terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 09

O Pecado de Moisés e Arão (Números 20 e 21)

Introdução: Você já teve algum período na tua vida no qual você sentiu que tinha uma desculpa para pecar? Você tem tantas coisas acontecendo errado que é fácil escorregar e cair? Você se desapontou quando um líder espiritual no qual você confiava caiu em pecado? Você tem um padrão diferente para você e para os teus líderes? Deveria ter? Nossa lição desta semana é a respeito de um líder que caiu durante um período difícil em sua vida. Vamos mergulhar para dentro da nossa lição e aprender mais!

I. Problemas em Família

A. Leia Números 21:1. O texto começa com “no primeiro mês”. O primeiro mês do que? Eles estavam no deserto por décadas! (Lembre-se que em Números 14:32-34 Deus sentenciou aqueles que não confiaram nEle e que se recusaram a entrar em Canaã e peregrinar por quarenta anos no deserto e morrer lá. Números 33:38 sugere que os quarenta anos que lhes foi dito que passariam peregrinando no deserto estavam no fim. Provavelmente este é o primeiro mês de seu quadragésimo ano de peregrinação..

1. Você acha que Moisés esperava que sua irmã Miriã morresse? (Sabemos que ela era mais velha do que Moisés porque ela o vigiou quando ele foi colocado em um cesto no rio Nilo para salvar a sua vida. (Êxodo 2:1-4.) Talvez ela tenha sido incluída junto aos que foram sentenciados a morrer no deserto por causa de sua rebelião.)

2. Como você se sentiria se fosse Moisés? (Ela não era apenas a sua irmã mais velha, ela era parte da “equipe administrativa” dos israelitas.)

B. Leia Números 20:2-5. Estes seriam a nova geração do povo. E fé deles aumentou? A sua atitude ficou melhor?

1. O que você acha da sugestão deles, que estariam melhor se tivessem morrido com a geração mais velha?

2. Por que o Egito era o ponto de referência? Por que não suplicar a Deus para que Ele os levasse rapidamente para Canaã? (Eles não tinham visão nem confiança. Pensavam que seria preferível voltar à escravidão.)

C. Leia Números 20:6-8. Na tua opinião, Moisés e Arão estavam fazendo a coisa certa? (Sim, eles imediatamente se voltaram para Deus para resolver o problema.)

1. O que você pensa sobre a mensagem de Deus, que Moisés deveria “falar” à pedra?

a. Leia Gênesis 1:3 e Êxodo 17:5-6. Você acha que é significante que Deus diga agora a Moisés para falar à rocha em vez de bater na rocha? (Falar é um paralelo mais preciso do poder demonstrado por Deus na Criação. Não é necessário qualquer ação física, apenas um comando verbal. Um novo nível de poder é dado a Moisés.)

b. Por que Moisés precisa apanhar o seu cajado (Números 20:8), se agora ele só precisa falar?

D. Leia Números 20:9-11. O que você encontra de perturbador na declaração de Moisés ao povo? Ou será que Moisés está lhes falando a verdade – que eles são rebeldes? (O primeiro problema é que Moisés parece declarar que Arão e ele produzirão a água, e não Deus. Segundo, no passado Deus havia declarado que o povo era rebelde e Moisés havia intercedido por eles. Agora, Moisés os está condenando.)

1. Embora Moisés bata na rocha em vez de falar a ela, a água sai mesmo assim. Por que isso? Por que Deus executaria um milagre mesmo quando Moisés não seguiu as instruções? (Deus honra a Moisés, embora Moisés não honrasse a Deus.)

E. Leia Números 20:12. Qual é o erro de Moisés e Arão? Quando Deus diz “vocês não confiaram em Mim para honrar Minha santidade”, A que, exatamente Deus está se referindo? Que confiança, qual honra? (Deus pode criar meramente através da fala. Ele delegou este poder para Moisés – uma honra muito grande. Em vez de dar glória a Deus, Moisés não somente reclama o poder para si mesmo, mas ele bate na rocha – como se ele precisasse executar uma ação física para fazer um milagre. Moisés reclama o crédito, e faz isso agindo assim.)

1. O que você diria sobre o castigo? Ele parece severo?

a. Coloque-se no lugar de Moisés. O que você argumentaria em sua defesa? (Ainda estou perturbado pela morte da minha irmã. Estas pessos estão me deixando louco – parece que elas nunca aprendem. Este foi apenas um pequeno erro.)

b. Coloque-se no lugar de Deus. O que você diria a Moisés? (Toda a questão gira em torno de confiar em Mim. Como o povo pode aprender a confiar em Mim se você não confia em Mim (ao simplesmente falar)? Como as pessoas podem confia em Mim se você reclama a Minha autoridade?)

c. O castigo tem algum impacto prático na questão da confiança? (Até o ponto em que as pessoas confiam (e acusam) Moisés, se é preciso que elas entrem em Canaã sem ele, compreenderão mais claramente que Deus é a fonte de sua vitória.)

II. O Fim de Arão

A. Leia Números 20:23-29. Coloque-se no lugar de Moisés. Sua irmã morre e, quatro meses mais tarde (Números 33:38), seu irmão morre. Quais são os teus pensamentos a respeito de Deus? Quais são os teus pensamentos a respeito da morte próxima?

1. Por que Moisés tirou as vestes de Arão? (Esta era uma passagem simbólica da autoridade do Sumo sacerdote Arão para Eleazar.)

a. Que tipo de emoção você consegue ver neste processo para eles três? (Moisés pode sentir que uma parte disso é sua culpa, por ter batido na rocha. Moisés perdeu agora seu irmão e co-líder. Arão está morrendo por causa de seu pecado – e sem entrar na terra prometida. O filho compreende que o fim chegou para o seu amado pai.)

b. Quando as pessoas chegam ao final de suas vidas, olham para trás e fazem julgamentos acerca das coisas. Que julgamentos Arão teria feito?

c. Já ocorreram algumas situações difíceis na tua vida? Coisas que, se você analisa honestamente, tem a ver com falhas da tua parte? Como você as aceitaria?

d. Leia Judas 1:9 e Mateus 17:3. Estou avançando {com o assunto} aqui, mas o que estes versos nos ensinam a respeito do amor e cuidado de Deus por nós quando passamos por situações difíceis por causa dos nossos pecados? (Não sabemos o que aconteceu com Arão, mas nos foi revelado que Deus foi mais do que justo no que diz respeito a Moisés. Ele foi levado para a terra prometida final – e imediatamente.)

e. Qual é a lição para nós? (Tanto Arão quanto Miriam (a irmã de Moisés) estavam envolvidos em rebelião. Arão era velho e esta foi uma boa maneira de morrer. Porém, levando em conta que ele morreu antes de entrar em Canaã, é uma advertência para que nós confiemos em Deus e não nos rebelemos contra Ele. Para que não levemos crédito pelo poder de Deus.)

III. A Serpente

A. Leia Números 21:4-6. O povo deveria ter aprendido alguma coisa com a morte de Arão?

1. Seria razoável para eles crer que as suas últimas reclamações levaram à morte de Arão e ao julgamento contra Moisés?

B. Leia Números 21:7-9. Nós acabamos de aprender que quando Deus diz para fazermos alguma coisa, deveríamos fazê-la. Por que você acha que Deus ordenou a Moisés fazer a imagem de uma serpente para salvá-los?

1. Leia João 3:14-15. Se Jesus é como esta serpente, por que não fazer um cordeiro e colocá-lo em um poste? A serpente não representa o pecado? Como Jesus pode ser como a serpente? (A serpente representa o pecado. O pecados das pessoas as estavam matando. O primeiro passo para a salvação é reconhecer o teu pecado – admitir que você é um pecador necessitado da graça. Portanto, olhar para a serpente é o reconhecimento do teu pecado.)

2. Leia II Reis 18:3-5. Por que Ezequias destruiu a serpente que Moisés havia feito? (As pessoas a estavam adorando. Elas a estavam tratando como um ídolo.)

a. Há uma lição nisto para nós hoje? (Precisamos enfrentar e confessar os nossos pecados. Contudo, não deveríamos mais tarde ficar “adorando” o nosso passado pecaminoso, se orgulhando dele para os outros. Nosso objetivo é confessar e abandonar o pecado, não voltar a ele.)

C. Amigo, todos nós passamos por momentos difíceis. Ao invés de ficar usando esses momentos como desculpa para não confiarmos em Deus, em momentos difíceis precisamos confiar nEle ainda mais. Você vai pedir a Deus agora mesmo para te dar um espírito de confiança e gratidão e tirar o teu espírito de rebelião?

IV. Próxima Semana: A "Loucura" do Profeta

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: