quarta-feira, 12 de maio de 2010

Saúde e Cura - Lição 07

Descanso e Restauração
(Mateus 4, 5 e 11; Lucas 12; Números 8)

Introdução: “Vou descansar quando estiver morto”. Você já ouviu isso? Já disse isso alguma vez? Às vezes eu me sinto assim. Quando eu estava na faculdade de Direito, os alunos pareciam estudar todos os dias. Eu acreditava que não deveria estudar aos Sábados. Era um descanso maravilhoso, livre de culpa. Deus me abençoou por isto e me deu notas melhores que meus colegas que estudavam todos os dias. Mas atualmente o descanso é mais sutil. Eu ainda me abstenho do trabalho secular aos Sábados, mas ensino estas lições e às vezes prego. Isto parece ser trabalho, assim como qualquer outra coisa que faço durante a semana. Alguns pastores tiram folga na segunda-feira, mas eu preciso trabalhar na segunda-feira. Como equilibramos o trabalho e o descanso? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que Deus tem a dizer sobre este assunto!

I. Definição de Descanso

A. O que você acha que proporciona o melhor descanso? Quando você pensa em descanso, o que te vem à mente? Leia Mateus 11:28-30. Que tipo de descanso Jesus está te oferecendo? É espiritual, físico, ou ambos?

1. Quando eu penso em descanso, penso em deitar. Este texto fala de descansar usando um “jugo” – que é um aparelho usado para puxar uma carga. Como pode ser considerado “descanso” colocar um aparelho assim? (Este texto assume que já temos uma carga (“venham ... todos os que estão ... sobrecarregados”). Jesus está oferecendo compartilhar conosco o esforço de puxar a nossa carga.)

2. Como, exatamente, colocamos Jesus como nosso parceiro para carregar as nossas cargas? (O texto nos diz para “aprendermos” de Jesus como sermos mansos e humildes.)

a. O que isto (ser manso e humilde) tem a ver com descanso?

B. Por alguns anos minha esposa e eu estamos no processo de nos mudarmos para a cidade onde ensino. Não vendemos a nossa antiga casa e não compramos uma casa nova na nova cidade. Minha esposa e eu estamos de olho em uma casa esplêndida, que está à venda. Quando considero o custo, penso, “Não dá para descansar muito, neste caso!”

1. Por que você ou eu compraríamos uma casa esplêndida? (Isso não tem muito a ver com ser humilde.)

a. Você consegue ver, agora, por que o descanso está ligado com a humildade? (Enquanto estamos nos esforçando para impressionar aos que estão à nossa volta, não é provável que tenhamos descanso.)

C. Comecei perguntando se Jesus está oferecendo descanso espiritual ou físico. A tua opinião mudou, depois de considerar melhor este texto? (Os dois estão ligados. Se o teu coração é correto (somos humildes) então é mais fácil ter o descanso físico.)

II. Coisas Essenciais Para o Descanso

A. Leia Mateus 4:23-25. Imagine a vida de Jesus. A vida dEle era como a de um astro do cinema? (Sim, as multidões O seguiam.)

1. Como você se sentiria se tivesse o emprego de Jesus? (Imagine que coisa maravilhosa seria curar uma grave dor, paralisia ou possessão de demônios. Tenho certeza que as pessoas curadas ficavam extasiadas e agradecidas. Seria um grande emprego.)

B. Leia Mateus 5:1. Jesus virou as costas aos estavam com grave dor, paralisia ou possessão de demônios? (Sim. Ele viu a multidão vindo e foi para as montanhas, para descansar!)

1. Era pecado recusar-se a curar estas pessoas necessitadas? (Jesus viveu uma vida perfeita.)

2. O teu emprego é tão importante ou exige tanto quanto o de Jesus? (Não.)

a. O que este texto nos ensina acerca de nossos empregos e o descanso? (Pensamos que somos indispensáveis. Pensamos que outros não podem resolver as coisas sem nós. Pensamos que não podemos descansar. Jesus nos mostra através deste exemplo que às vezes precisamos simplesmente sentar e descansar – mesmo se existiram razões importantes para não descansar.)

(1) A atitude de achar que somos indispensáveis está ligada à questão da humildade, que acabamos de discutir?

C. Leia Gênesis 2:2-3. O capítulo 1 de João revela que Jesus foi o Criador. Mesmo antes de Jesus assumir a natureza humana, Ele descansou. Você acha que Deus, que podia trazer o universo à existência através da fala, precisava descansar? (Duvido muito.)

1. Então, por que Jesus descansou? Por que elevar o descanso a tal nível, a ponto de o dia de descanso ser considerado santo? (Ele deve ter feito isso para nós. Deus queria que os seres humanos descansassem.)

D. Leia Marcos 6:30-31. É errado ser ocupado – tão ocupado que você não tem tempo para comer? (O texto não diz que ser ocupado é errado, mas simplesmente diz que descansar em “um lugar deserto” é importante.)

E. Leia Êxodo 23:12. Quão ampla é a necessidade humana de descanso? (Assumindo que você possua um animal que trabalha – você precisa lhe dar descanso. Mesmo aos menos valorizados na sociedade (o escravo e o estrangeiro) era assegurado o descanso.)

III. Descanso e Equilíbrio

A. Leia Lucas 12:16-18. O que você acha deste plano? (Me parece um plano de negócios razoável.)

1. Qual é a alternativa? (Deixar as colheitas apodrecerem ou doá-las.)

B. Leia Lucas 12:19. Você quer se aposentar o mais rápido possível? O que você acha do plano deste fazendeiro?

C. Leia Lucas 12:20-21. Quando eu era um garoto no colégio, um dos meus amigos me disse que eu deveria tirar um descanso da escola, ganhar dinheiro e ter um pouco de diversão. Recusei, dizendo que meu objetivo era ser um advogado e eu precisava continuar me esforçando com meus estudos. Meu amigo respondeu, “E se você for atropelado por um caminhão?” Admiti que isto seria um problema para o meu plano.)

1. A parábola de Jesus não se parece muito com meu colega que disse “E se você for atropelado por um caminhão”? (Eu não fui atropelado por um caminhão (embora tenha passado perto disso), e em breve tinha meu doutorado em Direito. Meu colega, que também não foi atropelado por um caminhão, nunca terminou o colégio.)

a. A minha experiência demonstra que a parábola de Jesus é um pouco fora da razão? Ou Jesus quer enfatizar outro ponto? (Jesus explica o Seu ponto no verso 21 – não seja egoísta com Deus.)

b. Como o fazendeiro não era rico para com Deus? Como este plano deixava Deus de fora de tudo?

D. Leia I Timóteo 6:17-19. Este texto sugere uma resposta às nossas perguntas com relação ao fazendeiro? (O fazendeiro pretendia ter um longo descanso, no qual ele se concentraria apenas em si mesmo.)

1. O que a Bíblia diz que os ricos (aqueles que não precisam trabalhar) deveriam fazer? (Eles devem “praticar o bem, ser ricos em boas obras” e ser generosos e compartilhar seu dinheiro. Isto nos diz que temos uma obrigação para com Deus, tanto em relação ao nosso tempo quanto ao nosso dinheiro.)

2. O que isto nos ensina acerca do descanso? (Que o descanso deveria vir de maneira periódica. Descansar o tempo todo não é o plano de Deus.)

IV. Descanso da Aposentadoria

A. Depois de ler a história do fazendeiro, você pode ter alguma relutância para se aposentar. A idéia de aposentadoria é consistente com a Bíblia?

B. Leia Números 8:23-26. O que este texto sugere acerca do ponto de vista de Deus sobre a aposentadoria? (Pelo menos no que diz respeito aos levitas, Deus os afastava do serviço regular aos 50 anos.)

1. Este era o final do trabalho para eles? (Não. O comentário Keil and Delitzsch Commentary distingue a palavra “trabalho” da expressão “ajudar seus companheiros”. Trabalhar significa fazer a obra, mas este comentário argumenta que a palavra hebraica (mishmeret) significa supervisionar, em vez de simplesmente ajudar. Se a NVI ou este comentário tem a visão mais correta, {a questão é que} o pessoal de mais de 50 anos não estava sem fazer nada.)

2. O que este texto e a história do fazendeiro nos ensinam acerca do descanso da aposentadoria? (Ficar sem fazer nada e assistir televisão não é o objetivo. Em algum ponto podemos (e devemos) reduzir a quantidade de nosso trabalho físico, mas o descanso ideal é sempre permanecer no jugo com Jesus, ajudando a avançar o Reino de Deus.)

C. Amigo, você já conseguiu o equilíbrio correto na vida? Você tem descanso suficiente, mas não demasiado? Se não una-se a mim ao orar que Deus te ajude a caminhar na direção deste equilíbrio correto.

V. Próxima Semana: A Atmosfera de Louvor

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: