terça-feira, 1 de setembro de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 10

Confiança (I João 5:13-21)

Introdução: João nos diz em I João 5:19 que “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” Que tipo de confiança podemos ter em tal situação: que estaremos continuamente apanhando? Que a vida vai nos impulsionar aos pontapés? Todos querem ter alguma coisa na qual possam confiar. Todos querem ter alguém ou alguma coisa da qual possam depender em tempos de dificuldade. Este desejo está destinado a permanecer insatisfeito? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Confiança na Vida Eterna

A. Leia I João 5:13. Do que podemos ter confiança? (De que, se crer em Jesus, você tem a vida eterna.)

1. Leia Tiago 2:19. Tiago e João estão discordando?

2. O que aprendemos sobre os dois caminhos de João até aqui que pode nos ajudar nesta aparente disputa? (Em nossas lições até aqui aprendemos que estamos em um de dois caminhos; ou no caminho da luz ou no caminho das trevas. O caminho da vida leva à vida eterna.)

3. Como estar em um caminho (o que quer dizer que estamos andando) ser reconciliado com a certeza da salvação? (A única conclusão lógica é que estar NO caminho da luz significa salvação. Ao mesmo tempo, isto não é apenas uma questão de palavras, é estar viajando no caminho. Porém, fazer progressos no caminho é uma questão pós-salvação.)

B. Quando eu era jovem, acreditava que a salvação era uma coisa do tipo momento a momento. Era importante morrer no momento certo (ou seja, quando você está se comportando). Penso que recebi esta idéia da minha igreja e da escola da igreja. A tua igreja ensina o que João está dizendo em I João 5:13? Se não, por que não?

1. Isto é a mesma coisa que “uma vez salvo, salvo para sempre”? (Leia I João 3:6. Penso que este texto fecha a porta para a idéia de que tomamos uma decisão uma vez na vida e então vivemos como se nunca tivéssemos tomado aquela decisão. Se você verdadeiramente “conhece” a Jesus, terá a determinação de viver de tal forma.)

2. Como a tua atitude acerca da vida se alteraria se você soubesse que teria vida eterna, e que os altos e baixos do dia a dia na batalha contra o pecado não poderiam mudar isto? (Você teria confiança!)

II. Confiança na Oração

A. Leia I João 5:14-15. Deus ouve todas as nossas orações? (Parece que há uma condição.)

1. Se você tem filhos, dá a eles tudo o que eles pedem? Considera seriamente tudo o que eles pedem?

2. O que significa pedir alguma coisa “de acordo com a vontade de Deus”? (Deus é como pais maduros, Ele não está prometendo nos dar qualquer coisa que pedirmos. Ele promete que “ouvirá” (considerará seriamente) nossos pedidos que estiverem de acordo com a Sua vontade.)

3. Este é um resultado satisfatório? Você está satisfeito somente por saber que Deus ouve os teus pedidos que estiverem de acordo com a Sua vontade?

4. Os teus filhos às vezes dizem que não ouviram o que você lhes pediu para fazer? O teu cônjuge às vezes diz a mesma coisa?

a. O que há de tão importante em saber que o teu pedido foi ouvido? (Você sabe que ele está sendo considerado.)

5. O que I João 5:15 acrescenta a isto? Temos a promessa de algo mais do que ouvir? (João nos diz que não apenas seremos ouvidos, mas que Deus nos dará o que estiver de acordo com a Sua vontade.)

a. Você já pediu alguma coisa que estava obviamente de acordo com a vontade de Deus e que Ela não concedeu? Como você explica isso? (Minha única resposta é que eu não sou Deus. Confio em Seu julgamento sobre a Sua vontade acerca de mim.)

B. Leia I João 5:16-17. Você oraria para que Deus perdoasse os pecados de teus amados? (O que quer que isso signifique, no mínimo quer dizer que alguma coisa acontece quando oramos por aqueles que são próximos de nós e que estão pecando.)

1. Este texto se refere a todos os tipos de pecados? (Não. João faz ima distinção. Não tenho certeza de que distinção é esta (os comentaristas divergem), mas no mínimo quer dizer que alguns tipos de pecados de outras pessoas são vulneráveis às nossas orações.)

2. Embora os meus próprios pecados sejam suficientes para manter ocupada a minha vida de oração, no passado já orei para que Deus perdoasse os pecados de maus filhos. Fiz estas orações baseado na minha esperança do que estes versos significam.

III. Confiança na Luta Espiritual

A. Leia I João 5:18-19. Quando penso em estar “seguro”, penso em não ser atropelado por um caminhão. Como não pecar pode nos manter “seguros”?

1. Você se lembra da introdução, onde consideramos o verso 19, que diz que todo o mundo está sob controle de Satanás? Que relacionamento existe entre não pecar e não ser prejudicado pelo mundo? (Qualquer um que esteja envolvido em pecados sérios entende que isto te traz prejuízos.)

2. Se você normalmente discute essas lições como parte de um estudo da Bíblia em grupo, imagine que todos no grupo sabem sobre cada um dos teus pecados. Você ficaria envergonhado? Isto prejudicaria a tua reputação?

3. Não vou entrar em detalhes, mas conheço um homem que era brilhante, altamente educado, tinha uma personalidade fulgurante, era de boa aparência e um professor cristão. Algo aconteceu entre ele e algumas garotas adolescentes que fez com que ele fosse sentenciado a 16 anos de prisão. Atualmente ele está em confinamento na solitária. Este dano aconteceu por causa do pecado?

a. O que você acha que Satanás gostaria de fazer com você? Te envergonhar? Te mandar para a prisão?

(1) Como nos protegemos disto? (Se você é nascido de Deus, não continue a pecar. O pecado te torna vulnerável aos ataques de Satanás.)

B. Leia I João 5:20-21. O que você acha que decidiria se te dissessem “Você pode pecar e passar 16 anos na prisão, ou pode deixar de pecar e ser livre”?

1. Você acha que é assim que a maior parte das pessoas vê o pecado? (Não.)

2. O que I João 5:20 sugere a respeito de como os que estão no caminho da luz vêem o pecado? (Jesus nos dá “entendimento” do grande quando de pecado e destruição. Jesus nos mostra que Deus nos ama e quer que tenhamos vida. A experiência de Jesus nos mostra que o autor do pecado quer nos torturar e nos matar. O pecado não é somente um prazer temporário, é uma estrada para a tortura e morte. Jesus esclarece essas questões.)

C. Leia I João 5:21. Crie um quadro mental deste texto. João está se afastando e então se volta por um segundo e diz: “Aliás, livrem-se dos ídolos também”? Este texto é simplesmente um pensamento direto? Ou está ligado ao restante da carta de João?

1. O que é um ídolo? (Alguma coisa da qual você depende, em vez de Deus.)

a. Se isto é verdade, como guardar-se doa ídolos está ligado a ficar seguro? Como isto está ligado a ter confiança? (João acabou de dizer que todo o mundo está sob o controle de Satanás. Se estamos dependendo dos nossos ídolos para ficarmos seguros (um ídolo incluiria a dependência de si mesmo) então estamos em grande perigo. Um ídolo é nada. Somente a confiança em Jesus pode nos dar segurança neste mundo hostil.)

D. Amigo, o mundo é um lugar perigoso. Você pode trocar uma atitude de medo por uma atitude de confiança. Confiança na tua salvação, confiança em Deus te ouvir e confiança nas batalhas do dia a dia contra o pecado e o sofrimento. Você gostaria de uma mudança de atitude? Deus oferece isto àqueles que crêem em Jesus.

IV. Próxima Semana: Temas Importantes em I João

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: