terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 12

Amor e Lei
(Romanos 12 e 13)

Introdução: Você se sente sem fôlego? Temos passado por algumas seções de extenuante exercício mental! Conseguimos achar nosso caminho através da discussão complexa e maravilhosa de Paulo acerca de um assunto simples – que somos salvos pela graça, e não pelas obras. Muitos cristãos param aí. Precisamos tomar um segundo fôlego e continuar em frente, porque Paulo tem muito mais a dizer sobre como os cristãos salvos pela graça deveriam viver em um mundo pagão. Respire fundo: vamos mergulhar de volta em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Sacrifícios Vivos

A. Leia Romanos 12:1. Paulo começa com a palavra “portanto”. Como a palavra “portanto” se encaixa com sua declaração a seguir, que deveríamos oferecer nossos corpos como sacrifícios vivos? (Acabamos de aprender como a vida e morte de Jesus em nosso favor deu aos crentes o direito de entrada no céu. “Portanto”, uma vez que Jesus morreu por nós, deveríamos oferecer nossos corpos como sacrifícios a Deus.)

1. Isso quer dizer que precisamos morrer? (“Sacrifício vivo” é a expressão relevante aqui. Diferentemente de Jesus, não temos que morrer pelos nossos pecados. De fato, Ele nos salvou da morte eterna. Nossa resposta é viver para Ele. O comentário “IVP Bible Background Commentary” nos fala que a palavra “sacrifício” era usada no judaísmo de maneira figurativa, com o significado de “louvor, ou um estilo de vida de adoração”. Paulo nos chama a viver uma vida que seja consistente com o sacrifício de Jesus por nós.)

B. Leia Romanos 12:2. Qual é o “padrão deste mundo”? (Paulo nos diz que Deus não quer que imitemos o mundo. Não deveríamos ter as mesmas ações e atitudes do mundo.)

1. Quando o texto fala em “amoldar” “transformar” e “mente” isto soa como se devêssemos oferecer nossos corpos ou nossas mentes? (As ações se iniciam com nosso pensamento. Ou estamos nos amoldando ao mundo ou estamos sendo transformados em algo melhor através da renovação de nossa mente.)

a. Vamos ser específicos. O que você acha que quer dizer renovar a nossa mente?  (Paulo está apelando para que usemos nossos cérebros em nosso viver diário por Jesus. Como Ele nos chamou para viver uma vida dirigira pelo Espírito (Romanos 8:5), nossos cérebros devem ser renovados pelo poder do Espírito Santo.)

2. Como podemos “testar” como deveríamos viver? (Uma mente dirigida pelo Espírito Santo será capaz de discernir o que é apropriado e o que não é.)

a. Isto parece ser verdade na tua vida?

b. Que tipo de atitude(s) você acha que forma a base para a maioria dos pecados? (Eu diria “egoísmo” e, em menor grau, “orgulho”.)

(1) O egoísmo pode sobreviver a tornar-se um sacrifício vivo? (Paulo entra em seguida nas áreas problemáticas para os cristãos.)

II. Sacrifício Um: Humildade

A. Leia Romanos 12:3. Este é um assunto no qual a tua mente precisa ser transformada? (É comum nos Estados Unidos as pessoas terem uma placa customizada em seus carros, na qual as iniciais da pessoa são seguidas pelo número 1. Por exemplo, “BNC 1”. Um ditado comum é “procure pelo número um”. Eu sou o número um, é a filosofia do mundo.)

1. Quando nossa própria importância é julgada de acordo com a nossa “medida da fé”, isso quer dizer que quanto mais fé eu tiver, mais importante eu serei? (Talvez. Mais provavelmente, Paulo diz que a humildade aumenta com a fé. Quanto mais fé tivermos, mais capazes seremos de medir com sobriedade a nossa importância.)

B. Leia Romanos 12:4-8. O que este texto nos ensina acerca de nosso próprio trabalho na igreja? (O que você (seja realista e honesto agora) faz bem? Se for o caso, ofereça-se para fazer isso na igreja.)

1. Não vamos deixar de ver a floresta por estarmos concentrados nas árvores. O que Paulo está nos ensinando é parte da nossa obrigação pós-salvação para com Deus? (Ser ativo no corpo dos crentes é uma parte essencial da vida cristã. Isto também fala ao problema do egoísmo.)

III. Sacrifício Dois: Amor

A. Leia Romanos 12:9-13. Tudo o que vem depois da instrução “o amor deve ser sincero”, é uma explicação do que isto significa, do ponto de vista prático?

1. Eu vi um adesivo de pára-choques que dizia “O ódio não é um valor da família”. Esta é um código não-tão-secreto para “Cristãos não deveriam se opor ao homossexualismo”. O que você acha que Paulo quer dizer quando fala aos cristãos para “odiar o que é mau”? O ódio é um valor da família?

a. No caso de você pensar que existe algum refúgio em um problema de tradução, a concordância Strong sugere que “detestar fortemente” ou “ter repulsa” são outras maneiras de traduzir o termo grego. Quando encontramos alguém que está envolvido em pecado, qual é a nossa responsabilidade de “detestar fortemente”, se é que ela existe?

b. Ou será que este texto se refere apenas ao mal em nossa vida, e não na vida dos outros? (O comentário “Barnes’ Notes” sugere que “odiar” quer dizer que deveríamos “nos desviar” do mal – e não do mal em geral, mas do mal da malícia e da falta de gentileza. Em vez de odiar alguém porque esta pessoa está envolvida em pecado, precisamos nos desviar de sermos maliciosos e de tratar mal as pessoas.)

c. O amor sincero pode sobreviver na mesma pele que o egoísmo? A questão reforça a idéia de que Paulo está falando do mal em nossa própria vida.)

2. Como você se apegaria ao que é bom? (Com uma mente transformada pelo Espírito Santo!)

B. Leia Romanos 12:14-18 e João 15:18-19. Como Jesus pode dizer que o mundo vai nos amar somente se formos parte dele, enquanto Paulo escreve que devemos estar em paz com todos? (A chave está em Romanos 12:18, onde Paulo nos ensina que não podemos controlar o mundo, mas podemos (pelo Espírito Santo) controlar a nós mesmos. No que diz respeito a você, viva em harmonia com todos – inclusive os ímpios.)

C. Leia Romanos 12:19-21. Qual é a formula de Deus para viver em harmonia? (Os livros e os filmes do mundo {ensinam que devemos} vencer o mal com uma força maior. O cristianismo nos ensina a vencer o mal com uma bondade maior.)

1. Esta é uma regra para governos, assim como para indivíduos? (Romanos 13:3-5 sugere que não.)

IV. Sacrifício Três: Abandonar a Rebelião

A. Leia Romanos 13:1-5. Que tipo de autoridade estava em Roma? (Eles tinham alguns dos mais malignos governantes.)

1. Que duas razões Paulo nos dá para sermos submissos à autoridade governamental? (Punição e consciência.)

a. A punição parece ser um conselho bom e prático. Mas por que Deus (a consciência) está envolvido na questão de promover governantes malignos? (Eu não penso que Deus está dando um aval aos governantes malignos – ou a qualquer governo maligno em especial. A contrário, Deus dá Seu aval à idéia de uma sociedade organizada. Os cristãos devem fazer parte de uma sociedade organizada.)

b. Se Deus coloca Seu selo de aprovação sobre a idéia de uma sociedade organizada, que obrigação os cristãos possuem no campo político?

(1) Se Romanos 13:1 me ensina que as autoridades governamentais são “estabelecidas” por Deus, até que ponto eu devo ser as mãos e os pés de Deus nesta tarefa?

(a) Faz diferença se você vive em uma democracia? (Sim. De outra forma, você é um rebelde.) (Nota do tradutor: Deve ser notado que esta frase se insere como um comentário ao item anterior. Assim, o que está sendo dito é que os que vivem sob regimes ditatoriais não têm a possibilidade de alterar a situação através do voto e, portanto, devem se submeter à situação. Caso contrário, estarão se rebelando contra um governo que foi estabelecido por Deus.)

B. Leia Romanos 13:6-7. Não importando qual lado do espectro político seja considerado, tem sido demonstrado um alto grau de desrespeito com relação ao antigo e ao atual presidente dos EUA. Os cristãos têm alguma obrigação de respeitar os presidentes dos quais não gostam? (Paulo está falando acerca de governantes. Portanto, precisamos demonstrar respeito para com o presidente – mesmo se estamos planejando ser as mãos e os pés de Deus para mandá-lo para fora do cargo!)

C. Leia Romanos 13:8-10. Os Dez Mandamentos estão mortos? (Não! Paulo começa com a mensagem para oferecermos nossos corpos como sacrifício vivo. O amor, como aprendemos, é o oposto do egoísmo. Agora Paulo mostra que o amor está na base dos Dez Mandamentos “e qualquer outro mandamento” que possa haver.)

D. Leia Romanos 13:11-14. Quando será o tempo de abandonar as “obras das trevas”, sobre as quais você não deseja que os outros saibam? (Agora!)

E. Paulo, o grande defensor da justificação pela fé, nos ensina que nossos atos importam muito para Deus. Amigo, você vai decidir hoje que, pelo poder do Espírito Santo, vai oferecer a tua mente e o teu corpo para a obediência a Deus?

V. Próxima Semana: Todo o Resto é Comentário

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: