segunda-feira, 1 de março de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 10

Domínio Próprio (I Coríntios 9 e 10; Colossenses 3; Romanos 5)

Introdução: Só por um momento, observe Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é ... domínio próprio”. Esta não é uma contradição lógica? O “Espírito” é o Espírito Santo, o Espírito de Deus. Se Deus está me dominando, como isto pode ser chamado de “domínio PRÓPRIO”? Será que o Espírito me dá grandes músculos e me envia para dominar a mim mesmo? Claramente, as pessoas que argumentam que as minhas obras são importantes têm um ponto importante aqui. Qual ponto é este, ainda não tenho certeza. Como sempre, vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e tentar descobrir o que esse negócio de domínio próprio.

I. Treinamento

A. Leia I Coríntios 9:24-25. O que é a “coroa que dura para sempre”? (Paulo está falando acerca de ir para o céu. Ele está falando da vida eterna.)

1. Ir para o céu é realmente como a Maratona de Boston - você só tem um ganhador? Ou um vencedor em cada categoria? (Não. Se fosse assim, Moisés teria cruzado a linha de chegada antes que eu nascesse!)

2. Se a analogia de Paulo não é perfeita, qual é o ponto? (No mínimo, Paulo está nos ensinando que precisamos levar a sério o nosso treinamento na estrada para o céu.)

B. Leia I Coríntios 9:26-27. Paulo nos dá mais duas analogias: correr como se você não tivesse a menor idéia da localização da linha de chegada e de uma luta de boxe na qual você não tem noção que deveria socar o teu oponente. A força tem alguma coisa a ver com qualquer um desses problemas? Não. Você pode ser o corredor mais rápido e o lutador mais forte e ainda ter esses problemas.)

1. Qual seria a solução para esse tipo de problema? Que tipo de “treinamento” Paulo está sugerindo? (O mau tempo me desencorajou de usar a bicicleta para ir ao trabalho, e então comecei a me exercitar usando vídeo games. Um deles envolve colocar o pé no momento preciso no lugar certo. Levou algum tempo ate que eu entendesse o que precisava fazer. Penso que o ponto de Paulo é que precisamos entender o objetivo da prova. Precisamos compreender quais são os movimentos necessários.)

2. Paulo fala sobre ser “reprovado” {ou “desqualificado”} para o prêmio. Qual é a barreira para obtermos o prêmio? (Paulo escreve sobre esmurrar o seu corpo. Pode ser que precisemos fazer com que o nosso corpo esteja de acordo com os objetivos.)

3. O que acontece se nosso corpo não estiver de acordo {com os objetivos}? (Uma vez que o prêmio é o céu, Paulo está dizendo que a nossa salvação está em jogo!)

C. Até aqui temos visto que Paulo nos ensina que precisamos de um objetivo e precisamos fazer com que o nosso corpo esteja de acordo com este objetivo. Qual é o objetivo? (Penso que precisamos ir ara o próximo capítulo. Esta divisão de capítulos não existia na carta original de Paulo.)

D. Leia I Coríntios 10:1-4. Essas pessoas têm um objetivo? (Sim. A terra prometida.)

1. Eles foram batizados, comeram comida espiritual e “beberam” de Cristo. Essas coisas soam como ações razoáveis para o domínio próprio? (Sim.)

E. Leia I Coríntios 10:5. Paulo nos fala para passarmos por um treinamento intensivo para fazer com que o nosso corpo esteja de acordo com o objetivo, e agora vemos pessoas cujos corpos foram “espalhados no deserto”, embora eles tivessem feito as coisas apropriadas. Você consegue fazer algum sentido com o que Paulo está dizendo?

F. Vamos ver se Paulo vai nos ajudar. Leia I Coríntios 10:6. Qual era o problema? (Seus corações estavam focados em coisas más. Eles tinham um problema com o objetivo.)

1. Qual era o objetivo do corredor que corria sem rumo? Ou do boxeador que esmurrava o ar? (Eles não tinham qualquer objetivo. Ou, se tinham objetivos, seus objetivos não faziam qualquer sentido. O treinamento de Paulo diz respeito a estabelecer objetivos: ter alguns e certificar-se de que são corretos.)

II. Objetivos Corretos

A. Vamos explorar um pouco mais a questão dos nossos objetivos de treinamento. Leia I Coríntios 10:7. Como você descreveria este objetivo de treinamento? (Adorar somente a Deus.)

1. Este é um objetivo no qual podemos nos engajar em um “treinamento intensivo”? (É necessário domínio próprio para confiar em Deus e dar a Ele o primeiro lugar, em vez de confiar em mim mesmo e dar a mim mesmo o primeiro lugar. Precisamos dizer para nós mesmos, “Saia do caminho!”)

B. Leia I Coríntios 10:8. Como você descreveria este objetivo? (Pureza sexual.)

1. Este é um objetivo no qual podemos nos engajar em treinamento intensivo? (Esta é uma área na qual vejo claramente objetivos e treinamento. Um orador que esteve recentemente na Universidade Regent disse que o primeiro passo na direção do amor é passar tempo com alguém. Se você está passando tempo com pornografia, está fazendo treinamento para o objetivo errado. Billy Graham tem uma regra, na qual ele nunca fica sozinho em uma sala com uma mulher que não seja sua esposa. Ele tem regras orientadas ao objetivo.)

C. Leia I Coríntios 10:9. O que quer dizer “pôr o Senhor à prova”?

1. Leia Números 21:4-6. Este é o evento ao qual Paulo está se referindo. Como você descreveria este pecado? (Eles não estavam confiando em Deus. Não estavam dando crédito a Deus. Estavam olhando o lado negativo das coisas.)

a. Como este pode ser um objetivo de treinamento? (Dar crédito a Deus! Não olhar para o lado negativo das coisas.)

2. Este é um objetivo no qual podemos nos engajar em “treinamento intensivo”? (Esta não é a essência de manter o eu subjugado: aceitar o plano de Deus, dar a Ele o crédito e confiar nEle?)

D. Leia I Coríntios 10:10. Como você descreveria isto como um objetivo de treinamento? (Não reclame.)

1. Este é um objetivo no qual podemos nos engajar em treinamento intensivo? (É necessário domínio próprio para parar de reclamar.)

E. Leia I Coríntios 10:11. Você consegue ver um padrão aqui nessas advertências? (Exceto pela questão da imoralidade sexual (a qual também tem um aspecto de adoração pagã) todos estes pontos parecem ter algo a ver com o nosso relacionamento com Deus. Confiamos em Deus e damos a Ele o primeiro lugar, damos a Ele o crédito, louvamos a Ele em vez de resmungar? Estes são os nossos objetivos. Precisamos {I Coríntios 9:27} “esmurrar nosso corpo” (mais provavelmente, nossa mente) até a submissão com relação a essas questões, através de um treinamento intensivo.)

III. Graça e Obras

A. Se você acredita na justificação pela fé, está ficando um pouco nervoso com a idéia que podemos esmurrar nossa mente até a submissão? Se não está, eu estou! Leia Romanos 5:1-5. Onde, nesta seqüência, encontramos esmurrar nossa mente até a submissão? (Somos justificados pela fé em Jesus, mas a vida do cristão é uma progressão em direção à justiça.)

B. Leia I Coríntios 10:13. O que este texto sugere acerca do teu papel e do papel de Deus no que diz respeito à tentação e ao domínio próprio na tua vida? (Deus coloca um limite na tentação, de forma que a resistência bem sucedida seja possível. Meu papel é resistir à tentação até o limite da minha capacidade. Olhar para a porta {que é} Deus fornece uma rota de fuga da tentação.)

1. O que este texto nos ensina acerca da natureza do domínio próprio? (Que existe um “PRÓPRIO” {ou seja, de si mesmo} na expressão “domínio próprio”. Ser salvo pela graça é apenas o princípio da caminhada com Deus. Não podemos deitar e descansar deste ponto em diante; ao contrário, estamos envolvidos em um esforço de equipe com Deus para viver uma vida que reflita Seus objetivos. Deixar de se envolver neste esforço pode significar perdermos o prêmio (I Coríntios 9:27).)

C. Leia Colossenses 3:1-3. Que sugestão este texto nos dá para resistirmos à tentação? Que objetivo ele nos dá? (Colocar nossos corações nas coisas que Deus deseja. Explorar o que Deus tem em mente.)

D. Leia I Coríntios 10:14. Lembre-se que o nosso primeiro objetivo (I Coríntios 10:7) é colocar a Deus em primeiro lugar. Que conselho adicional Paulo nos dá para alcançar este objetivo? (Fugir da idolatria!)

E. Leia I Coríntios 10:15-17. O que o “pão” tem a ver com fugir da idolatria? Será que precisamos de carboidratos para correr? (Paulo aponta para os símbolos da justificação pela fé e diz, essencialmente, que “A idolatria impede o caminho para confiar no sacrifício de Jesus em nosso favor!”)

F. Leia I Coríntios 10:18-22. Como a graça e as obras são descritas nesses versos? (Paulo está argumentando acerca da íntima ligação entre a graça e as obras. Se as nossas obras são “sacrifícios” para Satanás, como você pode afirmar que está aceitando a graça? As nossas obras devem se alinhar, até o máximo das nossas capacidades com a “mesa” na qual comemos. Se comemos na mesa do Senhor (uma analogia com a Santa Ceia e, portanto, a graça), precisamos ter objetivos e treinamento (domínio próprio) que sejam consistentes com esta mesa.)

G. Amigo, Paulo é o maior advogado na Bíblia da justificação somente pela fé, mas podemos ver nesses textos que a vida cristã é um esforço em equipe no qual os objetivos de justiça precisam ser estabelecidos e um esforço máximo precisa ser aplicado para alcançar estes objetivos. Deus não vai permitir que o nosso problema do pecado fique fora de controle, mas somos chamados a uma vida de domínio próprio. Você vai se comprometer a iniciar hoje um treinamento para uma vida justa?

IV. Próxima Semana: Justiça

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: