terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 10

A "Loucura" do Profeta (Números 22-24)

Introdução: Quantas vezes você esperou que Deus ignorasse um pequeno problema de pecado na tua vida? Você ama a Deus quer obedecer, exceto por esta pequena área pela qual, você espera, Deus irá demonstrar uma pequena tolerância. Afinal de contas, ninguém é perfeito e somos apenas humanos, certo? Esta semana estudaremos um homem que está longe de ser perfeito, mas que compreende que deveria obedecer a Deus. O resultado é um conflito entre a sua vontade e a vontade de Deus. Isso soa familiar? Vamos pular direto para dentro do nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Balaque Nervoso

A. Leia Números 22:1-3. Balaque é o rei de Moabe. O que acontecerá a ele se os israelitas derrotarem sua nação? (Ele perderá todas as suas coisas e poderá muito bem morrer.)

B. Leia Deuteronômio 2:9. Os moabitas tinham alguma coisa a temer por parte de Israel? (Não. Deus disse ao Seu povo para não atacá-los.)

1. Por que? (Leia Gênesis 19:36-37. Ló era o pai de Moabe, de quem os moabitas descendiam. Os moabitas eram aparentados com os israelitas. Deus havia dado a eles a sua terra. Se eles houvessem permanecido fiéis a Deus, saberiam essas coisas.)

C. Leia Números 22:4-6. O que há de bom e de ruim acerca de Balaque? (A coisa ruim é que ele planejava atacar os israelitas – mesmo quando ele não estava sendo realmente ameaçado por eles. A coisa boa é que ele se voltou para a batalha espiritual para resolver os seus problemas.)

1. O que havia que recomendava Balaão para esta tarefa? Será que Balaque disse “Bem, nosso grande ancestral, Ló, serviu ao verdadeiro Deus e então vou encontrar um servo de Deus para intervir em nosso favor”? (Nada deste tipo está registrado. Números 22:6 revela que Balaão tinha um histórico de sucesso.)

2. Vamos pular adiante e ler Números 24:1. Como Deus pode falar através de alguém que também é um porta voz de Satanás?

a. E você – já foi alguma vez um porta voz de Satanás e outras vezes de Deus? (Se você diz que “não”, então você só falou por Satanás! A natureza da nossa jornada cristã é agirmos e falarmos mais por Deus e menos por Satanás.)

b. Balaque deveria ter buscado Balaão? Você confiaria em Balaão? (Não. A palavra de Deus é o nosso único guia seguro e infalível. Se você sabe que o teu conselheiro recorre de vez em quando ao “lado escuro”, então não deveria aceitar conselhos desta pessoa.)

II. Balaão Ganancioso

A. Leia Números 22:7-8. O que isso nos mostra acerca de Balaão? Ele está tendo um bom ou um mal começo? (Os príncipes trouxeram dinheiro, então eles sabiam que Balaão estava vendendo seus serviços. Por outro lado, Balaão está esperando em Deus, e não agindo por si mesmo.)

1. Há algum problema em receber dinheiro? Não é isso que os doutores e advogados fazem? (Ele está sendo pago por um certo resultado. O seu Deus supostamente está disponível para receber propina!)

B. Leia Números 22:9. Há alguma coisa estranha nisso? (Deus vem a alguém que às vezes é um mago e faz a este mago uma pergunta!)

1. Sabemos que resposta anterior não pode ser certa. O que Deus está fazendo? (Está pedindo a Balaão que preste atenção ao propósito maligno de seus visitantes!)

C. Leia Números 22:10-12. Quais são as instruções de Deus a Balaão? (Não vá com os moabitas e não amaldiçoe este povo abençoado. Deus já havia se decidido e não seria corrompido com dinheiro.)

D. Leia Números 22:13-14. Balaão segue as instruções de Deus, mas ele não menciona que o povo em questão é abençoado. Balaão fez a coisa certa, ou ele deveria ter contado tudo o que sabia? (Permissão para viajar não é o problema, o problema é o propósito da missão. Balaão esconde este problema.)

E. Leia Números 22:15-17. Por que Balaque envia mais príncipes? (Ele não acredita que Balaão tenha {recebido} uma mensagem de Deus, ele pensa que Balaão está esperando mais dinheiro e mais respeito.)

F. Leia Números 22:18-19. Balaão está dando uma mensagem ambígua? (Ele se identifica como servo de Deus, mas parece acreditar que Deus mudará de idéia. Que Deus vai acrescentar algo novo que contradiga completamente Suas instruções anteriores.)

G. Leia Números 22:20-22. Isto se parece com a fala de Deus? Que razão Deus dá para mudar de idéia? (Que Balaque enviou mais príncipes!)

1. O relator desta conversa com Deus é confiável? (Duvido que Deus tenha dito isso. Esta fala não faz sentido – que seja por sua lógica ou pelas ações {posteriores} do anjo. A questão fica mais complexa por causa da maneira como a NVI traduz o verso 20. Outras versões traduzem este verso como “Se aqueles homens te vieram chamar...”. Vários comentaristas dizem que Balaão pulou em cima da sua jumenta antes de ser chamado, suscitando assim a ira de Deus. Esta explicação não se encaixa muito bem com os fatos.)

H. Leia Números 22:23-28. Como você responderia a esta pergunta se fosse Balaão? (Você me desobedeceu, esmagou o meu pé e não está fazendo o teu trabalho.)

I. Leia Números 22:29. Como Balaão responde à pergunta? Você daria esta resposta, em vez da minha resposta? (Como ele pode ser um grande profeta, digno de um vultuoso pagamento e de ser procurado por pessoas importantes, se não consegue controlar nem a sua jumenta? Como ele pode fazer algum mal a Israel se é zombado pela sua jumenta? É uma questão de orgulho pessoal.)

1. Quão tolo ele parece, argumentando com uma jumenta?

J. Leia Números 22:31-33. Este é um anjo? (Não. Apocalipse 22:8-9 revela que um anjo real não aceitaria adoração. Penso que este seja Jesus, porque a frase “Anjo do Senhor” é usada freqüentemente no Antigo Testamento para se referir a Deus.)

1. Vemos a Jesus como sendo extraordinariamente amoroso. Quão amável é da parte de Jesus permitir que a vida de Balaão dependesse da decisão de uma jumenta? (Balaão sabia que não poderia amaldiçoar a Israel. Suas razões para continuar eram ganância, honra e engano. Ele espancaria a sua jumenta para continuar em seu curso de ação egoísta. Essas eram ações que ele, e não a jumenta, havia tomado.)

a. Você já fez essas coisas – bater naqueles que estão ao teu redor para continuar em um curso de ação que era inconsistente com a vontade de Deus?

b. Você já tratou os outros com aspereza porque se sentiu frustrado porque era difícil resistir à vontade de Deus?

(1) Você já considerou que a tua vida pode estar nas mãos dessas pessoas? Que, se a tua família houvesse deixado de resistir, você poderia estar morto?

K. Leia Números 22:34-35. Isso é o que você recomendaria a Balaão dizer? (Deus havia acabado de dizer que ele quase morreu! Qualquer pessoa com bom senso diria “Estou indo para casa agora!”)

1. Por que Deus permitiu que Balaão continuasse? (Este texto mostra que Deus permite que continuemos com nosso tolo curso de ação.)

III. As Bênçãos

A. Leia Números 22:41 e Números 23:1-4. De quem foi a idéia de construir alteres e sacrificar animais? (De Balaão.)

B. Em Números 23:5-23 Balaão por duas vezes recebe uma mensagem de Deus a qual abençoa a Israel. Leia Números 23:24-25. Balaque está em uma situação pior do que quando chamou a Balaão pela primeira vez? (Sim! Ele concordou em pagar a Balaão para amaldiçoar a Israel, mas Balaão pronuncia uma bênção – que diz que eles “beberão o sangue” de seus inimigos! Balaque anuncia que seria melhor se Balaão não houvesse dito nada.)

C. Você pode ler em Números 23:27-24:8 que Balaque e Balaão decidiram tentar mais uma vez. Vamos ler o final da terceira tentativa. Leia Números 24:9-11. Que nota você daria para a experiência de Balaão ao tentar ficar rico amaldiçoando Israel? (Se Balaão tivesse simplesmente aceitado a palavra de Deus em Números 22:12, teria poupado muito tempo e problemas.)

D. Amigo, e você? A palavra de Deus é clara, mas em algum ponto você resiste por questões egoístas? Como Balaão, você pode quer fazer parecer como se estivesse buscando a direção divina, quando na verdade está esperando que Deus abra uma exceção para você. Isto não funciona.

IV. Tragédia Final

A. Leia Apocalipse 2:14 e Números 25:1-3. Balaão não conseguiu pronunciar uma maldição, mas planejou uma outra maneira de receber seu pagamento. Que maneira foi essa?

B. Isto funcionou? (Leia Números 25:4-9. Isto prejudicou Israel, mas não enfraqueceu seu poder militar.)

C. Deus estava determinado a abençoar este povo. Como eles conseguiram frustrar as bênçãos divinas?

D. Leia Números 31:7-8 e II Pedro 2:15-16. Balaão era mais ignorante do que a jumenta? O que a sua insistência em ir contra a vontade de Deus lhe custou? (Tudo! O dinheiro não tem qualquer serventia se você está morto.)

E. Amigo, quão determinado você está em resistir a Deus? Por que não decidir hoje a parar de resistir e seguir a vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Imoralidade na Fronteira

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: