos segui-los? Como podemos diferenciar entre os dons espirituais e dons naturais, que podem não ser tão espirituais? Vamos mergulhar em nossa lição e ver o que podemos aprender sobre os dons espirituais e a profecia!

I. Dons Para a Igreja

A. Leia Efésios 4:11-13. Tendo em vista esses versos, qual parece ser o objetivo para cada crente? (São mencionados três objetivos: a)Unidade na fé; b) Unidade no conhecimento de Jesus; e c) Maturidade.)

1. Como os crentes alcançam esses objetivos? (Somos instruídos para a “obra do ministério”.)

a. Isto parece estranho – que ao sermos ensinados como trabalhar, isto aumenta a nossa fé, conhecimento e maturidade?

2. Qual é o objetivo para a igreja? (“Que o corpo de Cristo seja edificado”.)

3. Se o primeiro objetivo é a unidade, se o objetivo é edificar a igreja, por que seriam dados dons diferentes a pessoas diferentes?

a. Dons diferentes aumentariam a competição e o ciúmes? (Esta parece ser a maneira do mundo agir.)

B. Leia Romanos 12:3-5. Que modelo operacional Deus fornece para a sua igreja? (As partes do corpo humano. Ele diz que a unidade da igreja vem de cada membro usar seus dons em cooperação com todos os outros.)

1. Que atitude mental é a chave para fazer este modelo funcionar? (Não ter uma visão exagerada de seu próprio dom.)

C. Leia Romanos 12:6. Como nossos dons são determinados? (Não por nós. Os dons são “dádivas” e eles vêm pela graça de Deus.)

1. Sejamos honestos aqui. A maioria dos líderes que você vê tem dons naturais em vez de dons espirituais? Ou seja, os líderes na tua igreja também são líderes em seus locais de trabalho?

a. Esta é uma distinção importante? (Quem nos dá os dons naturais? Deus! Quantos merecem nascer inteligentes? Com talentos musicais? Com habilidade para falar? Todos os nossos dons, sejam naturais ou espirituais, vem de Deus e são dados pela graça. Portanto, não deveria haver orgulho relacionado com um dom – somente um senso de obrigação.)

II. Dom de Profecia

A. Vamos assumir que você não parece ter nascido com muitos dons naturais ou espirituais. Você pode conseguir mais dons espirituais pedindo? (Leia I Coríntios 14:1. Este texto nos fala para “buscarmos com dedicação” os dons espirituais. Se não podemos obtê-los (ou obter mais), então não haveria razão para buscá-los.)

B. Note que o dom de profecia tem uma alta importância. O que é o dom profético? Se devemos buscá-lo, como saberemos quando o obtivermos? Este dom é prever o futuro? O que vimos nas últimas duas lições é que um ser humano transmite uma história ou uma mensagem de Deus. A mensagem pode ser qualquer coisa – inclusive uma declaração acerca do futuro.)

C. Leia I Coríntios 14:2-4. Como este texto ajuda a compreender o dom de profecia? (Parece ser um dom bastante amplo. O profeta dá mensagens para edificar, encorajar e consolar a igreja.)

1. Isto te parece com um pregador? (Se o líder da tua igreja é inspirado pelo Espírito santo, então este é um exercício do dom de profecia.)

D. Vamos explorar isto um pouco mais vendo novamente Romanos 12:6, onde diz que se você tem o dom de profetizar, deveria usá-lo “na proporção da sua fé”. O que isso quer dizer?

1. Será que quer dizer que você poderia ser um profeta parcial ou somente “às vezes”, por causa da tua fé limitada?

2. Um profeta de “pouca fé” teria profecia de baixa qualidade? Um profeta de “muita fé” teria profecia de padrão ouro? (Aprendemos na semana passada em nossa discussão sobre Moisés, Arão e Miriã, que existem diferentes níveis de qualidade de profetas. Este nível de qualidade refletia o nível de sua caminhada com Deus.)

E. Veja novamente Romanos 12:3. Este é uma advertência contra arrogância, mas também parece indicar que o nossos dons espirituais crescem com a nossa fé. Este texto apóia a iéia de um profeta “parcial” ou de “pouca fé”? (Sim. Agir de acordo com o nosso nível de fé nos impede de sermos arrogantes. Se você está crescendo como profeta, precisa evitar sair dizendo que tem mais do que te foi dado. Os ouvintes precisam compreender que o crescimento virá.)

III. Falsos Profetas e Falsos Dons

A. Se estamos certos em nossa compreensão de que a Bíblia dá lugar a profetas de “pouca fé”, como podemos confiar neles? Como podemos distinguir um profeta verdadeiro de pouca fé de um falso profeta ou um falso dom? Será que existem falsos profetas e falsos dons?

B. Leia I Coríntios 12:1-3. Este texto sugere que um “espírito”, que não é o Espírito Santo, pode falar a nós? (Sim.)

1. Qual é o teste para determinar quem está falando através do profeta? (Parece ser um teste bastante simples – se o profeta enaltece a Jesus. Se ele enaltece a Jesus, então está refletindo o Espírito de Deus.)

2. Isto quer dizer que você pode ser um profeta temporário de “pouca fé”, com declarações às vezes confusas mas, de qualquer forma, a favor de Jesus, e ainda assim ser um profeta verdadeiro?

C. Leia I Coríntios 12:7-12. Existe alguma outra forma de determinar entre verdadeiros e falsos profetas e dons? (Note que o verso 10 nos diz que o “discernimento de espíritos” é, em si mesmo, um dom espiritual.)

1. O que este texto sugere que deveríamos fazer quando estamos incertos sobre a origem de uma profecia ou dom? (Faça o seu próprio julgamento, com base em se a profecia ou dom promove a causa de Cristo e descubra alguém na igreja que tenha o dom de discernimento de espíritos.)

D. Há um debate na igreja cristã sobre se o dom de línguas, além do dom de falar idiomas estrangeiros, é um dom falso. Vamos decidir isto simplesmente olhando a Bíblia. Leia Atos 2:1-4. este é o dom de línguas? (Sim.)

1. Leia Atos 2:5-8. Este dom de línguas era a capacidade para falar idiomas estrangeiros? (Claramente, eles estão falando em idiomas estrangeiros.)

2. Este dom serviria para a edificação da igreja? (É claro. Ajudou muitas pessoas a compreender a mensagem do evangelho pregado pelos discípulos.)

E. Leia I Coríntios 12:7-10 novamente. Este dom de línguas trata-se de falar em idiomas estrangeiros?

1. Se trata-se de falar idiomas estrangeiros, por que seria necessário um dom espiritual para interpretar?

a. Por que interpretar, afinal de contas? Se você está falando com um grupo, e nem todos falam o mesmo idioma, e se o dom de línguas trata-se de falar de forma que cada pessoa compreenda em seu próprio idioma, não seria necessário intérprete, certo?

F. Leia I Coríntios 13:1. Qual idioma estrangeiro é a língua dos anjos? Seria italiano? Espanhol? Inglês?

G. Leia I Coríntios 14:1-2. Que idioma Deus fala? Seria o idioma falado no Pentecostes, em Atos 2? (Não pode ser o dom de Atos 2, porque o texto diz que “ninguém [exceto Deus] o entende”.)

1. O que significa “falar mistérios” no espírito?

H. Leia I Coríntios 14:3-5. Este dom de línguas é compreendido pelas outras pessoas? (Não. Este dom “edifica” a pessoa, não os outros.)

1. Se eu começasse a falar em italiano, sem italianos à minha volta, isto me edificaria?

I. Leia I Coríntios 14:13-15. O que quer dizer orar em espírito e não na mente?

1. Se você fala um idioma estrangeiro, este ato seria independente de tua mente? (Não. Somente porque a tua fala sai em algum outro idioma, isto não quer dizer que o teu cérebro não está trabalhando para comunicar uma certa mensagem.)

J. Já aprendemos anteriormente que dons espirituais tem como objetivo a edificação dos membros da igreja e da igreja em geral. Como uma língua “desconhecida”, que não é compreendida pelas outras pessoas, e não é realmente compreendida pela própria pessoa, edifica os membros da igreja? (Leia novamente I Coríntios 14:2-4 e I Coríntios 14-15. Não sei como compreender estes versos de outra maneira, que não seja significando que existe algum tipo de linguagem de oração entre o nosso espírito e Deus. Este dom é para o benefício espiritual do crente.)

K. Amigo, você vai pedir a Deus para te dar fé e dons espirituais para que você possa ser uma bênção para a igreja?

IV. Próxima Semana: O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente

Nota do Tradutor: Embora normalmente admire a obra do Dr. Cameron, este tradutor discorda da maior parte das conclusões apresentadas neste estudo. Toda responsabilidade por estas conclusões são de seu autor, Dr. Bruce Cameron. Este tradutor, fiel ao ofício voluntariamente assumido, realizou esta tradução buscando apresentar no idioma Português as idéias do autor, assim como ele as escreveu, sem entrar em juízo de valor durante este processo.

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: