quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Caminhada Cristã - Lição 10

Discipulado (I Coríntios 12; Êxodo 18; Mateus 20; Marcos 8)

Introdução: “Lidere, siga a liderança, ou saia do caminho” é uma frase atribuída a Thomas Paine, um dos “pais fundadores” dos Estados Unidos. Se eu desse a oportunidade de escolher entre um desses três, quantos escolheriam “seguir a liderança”? Suspeito que não muitos. A maioria gosta de liderar ou ir pelo seu próprio caminho. Nossa lição desta semana é acerca de seguir a liderança. O que significa ser um discípulo de Cristo? Este é o tipo tradicional de pessoa que segue uma liderança? Ou é um seguidor que também lidera? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Corpo de Seguidores

A. Leia I Coríntios 12:27. O que ser parte do corpo de Cristo tem a ver com discipulado? (Quando seguimos a Jesus, temos um papel a desempenhar na obra. É interessante notar que nossa obra como discípulo é comparada a um “corpo”.)

B. Leia I Coríntios 12:28. Quais desses papéis são os papéis de “liderança”? (“Apóstolo” e “administradores” parecem ser algum tipo de líderes.)

1. Quem são os seguidores neste grupo? (Não é muito fácil de dizer, certo? Suponho que os que “prestam ajuda” provavelmente seriam seguidores em algum sentido.)

2. Por que esta pergunta sobre líder e seguidor é difícil de responder? Por que Deus falharia em deixar isso óbvio?

3. Por que a Bíblia compara a igreja a um corpo em vez de um exército ou uma nação? (Porque a linha entre seguidor e líder não é muito clara. Em um exército ou uma nação, temos alguns poucos líderes e o restante são seguidores. Mas, exceto pelo fato de que Deus é o nosso líder, a igreja parece algo bastante diferente. Penso que é exatamente por isso que Deus usou o exemplo de um corpo em vez de um exército para ilustrar a Sua igreja.)

4. Leia I Coríntios 12:20-21. Como a igreja opera, com relação a líderes e seguidores? (Em vez de um arranjo claro de líderes/seguidores, encontramos um esforço coordenado no qual cada parte é essencial. Cada um é importante. Cada um tem uma parte crítica. Thomas Paine não tinha em mente a igreja.)

II. Líderes Aprendizes

A. Leia Êxodo 18:13. O povo estava contente com a situação? (Eles vinham a Moisés. Contudo, a afirmação de que o povo “permaneceu em pé ... desde a manhã até o cair da tarde” pode refletir um serviço lento.)

1. Moisés estava contente com essa situação? (Que serviço pode ser melhor do que falar por Deus! Contudo, ele trabalhava por longas horas.)

B. Leia Êxodo 18:17. Essas são as palavras que Moisés esperava ouvir? Ele não estava fazendo um bom trabalho ao falar por Deus, ajudando a sua nação?

C. Leia Êxodo 18:18-23. Se você fosse Moisés, como reagiria ao conselho de Jetro (o teu sogro)? Afinal de contas, é você quem fala por Deus, não ele. Por que você prestaria atenção a ele, se é você quem fala por Deus?

1. Note Êxodo 18:19. Jetro está esclarecendo o papel de Moisés? (Sim. Ele diz que o papel de Moisés é ir a Deus pelo povo, não decidir por Deus. Esta é uma correção sutil. Esta afirmação assinala que Moisés está chegando a acreditar demais em sua própria importância, quando outros podem fazer muito daquilo que Moisés faz.)

2. Note Êxodo 18:23. O que Jetro está dizendo? (Ele diz que Deus precisa confirmar o seu conselho.)

3. O que aprendemos a respeito do discipulado até agora? (Este é outro exemplo do princípio de liderança do “corpo” – em vez de agir sozinho, Moises precisa confiar em outras pessoas para ajudá-lo com este trabalho importante. Trabalhos importantes precisam ser compartilhados com outras pessoas capazes.)

D. Leia Êxodo 18:24-26. Que coisa boa aprendemos sobre Moisés como líder? (Que mesmo que estivesse sendo um pouco levado pela auto estima, ele aceita o conselho. Demonstra humildade em aceitar e implementar um bom conselho.)

1. O que isso nos ensina sobre organização? (Fazer funcionar uma “estrutura de corpo” apropriada exige organização. Distribuir deveres, escolher pessoas competentes e manter Deus como a cabeça do programa são essenciais.)

III. Líderes Servos

A. Leia Mateus 20:20-21. Apenas lendo esses dois versos, qual você acha que deveria ser a resposta? (Que tipo de futuros líderes mandam a “mamãe” cuidar de seus negócios mais importantes?)

B. Leia Mateus 20:22. A Mamãe é ventríloqua? Que resposta é essa “[nós] podemos”? (Eles não apenas haviam mandado a mamãe, mas estavam ao lado, ouvindo a conversa!)

1. O que você acha da resposta dos filhos? (Jesus disse a eles que eles não sabiam o que estavam pedindo, e eles (ainda afundados na ignorância) respondem “podemos”. Os líderes perfeitos fracos e tolos demais para ouvir!)

C. Leia Mateus 20:23. Quem decide acerca da liderança da igreja? (Deus. Jesus dá uma resposta educada, mas enfatiza que Deus o Pai tomará as decisões.)

D. Leia Mateus 20:24. Por que eles estão infelizes? Porque suas mães não são agressivas o bastante? Por que não pensaram em pedir antes? Por que não querem seguir, querem liderar?

E. Leia Mateus 20:25-28. Que tipo de discípulo/líder Jesus requer? (Um líder servidor. Que conceito estranho: um líder que usa a autoridade para ajudar aos outros, não para ajudar a si próprio.)

1. Essas palavras são cruciais na história do mundo moderno. Os principais pensadores políticos do passado, Platão e Aristóteles, tinham esta idéia de que havia alguns homens superiores, os quais deveriam ser os líderes, e o restante deveria servi-los, para um maior bem comum. Jesus disse que os líderes deveriam servir às massas. (“Quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo.”) É a partir deste ensinamento que temos a idéia de “funcionário público”, a qual é central para a democracia americana.

2. Nossa lição não é sobre formas de governo secular. Qual é a lição para a liderança da igreja hoje?

a. Qual é a lição para você?

IV. Discipulado

A. Leia Marcos 8:34-38. O que quer dizer tomar a nossa cruz?

1. Leia Mateus 11:28-30. Penso que o “jugo” de Jesus é essencialmente o mesmo que a Sua “cruz”. Como pode ser “leve”, quando parece ser tão difícil e terrível? (Servir apenas aos seus próprios interesses se torna entediante. Servir aos outros torna a vida mais interessante e abençoada. Parece ser terrível dar a sua vida, mas Deus não apenas nos dá em troca a vida eterna (boa troca!), mas torna a ajuda aos outros um “jugo” suave.)

B. Leia Mateus 7:21. Você já ouviu a expressão “chapéu grande, sem gado”? O que você acha que significa? (Alguém que finge que é um vaqueiro, mas não tem gado não tem substância.)

1. É isso que Jesus quer dizer? (Parece que Jesus diz que essas pessoas só falam, elas não fazem.)

C. Leia Mateus 7:22-23. Espere um minuto, essas pessoas tem muitas obras. Como você explica que Jesus as rejeite, quando elas possuem obras? (A chave é que Jesus diz “Nunca os conheci”. A vontade de Deus o Pai é que conheçamos a Jesus. Este é o trabalho principal de um discípulo. Se não conhecemos a Jesus, então nossas obras estão mal direcionadas.)

D. Amigo, este estudo pinta um quadro adequado do discipulado? O verdadeiro discípulo conhece a Deus e onde ele se encaixa na obra da igreja. O verdadeiro discípulo tem o objetivo de ajudar – não o objetivo da glorificação própria. Se a tua atitude não está correta, você vai pedir ao Espírito Santo que mude isso hoje? Se você não está servindo a igreja de alguma forma, vai orar para que Deus lhe mostre como servir?

V. Próxima Semana: Mordomia

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: