quarta-feira, 14 de abril de 2010

Saúde e Cura - Lição 03

Aptidão Física e Espiritual
(Isaías 40; Mateus 15; I Coríntios 3; João 5)

Introdução: Existe alguma diferença entre boas idéias e idéias santificadas? Tudo que faz parte do bom senso é exigido por Deus? Por exemplo, seria pecado dirigir sem usar o cinto de segurança? Se você disse “sim”, seria pecado comprar um carro antigo, quando os carros novos possuem vários sistemas de segurança? Se você disse “sim”, seria pecado comprar um carro pequeno, já que os carros grandes são comprovadamente mais seguros no caso de um acidente? Se você disse “sim”, seria pecado comprar um outro carro, que não fosse um Mercedes Benz Classe S – o qual é, provavelmente, o carro grande mais seguro do mundo? E o que podemos dizer acerca das nossas decisões acerca de atividades que não nos custam o mesmo que um Mercedes? Estes comportamentos têm um impacto na taxa de mortalidade: fumo; dieta e exercício; {álcool;} agentes bacterianos ou virais; agentes tóxicos; armas de fogo; comportamento sexual; veículos motorizados; uso ilícito de drogas. As decisões em cada uma destas áreas são uma questão de justificação e pecado? Vamos pular para a Bíblia e ver o que Deus sugere!

I. Saúde de Pássaros

A. Leia Isaías 40:30-31. Exercícios estão no topo da nossa lista de decisões que possuem um claro impacto na saúde. Que tipo de exercício está envolvido nestes versos? (Voar, correr e caminhar.)

1. Ninguém jamais me disse que eu deveria voar para fazer exercício. Estamos falando sobre exercícios físicos neste texto? (Não podemos voar como uma águia, então a referência a voar, caminhar e correr deve ser espiritual (ou, pelo menos, psicológica), e não física.)

2. Vamos assumir que estou errado e estamos falando sobre a saúde física. Segundo este texto, o que nos dá esta saúde física? Passar todas as manhãs na academia? (Não. “Esperar no Senhor” é que nos dá esses benefícios.)

a. O que quer dizer “esperar no Senhor”? (Confiar em Deus.)

B. Leia Lucas 12:22-26. Nesta segunda comparação com pássaros qual é a ligação entre a preocupação com nosso bem estar físico e a extensão da vida? (Nenhuma. Os corvos não semeiam o alimento, não colhem o alimento nem armazenam o alimento – e mesmo assim comem.)

1. Esta é uma instrução para sermos preguiçosos? (Duvido. As duas comparações com pássaros têm o mesmo ponto {em comum}: confiança em Deus. Talvez deveríamos reordenar a lista de coisas que aumentam a qualidade e o tempo de vida e colocar “confiança em Deus” no topo da lista.)

II. Mente e Corpo

A. Leia Jó 14:5, Salmos 55:23 e Êxodo 20:12. Considerando a afirmação de Jó, você acha que esta afirmação infeliz é a respeito de pessoas específicas ou é uma afirmação geral acerca da extensão da vida humana?

1. Se você juntar esses três textos, qual é a chave principal para uma vida longa? (A extensão de nossa vida está nas mãos de Deus. Parece ser mais uma questão espiritual do que física. Isto reforça a nossa conclusão anterior acerca de confiar em Deus.)

B. Leia Mateus 15:15-20. Como Jesus compara o nosso corpo à nossa mente? (O que pensamos e dizemos é muito mais importante do que aquilo que comemos.)

1. Leia Mateus 15:12-14. De que Jesus chama aqueles que colocam sua ênfase em comer? (“Guias cegos”!).

2. O contexto é muito importante. Leia Mateus 15:1-2 para ver o que levou Jesus a fazer essas observações. O que o contexto nos ensina acerca das observações de Jesus? (As declarações de Jesus ao muito amplas, mas o que as motivou foi uma discussão acerca da higiene, e não uma discussão acerca da dieta.)

C. Depois dos textos que lemos, podemos concluir que a nossa saúde física não tem importância espiritual. Isto é verdade? O que I Coríntios 3:16-17 sugere? (Nosso corpo é onde o Espírito Santo habita. Portanto, precisamos manter o nosso corpo em boa forma.)

1. O texto nos diz como fazer isso? (Não. Não está claro o que devemos fazer para preservar nosso corpo.)

D. Leia I Coríntios 6:12-13. Na introdução discutimos a diferença entre boas idéias e o que é exigido para a justiça. O que Paulo fala acerca da dieta aqui? (Ele faz a mesma distinção. Algumas coisas podem ser “permitidas” (quer dizer, não são “pecado”), mas não são uma boa idéia (não são benéficas).)

1. Qual é o final da comida e da dieta? (Deus destruirá a ambos.)

E. Leia I Coríntios 6:13-20. Vemos agora o que Paulo quer dizer com tomar conta do nosso “templo” e não destruí-lo. A instrução de Paulo tem alguma coisa a ver com dieta e aptidão física? (Não. Paulo nos diz que a imoralidade sexual é inconsistente com a morada do Espírito Santo em nosso “templo”. Os cristãos geralmente se referem ao seu “templo” com referência a dieta, fumo ou aptidão física, mas Paulo diz especificamente que não está escrevendo acerca de comida.)

III. Intervenção Sobrenatural

A. Existem muitas evidências científicas que mostram que a dieta e o exercício aumentam a qualidade e a extensão da vida. Em Êxodo 22:31, Levítico 11 e Levítico 17:13-15 Deus nos aconselha acerca da dieta. O que discutimos até aqui nos dá alguma razão para ignorarmos estes conselhos?

B. Leia Gênesis 6:7-8. Se você pudesse escolher ser Noé ou alguém com uma boa dieta e exercício físico toda manhã, quem escolheria? (A tua expectativa de vida seria muito mais longa se escolhesse ser Noé.)

C. Você conhece a história da destruição de Sodoma. Leia Gênesis 19:12-13. Qual seria a tua expectativa de vida se não tivesse parentesco com Ló? (Seria curta.)

D. Leia I Cônicas 10:13. Por que Saul morreu? (Por causa de sua infidelidade a Deus.)

1. Nós lemos três textos (e existem muitos mais) que registram que Deus intervêm de maneira sobrenatural para tirar a vida de alguns seres humanos. O que isto nos ensina acerca da aptidão física e espiritual? (Temos que manter a perspectiva espiritual e física apropriada. Deus se preocupa com aquilo que comemos. Ele se preocupa ainda mais com a nossa aptidão espiritual.)

a. Como nos tornamos espiritualmente aptos?

IV. Dieta e Aptidão Espirituais

A. Leia João 6:51 e João 6:53-58. Qual é a dieta milagrosa para a vida eterna?

1. Isto é comida de verdade? (Jesus diz que é “verdadeira comida” e “verdadeira bebida”, mas penso que Ele quer dizer que os princípios são reais, e não que somos canibais.)

2. Leia Levítico 17:11-12. Como você acha que os ouvintes de Jesus reagiram a estas declarações? (Os líderes judaicos teriam pensado que ele estava defendendo alguma prática que era proibida por Deus!)

a. Preciso de uma ajuda prática aqui. O que realmente significa comer a carne de Jesus e beber o Seu sangue? (Pense novamente sobre Levítico. A vida está no sangue. Ao aceitar o sangue de Jesus (Sua morte na cruz), olhamos para Ele em busca de salvação. Olhamos para Jesus buscando direcionamento e proteção (a confiança que discutimos anteriormente). Precisamos comer e beber para viver. Jesus nos ensina que deveríamos ser tão constantes em buscá-Lo quanto somos para procurar comida e água.)

B. Leia I João 5:12 3 João 5:24-25. Se você quer viver uma vida longa e saudável, qual é a fórmula? (Nós “passamos” da nossa vida aqui na terra para a vida eterna quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador!)

C. Amigo, dieta e exercícios saudáveis são boas idéias, as quais provavelmente aumentarão a extensão e a qualidade da tua vida. Sou vegetariano e caminho na praia todas as manhãs. Quando eu morava mais perto da Universidade, costumava ir de bicicleta para o trabalho, por causa do exercício. Eu uso as escadas em vez do elevador. Porém, estas boas idéias para a aptidão física são nada em comparação com a importância da aptidão espiritual, a qual nos liberta de preocupações e nos permite (agora mesmo) passar para a vida eterna. Você vai se comprometer, agora mesmo, com a vida eterna e com a saúde?

V. Próxima Semana: A Água da Vida

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: