terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 11

Imoralidade na Fronteira (Números 25 e 31)

Introdução: Há muitos anos atrás conheci um homem honrado e importante que havia sido reitor de uma universidade. Ele havia caído em um pecado sexual, perdido seu emprego, sua reputação, e quem sabe mais o que. Você já foi abençoado por Deus e então, conseguiu, por conta de algum pecado tolo, destruir as bênçãos de Deus? Nossa lição desta semana continua no assunto com o qual fechamos nosso estudo da semana passada: como fazer confusão com as bênçãos de Deus. Vamos entrar em nosso estudo e aprender o que não fazer!

I. Tirando a Derrota das Garras da Vitória

A. Na semana passada aprendemos que Balaque e Balaão não conseguiram amaldiçoar aos israelitas. Tudo o que conseguiram fazer foi abençoá-los. Balaão, porém, pensou que poderia desviar asa bênçãos de Deus, atraindo os israelitas ao pecado. Balaão deveria saber uma coisa ou duas acerca das fraquezas humanas!

B. Leia Números 22:1. Onde os israelitas estavam neste momento? (Estavam prontos para entrar em Canaã. O objetivo longamente aguardado do êxodo do Egito estava agora à vista. Eles só precisavam cruzar o rio Jordão para estar em casa.)

C. Leia Números 25:1-3. Quão salvos e seguros estavam os israelitas? (lês haviam derrotado várias nações e Moabe estava apavorado com eles. Deus não apenas os protegera, Ele havia feito com que seus inimigos os abençoassem! Cheio de bênçãos e sob a proteção de Deus eles estavam prontos para alcançar o objetivo de suas vidas.)

1. Quão perigosos são os “tempos bons” no que diz respeito ao pecado?

2. Você está experimentando “tempos bons”? Tempos de bênçãos e paz?

3. Você consegue ter simpatia por alguma parte do pecado dos homens israelitas? Há alguma coisa assim nas manchetes atuais? (Uma vez que sou um homem, não é difícil para mim imaginar por que os homens israelitas se envolveram em imoralidade sexual com as mulheres moabitas. Lembre-se que Apocalipse 2:14 revela um plano para que as mulheres moabitas atraíssem os homens hebreus. Sem dúvida eram mulheres atrativas e havia sido idéia do seu governante.)

a. Mas por que adorar os seus deuses? Qual era a atração dos seus deuses? O comentário bíblico de Wycliffe explica que os festivais da primavera celebravam o casamento de Baaal de Baal-Peor com a deusa da fertilidade. De acordo com descobertas arqueológicas, a prostituição era parte do serviço de adoração.)

b. Imagine que você está procurando uma nova igreja. Na igreja A eles matam animais como parte do culto. Na igreja B eles fazem sexo como parte da adoração. O que você acha acerca da popularidade relativa dessas duas igrejas?

(1) Não tenho ciência de qualquer igreja em minha área (ou mesmo no meu país) na qual o sexo seja parte da adoração, mas esta questão de escolher a igreja tendo com base se o serviço de adoração te agrada é um ponto importante atualmente?

D. Números 25:3 diz que “a ira do Senhor acendeu-se contra Israel”. Coloque-se no lugar de Deus. Por que ele está irado? (O que os homens israelitas estão fazendo é errado em muitos níveis. É falta de lealdade para com o seu Deus, sua esposa e sua família. Não demonstra comprometimento com Deus, que os trouxe até a fronteira da terra prometida. Viola as regras de Deus com relação à conduta sexual. É até mesmo falta de lealdade para com a sua nação.)

E. Leia Números 25:4-5. Deus se preocupa com a nossa conduta?

1. Note que os homens desleais tinham “líderes”. O que isso nos diz? Eu pensava que eram uns poucos homens que se infiltraram babando para o lado dos moabitas! Isto é verdade? (Como quase todos os pecados, nós tentamos justificá-lo.) Alguns podem ter afirmado que esta seria uma maneira superior de adorar a um deus superior. Eles convenceram outros a se juntar ao grupo. Isto era um movimento, não um lapso.)

F. Leia Números 25:6. Israel está “chorando” diante do Senhor. Por que? (Considere a emoção deste momento. Alguns tinham amigos e membros da família que eram parte do pecado moabita e que agora haviam sido executados publicamente. Outros estavam tristes por causa da ofensa a Deus. Outros estavam preocupados com a morte por causa da praga. Outros estão desencorajados por causa da maneira como as coisas estão caminhando, agora que eles estão tão perto da vitória. A boa notícia é que todos estes estão se achegando a Deus em busca de ajuda.)

G. Leia Números 25:6-9. Acabamos de discutir que a nação estava chorando; o que este “israelita” estava fazendo? Como explicar a sua conduta? (Enquanto toda a nação está em arrependimento, e uma praga está grassando {entre o povo}, este homem é tão ousado em seu pecado que traz uma mulher midianita para a sua tenda, à vista de todos. Isto corrobora a minha conclusão anterior que se tratava de um movimento, não apenas alguns poucos homens se esgueirando na escuridão.)

1. A hipocrisia está mal avaliada? (Pelo menos os hipócritas reconhecem o curso de ação correto. Certamente que defender o erro e agir errado não é superior a defender a verdade, mas agir errado. Os hipócritas só parecem maus, eles não têm conversos.)

2. O que você acha das ações de Finéias, o futuro Sumo Sacerdote? Isto parece ser a coisa certa a fazer ou parece como o Taleban? (O relato sugere que o casal estava fazendo sexo; ou teria sido realmente difícil atravessar a lança pelos dois. A ousadia do pecado é equivalente à ousadia do servo de Deus em lutar contra o pecado.)

3. Leia Levítico 20:10. Finéias está agindo fora da lei? (Não. Este não é apenas um ato mau. Finéias está executando sobre este homem um julgamento bem conhecido.)

a. Espere um minuto. A mulher não conhecia esta lei, certo? (Errado. Lembre-se de que tudo isso era parte de um plano moabita para atrair Israel a ser desleal para com o seu Deus. Ela sabia acerca do plano.)

H. Leia Números 25:10-13. O que Deus pensa acerca dos motivos de Finéias? (Deus disse que ele foi “zeloso” para com a honra de Deus.)

1. Note que Números 25:13 diz que Finéias fez “propiciação” pelos israelitas. Como isto pode ser verdade? Penso que a propiciação era feita quando o sacerdote sacrificava um animal e não humanos, certo? (O animal era um símbolo de Jesus, que faz a propiciação pelos nossos pecados. Ele morreu em nosso lugar. Se rejeitamos a Jesus, morreremos por causa dos nossos pecados tão certamente quanto este casal morreu em meio ao seu pecado.)

2. Leia Salmos 106:30-31. Como este ato foi “creditado” a Finéias como justiça? O que aconteceu com a justificação pela fé? Foi substituída pelo justificação pela lança? (Penso que este ato foi uma ousada declaração ao lado de Deus, ousadamente escolhendo a Deus, que foi creditado a Finéias como justiça. Isto está de acordo com o comentário em Números 25:11 que Finéias estava protegendo a honra de Deus.)

3. Não temos que olhar muito longe para ver pecados sexuais em nossa cultura. Quando se trata dos teus próprios atos, você se declara ousadamente ao lado de Deus? Como os outros te vêem no que diz respeito à pureza sexual?

I. Note que tanto em Números 25:8 quanto em Salmos 106:30 a praga foi interrompida como resultado da ação de Finéias. Vamos pular para a frente e ler Números 31:22-23. Esta é uma referência feita a um despojo que foi tomado dos midianitas. O que isto sugere acerca da origem da praga? (Este texto sugere que os midianitas tinham algum tipo de doença para a qual os israelitas não tinham imunidade. Estes homens introduziram a praga no acampamento dos israelitas. Deus parou a prega como resultado da ação justa de Finéias.)

II. Vingança

A. Um livro que estou lendo faz a observação marcante que, para uma nação de cristãos, os cidadãos dos Estados Unidos gostam muito de tomar vingança. Vemos isto em nossos filmes, livros e nas ações do Estado. Leia Números 31:1-2. O que foi feito a Israel que merecia vingança? (O plano de Balaque e Balaão, que resultou na praga.)

1. O que você acha sobre o último ato de Moisés ser um ato de vingança?

2. Você acredita na vingança? (E o que dizer do último filme, peça {que você assistiu} ou livro que você leu, onde você ficou feliz pela morte do “vilão”?)

3. Leia Romanos 3:5-6, Romanos 12:19-21 e Hebreus 10:30-31. A vingança é uma coisa boa ou má?

a. Finéias deveria ter dado a eles um copo de água em vez de usar a lança?

b. Qual é o nosso papel na vingança? (Devemos deixar a vingança para Deus. As instruções de Moisés e a ação de Finéias mostram que, às vezes, o governo é o instrumento de Deus para a vingança.)

B. Amigo, devoção a Deus é importante. Você vai decidir hoje a ser sério acerca de honrar a Deus com a tua vida? Será fiel na área da pureza sexual, mesmo quando outros fazem planos contra você?

III. Próxima Semana: A Segunda Geração: Advertências

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: