quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 13

Missão (Atos 1 e 18; I Coríntios 1)

Introdução: Você conhece alguém que está “pegando fogo” por Jesus? Foi assim com você, em algum ponto da tua vida? Próxima pergunta: Você conhece alguém que está pegando fogo por Jesus por toda a sua vida? Tenho visto muitas pessoas que “pegam fogo” no princípio, mas não me lembro de alguém que mantenha seu nível inicial de fervor. Por que é assim? Esta é uma parte normal da nossa missão cristã? É consistente com a vontade de Deus? Quando somos chamados por Jesus para a missão, o que Ele espera de nós? Vamos nos jogar novamente para dentro da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Parceiros na Missão

A. Leia Atos 1:1-3. O que Jesus fez depois de Sua ressurreição? (Ele passou 40 dias com Seus discípulos, convencendo-os que Ele estava, de fato, vivo e os ensinou acerca do Reino de Deus.)

B. Leia Atos 1:4-6. Quem trabalharia com os discípulos no futuro? (O Espírito Santo.)

1. O que você acha da pergunta dos discípulos em Atos 1:6?

a. Quando você acha que isso foi perguntado? (Note que acabamos de ler em Atos 1:3 que por um período de quarenta dias Jesus falou com eles acerca do Seu reino. Espero que esta pergunta tenha sido feita no início dos quarenta dias, e não no final.)

C. Leia Atos 1:7-8. Dado este contexto, sobre o que os discípulos deviam testemunhar? (Que Jesus havia ressuscitado e que Ele tinha um reino vindouro.)

1. Esta é a nossa missão hoje? Estas foram as palavras ditas aos discípulos naquele momento; se você acha que elas ainda são aplicáveis, explique por que.

2. Eles eram capazes para fazer esta obra por si mesmos? (Não. Foram dadas a eles instruções explícitas para esperarem até que fossem batizados com o Espírito Santo.)

a. Esta também é uma necessidade hoje? Devemos esperar até que o Espírito Santo venha, para trabalhar conosco em nossa missão?

(1) O que podemos dizer às pessoas que dizem que o Espírito Santo estar presente em poder é coisa do passado? Que tipo de missão eles tem?

D. Leia Atos 1:12-14. O que eles fizeram para se preparar para a missão? (Oraram juntos. Penso que a tarefa permanece a mesma. Creio que a maneira de realizar a tarefa permanece a mesma. Não podemos nos envolver de maneira apropriada na missão sem o Espírito Santo. Se não temos certeza de que o Espírito Santo é parte da nossa missão, precisamos orar fervorosamente para sermos equipados pelo Espírito Santo para a missão.)

II. Missão e o Ganha-Pão

A. O “fogo” esfria quando nos conscientizamos que temos que sair e ganhar a vida?

1. Ou ganhar a vida é parte da maneira pela qual desempenhamos a nossa missão?

B. Leia Atos 18:1-4. Paulo estava envolvido com pregação de tempo integral? (Não nestes versos. Eles pintam um quadro de fazer tendas durante a semana e pregar aos sábados.)

C. Leia Atos 18:5. Como Paulo está ocupado agora? (Agora ele está envolvido com pregação de tempo integral.)

D. Paulo estava com o seu fogo diminuído quando estava pregando nos finais de semana, em relação a quando estava pregando em tempo integral? (Duvido. Suprir à suas necessidades práticas era parte de sua obra total.)

E. Leia II Tessalonicenses 3:6-10. O trabalho secular é uma obrigação religiosa? (Paulo fala que, uma vez que estava envolvido no ministério, tinha direito a ser “ajudado” pelos outros cristãos. Ao mesmo tempo, ele fala que a comunidade cristã tem uma obrigação religiosa de trabalhar. Portanto, eles não poderiam estar todos engajados no ministério.)

1. Vamos olhar o aspecto prático disso. Você conhece pessoas no trabalho que nunca apareceriam em uma igreja?

2. Você tem vizinhos ou conhecidos que nunca apareceriam em uma igreja? (Se a resposta é “sim”, então o ministério para você é alcançar essas pessoas com um modelo de vida e uma palavra dirigida pelo Espírito. Veja João 14:26.)

F. Leia Tito 2:7-8. Que aspecto da nossa vida é o ministério? (Tudo o que fazemos tem uma influência para o bem ou para o mal. Nossa missão é considerar a natureza de nossa influência, e, através do poder do Espírito Santo, buscar tornar a nossa influência positiva em todos os aspectos.)

III. Mensagem em Missão

A. Leia I Coríntios 1:18. Conforme a Bíblia, qual é a nossa mensagem? (A cruz.)

1. Qual é o problema com a nossa mensagem? (O mundo a considera uma tolice.)

2. Nós já decidimos anteriormente que os discípulos ( e nós) devemos testemunhar da ressurreição de Jesus e Seu reino vindouro. Isto é consistente com a nossa mensagem ser a cruz? (Sim. A cruz e a ressurreição de Jesus mostram a nossa oportunidade para o perdão dos pecados e vida eterna!)

B. Leia I Coríntios 1:19-21. O que há de bom em pregar uma “tolice”? (Você não precisa ser um gênio para compartilhar essas notícias.)

C. Leia I Coríntios 1:22-25. Precisamos de milagres ou de lógica para promover a mensagem? (Como vocês sabem, eu gosto de usar a lógica – porque penso que ela promove o evangelho. Mas nem a lógica nem milagres são necessários para a nossa mensagem: Cristo crucificado.)

1. Por que a nossa mensagem é Cristo crucificado? Por que as boas obras? Por que não o sábado? Por que não bons hábitos alimentares? Por que não a prática de exercícios, não fumar, ou usar cinto de segurança? (Jesus crucificado é o cumprimento do serviço do santuário. Ele é o cordeiro de Deus que tira os nossos pecados. João 1:29. Nada mais tira os nossos pecados. O sacrifício de Jesus é a peça central de nossa mensagem. Existem outras idéias boas, lógicas e importantes, mas o centro da nossa mensagem é a cruz.)

D. Leia I Coríntios 1:26-27. Por que Deus escolhe os “fracos”? Ele quer que o mundo fique envergonhado? Por que isso é um objetivo? (Nossa mensagem é Cristo, não nós mesmos. Você consegue ver o tema consistente? A cruz, não as nossas obras, é o nosso foco. Por que? Por que a cruz aponta para o que Deus fez, não o que nós fizemos. Aqueles que possuem poder, inteligência, boa aparência, não têm qualquer vantagem na missão. De fato, eles tem uma desvantagem, porque o foco está em Deus, não em si mesmos.)

1. Leia I Coríntios 1:28-31. Este texto está dizendo que pessoas inteligentes e influentes estão desqualificadas para a missão? (Veja quem escreveu essas palavras – Paulo, uma pessoa altamente treinada, altamente inteligente. Penso que o ponto de Paulo é que qualquer um está qualificado para a missão, desde que dê glória a Deus e faça com que Ele seja o foco da missão. Deus não precisa da glória humana para fazer a Sua obra. Ele só precisa de parceiros dispostos que compreendem que o poder e a glória vão para Deus.)

E. Nos dias em que eu tinha mais influência sobre quem pregava no púlpito da minha igreja, eu diria que o culto de adoração “não era hora para amadores”, querendo dizer que os que não tinham preparo, não tinham estudo e os que eram obviamente inexperientes não deveriam ser permitidos pregar. O tempo dos membros na igreja aos sábados era limitado e valioso e eu não queria que fosse gasto com sermões terríveis. Leia I Coríntios 2:1-5. Eu estava errado? (Eu estou desqualificado para responder, mas considere que tipo de sermão viria de uma “demonstração do poder do Espírito”. O Espírito Santo não é um amador, e se o Espírito está em você, então você também não será um amador.)

F. Amigo, você vai assumir a missão: em parceria com o Espírito Santo, compartilhar as boas novas acerca do Cordeiro de Deus e Seu reino vindouro?

IV. Próxima Semana: Começaremos uma nova série sobre as epístolas de João. Não posso esperar!

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: