quinta-feira, 22 de abril de 2010

Saúde e Cura - Lição 04

A Água da Vida
(João 2-4; Romanos 6)

Introdução: Leia o primeiro capítulo do evangelho de João e pergunte a si mesmo “Por que João inicia seu relato de Jesus desta maneira?” Minha reação é que João está preocupado que as pessoas não compreendam quem é Jesus. João diz, essencialmente, “Preste atenção e eu vou te ensinar o que você precisa saber sobre Jesus.” Então João nos conta várias histórias para nos ensinar acerca de Jesus. Três das primeiras quatro histórias de João, explicando quem é Jesus, tem alguma coisa a ver com água. A história das bodas de Cana (João 2) converte a água em vinho. A entrevista com Nicodemos (João 3) se concentra na água do batismo. A história da mulher samaritana (João 4) explica acerca da água da vida. Vamos mergulhar no nosso estudo e aprender mais acerca da “Água da Vida”!

I. Água no Casamento

A. Leia João 2:1-5. Você já ouviu uma conversa entre um adolescente e seus pais, parecida com esta? (Parece que a mãe de Jesus não está ouvindo. Jesus diz “Não é a hora certa” e a mãe dEle ouve “Sim, eu farei isto.”)

1. Este é um problema que precisa ser resolvido? Nossa série de lições é acerca de saúde e cura. O que seria melhor para beber, água ou vinho?

B. Leia João 2:6-10. Quanto vinho Jesus fez? (Entre 480 e 720 litros!)

1. Uma vez que estamos no assunto da água, o que este texto nos ensina a respeito de Jesus e a água? (Jesus teme o poder de converter água em alguma coisa muito especial. Ele pode fazer com que a água seja mais do que água.)

2. O que este texto nos ensina acerca da disposição de Jesus para tornar a água especial para nós? (Jesus é liberal em Seu dom da água transformada. Ele nos dá mais do que precisamos. Ele nos dá coisa melhores do que necessitamos.)

II. Água de Poço e Água Viva

A. Leia João 4:1-3. Por que os fariseus se preocupavam em controlar quantas pessoas estavam sendo batizadas por João ou pelos discípulos de Jesus? (Sem dúvida, os fariseus consideravam a ambos como uma competição não autorizada. Eles estavam preocupados.)

1. O que levou Jesus a voltar para a Galiléia – saber que os fariseus O estavam controlando ou saber que Ele estava ganhando o concurso batismal? (Lembre-se de João 2:1-4. Jesus estava preocupado com o momento certo das coisas no Seu ministério. Aparentemente, Ele não queria dar a impressão de estar em uma disputa com João, ou concentrar a atenção dos fariseus em Si mesmo tão cedo no Seu ministério.)

B. Leia João 4:4-6. O caminho mais direto para voltar para a Galiléia é viajando através de Samaria. Ele estivera fazendo isso, é meio-dia e os discípulos tinham saído para comprar comida (João 4:8). Ele se assenta junto a um poço histórico para descansar.

1. Que tipo de relacionamento os samaritanos tinham com os judeus? (Era muito ruim. Os judeus pensavam que os samaritanos eram inferiores e os samaritanos tinham o tipo de reação que você pode esperar.)

C. Leia João 4:7-9. Esta mulher está sendo rude com Jesus? Ou está somente dando uma alfinetada nEle por ter pedido água?

1. Você acha que ela está se recusando a dar de beber a Jesus? Ou ela está somente lembrando-O dos problemas entre os judeus e os samaritanos?

D. Leia João 4:10. Como você reagiria a esta afirmação se fosse um(a) samaritano(a)? (Isto é que é complexo de superioridade! Ele pede algo para beber, e então anuncia que é “muito importante” e que já tem uma água melhor do que aquela que você pode Lhe dar.

E. Leia João 4:11-12. Como esta mulher reage? (Ela desafia a Jesus – nada do que Jesus diz parece ser possível. Alem do mais, foi Jesus quem pediu primeiro a ela algo para beber!)

1. Jesus responde à pergunta dela? Ele está dizendo que é maior do que Jacó?

2. O capítulo anterior relata o encontro noturno de Jesus com Nicodemos – um dos mais poderosos líderes espirituais e políticos dos judeus. Leia João 3:3-5. Como você compara a reação de Nicodemos com a reação da mulher samaritana? (Jesus fez com que tanto Nicodemos quanto a mulher samaritana perguntassem “Como você pode dizer uma coisa dessas? Isto não faz sentido!”)

a. Por que Jesus está falando sobre água com Nicodemos? (Ele está falando acerca do batismo – a purificação espiritual.)

F. Leia João 4:13-14. Sobre que tipo de água Jesus está falando? Água de poço? (Não. Água espiritual.)

1. Vamos meditar nisto por um minuto. Assuma que você mora naquela parte do mundo. O que a água significaria? (Em áreas secas, arenosas e poeirentas, a água faz toda a diferença. Meu irmão costumava morar em Palm Springs, Califórnia. Um quarteirão da cidade era verde e viçoso, o seguinte era como uma caixa de areia. A água faz toda a diferença.)

a. O que a água de Jesus significa para a nossa vida?

b. Pense novamente no casamento em Caná. O que a água de Jesus significou para a vida deles? (Fez com que a vida básica ficasse melhor. Tornou a vida mais agradável. Tornou a vida mais rica e mais plena.)

2. Veja novamente João 4:14. O que acontece conosco quando tomamos da água de Jesus? (Nos tornamos fontes da água de Jesus, “a jorrar para a vida eterna”.)

a. Me diga, o que você acha que significa viver este tipo de vida? (uma vida plena, excitante, vibrante!)

b. Certa vez li uma revista que atacava os cristãos que gostavam de celebrar a sua salvação. A revista sugeria que os cristãos deveriam ser sóbrios e tristes por causa de seus pecados. (Nossos pecados deveriam nos entristecer, mas Jesus perdoou os nossos pecados e nos deu a vida eterna. Uma fonte a jorrar não é uma boa descrição de um cristão sóbrio e triste.)

3. Nossa série de lições é a respeito da saúde. Que lição aprendemos a respeito da saúde a partir da conversa de Jesus sobre a água? (Jesus nos dá uma vida que gera vida, viçosa, borbulhante!)

III. Águas Profundas

A. Leia João 3:1-5. Por que a afirmação de Jesus é verdadeira? Qual é a lógica por trás dela?

B. Leia Romanos 6:1-4. O que a água do batismo faz por nós? (Esta é a lógica do batismo: quando vamos para debaixo da água (somos “sepultados”), vamos, simbolicamente, para baixo da terra e morremos a morte de Jesus por nossos pecados.)

1. Como este simbolismo une a lição das bodas de Caná e a lição da mulher samaritana junto ao poço? (Água, nas mãos de Jesus, pode transformar o comum no extraordinário. Água, nas mãos de Jesus, nos dá uma vida nova, borbulhante, vibrante, para compartilhar com os outros.)

2. Nas histórias de Nicodemos e da samaritana, o que classe, situação na vida, inteligência, gênero, conhecimento espiritual, dinheiro, poder e pecados passados tem a ver com a disponibilidade da água de Jesus? (Não apenas a água de Jesus está disponível àqueles que estão nos lugares mais altos ou mais baixos da vida, mas a necessidade pela água de Jesus é a mesma para ambos.)

C. Leia Romanos 6:5. Que tipo de vida a água de Jesus nos traz? (Seremos ressuscitados para a vida eterna!)

D. Amigo, a história humana está repleta de buscas por algum tipo especial de bebida que possa nos dar vida e saúde. Temos o segredo que os seres humanos têm anelado por longo tempo – a água que nos dá uma vida vibrante, borbulhante e eterna! Você vai, hoje, decidir seguir as instruções de Jesus para Nicodemos e para a mulher samaritana? Você vai (se ainda não foi) ser batizado na morte com Jesus e ressuscitar da água para a Sua ressurreição? Vai decidir beber da água viva de Jesus, a qual te transformará em uma fonte borbulhante e vibrante, que compartilha da água transformadora de vida com outros?

IV. Próxima Semana: O Ambiente

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: