segunda-feira, 29 de março de 2010

Saúde e Cura - Lição 01

Graças a Deus, de Quem Provêm Todas as Bênçãos
(Salmos 103; II Timóteo 1:9; Êxodo 15; Romanos 12)

Introdução: Quão importante é a tua saúde? Você gostaria de acordar a cada manhã se sentindo muito bem? Se o dinheiro é um tipo de indicador, já li que somente nos Estados Unidos são gastos dois trilhões de dólares (trilhões, não bilhões) a cada ano com a saúde. Será que Deus se preocupa com nossa saúde? Existe alguma ligação entre justificação e saúde? Temos uma obrigação diante de Deus de fazer o melhor que pudermos para permanecermos saudáveis? Vamos mergulhar nesta nova série de estudos e ver o que a Bíblia tem a dizer a respeito da saúde!

I. Razões para Louvar

A. Leia Salmos 103:1. O que quer dizer bendizer ao Senhor com “todo o meu ser”? (Este não é um louvor superficial. É um louvor que vem de dentro – do mais íntimo do nosso ser.)

B. Leia Salmos 103:2. Com freqüência ouço as pessoas dizerem que devemos louvar a Deus “pelo que Ele é”. Que razão adicional o salmista nos dá para louvarmos a Deus? (Ele nos dá bênçãos! Esta parece ser uma razão egoísta para louvarmos, mas é natural (e fácil) louvar a alguém que nos ajuda.)

C. Leia Salmos 103:3-5. O que o salmista está descrevendo? (As bênçãos mencionadas anteriormente, e que Deus nos concede!)

1. Vamos listar essas bênçãos. (Perdão dos pecados. Cura de doenças. Nos resgata da sepultura {ou de um poço profundo (depressão?), como dizem outras versões}. Nos dá bondade e compaixão. Satisfaz os nossos desejos com coisas boas. Nos dá a juventude.)

a. Olhando esta lista, algum desses benefícios tem a ver com saúde? (Sim! Nos dar uma sensação de juventude e nos livrar das nossas enfermidades.)

b. Você dá alguma importância para o fato de que quando o salmista lista as nossas bênçãos, ele menciona o perdão dos pecados em primeiro lugar e a cura das doenças em segundo? (A vida eterna é logicamente mais importante do que a vida na terra.)

(1) Vamos olhar essas duas bênçãos – perdoar os nossos pecados e curar as nossas doenças – com mais detalhes.

II. Louvar pelo Perdão dos Pecados

A. Leia II Timóteo 1:9. Quando Deus formulou Seu plano para resolver o nosso problema do pecado? (“Desde os tempos eternos”. Antes do início da nossa existência.)

1. O que este texto sugere acerca do pensamento de Deus quando Ele nos criou? (Ele nos criou sabendo que poderíamos rejeitá-Lo.)

a. Assuma que você é um pai e teu filho te rejeitou. Se você pudesse voltar no tampo e não ter aquele filho, você faria isso? (Um pai que fala “eu teria este filho de qualquer maneira” demonstra um amor incrível. Nosso Deus demonstrou um amor incrível por nós.)

B. Leia Efésios 2:8-10. Nós merecemos ter os nossos pecados perdoados e a vida eterna? (Não. Isto é um dom de Deus, e não o resultado das nossas obras. Contudo, fomos criados para fazer boas obras.)

C. Agora entendemos por que o salmista louva a Deus pelo perdão dos nossos pecados.

III. Louvar a Deus por Curar as Doenças e Nos Dar a Juventude

A. Leia Êxodo 15:26. Que ligação existe entre obedecer a Deus e a doença? (Deus diz que se obedecermos, Ele não trará sobre nós as doenças que trouxe sobre os egípcios.)

1. Isso quer dizer que quando ficamos doentes, é porque cometemos pecado? (Talvez.)

2. O que o livro de Jó nos ensina acerca deste assunto? (Os “amigos” de Jó estavam dizendo que ele estava doente e sofrendo porque não estava obedecendo a Deus. Mas nós sabemos, pelo primeiro capítulo de Jó, que Deus disse a Satanás que Jó era “irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal” (Jó 1:8).)

a. O que deveríamos concluir a partir de Jó e Êxodo 15:26 acerca da origem das doenças? (Às vezes ficamos doentes porque não seguimos a Deus e às vezes ficamos doentes porque seguimos a Deus. Além disso, o bom senso nos diz que às vezes ficamos doentes simplesmente porque vivemos em um mundo completamente tomado pelo pecado.)

3. Veja novamente pelo menos as últimas palavras de Êxodo 15:26. “Eu sou o SENHOR que os cura”. Existe tanto um envolvimento positivo quanto negativo de Deus com a nossa saúde? (Deus parece dizer que Ele é um Deus de cura. Este é Seu atributo normal, o lado positivo {do envolvimento com a nossa} saúde. Porém, Ele também traz doenças sobre os desobedientes. Deus está envolvido com a nossa saúde tanto de uma maneira positiva quanto negativa.)

B. Leia Jeremias 7:22-23. Deus poderia simplesmente ter dado ao povo ordens acerca da adoração a Ele? (É claro. Era desta forma que as pessoas viam os deuses pagãos.)

1. O que mais Deus fez por nós? (Deus não está apenas buscando a nossa adoração, está buscando um relacionamento conosco. Quer que as nossas vidas sejam boas – e por esta razão nos deu uma série de mandamentos. Este é o lado positivo da obediência, o lado da “cura”.)

2. Quais exemplos vemos disto na Bíblia? (Se você der uma olhada em Levítico, capítulos 11 a 15, encontrará várias diretrizes que Deus deu a Moisés para que o povo se mantivesse saudável e livre de doenças.)

C. Leia Provérbios 3:7-8. Evitar a arrogância, temer a Deus, afastar-se do mal: essas coisas têm alguma ligação óbvia com saúde e ossos fortes? (Este texto sugere uma conexão entre a saúde espiritual e a saúde física. Parece ser mais do que a idéia de Deus permitir que fiquemos doentes como um juízo ou uma prova, ou nos curar como uma bênção. Existe alguma conexão inerente entre a justificação e a saúde. O resultado natural da obediência é um corpo forte e saudável.)

IV. Sacrifício de Louvor

A. Leia Romanos 12:1. Eu pensava que Jesus era o Cordeiro de Deus, que morreu para tirar os nossos pecados. Por que nós somos sacrifícios?

1. Vamos desvendar este problema. Qual é a razão para sermos sacrifícios? (“Pelas misericórdias de Deus”. Esta é uma referência à misericórdia de Jesus, demonstrada pela Sua morte por nossos pecados. Como Seus seguidores, precisamos ter a mesma atitude de sacrifício.)

2. Como o nosso sacrifício é diferente do sacrifício de Jesus? (Somos um sacrifício “vivo”. Eu prefiro isso que ser um sacrifício “morto”!)

3. Como isso pode ser adoração? (Como parte da nossa adoração a Deus, que deu a Sua vida por nós, fazemos alguns sacrifícios.)

4. Agora a pergunta difícil: Sobre que tipo de sacrifício estamos falando? O que quer dizer para você “oferecer” o teu “corpo” como “sacrifício vivo”?

B. Leia Romanos 12:2. O que este texto sugere como resposta à pergunta anterior? (Nosso “sacrifício” é nos amoldarmos à vontade de Deus, e não à vontade do mundo.)

1. Romanos 12:1 se refere ao nosso corpo e este verso se refere à nossa mente. Ambos estão envolvidos neste sacrifício vivo? (Claramente, existe um componente físico nisso. Um corpo saudável, refletindo um relacionamento positivo com Deus é parte do “sacrifício”. Nossas ações começam com atitudes de nossas mentes. Precisamos apresentar um sacrifício total: mente e corpo!)

2. A saúde é parte disso? (O paralelo parece ser uma mente renovada e um corpo renovado. Estes refletem nossa adoração total a Deus.)

3. Pessoas de todo tipo adoram seus corpos. Este é um dos objetivos principais da nossa era. É isso que está sendo discutido aqui? (O texto nos adverte sobre nos amoldarmos ao padrão do mundo. Em vez disso, nossa adoração é uma mente e um corpo que reflitam a grandeza do nosso Deus.)

C. Amigo, se você não havia pensado acerca do relacionamento entre a saúde e a espiritualidade, se você não havia pensado acerca de cuidar do teu corpo como parte da tua adoração a Deus, vai considerar isto hoje? Por que não se comprometer hoje a pedir a Deus que te ajude a renovar não apenas a tua mente, mas também o teu corpo, como parte do teu “sacrifício vivo”?

V. Próxima Semana: O Poder da Escolha

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: