quarta-feira, 9 de setembro de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 11

Temas Importantes em 1 João (I João 1-5)

Introdução: Gosto de ler livros acerca do cérebro. Ninguém sabe ao certo como as pessoas pensam ou como processam a informação de forma tão rápida. Quanto tempo leva para que você reconheça um rosto familiar? Quanto tempo leva para que você determine a idade relativa de uma pessoa? Reconhecimento facial e determinação de idade são tarefas muito difíceis para um computador. Uma coisa que sabemos sobre nosso cérebro é que repetir algo reforça nossa capacidade de compreensão. Isto é o que vamos fazer nesta semana. Vamos fazer uma coisa que sabemos que funciona para o nosso cérebro: reforçar a nossa compreensão das coisas maravilhosas que João escreveu. Vamos pular direto para dentro da nossa revisão de I João e ver como tudo isso se encaixa!

I. Dois Caminhos

A. Leia I João 1:5-7. Que duas escolhas temos na vida? (Podemos andar no caminho da luz ou podemos andar no caminho das trevas.)

1. Podemos confiar nas pessoas para que nos digam de forma precisa em que caminho elas estão andando? Não. I João 1:6 revela que alguns mentes a respeito disso.)

2. Como podemos saber qual caminho estamos tomando? E se não pudermos confiar em nós mesmos para sabermos a verdade sobre a nossa vida? (Sabemos que estamos no caminho da luz se vivemos na verdade. Temos comunhão com outras pessoas no caminho da luz. Estamos fazendo progressos ao longo do caminho.)

3. O que, no que se refere a caminhar no caminho da luz, nos salva do pecado? É a escolha, é o caminhar, a verdade, ou o que? (“O sangue de Jesus ... nos purifica de todo pecado”.)

4. Se o sangue de Jesus nos purifica do pecado, então por que estou tendo todo este trabalho de andar no caminho da luz? Caminhar são obras! Caminhar exige esforço! (João pinta um quadro da vida cristã progressiva. Estamos constantemente nos movendo com o propósito de irmos na direção certa.)

II. Condições no Caminho da Luz

A. Leia I João 2:1-2. Qual é a importância da guarda dos mandamentos para os que estão no caminho da luz? (Jesus diz que nosso objetivo é não pecar.)

1. Qual é a seriedade do problema se cometemos pecado? (Boas notícias! Jesus cobre os nossos pecados com o sacrifício de Sua vida.)

B. Leia I João 2:3-6. Deixem-me repetir a mesma pergunta que acabei de fazer. À luz destes versos, qual é a seriedade do problema se cometemos pecado? (João escreve que as nossas ações são como um polígrafo (detector de mentiras) para a nossa afirmação de que “conhecemos” a Jesus.)

1. O que João diria acerca de uma pessoa que disse que é salva pela graça, mas que conscientemente pecou porque achava que isso não importava – uma vez que ela é salva pela graça? (João nos diz que esta pessoa não conhece verdadeiramente a Jesus. Esta pessoa está mentindo (a si mesmo e aos outros) a respeito de ter um relacionamento com Jesus.)

C. Leia I João 2:9-11. Há uma porção de mandamentos aqui. Como posso saber se sou um guardador dos mandamentos – e portanto, não estou mentindo acerca de estar no caminho da luz? (Amamos nossos irmãos cristãos.)

1. Leia Mateus 22:36-40. Como Jesus faz a ligação entre a lei do amor e os Dez Mandamentos? (e todos os outros mandamentos)?

2. Nós falamos sobre a importância da guarda do Sábado. Este é o mandamento mais importante? (Não. Este não é o mandamento “fundamental”, que é o amor.)

a. A guarda do Sábado tem alguma coisa a ver com o amor? (Cada mandamento de Deus tem a ver com o amor. Neste caso, tem a ver com amar tanto a Deus quanto a nós mesmos, por separarmos um período de tempo de nossas agendas cheias para adorar a Deus e descansarmos de nossas obras.)

D. Leia I João 2:15-17. Existe um amor bom e um amor ruim? Se estamos no caminho da luz, estamos proibidos de amar nosso casso, nossa casa, nosso trabalho, nosso dinheiro ou nossos animais de estimação? (Isto não é fácil de descrever, mas tenho visto o ponto que João está enfatizando aqui, sendo vivido em algumas das igrejas que tenho visitado. Em algumas igrejas, o teu emprego e a tua saúde são importantes. Em outras, pás pessoas não parecem se preocupar muito com isso. João nos diz que a atitude daqueles que estão no caminho da luz é que as posses e posições são desejos ligados ao mundo.)

1. Estamos sendo completamente não-pragmáticos e irrealistas? Afinal de contas, dinheiro, poder, posições são todas elas coisas importantes do ponto de vista prático, certo? (João responde ao argumento da “praticidade” em I João 2:17. Ele diz que todas essas coisas práticas irão queimar. Elas passarão. Assim, vamos ser verdadeiramente práticos e nos concentrar nas coisas que não passarão.)

III. Melhorias no Caminho da Luz

A. Leia I João 3:1-3. Você admira (ou admirava) teu pai ou mãe? Em caso afirmativo, tentou viver de acordo com os padrões deles?

1. Por quê? (Você sentia uma obrigação. Você sentia que era correto viver de acordo com as expectativas que as pessoas tinham de você. Você não queria deixar os teus pais frustrados.)

2. Meu pai costumava dizer, “Vocês são filhos de Don Cameron e espero que se comportem!” O que João nos diz em I João 3:1-3 que soa como meu pai? (Ele diz que somos filhos de Deus e deveríamos nos esforçar para ser como nosso Pai do Céu.)

a. Contraste isto com a pessoa que diz “Estou salvo, o que eu faço não importa.” Uma pessoa com esta atitude realmente conheceria Deus como um Pai?

B. Leia I João 3:7-8. Qual é o ponto discutido, sobre o qual João não quer que sejamos enganados? (Se as nossas ações importam ou não.)

1. Qual é o ponto claro como cristal, acerca do nosso comportamento? (Pessoas justas fazem coisas justas. Pessoas injustas fazem coisas pecaminosas. Quer saber se você está no caminho da luz ou no caminho das trevas? Olhe para os teus atos. Isto não é complicado.)

C. Leia I João 3:11. Qual é o padrão final para os nossos atos de justiça? (Novamente, João martela no ponto que o padrão final é se amamos uns aos outros.)

1. Quantos de nossos pecados surgem por causa do nosso egoísmo? Você ama a si mesmo mais do que aos outros?

IV. Andando no Amor

A. Leia I João 4:7-8. Tenho dificuldade com esta idéia de amar aos outros. Gosto de muitas pessoas. Mas, amá-los como eu amo a mim mesmo não é fácil. Como nos tornamos mais amorosos? (A fonte do amor é Deus. Conhecendo mais sobre Deus, sendo “nascidos” de Deus aumenta a nossa capacidade de amar.)

B. Leia I João 4:9-11. Você pode dizer que realmente ama a Deus? Quem tomou a primeira iniciativa em um relacionamento entre você e Deus? (Deus tomou a iniciativa. Ele enviou Seu Filho para viver e morrer por nós em um tempo quando nós não O amávamos.)

1. Você já ouviu alguém dizendo, “Eu perdôo aquela pessoa quando ela vier pedir perdão”? “Eu vou tratar aquelas pessoas com respeito quando elas aprenderem a demonstrar respeito”? O que João sugere acerca desta atitude? (Se devemos amar como Deus amou, amaremos as pessoas antes de elas se tornarem amáveis.)

C. Leia I João 4:12. João está dizendo que é difícil amar a Deus porque não vemos a Deus? Ou ele está falando alguma outra coisa? (Penso que João está dizendo que as pessoas não vêem a Deus, mas eles vêem a você. Se o amor de Deus habita em teu coração, então você é a maneira pela qual os outros “vêem” o amor de Deus.)

1. O que você acha desta responsabilidade? A visai que os outros têm de Deus repousa sobre teus ombros!

D. Leia I João 5:3-5. João nos diz que esta responsabilidade de amar a Deus e aos outros não é pesada. Isto é uma promessa? (Nós começamos conhecendo a Deus. Lendo e estudando acerca dEle e de Seus caminhos. Então, passamos a obedecê-Lo. Uma vez que tenhamos iniciado a caminhada nesta estrada, continuar não é um fardo pesado. Apenas precisamos começar.)

E. Amigo, e você? Se você sente que o teu amor está um pouco baixo, vai se comprometer a fazer o esforço de conhecer melhor a Deus e de obedecê-Lo? E o que você acha de pedir ao Espírito Santo que entre em teu coração hoje para te ajudar na tua caminhada nesta direção?

V. Próxima Semana: A Epístola de João Para a Senhora Eleita

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: